[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
minha mobo seria compativel? e que agora não consigo acessar o site da gigabyte
Não, as placas com chipset serie 300 são compatíveis até Zen 2 (Ryzen 3000), e isso mediante a atualização de Bios.

Um Up pra um Ryzen 3700~3800 não seria nada mau também, problema são os preços praticados no mercado nesses CPUs.

Outra coisa que voce deveria dar uma olhada, são essas memórias. 2133Mhz é muito pouco pra qualquer Ryzen, seja Zen1, 2 ou 3...

Olá,

Fui montar um PC barato pra patroa e comprei um Atlhon 3000G (AM4) e uma placa mãe Gigabyte A520M H ( Link fabricante ) , que também tem soquete AM4.
Ainda não recebi "a mardita" da A520 mas já estou com raiva dela! Segundo o site e placa não suporta CPU anteriores a geração Ryzen 3000!

Alguém tem essa placa, sabe confirmar se isso é verdade?

minha mobo seria compativel? e que agora não consigo acessar o site da gigabyte
Zen 3 é só b550, x570, b450 e x470, mas ouvi falar que tem uns modders russos portando até pra A320 e tbm que da pra instalar a bios de x470 e b450 nos primeiros chipsets

Mano, tu tentou usar Raid 0 em linux ou windows? O Linux só fica "afinado" usando "mdadm" dá um trabaizin mas vale a pena
Mas é bom afinar a BIOS e confirmar o suporte, embora Raid não seja nenhum luxo em qualquer mobo atual
o rad eu montei na bios e formatei via win
ai o linux nao quis montar :haha: po como foi pela bios deveria afinal o gparted via que era um disco raid
eu sei que o "raid" que usamos atualmente e bem me

então turma!
ta valendo upar agora de um 4790K para o zen 3 ? ou ainda devo esperar mais algum lançamento ?
no caso, eu só iria para o 5900X.

então turma!
ta valendo upar agora de um 4790K para o zen 3 ? ou ainda devo esperar mais algum lançamento ?
Se quiser algo pra esse ano, é Zen 3 mesmo ou esperar até o segundo semestre pelo Alder Lake. Tem boatos de um possível refresh do Zen 3 que talvez saia esse ano, mas são só boatos.

De 2022 pra 2023 deve sair os Zen 4 com DDR5 e PCIe 5.0 nos 5nm.

atualiza pra bios mais estavel nova e ve cm rola.
não tenho como atualizar, estou mandando a placa de volta pra kabum, paciência

o rad eu montei na bios e formatei via win
ai o linux nao quis montar :haha: po como foi pela bios deveria afinal o gparted via que era um disco raid
eu sei que o "raid" que usamos atualmente e bem me
Cara se não funfou da maneira "prática" é melhor tu dar uma olhada na git e tentar o mdadm mesmo, já taca Raid1 pra compensar a trabalheira.

Não, as placas com chipset serie 300 são compatíveis até Zen 2 (Ryzen 3000), e isso mediante a atualização de Bios.

Um Up pra um Ryzen 3700~3800 não seria nada mau também, problema são os preços praticados no mercado nesses CPUs.

Outra coisa que voce deveria dar uma olhada, são essas memórias. 2133Mhz é muito pouco pra qualquer Ryzen, seja Zen1, 2 ou 3...
ahhh kkkkkk fazer o que rs o 1600X vai continuar um bom tempo então aqui pois sem condição de up de cpu e mobo no momento

então turma!

Fiz esse up aí do 4790k pro 5900x.

Fiquei 1 mês usando o 3300X (que já vendi) pois o 5900X demorou para chegar e não quis deixar todas as peças paradas.

Também troquei a GPU de uma 980 para 3080.

Já senti melhora no sistema em geral ao usar a 980 com o 3300X, depois chegou a 3080, depois chegou o 5900X.

então turma!

A não ser que vc esteja fazendo rendering ou edição, 5900X é overkill.
Se vc aturou o 4790k até hoje, vai cair da cadeira com um 3700x ou com um 5600x.
Do 5600X para 5900X, em uso normal pesado e gamer, a diferença é pouca, tipo 5%.
Só em atividades intensivas como rendering ou edição de vídeos com compressão x264 / x265 por software é que vai valer a pena investir no 5900X.

Pessoal, to com 3 fans Wave da Pichau parados aqui, pensei em colocar m push/pull
Alguém já fez e testou?
Será que compensa?

então turma!
sai de um 4790k pra um 3800x em fev/20 , fiquei espantado com a diferença.
sai de um 3800x para um 5800x em Dez/20 , fiquei espantado com a diferença. KKKKKKKKKK

se o seu uso é exclusivamente para games.. Pode ir de 5600x tranquilamente , o desempenho é 99% idêntico a um 5800x. Pelo menos por enquanto né... Não sei os next-gen ae...

5900x como ja falaram acima é OVERKILL , já é pra quem usa mais tarefas ou pra quem realmente não se importa em gastar e ter o "melhor".

Independente de qual vc monte , 5600 5800 5900 5950 , uma dica que te dou é... Invista em uma RAM boa , é onde mora o maior desempenho nos Ryzen.
Um 5600x com uma memoria bem afinada e frequência alta/latência baixa , rende mais do que um 5900x com memoria de frequências baixas/latência alta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, to com 3 fans Wave da Pichau parados aqui, pensei em colocar m push/pull
Alguém já fez e testou?
Será que compensa?
seu wc se não me engano tem as fans de qse 70 cfm... colocar as pichaus de 40cfm talvez mais atrapalhe do que ajude.
Essas fans são mais estéticas do que úteis.

Última edição:
Olá,

Fui montar um PC barato pra patroa e comprei um Atlhon 3000G (AM4) e uma placa mãe Gigabyte A520M H ( Link fabricante ) , que também tem soquete AM4.
Ainda não recebi "a mardita" da A520 mas já estou com raiva dela! Segundo o site e placa não suporta CPU anteriores a geração Ryzen 3000!

Alguém tem essa placa, sabe confirmar se isso é verdade?

A placa A520 chegou e, no maior "KHço", fui conferir o resultado da minha compra surtada.
Fiz upgrade da BIOS a frio para a última versão disponível no site, usando Q-Flash Plus (pen drive FAT32 com arquivo da bios renomeado para GIGABYTE.bin na porta USB branca, aperta botão Q-Flash Plus e espere parar de piscar a luz laranja) e ...

Pela Graça do Senhor e Para Minha Alegria a bagaceira funcionou!

Ao contrário do que diz o website, essa placa suporta CPUs anteriores a geração Ryzen 3000!
E para uso leve, de internet, pacote Office, e joguinhos leves, o Athlon 3000G resolve e nem precisa de placa de vídeo externa!

"Plaquinha, desculpe ter falado mal de você sem sequer ter te conhecido pessoalmente! I 💕 you!"

A520Athlon3000GE.jpg

A520Athlon3000GD.jpg

Última edição:
sai de um 4790k pra um 3800x em fev/20 , fiquei espantado com a diferença.
sai de um 3800x para um 5800x em Dez/20 , fiquei espantado com a diferença. KKKKKKKKKK

se o seu uso é exclusivamente para games.. Pode ir de 5600x tranquilamente , o desempenho é 99% idêntico a um 5800x. Pelo menos por enquanto né... Não sei os next-gen ae...

5900x como ja falaram acima é OVERKILL , já é pra quem usa mais tarefas ou pra quem realmente não se importa em gastar e ter o "melhor".

Independente de qual vc monte , 5600 5800 5900 5950 , uma dica que te dou é... Invista em uma RAM boa , é onde mora o maior desempenho nos Ryzen.
Um 5600x com uma memoria bem afinada e frequência alta/latência baixa , rende mais do que um 5900x com memoria de frequências baixas/latência alta.

seu wc se não me engano tem as fans de qse 70 cfm... colocar as pichaus de 40cfm talvez mais atrapalhe do que ajude.
Essas fans são mais estéticas do que úteis.
Vou discordar da parte das memórias a diferença de fps é entre 1 a 10 fps... ( se for fps competitivo em 1080p dependendo do jogo), e em 4k a diferença não chega a 3 fps.

Vou discordar da parte das memórias a diferença de fps é entre 1 a 10 fps... ( se for fps competitivo em 1080p dependendo do jogo), e em 4k a diferença não chega a 3 fps.

eu só me baseio em 1080p. Que é como eu uso.
e sobre o video acima citado , já debatemos esse assunto a umas 20 páginas atras.
resumo do resumo = Eu assisti diversos vídeos , assim como este que vc mandou , e era resistente em trocar as minhas antigas 3200@16 que com OC apertadíssimo fazia 3533@16-19-21-36. Achava que um upgrade de memoria, seria jogar dinheiro fora , que não mudaria + do que 3-5FPS. Então por indicações de 2 pessoas aqui do tópico , arrisquei e peguei as Vipers ( que são overkill até demais )... e não me arrependo em nada , ganhei no mínimo uns 20fps de Mínimas , e uns 30 de médias. Isso já no 5800x... no 3800x sempre usei as mesmas 3533 , então não posso responder se teria ganhos com memorias mais altas.
Se vc não quiser acreditar , como alguns aqui duvidaram , tudo bem.. eu entendo , e possivelmente , tbm não acreditaria e teria que pagar para ver... ( que foi o que fiz )
como vai acreditar um um usuário casual , quando tem MILHARES de videos no YT mostrando diferente neh?

EDIT = eu não testei em uma dezena de games , meu único game é BATTLEFIELD V , então foi o único que posso cravar o ganho. Qualquer outro pode ser irrelevante o investimento , teria que testar.

abraços.

Prezados,

Quero botar umas GTX em SLI e queria indicação pra placa AM4 com dois slots PCI-E 16x (full), que rodem em pelo menos x8 cada uma.
Parece que só as x570 conseguem fazer isso: dois slots PCI-E rodando em x8 ao mesmo tempo.

Alguma dica?

Prezados,

Quero botar umas GTX em SLI e queria indicação pra placa AM4 com dois slots PCI-E 16x (full), que rodem em pelo menos x8 cada uma.
Parece que só as x570 conseguem fazer isso: dois slots PCI-E rodando em x8 ao mesmo tempo.

Alguma dica?
Não seria melhor um SLI de 3060?:ahh::coolface:

Seria um SLI de 3060?:thinking::coolface:

Não. De GTX 1070 + 1070Ti.
É uma máquina pro meu filho. Minha single 3060 tá de boa pra mim.

Das RTX 3000, só a 3090 que dá SLI. E se eu tivesse duas 3090 ia botar elas pra ganhar US$...

Prezados,

Alguma dica?
ROG B550-E
Tabela MB AM4
essa tabela , tem uma aba que informa se faz SLI e CF.

Não. De GTX 1070 + 1070Ti.
É uma máquina pro meu filho. Minha single 3060 tá de boa pra mim.

Das RTX 3000, só a 3090 que dá SLI. E se eu tivesse duas 3090 ia botar elas pra ganhar US$...
To ligado, me referi ao "SLI de ethereum" kkkk
Sobre o SLI em si eu já tive aqui e é só dor de cabeça. esquenta bagarai, consomem mais, maioria dos jogos não são compatíveis e quando são vc sofre com micro stuttering.
melhor juntar a grana das duas e pegar uma gpu apenas.

ROG B550-E
Tabela MB AM4
essa tabela , tem uma aba que informa se faz SLI e CF.
Era isso que eu estava procurando!

To ligado, me referi ao "SLI de ethereum" kkkk
Sobre o SLI em si eu já tive aqui e é só dor de cabeça. esquenta bagarai, consomem mais, maioria dos jogos não são compatíveis e quando são vc sofre com micro stuttering.
melhor juntar a grana das duas e pegar uma gpu apenas.
Ah! kkkkkkkkkkkkkkkk
O T-REX faz isso, né? Roda tudo junto!

Pois é. Vou orçar e ver se vale a pena. GPU tá caro demais e dificil de achar. Queria aproveitar as minhas sobras de guerra...

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar