[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Quero dar um pequeno upgrade no PC. Atualmente tenho uma Z77 com um 3570k @4.2Ghz e uma RX 580 que não tenho intenção de trocar a curto prazo.

Não acho que o 3570k esteja "gargalando" a 580, porém, parece que quando abro alguns programas (Chrome, Discord etc) paralelos aos jogos, parece que o CPU já dá seus sinais da idade e do multi thread fraco. Outro fator que me incomoda é que eu gostaria de dar upgrade para um M.2 também. Enfim, pesquisei bem por cima o 10100, como disse não preciso de muita performance a mais do que tenho hoje, só a possibilidade de um M2 e um pouco a mais de multi core.

Gostaria de gastar entre 700-800 no processador, também tinha preferência pelos Ryzen, mas pelo pouco que pesquisei, a procura é tanta que já não tem mais custo benefício.

Um "pequeno upgrade" no seu caso seria no máximo um Core i7 3770k. Tudo acima disso vai requerer troca de placa-mãe, e até memórias dependendo da geração que você escolher. 700-800 reais de orçamento não vai te por muito acima do seu atual processador atualmente. Talvez um kit Dragão Chinês seja sua melhor opção, por mais que me doa sugerir isso., e mesmo assim vai sair bema cima de 700-800.

Um "pequeno upgrade" no seu caso seria no máximo um Core i7 3770k. Tudo acima disso vai requerer troca de placa-mãe, e até memórias dependendo da geração que você escolher. 700-800 reais de orçamento não vai te por muito acima do seu atual processador atualmente. Talvez um kit Dragão Chinês seja sua melhor opção, por mais que me doa sugerir isso., e mesmo assim vai sair bema cima de 700-800.
Desculpe, acho que me expressei mal.

700 seria o orçamento para o processador, somente. Eu sei que terei que mudar a mobo, o que seria um dos motivos do upgrade: possibilidade de utilizar SSD M2. Então preciso de dicas de um combo, com o 10100F e uma mobo para ele, quero algo barato, não tenho idéia de upgrade do kit futuramente (passará a ser mais um PC da empresa).

700 seria o orçamento para o processador, somente. Eu sei que terei que mudar a mobo, o que seria um dos motivos do upgrade: possibilidade de utilizar SSD M2. Então preciso de dicas de um combo, com o 10100F e uma mobo para ele, quero algo barato, não tenho idéia de upgrade do kit futuramente (passará a ser mais um PC da empresa).

5600x é muito frio....
na prática, recomendo vc analisar quais os jogos preferidos e ver o desempenho em cima de cada caso especifico.

de forma GLOBAL eu iria de 5600x sem pensar.
mas podem ter casos isolados que o 11400 tenha alguma superioridade.
5600x frio onde? aqui bate 72C usando um wraith prism enquanto o 2700 batia mais de 10C a menos que isso

RbP363Y.jpg

Quero dar um pequeno upgrade no PC. Atualmente tenho uma Z77 com um 3570k @4.2Ghz e uma RX 580 que não tenho intenção de trocar a curto prazo.

Não acho que o 3570k esteja "gargalando" a 580, porém, parece que quando abro alguns programas (Chrome, Discord etc) paralelos aos jogos, parece que o CPU já dá seus sinais da idade e do multi thread fraco. Outro fator que me incomoda é que eu gostaria de dar upgrade para um M.2 também. Enfim, pesquisei bem por cima o 10100, como disse não preciso de muita performance a mais do que tenho hoje, só a possibilidade de um M2 e um pouco a mais de multi core.

Gostaria de gastar entre 700-800 no processador, também tinha preferência pelos Ryzen, mas pelo pouco que pesquisei, a procura é tanta que já não tem mais custo benefício.

Se vc joga a 60fps não segura mesmo não, mas também não libera todo potencial da placa

AMD = HPC / high-performance computing

Quanto à origem da receita, pelo segundo trimestre consecutivo, no 1T de 2021, 7nm e 5nm combinados representaram quase 50% da receita de toda a empresa. Na verdade, 7nm aumentou sua participação na receita, enquanto a receita de 5nm reduziu.

RevenueSplit_575px.png

7nm responde por 35% de toda a receita, com 5nm agora em 14%. Isso pode parecer estranho, no entanto, a TSMC tem poucos clientes com designs de 5 nm, mas bastante para 7 nm, sugerindo que a TSMC é capaz de fazer com que os clientes licitem uns contra os outros (junto com o aumento da produção de wafer). Nos últimos trimestres, os relatórios sobre o tempo de espera de 7 nm da TSMC para produtos, do pedido à produção até o embarque, têm se estendido devido ao aumento da demanda. Observe que as tecnologias de embalagem mais avançadas da TSMC, como CoWoS, são normalmente usadas em conjunto com silício 7nm ou 16nm, portanto, essas receitas são prováveis também nesses respectivos segmentos.

Recentemente, a TSMC declarou que planeja gastar US $ 100 bilhões nos próximos três anos para aumentar a capacidade de ponta, que inclui os US $ 25 bilhões a US $ 28 bilhões que já havia planejado para 2021, com US $ 12 bilhões disso indo para uma fábrica no Arizona . Para colocar isso em perspectiva, o Fab 15 da TSMC, que atualmente produz wafers de 12 polegadas em 7 nm, custou US $ 9,3 bilhões em 2010 e tem capacidade para cerca de 100.000 wafers por mês.

Também na divulgação da TSMC está a receita por plataforma. Os dois principais mercados aqui são smartphones (45% em receita) e computação de alto desempenho (35% em receita), que consistentemente representam cerca de 80% da receita total da TSMC há mais de um ano. Os outros 20% são assumidos por IoT (9%), Automotivo (4%) e outros (7%).

Detalhes completos podem ser encontrados no site de Relações com Investidores da TSMC .

Resta saber como isso afetará a AMD

Executivos da Intel, Nvidia e TSMC concordam: a escassez de chips pode durar até 2023

Empresas sofrendo com desastres naturais e grande demanda de OEMs e consumidores.​

O CEO da TSMC, CC Wei, ofereceu uma estimativa igualmente terrível aos investidores na quinta-feira, dizendo que a empresa com sede em Taiwan esperava "oferecer mais capacidade" para atender à demanda de varejo e manufatura "em 2023."

no guru3d um cara estava falando que vc usar os periféricos tipo teclado e mouse nas usb controladas pelo chipset ao invés das controladas pelo cpu previne de dar aqueles picos de latência no dcp, fiquei curioso pra testar

no caso a minha sendo uma asus b550 tuf plus os usb controlados pelo chipset seriam só as usb 3.2 gen 2 e usb 2.0 certo? já que não achei nenhum indicativo na placa nem internet a fora

Dica: Na maioria das placas AMD as USB do lado dos conectores Ethernet vem do chipset.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já considerou o Ryzen 3 3300X?

Bixinho bruto, empurrou a 3080 aqui por 3 semanas (5900X demorou pra chegar) houve gargalo, mas conseguiu entregar uma experiência ok, acima de 100fps bem jogáveis em 1440p.

Última edição:
Dica: Na maioria das placas AMD as USB do lado dos conectores Ethernet vem do chipset.

Bixinho bruto, empurrou a 3080 aqui por 3 semanas (5900X demorou pra chegar) houve gargalo, mas conseguiu entregar uma experiência ok, acima de 100fps bem jogáveis em 1440p.

O 3300X é meio dependente de memória com frequência mt alta, mas realmente ele é uma coisa impressionante kkkk, até BFV ele aguentou numa aqui, antes de chegar o 3600X, foi muito superior ao 1600AF.

Galera,

Alguém tem noticias da Asrock atualizando o AGESA v1.2.0.2?
Andei vendo no site da MSI, Asus e Gigabyte, já possuem este update, menos da Asrock. Ela é sempre assim demorada?

Era minha primeira opção na verdade, porém ele custa em média 400,00 a mais, e sobre as mobos não sei dizer se são mais baratas, se forem, talvez eu opte por ele. Porém, tem a questão das memórias, pelo que li os Ryzen se beneficiam bastante das 3200, que são mais caras...

Galera,

Andei vendo no site da MSI, Asus e Gigabyte, já possuem este update, menos da Asrock. Ela é sempre assim demorada?
pelo q lembro asrock demora mesmo... pelo menos na steel legend.

Asus tava sendo a mais rápida em atualizar atualmente acho, seguida por gigabyte e depois msi.

Mas ao menos se tu tiver problema na 1.2.0.0, não vejo motivo de ir pra 1.2.0.2, eu mesmo to na 1.2.0.0 e não tive nenhum dos problemas que me incomodam (como a usb), esperar chegar uma não beta pra ver oq rola.

me de 300 conto então

se quiser passo meus dados para transferencia bancária por MP
quem citou modelo de cooler foi vc.. O que a maioria sabe, é que cooler stock , tanto amd qnto intel são bem ruins.

Só citei que é um CPU bem frio , frente aos 8/16.

se vc precisa ou não trocar, se vc é satisfeito ou não com 72c mencionados, e se vc tem condições ou não.. isso não é problema meu.

Galera,

infelizmente foi o que percebi desde o lançamento dos 5000.
Apesar dela ter sido uma das primeiras a soltar bios para as b450 suportar eles , dps ficou 4 meses pra atualizar.

Normalmente as outras 3 citadas por ti tem soltado antes mesmo ( ainda que versao beta algumas vezes ).

Galera,

nada, a asrock está bemmm preguiçosa, mesmo a agesa 1.2.0.1 ela ainda não soltou pra todas

me de 300 conto então

se quiser passo meus dados para transferencia bancária por MP
vc podia pegar um gammax 400 v2, está saindo por 150 reais ou pouco menos e já reduziria as temps aí, embora 72 graus pro ryzen seja maravilhoso, não tem que se preocupar com isso

Apesar dela ter sido uma das primeiras a soltar bios para as b450 suportar eles , dps ficou 4 meses pra atualizar.

Normalmente as outras 3 citadas por ti tem soltado antes mesmo ( ainda que versao beta algumas vezes ).

Que coisa hein! E eu acabei de comprar uma B550 Steel Legend. Peguei ela pois via nos foruns os vários elogios pra B450 e um colega que sempre recebia update de BIOS rapidamente.

nada, a asrock está bemmm preguiçosa, mesmo a agesa 1.2.0.1 ela ainda não soltou pra todas

Deu pra perceber a preguiça da mesma. Tomara que não tenha problemas com USB usando a agesa 1.2.0.0
Não tem muito o que fazer é aguardar.

Que coisa hein! E eu acabei de comprar uma B550 Steel Legend. Peguei ela pois via nos foruns os vários elogios pra B450 e um colega que sempre recebia update de BIOS rapidamente.

Deu pra perceber a preguiça da mesma. Tomara que não tenha problemas com USB usando a agesa 1.2.0.0
Não tem muito o que fazer é aguardar.
Estava usando uma 450m steel legends até um mês atrás.
Acho linda a placa , o melhor CxB e uma bios muito prática de mexer. Só elogios pela MB mais "queridinha" de 2019 BR )

Seria desleal eu ficar aqui mencionando o pq troquei pela rog 550-E, mas o "gatilho" inicial que me fez trocar de MB e inclusive de fabricante foi a demora pra lançarem o Agesa 1.2.0.0 , quando as demais citadas por ti , já estavam com 1.2.0.1 final e algumas já com 1.2.0.2 BETA , a ASROCK , inclusive nos modelos topo x570 ainda estavam na 1.1.8.0.

Mas não se decepcione , vc está com uma MB excelente em mãos. Só precisa ter um pouco de paciência e tomara que não esteja tendo os bugs de USB ( que normalmente parecem estar sendo comuns apenas com ryzens 5000 ). O que me incomodava na época era não ter o PBO2 + CO. Que no fim das contas acabei nem usando ainda :haha: :haha:

vc podia pegar um gammax 400 v2, está saindo por 150 reais ou pouco menos e já reduziria as temps aí, embora 72 graus pro ryzen seja maravilhoso, não tem que se preocupar com isso
Tô usando wraith prism,ganho pro gammax seria mínimo. Ideal seria eu saltar pra um fuma 2 ou algo assim

quem citou modelo de cooler foi vc.. O que a maioria sabe, é que cooler stock , tanto amd qnto intel são bem ruins.

Só citei que é um CPU bem frio , frente aos 8/16.

se vc precisa ou não trocar, se vc é satisfeito ou não com 72c mencionados, e se vc tem condições ou não.. isso não é problema meu.

72C n me incomoda,só não é uma temperatura fria Igual tu viajou;os zen 3 são quentes sim,mais quentes que zen+ e zen2.

Pro wraith prism usado, é uma boa temperatura, é um cooler box decente que leva tranquilamente maioria das cpu já. E nada isso muda o fato do 5600x e Cia serem quentes.

Lugar errado! :vish:

3800XT Stock instável? Qual motherboard?

Do lado da AMD só a série 5000 e as b550 e x570 estão cru, o resto para trás está tudo ok. Tem caroço nesse teu angu aí, tem algo de errado.
É uma TUF b550m. A instabilidade estava sendo causada por uma configuração do PBO feita pela ASUS, cuja opção vem ativada na bios por padrão, como eu descobri depois que quebrar muito a cabeça. Só ficava estável colocando o vcore em + 0,050 em offset. A frequência ia nas alturas, chegando a dar uma diferença de 15% a mais em FPS um jogo opengl que gosto de jogar (Xonotic), que é basicamente single thread. A performance no desktop também ficava ótima, já que quase todos os programas comuns usam só um núcleo, mas para ficar estável só com muito vcore pois de outra forma ficava instável conforme detectado pelo prime95, embora nunca chegou a travar, reiniciar, ou nada do gênero.

Meu caro, tem algo de errado aí, pois possuo o 3700X e o bicho é bom pra cacete, utilizo a máquina o dia todo, trabalhando de home office, e nada a reclamar. Quais os componentes da sua máquina?
É uma TUF b550m + 3800XT, com dois pentes de 8GB 2666Mhz, da Team Group. Rodou o prime95 para testar a estabilidade? Por quanto tempo?

É mais fácil todo seu sistema operacional, inclusive softwares, estarem bugados e com problemas.

Primeiro, qual sua placa-mãe, memórias... tudo isso pode influenciar. A mobo está atualizado com a última BIOS? Que "softwares" apresentam instabilidades? Está fazendo overclock?

Muito vago tudo que você disse...

Aqui não vi instabilidade nenhuma... está rodando igual meu antigo i7 8700, mas muito mais rápido. Só alegria!

PS: Não fiz UV e nem OC... tudo stock. Só setei minhas memórias em XMP.
Realmente estava instável sim, mas o problema era uma configuração de PBO da ASUS, ativada por padrão na bios (veja os comentários anteriores). Instalei um sistema do zero com a configuração instável, eu deu erro no prime95 em menos de 1 minuto.

É uma TUF b550m + 3800XT, com dois pentes de 8GB 2666Mhz, da Team Group. Rodou o prime95 para testar a estabilidade? Por quanto tempo?
Não sou o quotado, mas meu 3700x na minha b550 steel legend e 2x32gb 3200mhz da corsair, todo em stock, não apresenta instabilidade alguma. Já fiz compiles de horas a fio, rodei mprime e oq mais vc pensar de stress (a CPU foi da china, então quis me garantir).

agora ta open de verdade ja vem nativo no kernel ?
mais com aceleração 3D de verdade ou so pra dar video
mais a minha 390x não subia mesmo sem o amdgpu
depois vo rodar um live aqui pra ver como e que esta

bem a apu deve ser 8X ne (quem tem uma ai ve isso pra nois XD)
Sou usuário Linux desde 2007. Por volta de 2014 a AMD lançou um projeto para um suporte decente para placas de vídeo no Linux, que até então era só dor de cabeça. Resumindo, o grosso da programação é feita no kernel do Linux, com amplo apoio do pessoal da prória AMD. Parece que há uma parcela dos códigos que é fechada, mas não sei explicar bem como funciona. Isso possibilitou dispensar a instalação de driver adicionais, pois já vem tudo no kernel, e ao mesmo tempo permitiu o desenvolvimento do restantes do programas necessários com plena compatibilidade. Na prática, os resultados começaram a aparecer para nós por volta de 2016 com a geração Polaris e compatibilidade com algumas anteriores, com performance já semelhantes ao Windows, mas cheio de bugs, travamentos, etc. A coisa só ficou mais ou menos estável mesmo por volta de 2018-9, e hoje a performance é comparável ao Windows, a depender mais do programa ou jogo do que pela parte do suportes à placa de vídeo.

Pessoal, peguei a X570 TUF, no site não mostra meu kit de memoria na lista de compatibilidade, devo me preocupar? Tenho um kit ADATA XPG Gammix 3200mhz.

Bom... tá feito.

5800x com cupom ficou em um preço bem interessante.

O preço não está ruim, pois o 3800X custa isso há um ano, e a performance do 5800X é superior.

Boa noite,

Montei o Ryzen 3600 mas estou meio incomodado com as temperaturas dele, o mesmo esta ficando sempre acima de 50 graus em stand by, e quando jogo chegou a atingir a 90 graus, instalei com o cooler padrão que vem no mesmo, é normal essas temperaturas ?, o que pode ser ? tenho 4 coolers no gabinete mas não parece esta fazendo diferença ...

Reparei que fica oscilando muito, indo de 55 a 70 graus e voltando do nada...
Se não está indo abaixo de 55 nunca, mesmo sem ter qualquer programa rodando, tem coisa errada. O meu é o 3800XT, bem mais quente, e com pouca demanda como agora que estou digitando aqui a temperatura fica entre 35 a 45 graus.

Não sou o quotado, mas meu 3700x na minha b550 steel legend e 2x32gb 3200mhz da corsair, todo em stock, não apresenta instabilidade alguma. Já fiz compiles de horas a fio, rodei mprime e oq mais vc pensar de stress (a CPU foi da china, então quis me garantir).
Ótimo. Como eu disse nos outros comentários a instabilidade estava sendo causada por uma configuração de PBO da ASUS, que vem ativada por padrão. Isso fazia a frequências dos núcleos ir muito acima (não sei quanto ao certo), mas gerava instabilidade mesmo com tudo em stock (somente rodando prime95). Não sei bem até quanto essa configuração elevava a frequência, e não tive tempo de ficar medindo, mas pela diferença de performance deve ser algo muito acima do PBO que já vem por padrão. Desabilitei essa opção, ficou estável com vcore em stock (aliás, um pouquinho abaixo o offset), e ainda assim alguns núcleos chegam a 4.7Ghz vez ou outra. Antes, na config instável, era comum todos chegarem a passar de 4.7Ghz (claro que não todos juntos).

Última edição:
PPT é a potencia total do socket.

Socket AM4 oficialmente vai até 142W. Essa potência só é usada nas CPUs com TDP de 105W.

Nas CPUs de 65w o PPT padrão é 88w.

Depende da qualidade da sua placa mãe, se for uma placa de baixo custo não é recomendado operar acima dos limites padrões.
Salve, eu tenho uma dúvida, se puder me ajudar ficarei muito grato. Tenho 5600x, a placa mãe é boa, eu gostaria de saber se posso deixar o PPT no máximo 100W, passar 12W a mais dos 88W, fica assim no PBO, (PPT) 88W, (TDC) 60A, (EDC) 90A. Quando eu deixo o PPT Limit [W] em 300 W, TDC Limit [A] Auto, EDC Limit [A] Auto, Precision Boost Overdrive Scalar [10x], Max CPU Boost Clock Override 200MHz e Patform Thermal Throttle Limit 60 celsius. Monitorando pelo HWiNFO o PPT chega a mais de 100W, a temperatura não passa de 60 celsius, os clocks no multi estabilizam em 4.5 e o single core em 4.85. testes no Cinebench R20, utilizo para games, não quero danificar meu processador, a minha dúvida é se posso deixar o ppt em 100W no máximo para tirar um bom desempenho. Desculpa o tamanho da dúvida, desde já muito obrigado. salve para todos.

Users who are viewing this thread

Voltar