[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Com o Software gratuito fan control (link) é possível controlar essa fan. Aliás, esse programa é excelente, dá para controlar todas as fans baseado em inúmeros jeitos diferentes muito mais complexos, e sem as limitações de temperatura máxima que o controle arcaico da bios ou programas da Asus tem.

aEy9dwl.png

Só que na versão que eu tenho do programa (que é mais antiga) ele não lê o sensor de temperatura do chipset aí fica complicado de controlar automaticamente. Não sei se já está pegando nas mais novas. Mas eu deixo no automático aqui. Depois de uns 15min com o PC ligado, o chipset estava em 70°C. Coloquei a fan em 0% e aí começou a subir rapidamente pra 75°C em poucos segundos, aí liguei novamente. Então deixo no automático mesmo, já que a VGA fica tampando o chipset, melhor ficar rodando direto.

Sim, alguns softwares podem controlar essa fan, mas já vi relatos de pessoas que não conseguem controlar nem por softwares de terceiros.

No caso nas BIOS da Asus é sem chance.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi.

Aqui está sempre em 65°C, então fica 100% o tempo todo.

Interessante esse software, vou testar depois. Mas, pelo seu relato, no caso da X570 parece que não vale muito a pena...

No meu caso o chipset esquenta com o bafo que sai da 3080.

Há rumores de que AMD Milan-X apresenta matrizes / dies empilhadas, tecnologia de embalagem X3D​

O produto da AMD com empilhamento de matrizes X3D é o Milan-X?​

Um novo boato sugere que a AMD está agora desenvolvendo ativamente o chip Milan com matrizes / dies empilhadas.

AMD-MilanX-2-768x286.jpg

A AMD revelou em março de 2020 que agora está trabalhando em sua tecnologia de embalagem X3D que apresentaria design híbrido 2.5D e 3D. Hoje Patrick Schur revelou um codinome que pode estar associado a esta tecnologia. O primeiro produto da AMD a apresentar matrizes / dies empilhadas poderia ser o Milan-X, que provavelmente apresentaria núcleos Zen3.

Outro vazamento (ExecutableFix) confirmou que o produto também carrega um codinome Milan-X (3D). Também é revelado que possui o die Genesis-IO. Genesis é um codinome da arquitetura EPYC Zen3 da geração atual.

De acordo com nossas fontes, não se espera que Milan-X se concentre na contagem de núcleos, mas sim no aumento da largura de banda. Não é um produto de consumo, mas um processador orientado para data center. No Financial Analyst Day, a AMD lançou um diagrama simplificado com quatro blocos de computação em um padrão 2 × 2 e memória empilhada ao redor do chip. Essa tecnologia de embalagem é chamada de X3D, pois denota uma abordagem híbrida.

Produtos de consumo com matrizes / dies empilhadas provavelmente estão muito distantes de agora. No momento, os projetos de processadores estão se concentrando em projetos de Módulos Multi-Chip (MCM) e arquiteturas de núcleo híbrido (com núcleos de alta eficiência e alto desempenho). Os vazamentos podem sugerir que podemos ouvir mais sobre o Milan-X durante a palestra da AMD na Computex, porém, este evento está agendado para a próxima semana.

Uma simulação do pacote AMD Zen4 “Raphael” AM5 LGA1718 vazou​

Socket AMD Zen4 “Raphael” LGA1718 retratado​

ExecutableFix revelou o layout de almofadas LGA do processador AMD de próxima geração.

O vazamento já revelou que o soquete AMD AM5 suportará processadores LGA1718. Este método de conexão entre CPU e placas-mãe provavelmente será usado por uma série de processadores com o codinome “Raphael”. O novo vazamento revela o primeiro olhar para essas séries que agora dizem que serão lançadas no próximo ano.

De acordo com o ExecutableFix, as CPUs Raphael terão 120W de TDP, mas há uma variante de 170W que aparece para algum tipo de edição especial. É ainda revelado que o processador suporta tecnologia de memória DDR5 e não tem suporte DDR4 como Intel Alder Lake (compatível com ambos os padrões). O CPU terá 28 pistas PCI Express , que é uma atualização sobre a série Zen4, que suportava 24. No entanto, ao contrário dos processadores Intel LGA1700, o AMD Zen4 Raphael suportará apenas o padrão PCIe Gen4 .

AMD AM5 (LGA1718), Fonte: @ExecuFix

As especificações dos CPUs Raphael são desconhecidas, mas é possível que o layout dos chips tenha mudado e a AMD tenha conseguido colocar mais matrizes de computação no pacote. Este foi o caso da série EPYC de 4ª Geração, que contará com mais núcleos.

AMD AM5 vs Intel LGA1700, Fonte: @ExecuFix & VideoCardz

O AMD Raphael provavelmente equipará a série Ryzen 7000 e será outro produto Zen4 ao lado do Genoa (EPYC) e do Pheonix (APU). Foi relatado anteriormente que o AMD Raphael poderia ser lançado no final do quarto trimestre de 2022. Dito isso, Raphael provavelmente competiria com o sucessor de Alder Lake, que é Raptor Lake.

9ZPVUcd.png

Última edição:
Boa tarde ! Atualmente, tenho um Wraith prism, sai de um 2700, e estou pensando em pegar o 5800x por 2600; alguém que tenha esse processador, sabe se o Gammaxx GTE,snowman t6(aqueles do ali) ou se precisaria ja partir pra um aircooler mais caro como fuma2 etc? Ou se era melhor pegar um 3700x por 2k mesmo e aproveitar o cooler.

Tenho uma b450m steel legend e ja vi uns relatos que falaram que as b450m n tankam bem o 5800x, procede isso? se for vdd, acho mais interessante o 3700x, já que não tenho uma gpu muito forte e parece que o 3700x não fica muito atras do 5800x em tarefas como adobe.

vlw

Há rumores de que AMD Milan-X apresenta matrizes / dies empilhadas, tecnologia de embalagem X3D​

O produto da AMD com empilhamento de matrizes X3D é o Milan-X?​

Um novo boato sugere que a AMD está agora desenvolvendo ativamente o chip Milan com matrizes / dies empilhadas.

AMD-MilanX-2-768x286.jpg

A AMD revelou em março de 2020 que agora está trabalhando em sua tecnologia de embalagem X3D que apresentaria design híbrido 2.5D e 3D. Hoje Patrick Schur revelou um codinome que pode estar associado a esta tecnologia. O primeiro produto da AMD a apresentar matrizes / dies empilhadas poderia ser o Milan-X, que provavelmente apresentaria núcleos Zen3.

Outro vazamento (ExecutableFix) confirmou que o produto também carrega um codinome Milan-X (3D). Também é revelado que possui o die Genesis-IO. Genesis é um codinome da arquitetura EPYC Zen3 da geração atual.

De acordo com nossas fontes, não se espera que Milan-X se concentre na contagem de núcleos, mas sim no aumento da largura de banda. Não é um produto de consumo, mas um processador orientado para data center. No Financial Analyst Day, a AMD lançou um diagrama simplificado com quatro blocos de computação em um padrão 2 × 2 e memória empilhada ao redor do chip. Essa tecnologia de embalagem é chamada de X3D, pois denota uma abordagem híbrida.

Produtos de consumo com matrizes / dies empilhadas provavelmente estão muito distantes de agora. No momento, os projetos de processadores estão se concentrando em projetos de Módulos Multi-Chip (MCM) e arquiteturas de núcleo híbrido (com núcleos de alta eficiência e alto desempenho). Os vazamentos podem sugerir que podemos ouvir mais sobre o Milan-X durante a palestra da AMD na Computex, porém, este evento está agendado para a próxima semana.

Uma simulação do pacote AMD Zen4 “Raphael” AM5 LGA1718 vazou​

Socket AMD Zen4 “Raphael” LGA1718 retratado​

ExecutableFix revelou o layout de almofadas LGA do processador AMD de próxima geração.

O vazamento já revelou que o soquete AMD AM5 suportará processadores LGA1718. Este método de conexão entre CPU e placas-mãe provavelmente será usado por uma série de processadores com o codinome “Raphael”. O novo vazamento revela o primeiro olhar para essas séries que agora dizem que serão lançadas no próximo ano.

De acordo com o ExecutableFix, as CPUs Raphael terão 120W de TDP, mas há uma variante de 170W que aparece para algum tipo de edição especial. É ainda revelado que o processador suporta tecnologia de memória DDR5 e não tem suporte DDR4 como Intel Alder Lake (compatível com ambos os padrões). O CPU terá 28 pistas PCI Express , que é uma atualização sobre a série Zen4, que suportava 24. No entanto, ao contrário dos processadores Intel LGA1700, o AMD Zen4 Raphael suportará apenas o padrão PCIe Gen4 .

AMD AM5 (LGA1718), Fonte: @ExecuFix

As especificações dos CPUs Raphael são desconhecidas, mas é possível que o layout dos chips tenha mudado e a AMD tenha conseguido colocar mais matrizes de computação no pacote. Este foi o caso da série EPYC de 4ª Geração, que contará com mais núcleos.

AMD AM5 vs Intel LGA1700, Fonte: @ExecuFix & VideoCardz

O AMD Raphael provavelmente equipará a série Ryzen 7000 e será outro produto Zen4 ao lado do Genoa (EPYC) e do Pheonix (APU). Foi relatado anteriormente que o AMD Raphael poderia ser lançado no final do quarto trimestre de 2022. Dito isso, Raphael provavelmente competiria com o sucessor de Alder Lake, que é Raptor Lake.

9ZPVUcd.png

120 A 170W de TDP 5nm , não faz sentido levando em conta a evolução do núcleo ZEN, ou AMD vai basicamente vai dobrar os núcleos novamente ou essa informação esta incorreta.
um fato estranho é lançamento tão distante desse CPU é muito estranho ,estratégia de deixar a intel com um produto na teoria superior alderlake sem concorrente totalmente sem sentido , não me parece que esta tendo problemas atrasos etc , tem mas alguma coisa que não sabemos , warhol se falou muito que não existe .

Última edição:
120 A 170W de TDP 5nm , não faz sentido levando em conta a evolução do núcleo ZEN, ou AMD vai basicamente vai dobrar os núcleos novamente ou essa informação esta incorreta.
um fato estranho é lançamento tão distante desse CPU é muito estranho ,essa estratégia de deixar a intel com um produto na teoria superior alderlake sem concorrente, nao me parece que esta tendo problemas atrasos etc , tem mas alguma coisa que não sabemos , warhol se falou muito que não existe .

Deve aumentar a quantidade núcleos

a msi começou a liberar as bios com a agesa 1.2.0.2 final, afinal qual a diferença das que usaram a agesa 1.2.0.2 beta pra agora a final? estão mudando a numeração parece, não apenas transformando a beta em final

Vai ter uma Zen 3+ compatível com os sockets AM4 atuais?
Estava de olho nos Zen 3, porém, se for ter isso mesmo, não compensa me preocupar agora.

Estava de olho nos Zen 3, porém, se for ter isso mesmo, não compensa me preocupar agora.
Depende do dia que vc for olhar os boatos, já teve boatos de que vai ter e de que não vai ter umas 5 vezes xD

AMD falou que na verdade será um modo de disponibilizar mais produto no mercado, mas sem alteração em desempenho nos novos.

A maior vantagem do PCIe 5.0 ao meu ver é o CXL, e acho que isso não vai estar disponível para consumidores, então não faz muito sentido ter PCIe 5.0 como um todo. Mais provável que coloquem isso nas plataformas HEDT, que é onde há a possibilidade de realmente precisarem dessa banda e funcionalidades novas.

A maior vantagem do PCIe 5.0 ao meu ver é o CXL, e acho que isso não vai estar disponível para consumidores, então não faz muito sentido ter PCIe 5.0 como um todo. Mais provável que coloquem isso nas plataformas HEDT, que é onde há a possibilidade de realmente precisarem dessa banda e funcionalidades novas.

A INTEL vai colocar no desktop processador de 24 CORE e PCI EXPRESS 5.0
Então talvez a AMD mude de ideia em relação a isso

Mas também significaria que as placa mães ficariam mais caras ainda

Última edição:
A INTEL vai colocar no desktop processador de 24 CORE e PCI EXPRESS 5.0
Então talvez a AMD mude de ideia em relação a isso

Mas também significaria que as placa mães ficariam mais caras ainda
Os 24 cores é meio falacioso já que são num esquema big.LITTLE, com os little nem sequer tendo AVX.

Quanto ao PCIe, creio que essa primeira geração não irá encontrar uso nenhum no espaço de consumidor, e tenho uma grande impressão que os devices 5.0 só irão usar a estrutura física do PCIe, mas funcionarão com CXL (algo que aposto que o alder lake não terá suporte), então vai acabar sendo só um número grande de marketing.

tem bom tempo que ele nao posta acho que deu um tempo dos forum.
Pois é, nada no Twitter também, nem postagem em outros fóruns, parou com tudo de fevereiro desse ano pra cá, será se tá vivo? Espero que sim! :hmm2:

Os 24 cores é meio falacioso já que são num esquema big.LITTLE, com os little nem sequer tendo AVX.

Quanto ao PCIe, creio que essa primeira geração não irá encontrar uso nenhum no espaço de consumidor, e tenho uma grande impressão que os devices 5.0 só irão usar a estrutura física do PCIe, mas funcionarão com CXL (algo que aposto que o alder lake não terá suporte), então vai acabar sendo só um número grande de marketing.

Alder Lake não vai suportar NVME PCIE 5.0.

Somente PCIE 5.0 "normal".

Para nós, grande bosta pois não existe nem placa de vídeo usando a banda do 4.0.

Alder Lake não vai suportar NVME PCIE 5.0.

Somente PCIE 5.0 "normal".

Para nós, grande bosta pois não existe nem placa de vídeo usando a banda do 4.0.
Pior ainda, só martela no ponto que esse 5.0 vai ser de enfeite (pelo menos nessa primeira gen).

A única vantagem que eu tava pensando eram NVMes 5.0 com as mesmas velocidades dos 4.0, porém usando metade das lanes, mas esse tipo de device provavelmente também não vai sair pra consumidores comuns.

RYZEN 8000
ZEN 5 + ZEN 4D
3nm
Processo de fabricação 4D

a7si4tN.png

hIjmncc.jpg

iJKLwso.jpg

@RHBH @dayllann

Última edição:
Pessoal, possuo o seguinte computador:

Ryzen 3600
GA-AB350M-DS3H V2
2x8gb Asgard Loki W2 @3200mhz
Rx 5600xt
windows 10 20h2

Tenho a sensação de que o sistema e os jogos as vezes dão umas engasgadinhas, aí parei para pensar se pode ser a ram que é meio mequetrefe.

To usando essas memórias apenas com o xmp ativado.
GabhxrZ.jpg
6sIf25g.jpg
IjngFSq.jpg

Isso aqui tá dentro do esperado para esse kit?
sqET9uR.png

Não entendo nada de overclock de ram e timings, mas já da para ver que esse resultado não parece muito bão

Última edição:
Pessoal, possuo o seguinte computador:

Ryzen 3600
GA-AB350M-DS3H V2
2x8gb Asgard Loki W2 @3200mhz
Rx 5600xt
windows 10 20h2

Tenho a sensação de que o sistema e os jogos as vezes dão umas engasgadinhas, aí parei para pensar se pode ser a ram que é meio mequetrefe.

To usando essas memórias apenas com o xmp ativado.
GabhxrZ.jpg
6sIf25g.jpg
IjngFSq.jpg

Isso aqui tá dentro do esperado para esse kit?
sqET9uR.png

Não entendo nada de overclock de ram e timings, mas já da para ver que esse resultado não parece muito bão
Me parece tudo normal. Qual seu SSD?

Aqui tbm dá umas engasgadas, o clock do R5 3600 dropa para 530mhz por ai, mesmo aumentando o limite da VRM para 100 graus (stock 82°) e estando as vezes 70° e em raros momentos dropa esse clock, nao me atrapalha pq é raramente, mas não deveria acontecer isso, não sei que é por causa do processador msm ou a placa mãe que é ruim

Pior ainda, só martela no ponto que esse 5.0 vai ser de enfeite (pelo menos nessa primeira gen).

A única vantagem que eu tava pensando eram NVMes 5.0 com as mesmas velocidades dos 4.0, porém usando metade das lanes, mas esse tipo de device provavelmente também não vai sair pra consumidores comuns.

Essas evoluções do PCI servem mais para a indústria de servidores, pois é basicamente mais lanes com maior velocidade, assim pode ligar vários equipamentos em PCI, como placas de vídeos para Deep Learning.

IMG_3064-geforce.jpg

Aqui tbm dá umas engasgadas, o clock do R5 3600 dropa para 530mhz por ai, mesmo aumentando o limite da VRM para 100 graus (stock 82°) e estando as vezes 70° e em raros momentos dropa esse clock, nao me atrapalha pq é raramente, mas não deveria acontecer isso, não sei que é por causa do processador msm ou a placa mãe que é ruim
Eu tinha uma Biostar X370 GT7 que fazia a mesma coisa, demorei mas descobri como resolver.

Se estiver tudo ok com as temperaturas ai como estava aqui, desabilita a função da foto abaixo e veja se resolve ai tb

Users who are viewing this thread

Voltar