• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
usava em auto até 3933... pra 4000 e 4066 comecou dar erros no tm5 ( que mediante ao artigo lá , vi que era erro ali , e tive que ajustar manualmente para MAIS )..

sobre 1T x 2T , pode ser placebo , mas sempre achei os resultados 1T mais estáveis.

o 2T só se tornava opção para mim , caso fosse usar o gmd OFF para usar latência IMPAR. ( 15 ou 17 ). Como não uso ambas , trabalhei em cima de gmdON - 1T
gdm ligado aqui ferra demais a latência, sempre uso com ele desativado

@HunS

Parece que adicionar Timing/Delay no Cas Bus é a chave para 1T em clocks altos.

Aparentemente o sinal sofre "delay" nessas condições e a configuração de timings compensa o delay.

Por padrão os timings do CAD Bus são 0-0-0, muitos tem conseguido com valores entre 52 e 63 (parece que 56-56-56 é o número mágico para a maioria)
interessante, não cheguei a testar isso
 
Descer pra 1T é delicado, até consegui mas to avaliando CxB, particularmente gostaria de rodar 24x7 no máximo com 1.45v, creio que dá pra fazer 3800 15-15-15-30 1.45v estável.



Qual a CPU, memória (pentes, ranks, chip, layout do PCB e perfil XMP), qual a MB?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Snap

Consegui estável com 1.50v , com1.45v também foi mas quero estressar mais tempo para descobrir o mínimo de tensão estável. Por hora salvei esse perfil na BIOS como meu perfil "estável" (além do 3200C14 do XMP).

63orU3F.jpg

@HunS memórias bateram 59 graus no teste de stress e não deu erro, imagino que temperatura em si não será um causador de erros, correto?
Interessante, vou tentar replicar aqui.

O GearDown ta desligado né?


Uma coisa, o meu ta em 1T, será que é isso?
 
Interessante, vou tentar replicar aqui.

O GearDown ta desligado né?


Uma coisa, o meu ta em 1T, será que é isso?

Aqui GDM off 1T chegou a corromper o windows quando tava testando no TM5. Travou de um jeito, começou bugando o USB, aí travou, deu tela azul e corrompeu. Precisei usar aquelas restaurações que o windows faz pra voltar. Então cuidado ao usar. Hehehe
 
Pessoal, uma dúvida, o 5800X por R$2.700,00 está num valor bom? Não tenho acompanhado os valores dos processadores, vi que desde ontem as 3 grandes estão fazendo promoções da linha Ryzen e estou pensando em pegar um Zen3, mas não sei se o valor está interessante.
 
Ele já esteve a R$ 2.600 e pouco. Menos que isso não lembro de ter visto. Quando comprei meu 5600X por 1900 e pouco tinha boletado o 5800X nesse valor.
 
Ele já esteve a R$ 2.600 e pouco. Menos que isso não lembro de ter visto. Quando comprei meu 5600X por 1900 e pouco tinha boletado o 5800X nesse valor.
Nossa, ai e foda em, mas pela sua config não acho que seja vantagem trocar o que vc tem hoje, a não ser que vc mexa com outros trabalho pesados que necessitam de mais núcleos/threads.
 
Interessante, vou tentar replicar aqui.

O GearDown ta desligado né?


Uma coisa, o meu ta em 1T, será que é isso?

É possível.

B-die estressa MUITO mais o controlador de memória.

Pra ter ideia, o 2x16GB Micron Rev.E consegue dar boot 1T até em 4400MHz aqui no meu setup.

Os 4x8GB B-die não conseguem 1T nem em 3600MHz cl22 1.45v (sim, cl22 pra ter certeza que não é a memória que não está segurando).

Recomendo amaciar para 2T ou ligar o GDM (1.5T) e então trabalhe em frequências e timings melhores. Use o que der mais performance e estabilidade.

@ViTosS1 @HunS

Coloquei um ventilador do lado e abri o vidro só pra testar.

Na primeira coluna, temperatura rodando TM5 com ventilador.

Na segunda coluna, temperatura com ventilador sem fazer nada/ocioso.

Na terceira coluna, temperatura rodando TM5 sem ventilador.

