[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vamos ver se as pessoas vão comprar placas AM5 caras no lançamento como fizeram com as X370.
Acho que a falta de suporte dos Zen 3 nas placas iniciais vai pesar na decisão.

Não espere muita mudança, a AMD já afirmou que vai ser mais para prover melhor estabilidade e clock dos chips existentes, além de facilitar/baratear a fabricação.

A técnica não é nova, a Intel já faz isso nos seus processadores.

A AMD diz que em jogos, poderemos ver um aumento de até 15% em média na performance, mas é aquela coisa, benchmark de fabricante.
Não espero mudanças além do cache, e não ligo pra jogos, mas sim pra compilação, onde a cache extra realmente pode dar um belo up no desempenho.

E sabe dizer em qual CPU que a intel tem algo similar ao 3d-cache? Única coisa que se aproxima disso que lembro foi a eDRAM que fizeram em algumas cpus, e é bem inferior ao 3d-cache.

De toda forma, irei esperar para saber os preços e se o aumento de desempenho vai valer a pena esse custo (ou não).

Não espero mudanças além do cache, e não ligo pra jogos, mas sim pra compilação, onde a cache extra realmente pode dar um belo up no desempenho.

E sabe dizer em qual CPU que a intel tem algo similar ao 3d-cache? Única coisa que se aproxima disso que lembro foi a eDRAM que fizeram em algumas cpus, e é bem inferior ao 3d-cache.

De toda forma, irei esperar para saber os preços e se o aumento de desempenho vai valer a pena esse custo (ou não).

Procure por Intel Foveros, eles introduziram isso no LakeField (i3-L13G4 e i5-L16G7), CPU mobile que também apresentou o esquema de núcleos grandes e pequenos como os usados no Alder Lake.

Só que pra variar, a Intel só vai usar isso de forma abrangente no Meteor Lake, CPUs da 14ª geração, já que o Raptor Lake (13ª) vai ser apenas um refresh do Alder Lake.

Procure por Intel Foveros, eles introduziram isso no LakeField (i3-L13G4 e i5-L16G7), CPU mobile que também apresentou o esquema de núcleos grandes e pequenos como os usados no Alder Lake.

Só que pra variar, a Intel só vai usar isso de forma abrangente no Meteor Lake, CPUs da 14ª geração, já que o Raptor Lake (13ª) vai ser apenas um refresh do Alder Lake.
Eu estava me referindo mais a aplicação, o foveros só terá algo significativo usando ele lá pra 2023 ou 2024, enquanto o 3d stacking da AMD/tsmc já está logo ali.

• Curtir
Reações: Zyt
1T?

eu sinto que fica horrível 2T em games.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é o mesmo perfil das pessoas que não valorizam uma memoria melhor , uma MB com mais phaeses...

vulgo = TAPADO.

Ambas formas funcionam.

2T com 1.40v
1T com 1.45v

3QmLDdc.png

Eu uso esse Asgard com 1.4v, consegui deixar estável com esses timings, sobe mais tranquilamente, mas o R5 3600 já arrega com 3800mhz

Consegui deixar estável só desse jeito. Qualquer mexidinha nos timings, já não da Post. Que me falta?

bench-test-01.png
test-01.png

Pessoal, querendo da Crucial Ballistix. Pentes separados de 8GB é bem mais barato que kit 32 (2 x 16). Na prática muda muito no OC? Sei do papo da fornada igual e tal, mas na prática como é?

Pessoal, querendo da Crucial Ballistix. Pentes separados de 8GB é bem mais barato que kit 32 (2 x 16). Na prática muda muito no OC? Sei do papo da fornada igual e tal, mas na prática como é?

É um pouquinho mais difícil conseguir extrair o máximo com 4 pentes.

Por máximo entenda: "A menor latência possível respeitando o limite do infiniy fabric (IF) do seu processador".

Para 90% dos usuários eu diria que não faz diferença.

No nível que eu uso por exemplo, sim é possível sentir diferença. (3800CL14, meu IF não passa de 1900 sem erros).

É um pouquinho mais difícil conseguir extrair o máximo com 4 pentes.

Por máximo entenda: "A menor latência possível respeitando o limite do infiniy fabric (IF) do seu processador".

Para 90% dos usuários eu diria que não faz diferença.

No nível que eu uso por exemplo, sim é possível sentir diferença. (3800CL14, meu IF não passa de 1900 sem erros).

No meu caso no máximo tiro uns 3600 CL15 (ram original 3000 CL15), não me mato mais muito afinando OC... já fiz mas com a idade perdi a paciência.

No meu caso no máximo tiro uns 3600 CL15 (ram original 3000 CL15), não me mato mais muito afinando OC... já fiz mas com a idade perdi a paciência.

Aqui é 3466 (16-16-16-16) mas com uso um Ryzen 2700, eu não consegui muito mais com os timmings apertados.

3600MHz vai tranquilo com 4 pentes no Zen 3.

A partir de 3733MHz que começa a ter problemas.

Puts mão coçou agora rsrs, 5950x na black fraude ta saindo 4300.

Já não tem mais. Algumas coisas estão valendo a pena.
Puts, que pena :(
Por 3900 não tive nem oq pensar, agora o eu do futuro que se vire com a fatura do cartão.

Vc tá vendo o processador da pichau, né? Além do submarino eles tb vendem pela shoptime, vê se descola cupom lá (tb tem nas americanas, porém preço mais alto)

Puts, que pena :(
Por 3900 não tive nem oq pensar, agora o eu do futuro que se vire com a fatura do cartão.

Vc tá vendo o processador da pichau, né? Além do submarino eles tb vendem pela shoptime, vê se descola cupom lá (tb tem nas americanas, porém preço mais alto)
foi na Pichau mesmo, meu eu do futuro tá me dizendo pra segurar a onda um pouco rsrsrs.

preço tentador...
do pensando em pegar e devolver o 5800x diferença de mil reais
mas o eu do presente disse que não vai dar não XD

Tenho as memórias desse modelo antigo da crucial, consigo over tranquilo para 3600mhz cl16, se eu botar mais dois pentes de 8 gb ( porém do modelo atual), vai da pra fazer over de boas?

Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15, Preto - BL8G30C15U4B​

Consegui deixar estável só desse jeito. Qualquer mexidinha nos timings, já não da Post. Que me falta?

bench-test-01.png
test-01.png
Ué, o seu sendo 5600x e B550 deveria subir facilmente, a não ser que o chip da memória seja outro, pq o Asgard vem dois tipos de chips diferentes, o Nanya A-Die (que é o meu) e outro lá que esqueci. Só confere ai pelo programa Thaiphoon.

Se não me engano, tinha outro cara tbm com uma TUF B550 com dificuldade de subir as memórias msm em em 3466 ou 3600mhz com timings muito alto, logo algumas páginas atras ou na página DRAM Calculator aqui msm no Adrenaline, não lembro onde ao certo.

Lembrando que eu uso SoC em 1.10

bench-test-01.png
test-01.png

Eu tentaria abaixar esse tRFC aí, tá bem alto. Mesmo abaixando ele, não da post?
Talvez valha a pena uma frequência um pouco mais baixa com timings apertados, mas só testando.

Tenho as memórias desse modelo antigo da crucial, consigo over tranquilo para 3600mhz cl16, se eu botar mais dois pentes de 8 gb ( porém do modelo atual), vai da pra fazer over de boas?

Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15, Preto - BL8G30C15U4B​

pior que to com as crucial ballistix sport "antigas" e nao sei se sao compativeis pra fazer 4x8 (tenho 2x8gb 3200 cl16 hj)
D_NQ_NP_671804-MLA40972983495_032020-O.webp

pior que to com as crucial ballistix sport "antigas" e nao sei se sao compativeis pra fazer 4x8 (tenho 2x8gb 3200 cl16 hj)
D_NQ_NP_671804-MLA40972983495_032020-O.webp

Minha situação é exatamente essa :sefu:

pessoal preciso de uma ajuda aqui pra fazer a melhor escolha qual dessas placas seria melhor sendo que 2 tem wifi mas isso seria somente um plus .

só nao tem a ROG por causa do preço

pessoal preciso de uma ajuda aqui pra fazer a melhor escolha qual dessas placas seria melhor sendo que 2 tem wifi mas isso seria somente um plus .

só nao tem a ROG por causa do preço
iria na msi pelos 3 anos de garantia se comprar no br

Users who are viewing this thread

Voltar