[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Galera seguinte...

Atualmente tenho um 3700x + X470 Aorus Gaming 7 + 32GB 3600Mhz e uma 2080, jogo em 1440p, vendo esses novos Ryzen 5xxx que tem um excelente desempenho, fiquei tentado a trocar por um 5600x ou 5800x.

Minha dúvida é, vale a pena? Pegar um 5600x por exemplo mesmo sendo 6/12 e o 3700x ser 8/16?

Valeu pela força.

Galera seguinte...

Atualmente tenho um 3700x + X470 Aorus Gaming 7 + 32GB 3600Mhz e uma 2080, jogo em 1440p, vendo esses novos Ryzen 5xxx que tem um excelente desempenho, fiquei tentado a trocar por um 5600x ou 5800x.

Minha dúvida é, vale a pena? Pegar um 5600x por exemplo mesmo sendo 6/12 e o 3700x ser 8/16?

Valeu pela força.
Não, espera sair o Warhol.

Galera seguinte...

Valeu pela força.
Não compensa.

Tô usando wraith prism,ganho pro gammax seria mínimo. Ideal seria eu saltar pra um fuma 2 ou algo assim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

72C n me incomoda,só não é uma temperatura fria Igual tu viajou;os zen 3 são quentes sim,mais quentes que zen+ e zen2.

Pro wraith prism usado, é uma boa temperatura, é um cooler box decente que leva tranquilamente maioria das cpu já. E nada isso muda o fato do 5600x e Cia serem quentes.

Aqui uso o Gammax GTE v2 e jogando bate 70c a 72c também. Raramente chega em 75c jogando. Em estado navegando na net fica em 50-55c, o Ryzen 3000 é mais esquentadinho. Nunca tive problemas e não incomoda em nada

Não sou o quotado, mas meu 3700x na minha b550 steel legend e 2x32gb 3200mhz da corsair, todo em stock, não apresenta instabilidade alguma. Já fiz compiles de horas a fio, rodei mprime e oq mais vc pensar de stress (a CPU foi da china, então quis me garantir).

Esperando minha placa chegar, vou estar com um casamento semelhante ao seu 3700x + B550 Steel Legend + 2x32gb 3200mhz da Team Group.
Acredito que isso segure uns anos ai ^^

Galera seguinte...

Valeu pela força.

Estava na mesma dúvida... decidi da uma esperada ou baixar o preço dos 5xxx ou sair os novos ...

Galera seguinte...

Valeu pela força.
para 1440p eu não trocaria o kit.

Salve, eu tenho uma dúvida, se puder me ajudar ficarei muito grato. Tenho 5600x, a placa mãe é boa, eu gostaria de saber se posso deixar o PPT no máximo 100W, passar 12W a mais dos 88W, fica assim no PBO, (PPT) 88W, (TDC) 60A, (EDC) 90A. Quando eu deixo o PPT Limit [W] em 300 W, TDC Limit [A] Auto, EDC Limit [A] Auto, Precision Boost Overdrive Scalar [10x], Max CPU Boost Clock Override 200MHz e Patform Thermal Throttle Limit 60 celsius. Monitorando pelo HWiNFO o PPT chega a mais de 100W, a temperatura não passa de 60 celsius, os clocks no multi estabilizam em 4.5 e o single core em 4.85. testes no Cinebench R20, utilizo para games, não quero danificar meu processador, a minha dúvida é se posso deixar o ppt em 100W no máximo para tirar um bom desempenho. Desculpa o tamanho da dúvida, desde já muito obrigado. salve para todos.

100W de PPT não tem perigo para a placa mãe, qualquer CPU mais forte tem PPT padrão de 142W.

Se sua placa mãe suporta Octa Core, vai funcionar com 100W de PPT.

Aqui uso o Gammax GTE v2 e jogando bate 70c a 72c também. Raramente chega em 75c jogando. Em estado navegando na net fica em 50-55c, o Ryzen 3000 é mais esquentadinho. Nunca tive problemas e não incomoda em nada
Meu 3700X, com o Gammaxx 400 V1, fica exatamente nessas temps. Em test de stress pelo AIDA64 bate 74º de máxima. Em iddle fica entre 40 e 50ºC.

Meu 3700X, com o Gammaxx 400 V1, fica exatamente nessas temps. Em test de stress pelo AIDA64 bate 74º de máxima. Em iddle fica entre 40 e 50ºC.

Aqui o meu no aida64 pega 80º.
Agora jogando é isso ai mesmo....

Caras, se uma X570 não estiver com a bios atualizada pra série 5000, nada liga nela? Instalei tudo aqui mas no ligar nem os coolers giram

Caras, se uma X570 não estiver com a bios atualizada pra série 5000, nada liga nela? Instalei tudo aqui mas no ligar nem os coolers giram
até onde sei.. as TUF x570 estavam vindo já com bios atualizada..
tenho 2 amigos que pegaram na KABUM ( fevereiro e março ) e ja vieram compativeis com 5000... Dps só atualizou pra mais recente..
checa os detalhes ae , pode ser que não seja a questão de bios e sim algum detalhe na instalação.

até onde sei.. as TUF x570 estavam vindo já com bios atualizada..
tenho 2 amigos que pegaram na KABUM ( fevereiro e março ) e ja vieram compativeis com 5000... Dps só atualizou pra mais recente..
checa os detalhes ae , pode ser que não seja a questão de bios e sim algum detalhe na instalação.

Fucei em tudo aqui... nada de ligar. Reinstalei meu kit antigo e foi... sei lá oq pode ser.

Cara, meu kit Micron rev.E 2x16GB (dual rank) deve ser god roll.... Só pode...

To rodando isso aqui com 1.35v.

Sem erro WHEA, memtest ok, prime95 ok.... Horas de jogatina Ok...

3FADHHJ.png
Eita preula, qual o seu bin? 3600? Tudo isso e ainda com GDM desabilitado? Não creio. Tentou rodar TM5 e Prime95 no Large?
O meu é 3000CL15 2x8GB e ele sofreu pra apertar os timings em 3600 e nem ligava se eu botava tRCDRD menor de 19, mas sinceramente nem sei se estável de verdade com o meu processador todo bugado. Mas se eu soubesse que o bin pra 3600CL16 fosse tão foda ssim, eu teria pegou um pra mim tbm, eu tinha fechado um pedido por 650 numa promo na kabum, mas nem cheguei a pegar, achando que a diferença n ia ser tão bruta.

Fucei em tudo aqui... nada de ligar. Reinstalei meu kit antigo e foi... sei lá oq pode ser.
atualiza pra bios mais estavel nova e ve cm rola.

Sou usuário Linux desde 2007. Por volta de 2014 a AMD lançou um projeto para um suporte decente para placas de vídeo no Linux, que até então era só dor de cabeça. Resumindo, o grosso da programação é feita no kernel do Linux, com amplo apoio do pessoal da prória AMD. Parece que há uma parcela dos códigos que é fechada, mas não sei explicar bem como funciona. Isso possibilitou dispensar a instalação de driver adicionais, pois já vem tudo no kernel, e ao mesmo tempo permitiu o desenvolvimento do restantes do programas necessários com plena compatibilidade. Na prática, os resultados começaram a aparecer para nós por volta de 2016 com a geração Polaris e compatibilidade com algumas anteriores, com performance já semelhantes ao Windows, mas cheio de bugs, travamentos, etc. A coisa só ficou mais ou menos estável mesmo por volta de 2018-9, e hoje a performance é comparável ao Windows, a depender mais do programa ou jogo do que pela parte do suportes à placa de vídeo.

O preço não está ruim, pois o 3800X custa isso há um ano, e a performance do 5800X é superior.

Se não está indo abaixo de 55 nunca, mesmo sem ter qualquer programa rodando, tem coisa errada. O meu é o 3800XT, bem mais quente, e com pouca demanda como agora que estou digitando aqui a temperatura fica entre 35 a 45 graus.

Ótimo. Como eu disse nos outros comentários a instabilidade estava sendo causada por uma configuração de PBO da ASUS, que vem ativada por padrão. Isso fazia a frequências dos núcleos ir muito acima (não sei quanto ao certo), mas gerava instabilidade mesmo com tudo em stock (somente rodando prime95). Não sei bem até quanto essa configuração elevava a frequência, e não tive tempo de ficar medindo, mas pela diferença de performance deve ser algo muito acima do PBO que já vem por padrão. Desabilitei essa opção, ficou estável com vcore em stock (aliás, um pouquinho abaixo o offset), e ainda assim alguns núcleos chegam a 4.7Ghz vez ou outra. Antes, na config instável, era comum todos chegarem a passar de 4.7Ghz (claro que não todos juntos).
uma coisa que tentei recentemente e não rolou foi montar o raid0 não foi nei por reza tanto feito pela bios que deveria ir de boa ja que os drives estão la como o feito pelo win
mais eu devo testar depois novamente pra ver como ta pois aqui sempre foi sofrível tanto que o teclado ta na usb 3.0 so pelo fato dela pegar de primeira no linux

Mano, tu tentou usar Raid 0 em linux ou windows? O Linux só fica "afinado" usando "mdadm" dá um trabaizin mas vale a pena
Mas é bom afinar a BIOS e confirmar o suporte, embora Raid não seja nenhum luxo em qualquer mobo atual

Eita preula, qual o seu bin? 3600? Tudo isso e ainda com GDM desabilitado? Não creio. Tentou rodar TM5 e Prime95 no Large?
O meu é 3000CL15 2x8GB e ele sofreu pra apertar os timings em 3600 e nem ligava se eu botava tRCDRD menor de 19, mas sinceramente nem sei se estável de verdade com o meu processador todo bugado. Mas se eu soubesse que o bin pra 3600CL16 fosse tão foda ssim, eu teria pegou um pra mim tbm, eu tinha fechado um pedido por 650 numa promo na kabum, mas nem cheguei a pegar, achando que a diferença n ia ser tão bruta.

Sim o XMP é 3600C16 1.35v.

Vi num vídeo do BZ onde ele explicou que nesse XMP a Crucial colocou capacitores extras no pente, então sobe bem mais no OC que os kits de 3000 e 3200MHz.

Sobre meu OC, Passa em qualquer teste.

Esse kit consegue dar boot até em 4400mhz sem dificuldade.

Mas uso em 3800MHz pois meu FLCK não estabiliza sem erros acima de 1900MHz.

100W de PPT não tem perigo para a placa mãe, qualquer CPU mais forte tem PPT padrão de 142W.

Se sua placa mãe suporta Octa Core, vai funcionar com 100W de PPT.
obrigado, a placa é uma MAG MORTAR B550 MSI, e o processador vai de boa, eu não preciso me preocupar? mais uma vez muito obrigado, vc é uma pessoa muito boa, tem luz, thanks

Pode até não ser ruim, mas a diferença de preço indica só que não passou nos testes de qualidade. É só assim que funciona a produção de chips. De forma tosca, todos os chips nascem um 5900x, resultados em testes vão definir quais deles viram um 5800x e assim por diante. Não existe uma produção de 5800 e de 5800x, ambos saem do mesmo wafer, a diferença é que o 5800 não bate métricas de qualidade pra ser vendido como um 5800x.

E na real o 5800x é o pior em relação a custo benefício dos 3. O ganho de performance dele em comparação ao 5600x é pífio. E isso é um consenso entre toda a mídia especializada, 5600x é o melhor custo benefício da atual geração da AMD. E se o Steve da Gamers Nexus falou, tá falado.
Depende né, ele recomendou considerando os valores MSRP, na gringa, a diferença é bem grande, acho que 300dol pelo 5600x e 450 pelo 5800x, ou seja, o preço por núcleo sai bem maior no 5800x. Mas acontece que a demanda pelo 5600x está tão grande que pelo oq eu vi aqui, na amazon o 5800x está 450 e o 5600x está 439, mas sinceramente deve ter algo de errado com esses valores.

Mas aqui no bananiu o 5600x fica na média por 2.2-2.3K, que pelo menor valor sair 366 por núcleo, enquanto o 5800x sai por 2.7-2.9K, que pelo menor valor sai 337 por núcleo, ou seja, tu leva os 8 núcleos do 5800x mais barato, embora a pichau as vezes fez umas promos por 2K e a amazon 1.7K no 5600x, então se a pessoa desse sorte de pegar nesse valor, tbm valeria a pena pra caramba. Fora que o 5800x é binado pra uma frequência maior que o 5600x que talvez faça alguma diferença no futuro (embora o meu tenha vindo cagado).

Sim o XMP é 3600C16 1.35v.

Vi num vídeo do BZ onde ele explicou que nesse XMP a Crucial colocou capacitores extras no pente, então sobe bem mais no OC que os kits de 3000 e 3200MHz.

Sobre meu OC, Passa em qualquer teste.

Esse kit consegue dar boot até em 4400mhz sem dificuldade.

Mas uso em 3800MHz pois meu FLCK não estabiliza sem erros acima de 1900MHz.

Poxa, estou triste agora, não tinha visto esse vídeo do builzoid, tinha visto os outros dele mostrando os Rev. E que subiam até 5000, mas pulei esse achando que não era importante, senão tinha pago o meu boleto desse kit, mas ainda sim o 3000CL15 sobe até bem, recomendo.

obrigado, a placa é uma MAG MORTAR B550 MSI, e o processador vai de boa, eu não preciso me preocupar? mais uma vez muito obrigado, vc é uma pessoa muito boa, tem luz, thanks

Pode ficar tranquilo, 142W de PPT é obrigação em qualquer placa mãe AM4 série 500 pelas especificações da AMD.

Pois e meus amigos quem diria que desde quando abri esse tópico em 2016 ele teria hoje 2075 paginas e a arquitetura ZEN seria um sucesso, parabéns ao senhor Jim Keller e claro incrível ver como o mercado mudou, diversas pessoas que no começo desse tópico duvidaram do que seria o ZEN e hoje eu vejo a gente a uma época semelhante ao que foi a época dos Athlon64 e Pentium 4 onde a AMD tinha uma arquitetura melhor e a intel ia lançando apenas chips com clocks maiores!!!

vida longa a concorrência, meu Kit continua o mesmo um 1600X e 16GB de ram, pergunto aos amigos se valeria a pena migrar para o Zen 3 para quem teve o Zen1 pois ate hoje não tive oportunidade de mexer em um, trabalho muito com virtualização então ate hoje supre com folga

Forte abraços a todos

Pois e meus amigos quem diria que desde quando abri esse tópico em 2016 ele teria hoje 2075 paginas e a arquitetura ZEN seria um sucesso, parabéns ao senhor Jim Keller e claro incrível ver como o mercado mudou, diversas pessoas que no começo desse tópico duvidaram do que seria o ZEN e hoje eu vejo a gente a uma época semelhante ao que foi a época dos Athlon64 e Pentium 4 onde a AMD tinha uma arquitetura melhor e a intel ia lançando apenas chips com clocks maiores!!!

vida longa a concorrência, meu Kit continua o mesmo um 1600X e 16GB de ram, pergunto aos amigos se valeria a pena migrar para o Zen 3 para quem teve o Zen1 pois ate hoje não tive oportunidade de mexer em um, trabalho muito com virtualização então ate hoje supre com folga

Forte abraços a todos

Zen 1 para Zen 3 teria ganhos na casa de +50% de IPC. Seria um up forte tanto para jogos como produtividade.

IPC maior, clock maior, cache maior, mais núcleos.

Zen 1 para Zen 3 teria ganhos na casa de +50% de IPC. Seria um up forte tanto para jogos como produtividade.

IPC maior, clock maior, cache maior, mais núcleos.
minha mobo seria compativel? e que agora não consigo acessar o site da gigabyte

Users who are viewing this thread

Voltar