[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vale mais a pena um 11400 ou 5600x focado para jogos? Vi que é um desempenho levemente menor porém o que me chama a atenção é o valor cobrado em relação ao AMD e principalmente a temperatura que me assusta (moro no nordeste)

Vale mais a pena um 11400 ou 5600x focado para jogos? Vi que é um desempenho levemente menor porém o que me chama a atenção é o valor cobrado em relação ao AMD e principalmente a temperatura que me assusta (moro no nordeste)
5600x é muito frio....
na prática, recomendo vc analisar quais os jogos preferidos e ver o desempenho em cima de cada caso especifico.

de forma GLOBAL eu iria de 5600x sem pensar.
mas podem ter casos isolados que o 11400 tenha alguma superioridade.

5600x é muito frio....
na prática, recomendo vc analisar quais os jogos preferidos e ver o desempenho em cima de cada caso especifico.

Me assustei com a grande quantidade de reclamações aqui pelas temperaturas do 5600x as vezes batendo 90ºC, pelos reviews vejo que em comparação ele tem sempre uns 10ºC a mais que o modelo da intel, mas penso em se o escolher comprarei tambem um WC de 240mm

Me assustei com a grande quantidade de reclamações aqui pelas temperaturas do 5600x as vezes batendo 90ºC, pelos reviews vejo que em comparação ele tem sempre uns 10ºC a mais que o modelo da intel, mas penso em se o escolher comprarei tambem um WC de 240mm
vc n confundiu com alguns casos de 5800x batendo 90c???

a única forma de alguém bater 90c em um 5600x , ou é rodando ele sem cooler , sem pasta , ou alguma cagada muito grande.

e tem que analisar o que é BATENDO... se é um pico ou constante.
eu ja testei 9900ks que o pico dele no test era 105c

vou te dar um exemplo.

eu tenho um 5800x.. e atualmente rodo com ele FIXO em 4550Mhz.
quando executo algum full stress EXTREMO , ele chega a bater 85c ,mas não fica CRAVADO nisto... é um pico.
se executo algum teste linear , exemplo OCCT , ele bate na casa de 75c , mas fica rodando na casa de 70-72.
ingame 65-70c.

o 5600x é outra realidade , tem TDP de 65W. Tenho 3 amigos usando eles de diferentes formas , e nenhum deles jogando chegam a 65c , tudo 60 ou Menos.

Bom... tá feito.

5800x com cupom ficou em um preço bem interessante.

pra galera que compra no aliexpress logo logo deve surgir por lá e parece uma boa, fico curioso como deve ser as temps deles

É uma ótima notícia, finalmente um Zen3 8/16 com 65W TDP 😄

5600x é muito frio....

Via regra, nesse cenário que você citou.

Jogo que cabe no cache menor da Intel, tem vantagem na Intel.

Jogo que cabe somente no cache maior da AMD, tem vantagem na AMD.

Jogos que o cache de nenhum dos dois vai ser suficiente, vai precisar recorrer a RAM, depende da sensibilidade do jogo a latência e single core.

Se o jogo prefere IPC vai rodar melhor na AMD.

Se o jogo prefere latência vai rodar melhor na Intel.

Alguem teve problemas de pc desligar sozinho e de inicialização demorada depois que atualizou para a ultima bios da asus ?

Boa noite,

Montei o Ryzen 3600 mas estou meio incomodado com as temperaturas dele, o mesmo esta ficando sempre acima de 50 graus em stand by, e quando jogo chegou a atingir a 90 graus, instalei com o cooler padrão que vem no mesmo, é normal essas temperaturas ?, o que pode ser ? tenho 4 coolers no gabinete mas não parece esta fazendo diferença ...

Reparei que fica oscilando muito, indo de 55 a 70 graus e voltando do nada...

É uma ótima notícia, finalmente um Zen3 8/16 com 65W TDP 😄
Pelo que vi, é praticamente o mesmo que habilitar o ECO MODE no Ryzen 7 5800X, com a desvantagem de ter menos cache e boost clock menor.

Pelo que vi, é praticamente o mesmo que habilitar o ECO MODE no Ryzen 7 5800X, com a desvantagem de ter menos cache e boost clock menor.
não fui o único que pensou nisto KKKKKKKKKKK...

quando li ontem pensei na hora exatamente isto.

não fui o único que pensou nisto KKKKKKKKKKK...

quando li ontem pensei na hora exatamente isto.
Tenho ultimamente usado só esse modo ECO aqui, e não vi diferença alguma para tarefas normais.

PC continua um tiro, com base clock de 3400MHz (em vez de 3800) e boost de 4800.

Só desligo se vou jogar... e isso dependendo até do jogo.

Eco mode é no Ryzen Master?

Vou ativar pra fazer uns testes. Aliás, queria ter testado no Endzone já que era o único game estressando minha CPU. Devolvi ele, mierda. Enfim, vou testar de qualquer jeito por curiosidade.

Tenho ultimamente usado só esse modo ECO aqui, e não vi diferença alguma para tarefas normais.

PC continua um tiro, com base clock de 3400MHz (em vez de 3800) e boost de 4800.

Só desligo se vou jogar... e isso dependendo até do jogo.
nunca usei , mas sempre vejo ele lá , quando vou fuçar algo na bios. a dúvida é , esses NON-X vão vir com ECO-MODE de 45W? ou isso simplesmente vem "travado" dai.
vou testar qualquer hora por curiosidade.

Eco mode é no Ryzen Master?

Vou ativar pra fazer uns testes. Aliás, queria ter testado no Endzone já que era o único game estressando minha CPU. Devolvi ele, mierda. Enfim, vou testar de qualquer jeito por curiosidade.
Nunca consegui habilitar no Ryzen Master, mas na BIOS da TUF X570 tem uma opção, dentro das opções de Overclock, chamada ECO MODE.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nunca usei , mas sempre vejo ele lá , quando vou fuçar algo na bios. a dúvida é , esses NON-X vão vir com ECO-MODE de 45W? ou isso simplesmente vem "travado" dai.
vou testar qualquer hora por curiosidade.
Boa pergunta, mas talvez seja mais "travado", por isso ser destinado ao público OEM.

Isso mesmo.

Todo Ryzen 7 5800X e Ryzen 9 5900X são potencialmente um Ryzen 7 5800 e Ryzen 9 5900 respectivamente.

Mas nem todo Ryzen 7 5800 e Ryzen 9 5900 é um 5800X e 5900X respectivamente.

Depende da qualidade do silício pra atingir a curva de tensão x frequência necessária pra ser um 5800X/5900X.

O mesmo é verdade em relação ao 3700X e 3800X (posteriormente 3800XT).

AMD provavelmente estava com um estoque absurdo de chips que não bateram as métricas deles para serem vendidos como X e fizeram essa linha OEM, até aonde eu sei essa linha não vai chegar pro DIY.

E pela diferença de preço entre eles e os X (5800 custa 200 USD a menos que o 5800x no site da Alienware, o 5900 300USD a menos). Provavelmente são chips extremamente capados na capacidade de overclock e com uma binagem muito porca.

AMD provavelmente estava com um estoque absurdo de chips que não bateram as métricas deles para serem vendidos como X e fizeram essa linha OEM, até aonde eu sei essa linha não vai chegar pro DIY.

E pela diferença de preço entre eles e os X (5800 custa 200 USD a menos que o 5800x no site da Alienware, o 5900 300USD a menos). Provavelmente são chips extremamente capados na capacidade de overclock e com uma binagem muito porca.
Naturalmente os ryzen 5000 não são um primor em overclock duvido muito que os CPUS sem o x sejam ruim ,deve manter a mesma situação do 3600 vs 3600x / xt , o meu por exemplo sobe tanto quando um 3600xt , as fornadas 7nm estão extremamente eficientes ,pelo que andei lendo a margem de processadores defeituosos é mínima.
Em questao de preço espero que eles sejam comercializados fora do OEM , mas uma coisa é certa não serão 200/300 dólares mais baratos, a fabricante foi bem generosa nesse preço, sinal que tem muita gordura no preço desses notebooks .
Mas falando a real 5800x/5900x são processadores OK em relaçao preço , oque esta ruim é o 5600x
Esse CPU ficou muito mau colocado agora contra 11600k e 11400f,
300 dólares muitas vezes encontrado por 350 ta muito ruim

5600x precisa de um corte pra 250 dólares ele é mais rápido que o 11600 , mas não é tão mais rápido pra justificar 50-100 dólares mais caro

um 5600 sub 200 ta fazendo falta também

Mas eu acho que AMD não esta sendo simplesmente mercenária com os valores e só trazendo CPU highend , ela talvez não traga porque não consegue fabricar .

Última edição:
Naturalmente os ryzen 5000 não são um primor em overclock duvido muito que os CPUS sem o x sejam ruim ,deve manter a mesma situação do 3600 vs 3600x / xt , o meu por exemplo sobe tanto quando um 3600xt , as fornadas 7nm estão extremamente eficientes ,pelo que andei lendo a margem de processadores defeituosos é mínima.
Em questao de preço espero que eles sejam comercializados fora do OEM , mas uma coisa é certa não serão 200/300 dólares mais baratos, a fabricante foi bem generosa nesse preço, sinal que tem muita gordura no preço desses notebooks .
Mas falando a real 5800x/5900x são processadores OK em relaçao preço , oque esta ruim é o 5600x
Esse CPU ficou muito mau colocado agora contra 11600k e 11400f,
300 dólares muitas vezes encontrado por 350 ta muito ruim

5600x precisa de um corte pra 250 dólares ele é mais rápido que o 11600 , mas não é tão mais rápido pra justificar 50-100 dólares mais caro

um 5600 sub 200 ta fazendo falta também

Mas eu acho que AMD não esta sendo simplesmente mercenária com os valores e só trazendo CPU highend , ela talvez não traga porque não consegue fabricar .

Pode até não ser ruim, mas a diferença de preço indica só que não passou nos testes de qualidade. É só assim que funciona a produção de chips. De forma tosca, todos os chips nascem um 5900x, resultados em testes vão definir quais deles viram um 5800x e assim por diante. Não existe uma produção de 5800 e de 5800x, ambos saem do mesmo wafer, a diferença é que o 5800 não bate métricas de qualidade pra ser vendido como um 5800x.

E na real o 5800x é o pior em relação a custo benefício dos 3. O ganho de performance dele em comparação ao 5600x é pífio. E isso é um consenso entre toda a mídia especializada, 5600x é o melhor custo benefício da atual geração da AMD. E se o Steve da Gamers Nexus falou, tá falado.

Última edição:
Tenho a oprtunidade de pegar um kit de memórias:
F4-3600C16D-32GTZRC / Timing 16-19-19-39 / Latência C16.

Esse kit daria um ganho de performance em relação ao meu kit F4-3200C16Q-32GTZR" ou não valeria a pena trocar?

[]´s

Tenho a oprtunidade de pegar um kit de memórias:
F4-3600C16D-32GTZRC / Timing 16-19-19-39 / Latência C16.

Esse kit daria um ganho de performance em relação ao meu kit F4-3200C16Q-32GTZR" ou não valeria a pena trocar?

[]´s
1 - seu kit atualmente está stock ?
2 - vc pretende fazer oc?

1- Sim, só, ativei o XMP;
2- No momento não, mais pra frente é provável.
1 - essa sua com O.C vc muito provavelmente faz os 3600@16 com OC.
2 - essa 3600@16 stock com O.C e sua MB ( que é igual a minha ) , é 90% certo que vc faça 3800@16 , e uns 60% 3866-3933. Acima disso é loteria. ( tem quem opte tbm por 3600@14, porem aprendi com alguns aqui no tópico que ryzen gosta mesmo é frequência alta ( mas que nao custe latencias altas rsrsrs ) e assim eu testei e optei.

não sei qual é o seu uso. Mas eu sai de uma 3200@16 pra uma 4400@18( q logicamente os ryzen não rodam com if 1:1 ).
atualmente uso 4066@16 , porem desnecessário para minhas necessidades.
3866@16-14-14-28-42 é o resultado mais top que achei , acima disso é LUXO desnecessário (para o meu uso, pois não senti diferença em desempenho no meu único game BFV).

no guru3d um cara estava falando que vc usar os periféricos tipo teclado e mouse nas usb controladas pelo chipset ao invés das controladas pelo cpu previne de dar aqueles picos de latência no dcp, fiquei curioso pra testar

no caso a minha sendo uma asus b550 tuf plus os usb controlados pelo chipset seriam só as usb 3.2 gen 2 e usb 2.0 certo? já que não achei nenhum indicativo na placa nem internet a fora

Quero dar um pequeno upgrade no PC. Atualmente tenho uma Z77 com um 3570k @4.2Ghz e uma RX 580 que não tenho intenção de trocar a curto prazo.

Não acho que o 3570k esteja "gargalando" a 580, porém, parece que quando abro alguns programas (Chrome, Discord etc) paralelos aos jogos, parece que o CPU já dá seus sinais da idade e do multi thread fraco. Outro fator que me incomoda é que eu gostaria de dar upgrade para um M.2 também. Enfim, pesquisei bem por cima o 10100, como disse não preciso de muita performance a mais do que tenho hoje, só a possibilidade de um M2 e um pouco a mais de multi core.

Gostaria de gastar entre 700-800 no processador, também tinha preferência pelos Ryzen, mas pelo pouco que pesquisei, a procura é tanta que já não tem mais custo benefício.

Users who are viewing this thread

Voltar