Obs: Mesmo sem ventilador, nessas temperaturas altas não deu erros depois de 4 horas, está com 1.42v (creio que dá pra abaixar mais a tensão).

GMB33rE.jpg


Será que vale a pena inverter os fans superiores de exaustor para refrigerador? Dessa forma jogando ar de fora na direção das memórias/vrm.
 
Última edição:
Eu expliquei errado acho. Eu boletei os dois ao mesmo tempo. E decidi pelo 5600X. Desculpa pela confusão.
 
Aqui GDM off 1T chegou a corromper o windows quando tava testando no TM5. Travou de um jeito, começou bugando o USB, aí travou, deu tela azul e corrompeu. Precisei usar aquelas restaurações que o windows faz pra voltar. Então cuidado ao usar. Hehehe
É que com timmings impar, o GDM arredonda pro par acima, então se quiser colocar um 15, precisa desligar ele, não?

Entao o ideal seria GDM off e 2T?
 
É possível.

B-die estressa MUITO mais o controlador de memória.

Pra ter ideia, o 2x16GB Micron Rev.E consegue dar boot 1T até em 4400MHz aqui no meu setup.

Os 4x8GB B-die não conseguem 1T nem em 3600MHz cl22 1.45v (sim, cl22 pra ter certeza que não é a memória que não está segurando).

Recomendo amaciar para 2T ou ligar o GDM (1.5T) e então trabalhe em frequências e timings melhores. Use o que der mais performance e estabilidade.

@ViTosS1 @HunS

Coloquei um ventilador do lado e abri o vidro só pra testar.

Na primeira coluna, temperatura rodando TM5 com ventilador.

Na segunda coluna, temperatura com ventilador sem fazer nada/ocioso.

Na terceira coluna, temperatura rodando TM5 sem ventilador.

Obs: Mesmo sem ventilador, nessas temperaturas altas não deu erros depois de 4 horas, está com 1.42v.

GMB33rE.jpg


Será que vale a pena inverter os fans superiores de exaustor para refrigerador? Dessa forma jogando ar de fora na direção das memórias/vrm.

Aqui eu uso uma fan de 80mm apoiada na VGA, bem de frente pra elas. Foi o único jeito que achei pra deixar elas frias. Se tens uma VGA grande o suficiente, com backplate, vale a pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É que com timmings impar, o GDM arredonda pro par acima, então se quiser colocar um 15, precisa desligar ele, não?

Entao o ideal seria GDM off e 2T?

Isso. CL ímpar GDM off. Melhor dos mundo seria com 1T, porém aqui deu esse problema que te passei.
 
É que com timmings impar, o GDM arredonda pro par acima, então se quiser colocar um 15, precisa desligar ele, não?

Entao o ideal seria GDM off e 2T?

Normalmente GDM se usa com CAS PAR, alguns casos GDM é melhor, outros 2T é melhor, precisa testar 15(16) com GDM on vs. 15 2T.

Talvez com GDM seja interessante sair dos timings "flat" e tentar 14-16-16-16

Uma comparação boa seria:
14-16-16-16 GDM On
15-15-15-15 2T
 
É possível.

B-die estressa MUITO mais o controlador de memória.

Pra ter ideia, o 2x16GB Micron Rev.E consegue dar boot 1T até em 4400MHz aqui no meu setup.

Os 4x8GB B-die não conseguem 1T nem em 3600MHz cl22 1.45v (sim, cl22 pra ter certeza que não é a memória que não está segurando).

Recomendo amaciar para 2T ou ligar o GDM (1.5T) e então trabalhe em frequências e timings melhores. Use o que der mais performance e estabilidade.

@ViTosS1 @HunS

Coloquei um ventilador do lado e abri o vidro só pra testar.

Na primeira coluna, temperatura rodando TM5 com ventilador.

Na segunda coluna, temperatura com ventilador sem fazer nada/ocioso.

Na terceira coluna, temperatura rodando TM5 sem ventilador.

Obs: Mesmo sem ventilador, nessas temperaturas altas não deu erros depois de 4 horas, está com 1.42v (creio que dá pra abaixar mais a tensão).

GMB33rE.jpg


Será que vale a pena inverter os fans superiores de exaustor para refrigerador? Dessa forma jogando ar de fora na direção das memórias/vrm.
Inverta somente a fan que fica acima das memos.
 
É possível.

B-die estressa MUITO mais o controlador de memória.

Pra ter ideia, o 2x16GB Micron Rev.E consegue dar boot 1T até em 4400MHz aqui no meu setup.

Os 4x8GB B-die não conseguem 1T nem em 3600MHz cl22 1.45v (sim, cl22 pra ter certeza que não é a memória que não está segurando).

Recomendo amaciar para 2T ou ligar o GDM (1.5T) e então trabalhe em frequências e timings melhores. Use o que der mais performance e estabilidade.

@ViTosS1 @HunS

Coloquei um ventilador do lado e abri o vidro só pra testar.

Na primeira coluna, temperatura rodando TM5 com ventilador.

Na segunda coluna, temperatura com ventilador sem fazer nada/ocioso.

Na terceira coluna, temperatura rodando TM5 sem ventilador.

Obs: Mesmo sem ventilador, nessas temperaturas altas não deu erros depois de 4 horas, está com 1.42v (creio que dá pra abaixar mais a tensão).

GMB33rE.jpg


Será que vale a pena inverter os fans superiores de exaustor para refrigerador? Dessa forma jogando ar de fora na direção das memórias/vrm.
antes de migrar para a 2080ti (blocada)... meus dois fans superiores eram usados como intake , justamente para refrigerar as rams e vrms da mb.
Hoje infelizmente não tenho essa opção , mas num proximo swap de gpu , caso volte para AIRCOOLER , voltarei os fans desta forma. Se não me falha a memoria , na epoca o VRM mais quente da 450M que era na casa de 77 , caia pra 68-70, porem memoria não sei dizer , pois as antigas tbm não tinham o sensor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É que com timmings impar, o GDM arredonda pro par acima, então se quiser colocar um 15, precisa desligar ele, não?

Entao o ideal seria GDM off e 2T?
não tem um ideal FINAL..
tudo é teste.. e comparar resultados
cada chip reage de uma forma diferente.
Cada mb reage de uma forma diferente.
cada cpu reage de uma forma diferente.

tenho amigo que comprou mesma Viper que eu... e possuímos mb diferentes.
ele conseguiu usar gmdOFF+1T 3800@14.
eu copiei toda sua config e não consegui. ( e olha que minha mb é superior a dele ).
porem o meu resultado de 4066@16 foi minima coisa "melhor" que o dele. Resultado esse de 4066 que ele não conseguiu , tbm copiando toda minha config. ( ele tem um 5600x )
 
Última edição:
antes de migrar para a 2080ti (blocada)... meus dois fans superiores eram usados como intake , justamente para refrigerar as rams e vrms da mb.
Hoje infelizmente não tenho essa opção , mas num proximo swap de gpu , caso volte para AIRCOOLER , voltarei os fans desta forma. Se não me falha a memoria , na epoca o VRM mais quente da 450M que era na casa de 77 , caia pra 68-70, porem memoria não sei dizer , pois as antigas tbm não tinham o sensor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


não tem um ideal FINAL..
tudo é teste.. e comparar resultados
cada chip reage de uma forma diferente.
Cada mb reage de uma forma diferente.
cada cpu reage de uma forma diferente.

tenho amigo que comprou mesma Viper que eu... e possuímos mb diferentes.
ele conseguiu usar gmdOFF+1T 3800@14.
eu copiei toda sua config e não consegui. ( e olha que minha mb é superior a dele ).
porem o meu resultado de 4066@16 foi minima coisa "melhor" que o dele. Resultado esse de 4066 que ele não conseguiu , tbm copiando toda minha config. ( ele tem um 5600x )

Existe um conceito recente de binning de placa mãe.

Inclusive, via de regra, placas mãe ITX são as melhores para OC de RAM pois tem menos trilhas e trilhas menores, favorecendo a integridade e qualidade do sinal.

Quando estamos nesse nível, operando o hardware no limite de sua capacidade, cada vez mais fatores entram em jogo, justamente por isso que os fabricantes são obrigados a deixar margem para OC nos produtos.

Por exemplo, a AMD só garante 3200MHz no IMC, afinal, vai que o indivíduo quer usar 4 pentes de 32GB numa placa mãe A320.


Em relação ao sensor de temperatura não presente na memória.

Talvez seja por isso que esse kit é barato (até lá fora), dá pra focar só no essencial, não tem RGB e sensor de temperatura.
 
Última edição:
desisto de novo, não tem jeito, minha ram não pega 15-15-15 em 3800mhz de jeito nenhum tb, pelo jeito to no limite do que dá na minha config
 
Existe um conceito recente de binning de placa mãe.

Inclusive, via de regra, placas mãe ITX são as melhores para OC de RAM pois tem menos trilhas e trilhas menores, favorecendo a integridade e qualidade do sinal.
Não chamaria de "binning", até pq não é pra haver essa diferença de qualidade entre mobos de mesmo modelo. É mais questão física de construção do modelo em si mesmo, como vc falou aí na diferença de uma ITX (apenas 2 slots, trilhas curtinhas, e construção boa por geralmente serem modelos premium) ante os outros formatos.
Teoricamente, uma mATX de entrada com 2 slots, mas boa construção, sobe memórias mais do que a maioria das ATX com 4 slots.
 
desisto de novo, não tem jeito, minha ram não pega 15-15-15 em 3800mhz de jeito nenhum tb, pelo jeito to no limite do que dá na minha config

Não consegue nem dar POST?

Dica: Ajuste o tCWL para 14 e tente novamente com os primários em 15-15-15-15-30.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não chamaria de "binning", até pq não é pra haver essa diferença de qualidade entre mobos de mesmo modelo. É mais questão física de construção do modelo em si mesmo, como vc falou aí na diferença de uma ITX (apenas 2 slots, trilhas curtinhas, e construção boa por geralmente serem modelos premium) ante os outros formatos.
Teoricamente, uma mATX de entrada com 2 slots, mas boa construção, sobe memórias mais do que a maioria das ATX com 4 slots.

Concordo que o termo não deveria ser esse heheh

Mas existem projetos de placa mãe, por exemplo a B550 Unify da MSI que é muito boa, trabalha com ProcODT baixíssimo, o que facilita o uso de tensões maiores, que por fim melhora o OC nas B-die.

Vi prints de procodt com menos de 32ohm nessa placa mãe.
 
Existe um conceito recente de binning de placa mãe.

Inclusive, via de regra, placas mãe ITX são as melhores para OC de RAM pois tem menos trilhas e trilhas menores, favorecendo a integridade e qualidade do sinal.

Quando estamos nesse nível, operando o hardware no limite de sua capacidade, cada vez mais fatores entram em jogo, justamente por isso que os fabricantes são obrigados a deixar margem para OC nos produtos.

Por exemplo, a AMD só garante 3200MHz no IMC, afinal, vai que o indivíduo quer usar 4 pentes de 32GB numa placa mãe A320.


Em relação ao sensor de temperatura não presente na memória.

Talvez seja por isso que esse kit é barato (até lá fora), dá pra focar só no essencial, não tem RGB e sensor de temperatura.
Lembro que quando estava pesquisando ele , um review falava EXATAMENTE ISTO!!!
produto focado para entusiastas , sem rgb , e com um denso dissipador..
essas ram são MUITO pesadas. Eu não cheguei a pesar , mas o peso de um pente , era o equivalente ao KIT(2x8) antigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

desisto de novo, não tem jeito, minha ram não pega 15-15-15 em 3800mhz de jeito nenhum tb, pelo jeito to no limite do que dá na minha config
gogo CL16 man... talvez no 16 vc vá além dos 3800 que estava tentando... Lembra que falei que o numero perfeito éra o 3866@16 e acima era luxo...

na steel legend eu usava desta forma aqui (3933)... ainda tenho o print rsrsrs
expremida ao máximo em cada timming.

 
Complicado que as memórias tão tipo mais pro meio das duas fans, um pouco mais a esquerda.

Kkkk
Putz kkkkkkkk...aí é F. Duro que as 2jogando ar pra dentro, não vai criar pressão positiva? Se bem que a fan traseira de exaustor impede, eu acho.
 
Putz kkkkkkkk...aí é F. Duro que as 2jogando ar pra dentro, não vai criar pressão positiva? Se bem que a fan traseira de exaustor impede, eu acho.

Sim... Vai ser na tentativa e teste mesmo.
 
Concordo que o termo não deveria ser esse heheh

Mas existem projetos de placa mãe, por exemplo a B550 Unify da MSI que é muito boa, trabalha com ProcODT baixíssimo, o que facilita o uso de tensões maiores, que por fim melhora o OC nas B-die.

Vi prints de procodt com menos de 32ohm nessa placa mãe.
E em tese todas as Unify serão boas assim.

Inclusive lembro até do buildzoid recomendando ela pra OC, acho que é melhor até que muitas das x570 entusiastas.
 
Não consegue nem dar POST?

Dica: Ajuste o tCWL para 14 e tente novamente com os primários em 15-15-15-15-30.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Concordo que o termo não deveria ser esse heheh

Mas existem projetos de placa mãe, por exemplo a B550 Unify da MSI que é muito boa, trabalha com ProcODT baixíssimo, o que facilita o uso de tensões maiores, que por fim melhora o OC nas B-die.

Vi prints de procodt com menos de 32ohm nessa placa mãe.
consigo dar post, entrar no windows, abrir programas, mas no memtest rapidamente dá erro, vou testar isso do tcwl então

Lembro que quando estava pesquisando ele , um review falava EXATAMENTE ISTO!!!
produto focado para entusiastas , sem rgb , e com um denso dissipador..
essas ram são MUITO pesadas. Eu não cheguei a pesar , mas o peso de um pente , era o equivalente ao KIT(2x8) antigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


gogo CL16 man... talvez no 16 vc vá além dos 3800 que estava tentando... Lembra que falei que o numero perfeito éra o 3866@16 e acima era luxo...

na steel legend eu usava desta forma aqui (3933)... ainda tenho o print rsrsrs
expremida ao máximo em cada timming.

pois é pra passar dos 1900/3800mhz eu já tentei de tudo, mexer no procodt, meter 18-18-18, meter 1.50v de voltagem na ram, 2t, gear down mode, meter vsoc em 1.20v, loadline calibration no vsoc, vddg, vddp, dos 1900/3800mhz não passa por nada, e nos 3800mhz só consigo 16-16-16-30 que não adiantou tb nada pra baixar os timmings primários
 
consigo dar post, entrar no windows, abrir programas, mas no memtest rapidamente dá erro, vou testar isso do tcwl então


pois é pra passar dos 1900/3800mhz eu já tentei de tudo, mexer no procodt, meter 18-18-18, meter 1.50v de voltagem na ram, 2t, gear down mode, meter vsoc em 1.20v, loadline calibration no vsoc, vddg, vddp, dos 1900/3800mhz não passa por nada, e nos 3800mhz só consigo 16-16-16-30 que não adiantou tb nada pra baixar os timmings primários

IF acima de 1900 provavelmente vai exigir mais tensão no 1.8v PLL.

Posta seu ZenTimings e tensão da memória.

Tem várias regras de timings, não é só sair abaixando tudo, eu não conheço todas, segue as que eu conheço:

tRTP tem que ser divisor inteiro do tRFC para melhor estabilidade e performance.

tWR tem que ser o dobro do tRTP

tFAW não pode ser menor que tRDDS vezes 4.

tRAS idealmente não deve ser menor que tRCD + tRP

tRC não pode ser menor que tRAS + tRP

tCWL deve ser igual tCL ou tCL menos 1
 
Última edição:
Lembrando pra galera que tem algum BO no controlador de memória da série 5000, aqui meu 5800x não boota nem com reza em 1900, mas 1933 e 1966 ele boota normal (apesar de ainda dar WHEA). Não é em todos que acontece isso, mas é bom ficar esperto caso vc não consiga bootar em 3800 de jeito nenhum.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo