• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
IF acima de 1900 provavelmente vai exigir mais tensão no 1.8v PLL.

Posta seu ZenTimings e tensão da memória.

Tem várias regras de timings, não é só sair abaixando tudo, eu não conheço todas, segue as que eu conheço:

tRTP tem que ser divisor inteiro do tRFC para melhor estabilidade e performance.

tWR tem que ser o dobro do tRTP

tFAW não pode ser menor que tRDDS vezes 4.

tRAS idealmente não deve ser menor que tRCD + tRP

tRC não pode ser menor que tRAS + tRP

tCWL deve ser igual tCL ou tCL menos 1
blz, segue como fica estável aqui como estou usando, qualquer alteração disso seja pra 3866mhz ou pra tentar baixar pra 15-15-15 eu não consigo estabilidade mesmo ajustando os vsoc, vddp, vddg, procodt e o caramba a 4

Sem-t-tulo.jpg

1.38v na ram, e sim eu não mexi no trfc pq na minha mobo quando o pc não boota por causa dele só volta a ligar se eu der clear cmos lá no botão na placa mãe

edit: acabei de mexer no trfc aqui pelo seguinte, estranhei esse valor de 666 apresentado já que eu usava em auto e na bios em auto aparecia que estava setado 312, 195 eu acho e depois 120 e alguma coisa, setei manualmente estes valores e agora no zen timmings me mostram eles mesmo, com isso reduziu a latência da ram pra 54,7ns fazendo agora 58mil de leitura e escrita e mais mil na cópia de diferença tb

vou deixar a screen posterior com o trfc ajustado pelos valores que a mobo dizia que são de auto dela mas que ela não setava aí eu só setei manualmente, serve pra comparação da diferença que o trfc sozinho faz pra quem tem dúvidas

Sem-t-tulo.jpg
 
Última edição:
E em tese todas as Unify serão boas assim.

Inclusive lembro até do buildzoid recomendando ela pra OC, acho que é melhor até que muitas das x570 entusiastas.
Tem alguma B550 boa no mercado BR até uns 2k?
 
Tem alguma B550 boa no mercado BR até uns 2k?
Steel Legend ATX, Strix B550-F/A e Gaming Edge são boas "intermediárias" (puxando mais pra high) na casa dos 1500. Indo perto dos 2k mesmo tem a B550-E.

Isso ai é preço de X570 cara kk.
O preço das B550 é bem próximo das x570, até por serem mais novas e muitas delas ter VRMs idênticos (ou até melhores em alguns casos) do que a versão x570.
 
Não chamaria de "binning", até pq não é pra haver essa diferença de qualidade entre mobos de mesmo modelo. É mais questão física de construção do modelo em si mesmo, como vc falou aí na diferença de uma ITX (apenas 2 slots, trilhas curtinhas, e construção boa por geralmente serem modelos premium) ante os outros formatos.
Teoricamente, uma mATX de entrada com 2 slots, mas boa construção, sobe memórias mais do que a maioria das ATX com 4 slots.
Mas essa diferença existe, o pessoal sério no OC de RAM costuma binnar placa-mãe, por exemplo lá no OCnet compram várias Apex (mesmo modelo) e uma sempre é melhor que a outra...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É possível.

B-die estressa MUITO mais o controlador de memória.

Pra ter ideia, o 2x16GB Micron Rev.E consegue dar boot 1T até em 4400MHz aqui no meu setup.

Os 4x8GB B-die não conseguem 1T nem em 3600MHz cl22 1.45v (sim, cl22 pra ter certeza que não é a memória que não está segurando).

Recomendo amaciar para 2T ou ligar o GDM (1.5T) e então trabalhe em frequências e timings melhores. Use o que der mais performance e estabilidade.

@ViTosS1 @HunS

Coloquei um ventilador do lado e abri o vidro só pra testar.

Na primeira coluna, temperatura rodando TM5 com ventilador.

Na segunda coluna, temperatura com ventilador sem fazer nada/ocioso.

Na terceira coluna, temperatura rodando TM5 sem ventilador.

Obs: Mesmo sem ventilador, nessas temperaturas altas não deu erros depois de 4 horas, está com 1.42v (creio que dá pra abaixar mais a tensão).

GMB33rE.jpg


Será que vale a pena inverter os fans superiores de exaustor para refrigerador? Dessa forma jogando ar de fora na direção das memórias/vrm.
Vc tá rodando qual preset no TM5? Aqui eu inverti somente a fan de cima das RAMs pra jogar ar de fora pra dentro e ajudou demais, a outra fan eu deixei como exaustor mesmo e por incrível que pareça não alterou a temperatura da placa de vídeo e elas não conflitam o ar uma com a outra, se eu boto as duas de cima jogando ar pra dentro piora e muito a temperatura da placa de vídeo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existe um conceito recente de binning de placa mãe.

Inclusive, via de regra, placas mãe ITX são as melhores para OC de RAM pois tem menos trilhas e trilhas menores, favorecendo a integridade e qualidade do sinal.

Quando estamos nesse nível, operando o hardware no limite de sua capacidade, cada vez mais fatores entram em jogo, justamente por isso que os fabricantes são obrigados a deixar margem para OC nos produtos.

Por exemplo, a AMD só garante 3200MHz no IMC, afinal, vai que o indivíduo quer usar 4 pentes de 32GB numa placa mãe A320.


Em relação ao sensor de temperatura não presente na memória.

Talvez seja por isso que esse kit é barato (até lá fora), dá pra focar só no essencial, não tem RGB e sensor de temperatura.
Sim, placas-mãe com 2 slots pra RAM costumam ser melhores no OC, uma boa é a ROG Strix X570-I, bem que a Asus podia lançar uma Apex versão pra AMD, a placa-mãe mais pica que tem pra OC de RAM/CPU e etc que vive quebrando recordes nos Intel.
 
Última edição:
Mas o pessoal sério no OC de RAM costuma binar placa-mãe, por exemplo lá no OCnet compram várias Apex (mesmo modelo) e uma sempre é melhor que a outra...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vc tá rodando qual preset no TM5? Aqui eu inverti somente a fan de cima das RAMs pra jogar ar de fora pra dentro e ajudou demais, a outra fan eu deixei como exaustor mesmo e por incrível que pareça não alterou a temperatura da placa de vídeo e elas não conflitam o ar uma com a outra, se eu boto as duas de cima jogando ar pra dentro piora e muito a temperatura da placa de vídeo

A fan traseira não deu conta de tirar o bafo quente que sai da placa de vídeo e precisou de uma fan superior ajudando, é isso?

Pra teste rápido (20 mins) uso o "1usmus_v3"
Pra teste mais extensivo uso o "Extreme1@anta777"

Por enquanto meu perfil "estável" é esse com 1.42v embora no momento esteja usando 1.39v sem erros até agora, se continuar vou mudar no meu perfil de 1.42v para 1.39v.

k7FOuMe.png


6XuCFqT.png


Em modo de segurança bate 55ns, minha instalação do Windows tá bem poluída heheheh

o41HXAd.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

blz, segue como fica estável aqui como estou usando, qualquer alteração disso seja pra 3866mhz ou pra tentar baixar pra 15-15-15 eu não consigo estabilidade mesmo ajustando os vsoc, vddp, vddg, procodt e o caramba a 4

Sem-t-tulo.jpg

1.38v na ram, e sim eu não mexi no trfc pq na minha mobo quando o pc não boota por causa dele só volta a ligar se eu der clear cmos lá no botão na placa mãe

edit: acabei de mexer no trfc aqui pelo seguinte, estranhei esse valor de 666 apresentado já que eu usava em auto e na bios em auto aparecia que estava setado 312, 195 eu acho e depois 120 e alguma coisa, setei manualmente estes valores e agora no zen timmings me mostram eles mesmo, com isso reduziu a latência da ram pra 54,7ns fazendo agora 58mil de leitura e escrita e mais mil na cópia de diferença tb

vou deixar a screen posterior com o trfc ajustado pelos valores que a mobo dizia que são de auto dela mas que ela não setava aí eu só setei manualmente, serve pra comparação da diferença que o trfc sozinho faz pra quem tem dúvidas

Sem-t-tulo.jpg

Dá uma conferida aqui na tabela:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dsu9K1Nt_7apHBdiy0MWVPcYjf6nOlr9CtkkfN78tSo/edit#gid=321590489

Notei que tem bastante usuário com 2x8GB usando 20ohm no AddrCmdDrvStr e ligando o RttNom (RZQ/7)

Também sugiro ajustar a proporção tRFC , tRTP e tWR para auxiliar na estabilidade.

O cenário ideal (pensando em estabilidade) é tRP ser um divisor do tRFC (divisão sem resto / casa decimal). tWR coloque o dobro do tRTP.

No meu caso: tRFC = 304 , tRTP = 8 (304 / 8 = 8, então ok). tWR = 16 (pois o tRTP é = 8).

No teu caso tRFC = 666, tRTP = 8 (666 / 8 = 83.25, tem .25 na casa decimal, não é o ideal).

Casa decimal .25 / .50 / .75 não é o ideal mas funciona.
 
Última edição:
Mas essa diferença existe, o pessoal sério no OC de RAM costuma binnar placa-mãe, por exemplo lá no OCnet compram várias Apex (mesmo modelo) e uma sempre é melhor que a outra...
Mas o controlador de memória é na CPU atualmente, as placa mães só tem componentes passivos e muitos poucos ativos no tocante a memória.
Eu dei uma lida (bem rápida) lá nas threads e só vi pessoas que trocaram essa mobo por conta de problemas com o NIC.
 
A fan traseira não deu conta de tirar o bafo quente que sai da placa de vídeo e precisou de uma fan superior ajudando, é isso?
Sim, foi exatamente isso. Passou nessa preset Anta777 Extreme1 do TM5 dificilmente vai falhar em outros softwares de stress, já tive OC de RAM passando no RAMTest Karhu e falhando no TM5, o foda que quanto mais GB vc tiver de RAM mais demorado é o teste dele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas o controlador de memória é na CPU atualmente, as placa mães só tem componentes passivos e muitos poucos ativos no tocante a memória.
Eu dei uma lida (bem rápida) lá nas threads e só vi pessoas que trocaram essa mobo por conta de problemas com o NIC.
Mas binnagem de placa-mãe existe sim, já vi gente lá fazendo isso e se perguntar pra algum OCer mais extremo vai saber tbm. Se não me engano quando li a respeito era no processo de fabricação mesmo algumas tinham mais vantagens de uma ''solda'' melhor algo assim, coisa meio random, falando a grosso modo.
 
Sim, foi exatamente isso. Passou nessa preset Anta777 Extreme1 do TM5 dificilmente vai falhar em outros softwares de stress, já tive OC de RAM passando no RAMTest Karhu e falhando no TM5, o foda que quanto mais GB vc tiver de RAM mais demorado é o teste dele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas binnagem de placa-mãe existe sim, já vi gente lá fazendo isso e se perguntar pra algum OCer mais extremo vai saber tbm. Se não me engano quando li a respeito era no processo de fabricação mesmo algumas tinham mais vantagens de uma ''solda'' melhor algo assim, coisa meio random, falando a grosso modo.

Acertou em cheio man, fiz igual você, inverti só a fan de cima mais da direita.

l6nTxfG.jpg


A minha temperatura em 14min de TM5 virou a temperatura que tinha antes da mudança com o PC ocioso, olha o gráfico no iCUE (a queda foi quando hibernei o PC para trocar a posição da fan) :olar:

KaDTAkQ.jpg
 
Mas binnagem de placa-mãe existe sim, já vi gente lá fazendo isso e se perguntar pra algum OCer mais extremo vai saber tbm. Se não me engano quando li a respeito era no processo de fabricação mesmo algumas tinham mais vantagens de uma ''solda'' melhor algo assim, coisa meio random, falando a grosso modo.
Se vc diz, beleza, podem até haver diferenças no processo e QA, mas mesmo assim isso não é binning.
 
Se vc diz, beleza, podem até haver diferenças no processo e QA, mas mesmo assim isso não é binning.
Eu falo a pessoa binnar ela mesma escolhendo qual a melhor placa-mãe pra seguir nos OC, não é um binning da própria indústria e sim da pessoa mesmo selecionando, igual quando mandam 200 samples de CPU pra um OCer extremo e ele vai binnando qual o melhor 1 por 1.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acertou em cheio man, fiz igual você, inverti só a fan de cima mais da direita.

l6nTxfG.jpg


A minha temperatura em 14min de TM5 virou a temperatura que tinha antes da mudança com o PC ocioso, olha o gráfico no iCUE (a queda foi quando hibernei o PC para trocar a posição da fan) :olar:

KaDTAkQ.jpg
Eu testei dos 3 modos, 2 fans de exaustoras, 2 fans de intake e uma de exaustão e a outra intake para as RAM e a melhor foi dessa forma (pra todo o conjunto CPU/VGA/RAM), ainda distanciei um pouco uma fan da outra pra não conflitar em hipótese alguma, mas isso varia de case pra case, agora que troquei de gabinete (falta montar) talvez eu tenha que usar um ferrinho moldável que importei que vc conecta uma fan na ponta dele e direciona para as RAM. Mas tô usando assim por enquanto:

yVciAcW.jpg

E o ferrinho que estava falando:

 
Última edição:
Se vc diz, beleza, podem até haver diferenças no processo e QA, mas mesmo assim isso não é binning.

Acho que é um procedimento "similar", mas realmente não envolve chip/silício em si... Mas na falta de um nome melhor, vai binning mesmo hehehehe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu falo a pessoa binnar ela mesma escolhendo qual a melhor placa-mãe pra seguir nos OC, não é um binning da própria indústria e sim da pessoa mesmo selecionando, igual quando mandam 200 samples de CPU pra um OCer extremo e ele vai binnando qual o melhor 1 por 1.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu testei dos 3 modos, 2 fans de exaustoras, 2 fans de intake e uma de exaustão e a outra intake para as RAM e a melhor foi dessa forma (pra todo o conjunto CPU/VGA/RAM), ainda distanciei um pouco uma fan da outra pra não conflitar em hipótese alguma, mas isso varia de case pra case, agora que troquei de gabinete (falta montar) talvez eu tenha que usar um ferrinho moldável que importei que vc conecta uma fan na ponta dele e direciona para as RAM. Mas tô usando assim por enquanto:

yVciAcW.jpg

E o ferrinho que estava falando:


Deve ser muito mais eficiente um fan em cima da memória do que o fan do gabinete jogando ar perto da memória.
 
A fan traseira não deu conta de tirar o bafo quente que sai da placa de vídeo e precisou de uma fan superior ajudando, é isso?

Pra teste rápido (20 mins) uso o "1usmus_v3"
Pra teste mais extensivo uso o "Extreme1@anta777"

Por enquanto meu perfil "estável" é esse com 1.42v embora no momento esteja usando 1.39v sem erros até agora, se continuar vou mudar no meu perfil de 1.42v para 1.39v.

k7FOuMe.png


6XuCFqT.png


Em modo de segurança bate 55ns, minha instalação do Windows tá bem poluída heheheh

o41HXAd.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Dá uma conferida aqui na tabela:

Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dsu9K1Nt_7apHBdiy0MWVPcYjf6nOlr9CtkkfN78tSo/edit#gid=321590489

Notei que tem bastante usuário com 2x8GB usando 20ohm no AddrCmdDrvStr e ligando o RttNom (RZQ/7)

Também sugiro ajustar a proporção tRFC , tRTP e tWR para auxiliar na estabilidade.

O cenário ideal (pensando em estabilidade) é tRP ser um divisor do tRFC (divisão sem resto / casa decimal). tWR coloque o dobro do tRTP.

No meu caso: tRFC = 304 , tRTP = 8 (304 / 8 = 8, então ok). tWR = 16 (pois o tRTP é = 8).

No teu caso tRFC = 666, tRTP = 8 (666 / 8 = 83.25, tem .25 na casa decimal, não é o ideal).

Casa decimal .25 / .50 / .75 não é o ideal mas funciona.
tentei reduzir o rtfc e na primeira tentativa aumentou a latência no aida em 1ns mesmo eu tendo baixado todos 3 valores do trfc e deixado os 3 em divisor de 8 sem decimais como vc disse, até que fui tentar reduzir mais e lá foi necessário abrir o pc pra dar clear cmos pra ele voltar a ligar, enfim deixei o trfc como aí mesmo, e fui testar agora se ficava estável em 3866mhz e agora foi hahahaha finalmente foi e com 1.40v, show de bola, vou testar bastante agora pra garantir e se der certo amanhã parto pra 3933mhz

obrigadão mesmo, creio que foi um bom ganho já, latência agora no aida64 foi pra 53ns
 
tentei reduzir o rtfc e na primeira tentativa aumentou a latência no aida em 1ns mesmo eu tendo baixado todos 3 valores do trfc e deixado os 3 em divisor de 8 sem decimais como vc disse, até que fui tentar reduzir mais e lá foi necessário abrir o pc pra dar clear cmos pra ele voltar a ligar, enfim deixei o trfc como aí mesmo, e fui testar agora se ficava estável em 3866mhz e agora foi hahahaha finalmente foi e com 1.40v, show de bola, vou testar bastante agora pra garantir e se der certo amanhã parto pra 3933mhz

obrigadão mesmo, creio que foi um bom ganho já, latência agora no aida64 foi pra 53ns

tRFC normalmente escala com a tensão (em B-die, tudo escala com tensão, por isso faz OC mt bem)


68747470733a2f2f692e696d6775722e636f6d2f576e677567314d2e706e67
 
Placa mãe da Galax é boa? Nem sabia que tinha. Vi uma B550 na Terabyte por 700 pilas.
 
tRFC normalmente escala com a tensão (em B-die, tudo escala com tensão, por isso faz OC mt bem)


68747470733a2f2f692e696d6775722e636f6d2f576e677567314d2e706e67
boa, terminei os testes, com 3933mhz não ficou estável então tenho que ver se precisa de mais voltagem na ram ou subir mais algo mas por enquanto manterei os 3866mhz que finalmente consegui estabilizar, os resultados são bons mas é aquela estou com a curva em todos os núcleos e limitando o consumo usando 142/95/140 lá nos valores do pbo, então segue como está agora e vou deixar um tempo assim e curtir o pc

Sem-t-tulo.jpg

obrigadão aí, se não fosse isso jamais teria visto que o trfc em auto não estava setando o valor que informava na bios e nem teria conseguido a estabilidade com o clock além dos 3800mhz
 
boa, terminei os testes, com 3933mhz não ficou estável então tenho que ver se precisa de mais voltagem na ram ou subir mais algo mas por enquanto manterei os 3866mhz que finalmente consegui estabilizar, os resultados são bons mas é aquela estou com a curva em todos os núcleos e limitando o consumo usando 142/95/140 lá nos valores do pbo, então segue como está agora e vou deixar um tempo assim e curtir o pc

Sem-t-tulo.jpg

obrigadão aí, se não fosse isso jamais teria visto que o trfc em auto não estava setando o valor que informava na bios e nem teria conseguido a estabilidade com o clock além dos 3800mhz

Tem vídeo do BZ que ele cita que algumas memórias não conseguem fazer tRCDRD baixo por conta do layout do PCB.

Já viu se o seu é A2 (layout novo/melhor) ou diferente?
 
Última edição:
Tem vídeo do BZ que ele cita que algumas memórias não conseguem fazer tRCDRD baixo por conta do layout do PCB.

Já viu se o seu é A2 (layout novo/melhor) ou diferente?
na verdade eu não consegui baixar o programa do typhoon lá e caguei pra ele, mas tudo indica que é a A2 pq comprei no final do ano passado e ela não consegue nenhum resultado igual a A0 que o dram calculator faz mas bate certinho com o que sugerem da A2, pelo dram calculator a A2 é pior, pq nem sugerem 15-15-15 pra ela e na A0 sim, e de fato a minha nunca consegui 15-15-15 de jeito nenhum, quanto a tRCDRD eu nunca testei as latências primárias separadamente, sempre é 15-15-15 ou 16-16-16 ou 14-14-14
 
na verdade eu não consegui baixar o programa do typhoon lá e caguei pra ele, mas tudo indica que é a A2 pq comprei no final do ano passado e ela não consegue nenhum resultado igual a A0 que o dram calculator faz mas bate certinho com o que sugerem da A2, pelo dram calculator a A2 é pior, pq nem sugerem 15-15-15 pra ela e na A0 sim, e de fato a minha nunca consegui 15-15-15 de jeito nenhum, quanto a tRCDRD eu nunca testei as latências primárias separadamente, sempre é 15-15-15 ou 16-16-16 ou 14-14-14

O Thaipoon não é definitivo, nem todas marcas se dão ao trabalho de programar todas informações no SPD. A Corsair por exemplo não programa a versão do PCB no SPD, então o Thaipoon sempre vai informar A0 (que é o padrão para valor 0 / nulo em DDR4) se sua memória for Corsair.

Eu suspeito que pode ser layout A0 ou A1, pois você não consegue abaixar os timings para 15, de acordo com a calculadora A0 não faz isso.

Eu sei que A0/A1 limita os timings e também o clock máximo (entre 4200MHz e 4400MHz costuma ser o limite do PCB A0/A1).

Vi que sua memória é a G.Skill F4-3200C14-8GTZ.

Até onde sei a maior parte dos projetos da G.Skill que terminam com GTZ são antigos, de 2018 para trás, quando existiam X299 e Z170.

Só pelo QVL da G.Skill dá pra verificar isso:

2x8GB B-Die 3800MHz PCB A2:

5s06JYH.png


2x8GB B-Die 3800MHz PCB A0/A1:

zHy3zib.png


PCB A2 é mais novo, de 2019 para cá.

PCB A0:
A0.thumb.jpg.c7c1b88328a603cf05f483e7cb395973.jpg


PCB A1:
A1.thumb.jpg.1fafc7d96caca40e3a9d17d9d97b7b19.jpg


PCB A2:
A2.thumb.jpg.438e382663b46008df09e9ae4b182c06.jpg


Repare que no PCB A2 os chips de memória estão bem perto dos contatos e os dois grupos de 4 chips estão bem distantes dos outros, o "meio do PCB" fica vazio ou no máximo tem o controlador de RGB... sensor de temperatura, etc...
 
Última edição:
 
Depois de qse 3 meses rodando 24/7 , praticamente nunca desligo pc.
Resolvi rodar o tm5@extreme e o aida pra ver se continuava em números e s/ erros , pois em estabilidade de sistema , nunca tive qlq oscilação.
PS: nem resetei o pc para rodar os testes KKKK. Ta sem reset desde domingo eu acho.

 
O Thaipoon não é definitivo, nem todas marcas se dão ao trabalho de programar todas informações no SPD. A Corsair por exemplo não programa a versão do PCB no SPD, então o Thaipoon sempre vai informar A0 (que é o padrão para valor 0 / nulo em DDR4) se sua memória for Corsair.

Eu suspeito que pode ser layout A0 ou A1, pois você não consegue abaixar os timings para 15, de acordo com a calculadora A0 não faz isso.

Eu sei que A0/A1 limita os timings e também o clock máximo (entre 4200MHz e 4400MHz costuma ser o limite do PCB A0/A1).

Vi que sua memória é a G.Skill F4-3200C14-8GTZ.

Até onde sei a maior parte dos projetos da G.Skill que terminam com GTZ são antigos, de 2018 para trás, quando existiam X299 e Z170.

Só pelo QVL da G.Skill dá pra verificar isso:

2x8GB B-Die 3800MHz PCB A2:

5s06JYH.png


2x8GB B-Die 3800MHz PCB A0/A1:

zHy3zib.png


PCB A2 é mais novo, de 2019 para cá.

PCB A0:
A0.thumb.jpg.c7c1b88328a603cf05f483e7cb395973.jpg


PCB A1:
A1.thumb.jpg.1fafc7d96caca40e3a9d17d9d97b7b19.jpg


PCB A2:
A2.thumb.jpg.438e382663b46008df09e9ae4b182c06.jpg


Repare que no PCB A2 os chips de memória estão bem perto dos contatos e os dois grupos de 4 chips estão bem distantes dos outros, o "meio do PCB" fica vazio ou no máximo tem o controlador de RGB... sensor de temperatura, etc...
pois é, e não é só não conseguir os 15-15-15, o tfaw por exemplo só consigo em 24, se botar 16 ou 20 tenho perda de sinal de vídeo ao rodar o memtest, tenho 99% de certeza que é o A0 mesmo, ou então seria um A2 muito ruim, de qualquer forma já deu uma diferença boa em pontuações do winrar, aida64 e tal, mas em jogos não ganhei nada, mas faz parte
 
pois é, e não é só não conseguir os 15-15-15, o tfaw por exemplo só consigo em 24, se botar 16 ou 20 tenho perda de sinal de vídeo ao rodar o memtest, tenho 99% de certeza que é o A0 mesmo, ou então seria um A2 muito ruim, de qualquer forma já deu uma diferença boa em pontuações do winrar, aida64 e tal, mas em jogos não ganhei nada, mas faz parte
essa parte de ganho em jogo pode as vezes nem aparecer.
realmente o único game que senti uma diferença Notável é o BFV. aonde vieram FPS a mais mesmo.
outros games , como por exemplo o Warzone , eu não vi o FPS a mais , porem eu senti menos oscilações , um framerate mais linear.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo