• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Alguém tem alguma info sobre os CPPC & CPPC Prefered Cores na BIOS ?

Vendo alguns posts de overclock, dizem pra desabilitar que da um boost em multi thread e remove alguns stutters em jogos

Mas parece estar muito dividido essa informação, desabilitei aqui e notei uma melhora, mas não sei se é placebo
 
Alguém tem alguma info sobre os CPPC & CPPC Prefered Cores na BIOS ?

Vendo alguns posts de overclock, dizem pra desabilitar que da um boost em multi thread e remove alguns stutters em jogos

Mas parece estar muito dividido essa informação, desabilitei aqui e notei uma melhora, mas não sei se é placebo

Vi no reddit que nas primeiras AGESA.. a galera desabilitava muito, mas atualmente não "valeria" a pena.
 
Pessoal, alguém sabe qual é o chip da memoria Crucial Sport 2666 MHZ com código BL2K8G26C16U4B ?
 

Samsung fala de memória de última geração: DDR6-12800 em desenvolvimento, GDDR7 de até 32 Gbps para GPUs​

Samsung já desenvolvendo memória DDR6, poderia ter overclock para 17.000 MT / s​

ComputerBase compartilha informações do Samsung Tech Day 2021, onde a empresa sul-coreana revelou seus futuros roteiros e inovações em relação à tecnologia de memória.


Em primeiro lugar, não há slides ou fotos do evento, porque os termos e condições da Samsung não permitem que sejam tirados. A boa notícia é que o ComputerBase tem uma boa visão geral do que foi dito pelos executivos e equipes de engenharia da Samsung para que possamos pular direto para os dados em si.

DDR6-12800, com overclock de até 17.000 Mbit / s​

A memória DDR5 acaba de entrar no mercado principal ao lado da série Intel 12th Gen Core 'Alder Lake-S' neste mês, mas só em 2023 os consumidores devem esperar um preço justo para esta nova tecnologia de memória. A transição definitivamente levará muito tempo, possivelmente cerca de 2 anos, prevê a própria pesquisa da MSI .

Enquanto isso, a Samsung está pronta para falar sobre um sucessor da tecnologia DDR5, que oferece o dobro de velocidade e largura de banda. O padrão DDR6 ainda não foi formalizado pela JEDEC, no entanto, as especificações devem ser em torno de 12800 Mbit / s por padrão. A Samsung confirma que a tecnologia está na fase inicial de desenvolvimento, portanto, os números compartilhados pela empresa devem mudar, mas o ComputerBase relata que memória DDR6 com overclock de até 17000 Mbit / s é esperada.

Diz-se que o DDR6 terá quatro canais por módulo (o dobro em comparação ao DDR5), e o número de bancos de memória aumentará para 64, quadruplicando em relação ao padrão DDR4.

Samsung-DDR6.png

Memória Samsung DDR6, fonte: ComputerBase

GDDR6 + e GDDR7 com um recurso de proteção de erro em tempo real, HBM3 no 2º trimestre de 2022​

Algumas informações sobre os padrões pós-GDDR6 também foram reveladas pela Samsung. Aparentemente, a empresa está desenvolvendo um padrão GDDR6 + oferecendo velocidades de até 24 Gbps. Isso é superior a 18 Gbps a ser oferecido com o padrão GDDR6 atual, que em breve será fabricado usando o processo 1z nm da Samsung.

Além disso, um padrão GDDR7 também está em um roteiro, mas supostamente não tem nenhuma data anexada a ele. Esta tecnologia visa aumentar a largura de banda da memória para 32 Gbps e apresentar 'recurso de proteção contra erros em tempo real'; no entanto, aqui a Samsung não estava pronta para fornecer mais detalhes.

A ComputerBase também informa que a Samsung iniciará a produção em massa de HBM3 (High-Bandwidth-Memory Gen3) no segundo trimestre de 2022.

AMD Ryzen 7000 série móvel “Raphael-H” com até 16 núcleos baseados na arquitetura Zen4 de 5 nm​

AMD Ryzen 7000: Phoenix e Raphael​

O Leaker Greymon55 amplia os rumores anteriores sobre o celular Raphael, fornecendo mais detalhes sobre a série de laptops super sofisticados.


A Intel está prestes a lançar sua série móvel Alder Lake-P com até 14 núcleos baseados em uma arquitetura heterogênea com núcleos de desempenho e eficiência. Não se espera que a AMD forneça uma resposta de contagem de núcleo alto imediatamente; na verdade, o próximo Rembrandt-H ainda será limitado a 8 núcleos. No entanto, no final de 2022, devemos ouvir muito mais sobre o sucessor da série 6000, também conhecido como as séries Phoenix-H e Raphael-H .

Leaker Greymon55 esclareceu hoje o que é esperado com a série AMD Ryzen 7000, incluindo Phoenix-H indo para 8 núcleos e 16 threads a serem oferecidos em 40 W e o chip Raphael-H com 16 núcleos e 32 threads com mais de 45W . Ambos os produtos devem utilizar a microarquitetura Zen4 de 5 nm.

