• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Bom dia galera, dei uma lida nas ultimas páginas e vi que estavam discutindo sobre o assunto, mas continuei em dúvidas pois não tem tantos vídeos que mostram isso e que sejam confiaveis. Então eu tenho atualmente um 5600x com um kit de ram 2x8gb 3600mhz C16 Crucial, estou pensando em comprar essa mesma memória e deixar 4x8gb 3600 C16. Vocês acham que vale a pena? Será que consigo subir apenas com o xmp os 3600mhz??

Obs: Tenho uma B550m Tuf, não sei se a placa mãe influencia;

Não vejo problemas se já consegue com 2x8GB XMP para 4x8GB XMP... eu to usando 4x8GB 3000CL15@3800CL16 com o 3600X
 
Eu tava falando no sentido de tentar validar isso com um teste, por mais que seja melhor, a quantidade é bem menor do que vai haver no Zen3D e teria essa penalidade de latência, aí não daria pra avaliar o quão cache-bound o teste é (além de que demoraria umas 2~4 horas pra rodar).


Esse ppt de 142W é o stock, né? Bom saber que fica de boas então, um 5950x tem o mesmo TDP em stock que o 5900x.
sim é o stock, mas aí vc usa a curva pra trazer um ganho de performance sem precisar jogar o consumo e temperatura lá no espaço, e nem capa o desempenho dando undervolt pra ficar mais frio em troca de matar a performance do seu single core
 
Aproveitando,
Alguém sabe se essa memória aqui é dual rank: https://www.terabyteshop.com.br/pro...-sKwd8jRkjnN3R7crerx6JNKRKE9vTuBoCe7YQAvD_BwE

Estou entre ela (se for dual rank) e essa aqui: https://www.pichau.com.br/memoria-t...-16gb-2x8-3600mhz-ddr4-tf10d416g3600hc14cdc01

Com algum desses kits tenho chance de chegar em 3800MHz CL14 (sei q depende de sorte e placa mãe, mas gostaria de tentar)?

É chute, mas acho que as duas fazem 3800CL14 com 1.5V e uma fan nas memos.
Abaixo de 1.5V, só com bins melhores.

Bom dia galera, dei uma lida nas ultimas páginas e vi que estavam discutindo sobre o assunto, mas continuei em dúvidas pois não tem tantos vídeos que mostram isso e que sejam confiaveis. Então eu tenho atualmente um 5600x com um kit de ram 2x8gb 3600mhz C16 Crucial, estou pensando em comprar essa mesma memória e deixar 4x8gb 3600 C16. Vocês acham que vale a pena? Será que consigo subir apenas com o xmp os 3600mhz??

Obs: Tenho uma B550m Tuf, não sei se a placa mãe influencia;

Acho que deve subir o XMP sem dor de cabeça.
Aqui eu uso 4 pentes também.
 
Já tinha notado há algum tempo esse comportamento, mas como achava que esse plano era o ideal para os ryzen não dei muita bola, mesmo aqui no nordeste sendo um forno ele se mantinha frio, mesmo com o plano de energia amd ryzen balanced.

Mas será que usar o modo equilibrado não deixa o sistema instável? Algo que não gosto muito do plano equilibrado é um relação as unidades de armazenamento, pois ele configura para elas desligarem em "x" minutos, no ARB, só altero isso, mudo pra nunca desligar as unidades de armazenamento, notei que assim elas funcionam melhor e duram mais.
Cara, não notei instabilidade nenhuma, e não ficou lento o sistema, pois ele varia o clock de acordo com a carga de uso. Sobre esse desligamento após intervalo de tempo X, diminui a vida de útil das unidades de armazenamento se ficar religando constantemente então? Se a economia de energia for desprezível, acho que também vou desativar, se é que já não está.
 
sim é o stock, mas aí vc usa a curva pra trazer um ganho de performance sem precisar jogar o consumo e temperatura lá no espaço, e nem capa o desempenho dando undervolt pra ficar mais frio em troca de matar a performance do seu single core
Eu pessoalmente preferiria nem mexer nisso, só ligar o xmp e tchau, deixaria isso de PBO e CO desligados mesmo.
 
@blacklynx fiz mais uns testes aqui, e esse "Gerenciamento de energia do processador" é meio esquisito o algoritmo dele: com "Estado de desempenho mínimo" em 1%, o clock só baixa até 1550MHz, enquanto no Equilibrado com a mesma %, alguns núcleos caem para até 1400MHz, acredito que ficaria instável com todos os cores em 1.4GHz. E percebi que o "Estado de desempenho máximo" só funciona até 87%, menos que isso o clock de todos os núcleos estaciona em 1550MHz.

Enfim, o esquema é deixar em Equilibrado mesmo, com desempenho mínimo/máximo em 1%/100%. Em jogos eu monitorei e o clock sobe de acordo com a carga, não há motivo algum para deixar no ARM que mantém o clock alto boa parte do tempo sem necessidade.
 
Tem alguma forma de deixar o Ryzen 3600 quando não está fazendo nada ou assistindo assistindo vídeo consumir 10w igual a uns mini Pc? E a mesma coisa com uma rtx 3060 ti? Queria economizar mais energia, deveria ser possível né? Só que acho que não é.
 
Tem alguma forma de deixar o Ryzen 3600 quando não está fazendo nada ou assistindo assistindo vídeo consumir 10w igual a uns mini Pc? E a mesma coisa com uma rtx 3060 ti? Queria economizar mais energia, deveria ser possível né? Só que acho que não é.

10W acho muito difícil, pra não dizer impossível, nem laptop consome só isso quando ocioso. Não tem muito o que fazer, é fazer undervolt, limitar clock, limitar rotação das ventoinhas etc.
 
  • Curtir
Reações: T3A
Aproveitando,
Alguém sabe se essa memória aqui é dual rank: https://www.terabyteshop.com.br/pro...-sKwd8jRkjnN3R7crerx6JNKRKE9vTuBoCe7YQAvD_BwE

Estou entre ela (se for dual rank) e essa aqui: https://www.pichau.com.br/memoria-t...-16gb-2x8-3600mhz-ddr4-tf10d416g3600hc14cdc01

Com algum desses kits tenho chance de chegar em 3800MHz CL14 (sei q depende de sorte e placa mãe, mas gostaria de tentar)?

Só pelo preço delas você já percebe que tem algo estranho... hehehe
Essa de 32GB, 4133 CL 19-23-23, se for B-Die, é chip de segunda linha. Mais provável 3600 CL 14 ou 3800 CL 15, 16, mas CL 15 precisa de GDM Off, que é complicado. Mas é B-die, mesmo sendo chip pior você aproveita as vantagens, TRFC, voltagens mais altas (por uma fan) e tals...
Essa de 16GB 3600 CL-14-15-15 com certeza é B-die de primeira linha, aí se é premiada ou não, pra um 4000 CL 14, não da de saber, mas 3800 CL 14 com uma mobo descente bem provável que chegue.
Eu iria de 32GB, estou por fora de preço, mas não vale a pena pegar 16GB a menos pra um ganho pouco expressivo.
 
Compatível é com atualização de BIOS, mas essa placa é muito limitada por não ter dissipadores nos VRMs. Pra rodar o 5600X em stock, que tem TDP de 650W, tudo bem, mas processadores mais gulosos de 105W, não é muito recomendável.

Mas se fosse você, eu compraria a Gigabyte B450M DS3H V2 por 620 na Kabum, tem um dissipador e na minha opinião vale a diferença de preço:


Mas se quiser ficar com a da Asus, tinha um vendedor no ML e Shopee que vende um par de dissipadores de VRMs para essa placa, os relatos dos compradores são bastante positivos, diminui bem a temperatura e elimina ou reduz a ocorrência de termal throttling.
Mano comprei um kit upgrade dessa placa com um ryzen 5 5600G queria saber se essa placa tem suporte pra update de bios sem o processador, pq eu nn tenho nenhum processador que eu possa utilizar pra fazer esse update
 
Mano comprei um kit upgrade dessa placa com um ryzen 5 5600G queria saber se essa placa tem suporte pra update de bios sem o processador, pq eu nn tenho nenhum processador que eu possa utilizar pra fazer esse update
como vc comprou recentemente ela ja deve ligar com o processador so a bios que não vai esta totalmente atualizada
 
Reinstalei o pc no lianli o11d (sai do Cosmos 2) reapliquei a pasta termica. Agora uma Kryonout. Coloquei 3 fans na lateral e 3 em baixo e um na trazeira.
ainda assim em idle mostra temp do cpu em 40-50 graus e do cpu package em 55-65. Isso em idle.
Não sei se é meu Freeze II 280 que tá com defeito ou o cpu.. ou ambos kk
 
como vc comprou recentemente ela ja deve ligar com o processador so a bios que não vai esta totalmente atualizada
amigo meu comprou uma b550m bazooka e n tava nem com a bios dos ryzens 5000s... isso esse mes e na loja que explode.
 
Vai depender do estoque, é uma loteria.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Reinstalei o pc no lianli o11d (sai do Cosmos 2) reapliquei a pasta termica. Agora uma Kryonout. Coloquei 3 fans na lateral e 3 em baixo e um na trazeira.
ainda assim em idle mostra temp do cpu em 40-50 graus e do cpu package em 55-65. Isso em idle.
Não sei se é meu Freeze II 280 que tá com defeito ou o cpu.. ou ambos kk
Em full tá a mesma coisa de antes?
 
amigo meu comprou uma b550m bazooka e n tava nem com a bios dos ryzens 5000s... isso esse mes e na loja que explode.
mais a placa não liga ?
eu ja coloquei processador em placa com bios não atualizada e rodava como desconhecido em 600 mhz
ou vc pode apenas colocar o arquivo no pen driver via usb e esperar um tempo pra atualizar
 
Vai depender do estoque, é uma loteria.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Em full tá a mesma coisa de antes?
Uma duvida, qual a diferença entre cpu temp e cpu package temp e qual de fato devemos olhar?
Percebi uma divergencia entre alguns programas.. no teste de estabilidade do AIDA, ele bate max de 80 no proprio monitor do aida.. Olhando pelo hwinfo ou core temp, bate 91.
 
Mano comprei um kit upgrade dessa placa com um ryzen 5 5600G queria saber se essa placa tem suporte pra update de bios sem o processador, pq eu nn tenho nenhum processador que eu possa utilizar pra fazer esse update

Não tem o Q-Flash Plus infelizmente. A BIOS dessa mobo suporta a linha 5000G a partir da versão F61, que foi liberada em 22/07/2021. Eu vou ser sincero, espero estar errado, mas eu tenho quase certeza que a BIOS não vem atualizada. Essa linha de APUs é muito recente, só foi lançada no varejo no começo de agosto, e essa placa na versão V2 foi lançada no ano passado se não me engano.

Se foi na Kabum!, tenho 200% de certeza que vem desatualizada.
 
Não tem o Q-Flash Plus infelizmente. A BIOS dessa mobo suporta a linha 5000G a partir da versão F61, que foi liberada em 22/07/2021. Eu vou ser sincero, espero estar errado, mas eu tenho quase certeza que a BIOS não vem atualizada. Essa linha de APUs é muito recente, só foi lançada no varejo no começo de agosto, e essa placa na versão V2 foi lançada no ano passado se não me engano.

Se foi na Kabum!, tenho 200% de certeza que vem desatualizada.
a minha que eu comprei veio com a bios 4002 quer e de 2021/06/22 então e bem recente tem que considera o rodizio das paradas
 
Uma duvida, qual a diferença entre cpu temp e cpu package temp e qual de fato devemos olhar?
Percebi uma divergencia entre alguns programas.. no teste de estabilidade do AIDA, ele bate max de 80 no proprio monitor do aida.. Olhando pelo hwinfo ou core temp, bate 91.
Usa o Hwinfo pra ler as temps.
 
Uma duvida, qual a diferença entre cpu temp e cpu package temp e qual de fato devemos olhar?
Percebi uma divergencia entre alguns programas.. no teste de estabilidade do AIDA, ele bate max de 80 no proprio monitor do aida.. Olhando pelo hwinfo ou core temp, bate 91.
Se eu não me engano o package pega o sensor com a temperatura mais alta, enquanto o cpu temp faz uma média. (mas não tenho certeza, no 3900x não tem essa diferença)




Esse cara tem um setup parecido e pega um pico de 70ºC no cpu temp e abaixo de 80ºC no package rodando o cinebench.
Quanto ao que olhar, eu olharia ambos.
 
Se eu não me engano o package pega o sensor com a temperatura mais alta, enquanto o cpu temp faz uma média. (mas não tenho certeza, no 3900x não tem essa diferença)




Esse cara tem um setup parecido e pega um pico de 70ºC no cpu temp e abaixo de 80ºC no package rodando o cinebench.
Quanto ao que olhar, eu olharia ambos.

pois é.. muito quente.. só de mudar de aba do navegador meus cooler batem 100% e dp volta a diminuir. Pelo visto o Ryzen 5900x só pode ser usado com water custom, pq to com um dos melhores AIO e ele mesmo com CO em -20 não tá aguentando.
 
Bom dia a todos :)
Apareceu uma oportunidade de eu trocar meu Ryzern 3600 em um Ryzen 5800X mas a minha dúvida é: A minha Steel Legend 450M consegue suportar esse processador? Eu gostaria de utilizar ele em "Stock" nada de overclock etc. Somente pra jogos e atividades de trade do dia a dia. A minha configuração atual é ada assinatura, alguém poderia opinar com seus conhecimentos pois ficarei grato pela ajuda.
 
Bom dia a todos :)
Apareceu uma oportunidade de eu trocar meu Ryzern 3600 em um Ryzen 5800X mas a minha dúvida é: A minha Steel Legend 450M consegue suportar esse processador? Eu gostaria de utilizar ele em "Stock" nada de overclock etc. Somente pra jogos e atividades de trade do dia a dia. A minha configuração atual é ada assinatura, alguém poderia opinar com seus conhecimentos pois ficarei grato pela ajuda.

Stock com bom airflow é pra aguentar de boa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo