Quero dar um pequeno upgrade no PC. Atualmente tenho uma Z77 com um 3570k @4.2Ghz e uma RX 580 que não tenho intenção de trocar a curto prazo.
Não acho que o 3570k esteja "gargalando" a 580, porém, parece que quando abro alguns programas (Chrome, Discord etc) paralelos aos jogos, parece que o CPU já dá seus sinais da idade e do multi thread fraco. Outro fator que me incomoda é que eu gostaria de dar upgrade para um M.2 também. Enfim, pesquisei bem por cima o 10100, como disse não preciso de muita performance a mais do que tenho hoje, só a possibilidade de um M2 e um pouco a mais de multi core.
Gostaria de gastar entre 700-800 no processador, também tinha preferência pelos Ryzen, mas pelo pouco que pesquisei, a procura é tanta que já não tem mais custo benefício.
Um "pequeno upgrade" no seu caso seria no máximo um Core i7 3770k. Tudo acima disso vai requerer troca de placa-mãe, e até memórias dependendo da geração que você escolher. 700-800 reais de orçamento não vai te por muito acima do seu atual processador atualmente. Talvez um kit Dragão Chinês seja sua melhor opção, por mais que me doa sugerir isso., e mesmo assim vai sair bema cima de 700-800.