[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020

true ? :medo:
Sim, todas as CPUs modernas com branch prediction são vulneráveis a alguma variante do Spectre. As processadores da 4~7 geração da Intel eram os mais vulneráveis, hj em dia tem mitigações em todos os softwares modernos pra evitar isso, bem como pequenos ajustes de hw pra minimizar esse impacto.
 
Por que estardalhaço ?
Fan Boy é complicado...
Pense um pouco antes de ser agressivo...

Tinha um i7 8700 antes do meu kit atual, e nunca dei bola para essas notícias de "perda de desempenho por corrigir vulnerabilidades". É muito desprezível em testes reais, e quem gosta de utilizar essas "notícias" é que busca fazer war... ainda mais em época de lançamento de chip concorrente.

E mesmo na intel, as correções fizeram pouquíssimas diferenças em testes reais.

"Intel anticipated a performance hit in the range of a 2 to 8% when addressing the Variant 4 vulnerability by disabling Speculative Store Bypass, but in our tests it looks more like 1 to 3%. The impact for Linux users appears to align closer to Intel’s claim and we believe this comes down to the Windows scheduler which is less efficient than Linux's.

When
patching Variant 1, 2 and 3 we had found reduced gaming performance on the i7-8700K by up to 5%, though for the most part we saw a 0 to 3% decrease in frame rates. Variant 4 has seen a further 1 to 3% dip, though this time we were testing with the non-K 8700, but the margins should be much the same across the entire range."



Para finalizar, no caso do Zen3, a AMD não está dizendo que existe vulnerabilidade (é um whitepaper)... mas POTENCIAL VULNERABILIDADE, que pode se assemelhar com o Spectre v4. E que pode ser corrigido de alguma forma sem precisar desabilitar o SSB (ela mesmo não aconselha desabilitar). E mesmo desabilitado, a perda de desempenho é menor que 1%, pelos testes iniciais.

"AMD has published a whitepaper on a potential security vulnerability that affects the company's latest Zen 3 processors. The side-channel exploit is similar to Spectre that affected a plethora of Intel processors three years ago."


Agora entendeu o porquê não há motivos para estardalhaços?
 

AMD-Ryzen-Desktop-CPU-APU-Roadmap.png

AMD Ryzen Desktop CPU e APU Roadmap (créditos de imagem: Olrak)

@RHBH @dayllann
 
Última edição:
O 5800x já parte de 4850mhz boost, já é bem espremido. Se o teu pior core quase não passou no teste, ele seria desativado e viraria um 5600x. Então vai ter 5800x mais no limite que o 5600x infelizmente...
Como assim “mais no limite”?
Sabe o que me incomoda, o meu 2700x também não subia, as vezes acho que o problema são minhas habilidades em fazer overclock.

Ou talvez a placa mãe, que é o único fator comum entre o setup com o 2700x e o atual,
 

Há rumores de que a AMD lançará Ryzen Threadripper 5000 (Chagall) baseado em Zen3 em agosto​

AMD Ryzen Threadripper 5000 em agosto?​

Threadripper de quarta geração não será lançado em breve.




A AMD ainda não revelou seus planos oficiais para o Ryzen Threadripper 5000, apesar de vários eventos virtuais que ocorreram nos últimos meses. A série de desktops de alto desempenho (HEDT) baseada em Zen3 já era esperada desde que a AMD lançou sua série Vermeer (AM4 Zen3) em novembro do ano passado. A última série Threadripper foi lançada em julho de 2020 - era a nova série Threadripper PRO da AMD, que só chegou ao mercado DIY no mês passado. No entanto, a última série não PRO foi lançada em novembro de 2019, o que significa que a AMD não atualizou sua linha de HEDT por quase 16 meses.

Espera-se que a próxima geração da série Threadripper com o codinome “Chagall” seja compatível com as placas-mãe TRX40 atuais, portanto, os fabricantes de placas-mãe estão atualmente esperando por uma nova atualização de firmware AGESA com suporte para Chagall, sem mencionar as amostras de engenharia reais. O fato de ainda não terem sido distribuídos pode confirmar o boato de que a data de lançamento foi adiada.

De acordo com nossas informações, a AMD teve alguns problemas com o desenvolvimento do Threadripper baseado em Zen3. As amostras de engenharia que foram testadas há algumas semanas não estavam fornecendo o mesmo aumento de desempenho que a série de CPU de desktop AM4. Por esse motivo, muitos parceiros da placa atualmente não têm nenhuma informação sobre o desenvolvimento do Threadripper 5000, eles ainda estão esperando por uma atualização da AMD se a série ainda estiver planejada.

RVQIKEn.png
 
Como assim “mais no limite”?
Sabe o que me incomoda, o meu 2700x também não subia, as vezes acho que o problema são minhas habilidades em fazer overclock.

Ou talvez a placa mãe, que é o único fator comum entre o setup com o 2700x e o atual,
peguei o bonde andando..

mas só pra te "confortar" .. vc tem uma EXCELENTE MB.. o problema dificilmente está na qualidade dela..

Como vc ja tinha esse "mesmo" problema no outro chip... Eu chuto que: ou vc realmente esteja errando em configurações da bios ( coisa mais normal do mundo , mesmo pra quem ja sabe fazer... as vezes uma opção desmarcada , ou marcada errada , ja pode interferir ) , versão de bios , ou a coisa que eu menos acreditaria... que fosse algum problema com sua MB ou mais dificil ainda, problema com fonte ( visto que vc tem uma EXCELENTE FONTE ).

arrisco dizer , que o problema está em ti rsrsrsrs... revise tudo novamente , e faça uma análise no CTR ou RYZENMASTER para ver quais são melhores núcleos e comecer PER CORE ( pelos melhores )...

pra te confortar part2 : eu tenho um pequeno conhecimento , e acabei desistindo de PBO+CO. Por quebrar a cabeça com consumo , voltagens , temperaturas.
Ainda me sinto mais confortável no Undervolt+FIXO.. Porem tem pessoas ae neste topico e no outro especifico do RHBH que conseguem resultados fantásticos , que espero um dia , eu reanalisar novamente e conseguir fazer algo diferente do que ja havia tentando antes de trocar de MB... Nesta atual 550-E eu ainda nem mexi nisto.
 

AMD-Ryzen-Desktop-CPU-APU-Roadmap.png

AMD Ryzen Desktop CPU e APU Roadmap (créditos de imagem: Olrak)

Todos os processadores Ryzen 7000 podem ter gráficos integrados [RUMOR]​

A geração também deve suportar DDR5 e PCI-e 5.0


A imagem traz informações das gerações Ryzen 5000, 6000 e até 7000 (que deve ser baseado na microarquitetura Zen 4). É possível notar que, enquanto o apenas os modelos com sufixo G possuem gráficos integrados nas duas primeiras gerações, tanto o Ryzen 7000 e 7000G contam com gráficos integrados, que podem ser, respectivamente, baseados em RDNA 2 e RDNA 3. No Guru3D, de onde vem essa notícia, há uma tabela que permite uma melhor visualização dessas características:


chart-guru3d.jpg


Também é possível notar que os processadores da AMD da geração 7000 virão com compatibilidade a DDR5 e PCI-e 5.0, além de serem feitos a partir de nódulos em 5 nanômetros.


Além disso, o modelo de codinome Phoenix deve ser um processador Ryzen 7000 mobile, voltado para notebooks, mas também deve haver uma versão para dektops da CPU. Anteriormente já foram vazadas algumas informações que a AMD estaria mirando em atingir uma performance por Watt 50% maior em seus gráficos RDNA3 quando comparados com o atual RDNA2.

Agora que a Intel começou a correr atrás de equipar unidades de processamento gráfico melhores em suas CPUs, a AMD deve buscar melhorar ainda mais os seus gráficos integrados, e a adoção do RDNA3 e de memórias DDR5 podem contribuir muito para isso.
 
Tinha um i7 8700 antes do meu kit atual, e nunca dei bola para essas notícias de "perda de desempenho por corrigir vulnerabilidades". É muito desprezível em testes reais, e quem gosta de utilizar essas "notícias" é que busca fazer war... ainda mais em época de lançamento de chip concorrente.
Os impactos das correções dependem muito da CPU e do tipo de atividade que vc faz. Alguém com um intel da quarta geração e que trabalha com coisas que envolvam muita transferência em disco, por exemplo, poderia ver impactos de mais de 20%. Já pra jogos, a diferença é realmente insignificante.
O "testes" reais depende muito do que é real pro seu dia a dia. No caso desse fórum onde o foco maior é jogos, realmente dá pra considerar desprezível, mas não deixa de ser algo real.

Fun fact: o maior impacto pra usuários comuns é nos navegadores (entre 5~20 mais lento), mas provavelmente ninguém vai reparar que o problema é a CPU e vai achar que é só a internet um pouco mais lenta.
 
Os impactos das correções dependem muito da CPU e do tipo de atividade que vc faz. Alguém com um intel da quarta geração e que trabalha com coisas que envolvam muita transferência em disco, por exemplo, poderia ver impactos de mais de 20%. Já pra jogos, a diferença é realmente insignificante.
O "testes" reais depende muito do que é real pro seu dia a dia. No caso desse fórum onde o foco maior é jogos, realmente dá pra considerar desprezível, mas não deixa de ser algo real.

Fun fact: o maior impacto pra usuários comuns é nos navegadores (entre 5~20 mais lento), mas provavelmente ninguém vai reparar que o problema é a CPU e vai achar que é só a internet um pouco mais lenta.
Sem dúvidas...mas mesmo em testes fora de jogos, é muito desprezível, como se observa abaixo:


Claro que ninguém quer perder 1% que seja, mas tem muito barulho, mesmo no caso da intel, por nada. Veja grande partes das notícias, ou comentários, com intenção em desmerecer um produto, mas isso todos estão sujeitos, inclusive, possivelmente (já que não existe exploit ainda), a AMD agora, e quem sabe até a nova arquitetura da intel.
 
Claro que ninguém quer perder 1% que seja, mas tem muito barulho, mesmo no caso da intel, por nada. Veja grande partes das notícias, ou comentários, com intenção em desmerecer um produto, mas isso todos estão sujeitos, inclusive, possivelmente (já que não existe exploit ainda), a AMD agora, e quem sabe até a nova arquitetura da intel.
Mídia é mídia, ganha click falando alto, né. Até CPUs de celulares estão vulneráveis pra isso, não tem pra onde correr quando é da natureza de execução especulativa.
 
Cara, mas ai tem nucleo que nao ta aceitando nada no CO, é muito azar ou absurdo isso.
Acontece, tem gente tendo problema com o 5950X que nem todos os núcleos batem o boost stock (caso de RMA). Aqui eu tbm tenho um core que é bem ruinzinho tbm, todos os outros cores aceitam -20 com +50mhz de overdrive, mas tem um cara que eu só posso deixar -5 sem overdrive ou 0/positivo dependendo do overdrive.
Fora que tem muita gente que fala que botou -30 em allcore e "funcionou normal", mas nunca sequer rodou testes de estabilidade tempo o suficiente, porque aqui de primeira vista eu conseguia colocar -15 allcore e funcionava normal, até que fui rodar testes de estabilidade por mais tempo, e já apareceu erro, até que cheguei no -5 100% estável.
O 5800x já parte de 4850mhz boost, já é bem espremido. Se o teu pior core quase não passou no teste, ele seria desativado e viraria um 5600x. Então vai ter 5800x mais no limite que o 5600x infelizmente...
Na verdade n cara, o boost do máximo do 5600x de fabrica é bem baixo, então provavelmente viraria um dos chiplets do 5900x.
 
Acontece, tem gente tendo problema com o 5950X que nem todos os núcleos batem o boost stock (caso de RMA). Aqui eu tbm tenho um core que é bem ruinzinho tbm, todos os outros cores aceitam -20 com +50mhz de overdrive, mas tem um cara que eu só posso deixar -5 sem overdrive ou 0/positivo dependendo do overdrive.
Fora que tem muita gente que fala que botou -30 em allcore e "funcionou normal", mas nunca sequer rodou testes de estabilidade tempo o suficiente, porque aqui de primeira vista eu conseguia colocar -15 allcore e funcionava normal, até que fui rodar testes de estabilidade por mais tempo, e já apareceu erro, até que cheguei no -5 100% estável.

Na verdade n cara, o boost do máximo do 5600x de fabrica é bem baixo, então provavelmente viraria um dos chiplets do 5900x.
testar estabilidade no curve optimizer que é foda, nenhum programa testa direito pq não ficam variando o clock e uso da cpu pra testar devidamente, por isso eu fiquei 2 meses, sim 2 meses usando -15 em todos os núcleos pensando que estava estável pq passou em todos os stress tests da vida e um belo dia tela azul na minha cara, descobri que um -14 bastava e está até hj indo bem
 
testar estabilidade no curve optimizer que é foda, nenhum programa testa direito pq não ficam variando o clock e uso da cpu pra testar devidamente, por isso eu fiquei 2 meses, sim 2 meses usando -15 em todos os núcleos pensando que estava estável pq passou em todos os stress tests da vida e um belo dia tela azul na minha cara, descobri que um -14 bastava e está até hj indo bem
Mas eu passei duas semanas tbm tentando entender pq alguns jogos (GTAV e Tomb raider) crashavam na minha cara.

A melhor forma que encontrei até agora é o OCCT (com memória no large e AVX2) e CoreCycler, o OCCT testa bem todos os cores ao mesmo tempo com variações de força e já até diz qual core está com problemas. E o CoreCycle (tbm pode usar o thread switcher) testam o boost máximo pra cada core com Prime95. Então meio que todos os casos que o CO pode ter, já ficam testados dessa forma. Mas é bem chatinho.

Vou esperar ter um dia frio aqui em casa pra testar com o CTR, e ver se os resultados são melhores.



Quem diria heim? Será que vem patch de correção que diminui performance?
O cara ali em cima já falou sobre isso e dissertou sobre o problema e a pouca diferença que isso faz.
 
Oh boy, we here go again

---

Acho que vou atualizar a BIOS da minha Asus para a versão 2006 hoje. Não tive mais problemas com a USB, mas, né...

Só to com medinho de atualizar. Quem acompanha as RTX, sabe o pq.
 
Engraçado é que quando era com a Intel era motivo de piada e gozação. Agora com a AMD pouco importa...
Assim que saiu, o impacto dos primeiros patches na quarta geração eram de cerca de 20% e era bem notável pois a implementação de branch prediction da intel era bem mais agressiva que a da AMD, por isso virou piada e gozação.
Hoje em dia realmente pouco importa pra ambos os lados.
 
Engraçado é que quando era com a Intel era motivo de piada e gozação. Agora com a AMD pouco importa...
Depende, no meu rig antigo, que era intel e sofria de Spectre + Meltdown, a diferença de desativar os patches era considerável pra mim que estava com bottleneck na CPU, eu pelo menos fiquei bem puto com isso, mas aparentemente os processadores mais recentes a diferença é coisa mínima, se não me engano os FXs da AMD tbm tinham o mesmo problema, então acho que seria culpa de ambas (Intel e AMD) e os donos desses processadores devem sim ter de ficar bolados com eles.
Agora no zen 3, como a diferença é pouca e pelo menos ainda não há forma de ser explorada, não vejo motivo de se extressar. Além de que pelo menos a AMD deu as caras e mostrou publicamente o problema e já fizeram patch pro kernel do linux pra desativar a feature, e pelo oq me lembro, a Intel escondeu os problemas de Meldown e Specter por um bom tempo, até que pessoas civis descobriram o problema e forçaram a barra. Não estou dizendo que a AMD está menos errada por ter feito cagada, mas pelo menos eu acho que eles agiram corretamente em frente ao problema, melhor do que a Intel pelo menos.
 
Engraçado é que quando era com a Intel era motivo de piada e gozação. Agora com a AMD pouco importa...
sempre assim, eu na época já falava no guru3d que os ryzen tb tinham essa falha era só esperar divulgarem mas ironizavam e falavam que isso era coisa de intel, enfim, eu tinha um i7 de segunda geração e jamais chegou a 20% de performance o impacto, chega a ser ridículo essa invenção, mas sim fiquei putaço com a situação e saber que perderia da mesma forma que ficarei se eu perder 0,2% do meu ryzen 5900x tb, se eu já to puto que a cada agesa nova sobe 1ns de latência aqui, imagina isso

principalmente pq a intel já corrigiu isso via hardware nos processadores dela desde o 9900ks (o único modelo da série 9 que tem isso corrigido via hardware) e a décima geração toda tb vem com o problema corrigido via hardware, aí chegar a amd e soltar o ryzen 5000 com isso é dose
 
sempre assim, eu na época já falava no guru3d que os ryzen tb tinham essa falha era só esperar divulgarem mas ironizavam e falavam que isso era coisa de intel, enfim, eu tinha um i7 de segunda geração e jamais chegou a 20% de performance o impacto, chega a ser ridículo essa invenção, mas sim fiquei putaço com a situação e saber que perderia da mesma forma que ficarei se eu perder 0,2% do meu ryzen 5900x tb, se eu já to puto que a cada agesa nova sobe 1ns de latência aqui, imagina isso

principalmente pq a intel já corrigiu isso via hardware nos processadores dela desde o 9900ks (o único modelo da série 9 que tem isso corrigido via hardware) e a décima geração toda tb vem com o problema corrigido via hardware, aí chegar a amd e soltar o ryzen 5000 com isso é dose

Mas segundo o cara ali é fazer "estardalhaço" , se comentar um problema do processador :haha:
 
eu tinha um i7 de segunda geração e jamais chegou a 20% de performance o impacto
Primeira, segunda e terceira gens quase não foram impactadas, bem como os bulldozer. É só da quarta em diante da Intel, e um pouco de nada nos Zen.

principalmente pq a intel já corrigiu isso via hardware nos processadores dela desde o 9900ks (o único modelo da série 9 que tem isso corrigido via hardware) e a décima geração toda tb vem com o problema corrigido via hardware, aí chegar a amd e soltar o ryzen 5000 com isso é dose
Spectre e meltdown possuem várias variantes, há mitigações em hardware desde a sétima (para as primeiras variantes), porém outras variantes foram surgindo e foi se tornando necessário mais e mais mitigações posteriores.
 
Oh boy, we here go again

---

Acho que vou atualizar a BIOS da minha Asus para a versão 2006 hoje. Não tive mais problemas com a USB, mas, né...

Só to com medinho de atualizar. Quem acompanha as RTX, sabe o pq.

Aqui atualizei a 550-e logo quando saiu! :vish:
 
Primeira, segunda e terceira gens quase não foram impactadas, bem como os bulldozer. É só da quarta em diante da Intel, e um pouco de nada nos Zen.


Spectre e meltdown possuem várias variantes, há mitigações em hardware desde a sétima (para as primeiras variantes), porém outras variantes foram surgindo e foi se tornando necessário mais e mais mitigações posteriores.
sim por isso que eu citei o 9900ks e a 10a. geração, pois eles são os que tem o problema solucionado via hardware para todas as situações
 
Oh boy, we here go again

---

Acho que vou atualizar a BIOS da minha Asus para a versão 2006 hoje. Não tive mais problemas com a USB, mas, né...

Só to com medinho de atualizar. Quem acompanha as RTX, sabe o pq.
Qual o B.O com as rtx?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo