[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Meu caro, tem algo de errado aí, pois possuo o 3700X e o bicho é bom pra cacete, utilizo a máquina o dia todo, trabalhando de home office, e nada a reclamar. Quais os componentes da sua máquina?
E digo mais ainda, minha última atualização de bios da placa mãe foi em setembro de 2019... mesmo a primeira bios que veio na X570 não havia qualquer problema... 4 pentes de memória rodando a 3600MHz C16 sem problema nenhum desde o dia 1. Mais de um ano e meio já completamente estável. Não sei que tipo de instabilidade o amigo possa estar se referindo.

pois é, depois de 15 anos de Intel montei uma máquina com 3800XT, acreditando que já era o momento da AMD ter providenciado as correções necessárias nos seus bugados softwares, desde o lançamento do zen1. Resultado: estou com uma máquina instável, mesmo com tudo em strock. E não é só eu. Tem milhares de relatos em todo canto, chegando ao absurdo de USB não funcionar mesmo com as BIOS mais novas. A Intel está entregando performance ainda, mas nos novos dá pra assar uma pizza atrás do gabinete. Pretendo montar uma nova máquina em breve, de olho no 5700G, mas creio que não vou passar pela dor de cabeça que continua a ser a AMD e seus software eternamente bugados.
É mais fácil todo seu sistema operacional, inclusive softwares, estarem bugados e com problemas.

Primeiro, qual sua placa-mãe, memórias... tudo isso pode influenciar. A mobo está atualizado com a última BIOS? Que "softwares" apresentam instabilidades? Está fazendo overclock?

Muito vago tudo que você disse...

Aqui não vi instabilidade nenhuma... está rodando igual meu antigo i7 8700, mas muito mais rápido. Só alegria!

PS: Não fiz UV e nem OC... tudo stock. Só setei minhas memórias em XMP.

Esse lance das USB é estranho. Tive esses problemas esse ano, todas as minhas USBs simplesmente travavam por alguns segundos - bem poucos -, e voltavam em seguida.

NÃO ATUALIZEI BIOS. O problema sumiu. :haha:

Então pra mim o problema era software. Algo da Corsair, no próprio Windows, não sei. Esses tiveram diversas atualizações no período.

Aliás, dado aos níveis de reclamações, esse foi meu único problema com AMD.

Tenho os mesmos pentes, pentes micron tem várias "manhas", principalmente o tRCDWR que não escala com voltagem, no caso aqui tive de subir bastante essa voltagem pra fazer pelo menos bootar, o resto foi fácil, está na minha assinatura os resultados.

Overclock de memória RAM é o mais complicado de todos, pois tem bem mais variáveis que um over de cpu, recomendo os seguintes links:
- https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md
-
-

Muito obrigado, eu já tinha a segunda tabela, mas foi graças a essa primeira consegui finalmente subir mais aqui. Agora tá 3807C16 (3733MHz x 102 BCLK). Detalhe na mobo kkkk. As BIOS da Gigabyte pra memória/IF, da F50 pra frente são boas demais, em todas as placas.

3800mhz.png

Galera, tenho um 1600 e quero fazer um up para algum octa core. Vou de 3700x ou gasto mais num 5800x? Ou é mais negócio esperar ver se sai um 5700x com tdp de 65W?
5800x acho mais vantagem
o seu eh o 1600AE ou AF? se for o AF acho que o salto pro 3700x vai ser bem pouco para compensar gastar 2k nele(em media) enquanto o 5800x flutua entre 2600-2800

5800x acho mais vantagem
o seu eh o 1600AE ou AF? se for o AF acho que o salto pro 3700x vai ser bem pouco para compensar gastar 2k nele(em media) enquanto o 5800x flutua entre 2600-2800
O meu é o 1600AE. Pelo que vi de testes, o salto pro 3700x já seria grande, mas a minha dúvida é justamente se é mais negócio gastar mais num 5800x (e que também preciso comprar um cooler pra ele, ficando ainda mais caro)

O meu é o 1600AE. Pelo que vi de testes, o salto pro 3700x já seria grande, mas a minha dúvida é justamente se é mais negócio gastar mais num 5800x (e que também preciso comprar um cooler pra ele, ficando ainda mais caro)
eu iria no 5800x
sai aqui de um 2700(foi pra rma) pro 5600x e o salto foi consideravel mesmo perdendo 2 nucleos, agora para zen2 a diferença acho q vai ser bem pequena, ao menos se conseguisse um preço muito bom no 3700x para ser justificado.

e outra que cooler box do 3700x é ok mas nada de mais também https://forum.adrenaline.com.br/threads/indicacao-de-cooler-para-ryzen-7-3700x.656677/

qual sua placa mãe? se for uma b350/x370 vai ter que ir no zen2 mesmo

na sua assinatura ta linux
amd nunca foi bom com linux ainda mais se tiver gpu ai aqui pra vc ter ideia mesmo com os mais atuais a 390x não subia so na 480 que foi
A AMD tá com um suporte ótimo pra linux hoje em dia, e os drivers dela são totalmente open source e já estão no upstream, então é só plug'n'play sem precisar baixar nada.
Seu relato é de coisa mais antiga, o amdgpu só suporta propriamente das polaris em diante.

Quanto a CPUs, AMD sempre foi super estável no linux (intel também), não há oq comentar.

a serie 3XXX tá bugado o USD tb? Não percebi nada com o 3900X por enquanto, pra mim era só nos 5XXX.

Nas primeiras bios, eu tenho um 3700x com uma msi b450, de vez em quando minha placa de som USB, parava de funcionar e voltava... porém faz mais de ano que não tenho esse problema.
Quanto a placa de vídeo, vai demorar para eu ter outra AMD, foram tela azul, tela preta. Tive q fazer undervolt senão a bicha ia pegar fogo. ( RX 5700 ).

Última edição:

AMD lança Ryzen 5000G com Zen3 e gráficos Vega​

Processadores podem chegar a até 8 núcleos em 7nm

Segundo as specs da página oficial, de fato a Vega do 5700G é ligeiramente inferior ao do 4750G, enquanto que a do 5700G roda a 2000Mhz, a do 4750G roda a 2100Mhz - sim, é coisa pouca, mas ao invés de ter um aumento no clock, diminuíram.

Outra coisa que decepcionou um pouco é o fato de continuarem no PCI-E 3.0. Será que um sistema com essa APU é capaz de habilitar o ReBAR quando combinada com uma VGA dedicada?

Segundo as specs da página oficial, de fato a Vega do 5700G é ligeiramente inferior ao do 4750G, enquanto que a do 5700G roda a 2000Mhz, a do 4750G roda a 2100Mhz - sim, é coisa pouca, mas ao invés de ter um aumento no clock, diminuíram.

Outra coisa que decepcionou um pouco é o fato de continuarem no PCI-E 3.0. Será que um sistema com essa APU é capaz de habilitar o ReBAR quando combinada com uma VGA dedicada?
O pior não é ser pcie 3.0. As APUs anteriores eram somente x8. Esses modelos novos continuam apenas pcie 3.0 x8 no slot para vga ?

:kidding:

Sinceridade, tinha uma certa esperançazinha de que os gráficos fossem melhores que os supostos leaks e infelizmente confirmados oficialmente com este anúncio.

Podia ter vindo coisa melhor.

:kidding:

A AMD tá com um suporte ótimo pra linux hoje em dia, e os drivers dela são totalmente open source e já estão no upstream, então é só plug'n'play sem precisar baixar nada.
Seu relato é de coisa mais antiga, o amdgpu só suporta propriamente das polaris em diante.

Quanto a CPUs, AMD sempre foi super estável no linux (intel também), não há oq comentar.
agora ta open de verdade ja vem nativo no kernel ?
mais com aceleração 3D de verdade ou so pra dar video
mais a minha 390x não subia mesmo sem o amdgpu
depois vo rodar um live aqui pra ver como e que esta
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pior não é ser pcie 3.0. As APUs anteriores eram somente x8. Esses modelos novos continuam apenas pcie 3.0 x8 no slot para vga ?
bem a apu deve ser 8X ne (quem tem uma ai ve isso pra nois XD)

agora ta open de verdade ja vem nativo no kernel ?
Sim: https://github.com/torvalds/linux/tree/master/drivers/gpu/drm/amd/amdgpu
mais com aceleração 3D de verdade
Sim, e melhor que o stack proprietário da AMD na maioria dos casos.
mais a minha 390x não subia mesmo sem o amdgpu
Depende da distro, é suporte pra GCN 2.0 e anteriores é algo opcional: https://wiki.gentoo.org/wiki/AMDGPU#Feature_support

Pessoal, peguei a X570 TUF, no site não mostra meu kit de memoria na lista de compatibilidade, devo me preocupar? Tenho um kit ADATA XPG Gammix 3200mhz.

Pessoal, peguei a X570 TUF, no site não mostra meu kit de memoria na lista de compatibilidade, devo me preocupar? Tenho um kit ADATA XPG Gammix 3200mhz.
Se funcionar, não tem preocupação. A fabricante não tem como testar e validar todos os kits disponíveis no mercado.

Se funcionar, não tem preocupação. A fabricante não tem como testar e validar todos os kits disponíveis no mercado.
A minha preocupação é se vai funcionar ou não né kkk

As chances de não funcionar são bem pequenas.

Relaxa e testa quando chegar.

pra galera que compra no aliexpress logo logo deve surgir por lá e parece uma boa, fico curioso como deve ser as temps deles

A minha preocupação é se vai funcionar ou não né kkk
a chance de não funcionar é quase nula.

o que acontece as vezes é a MB não bootar com XMP ( normalmente de memorias com frequencias maiores e latencias baixas ).

fique tranquilo.

pra galera que compra no aliexpress logo logo deve surgir por lá e parece uma boa, fico curioso como deve ser as temps deles
Achei interessante o clock base do 5800, deve manter um desempenho muito bom.

Users who are viewing this thread

Voltar