Não se sabia que a AMD planeja redirecionar seu chip de desktop para o segmento móvel até meados de outubro deste ano.
Mas esses planos podem ter sido introduzidos recentemente, quando os primeiros vazamentos no Intel Alder Lake-S Mobile começaram a surgir. O silício Alder Lake-P, que é limitado a 6 núcleos grandes e 8 núcleos eficientes, não será o nível mais alto no segmento de laptops da Intel, de acordo com os rumores de que um silício Alder Lake-S reaproveitado será. A suposta pilha de SKU móvel apresentaria, portanto, até 8 núcleos de desempenho e 8 núcleos eficientes, algo que o AMD Rembrandt não será capaz de combater.



Intel Alder Lake-M, série Alder Lake-P e Alder Lake-S MOBILE, Fonte: Intel

Embora o codinome Raphael seja comumente associado à série de CPU para desktop, o fato de que Raphael pode ser lançado para o segmento móvel é, na verdade, bastante antigo. Em março de 2020, um slide apresentando Raphael apareceu, mencionando que ele viria para a série de desktops convencionais / de desempenho, bem como laptops para jogos de até 65W.


AMD Raphael-H Mobile, fonte: Gamers Nexus

Não está claro se o desktop Raphael ainda será limitado a 16 núcleos também, afinal, ele ainda pode ser baseado em chips e a AMD tem muito espaço para ajustes aqui. Nem as especificações de seu sucessor conhecido como Granite Ridge e Strix Points são conhecidas neste momento, no entanto, ambos devem utilizar uma combinação de núcleos Zen5 de 3nm e Zen4d de 5nm, que como Greymon55 afirma não são os mesmos núcleos usados em apenas anunciou a CPU Bergamo Epyc Cloud com até 128 núcleos Zen4c (otimizados para nuvem).


r1CCaaa.png
 
pessoal preciso de uma ajuda aqui pra fazer a melhor escolha qual dessas placas seria melhor sendo que 2 tem wifi mas isso seria somente um plus .
MSI, wifi é AX e Bluetooth 5.1.

só nao tem a ROG por causa do preço
Se for processador 5900x/5950x, eu juntaria mais e tentaria ir nas ROG Crosshair/Strix, se nao iria na TUF, particularmente prefiro mobos da Asus.
 
pessoal preciso de uma ajuda aqui pra fazer a melhor escolha qual dessas placas seria melhor sendo que 2 tem wifi mas isso seria somente um plus .

só nao tem a ROG por causa do preço
Pega asus man... Bios melhores
 
Vi no reddit que nas primeiras AGESA.. a galera desabilitava muito, mas atualmente não "valeria" a pena.
Fiz 3 runs de superposition aqui em 720p low pra ver a diferença

RdDfaF7.png


CPPC on e Preferred on ficaram melhor, mesmo que por pouca coisa.

Ultima bios da x570 Tuf, chipset atualizado tb.
 
já era peguei MSI mesmo , quase fui na Giga mas tava tentando em pegar a Asrock .
Tenho uma x570 taichi aqui é muito boa mas bem difícil de mexer com as memórias dela... Esse 5600x que postei nao pass dos 3800mhz ainda não achei as impedâncias dela...
 
Fiz 3 runs de superposition aqui em 720p low pra ver a diferença

RdDfaF7.png


CPPC on e Preferred on ficaram melhor, mesmo que por pouca coisa.

Ultima bios da x570 Tuf, chipset atualizado tb.
muito interessante isso, teria como testar em outros jogos também? uma tabela dessas em ryzen 5000 tb seria importante pro pessoal comparar, vou até testar no meu mais tarde
 
Olá,

Tenho um 5800x com uma Asus B550-E e 32gb de memória, que são 3200Mhz C14 Samsung B-Die (F4-3200C14D-32GTZR)
Eu nunca havia mexido com oc antes e estava usando apenas com DOCP ativados mas com o BF2042, um forista lá do tópico me incentivou e me auxiliou a mexer nelas.

Consegui algumas confs em 3600 CL14 e 3733. Até tentei em 3800 mas nenhuma tentativa e conf fez com que desse tela com 3800 e o FLCK em 1900.

Conf em 3600Mhz com voltagem de 1,47v:
9poVlTn.png

7eiFK7N.png


Conf em 3733Mhz com voltagem de 1,5v.:
Net2F2F.png

gXpxlQP.png

Segue a média de FPS nos testes que fiz no BFV
Preset High
Res.: 3440x1440

Mapa: Provance
3200
27-11-2021, 15:57:10 bfv.exe benchmark completed, 79997 frames rendered in 625.672 s
Average framerate : 127.8 FPS
Minimum framerate : 81.8 FPS
Maximum framerate : 163.9 FPS
1% low framerate : 89.7 FPS
0.1% low framerate : 31.0 FPS


3600
27-11-2021, 16:33:57 bfv.exe benchmark completed, 80111 frames rendered in 615.625 s
Average framerate : 130.1 FPS
Minimum framerate : 106.4 FPS
Maximum framerate : 165.4 FPS
1% low framerate : 87.1 FPS
0.1% low framerate : 35.4 FPS


3733
28-11-2021, 16:19:13 bfv.exe benchmark completed, 81440 frames rendered in 638.625 s
Average framerate : 127.5 FPS
Minimum framerate : 105.1 FPS
Maximum framerate : 164.7 FPS
1% low framerate : 102.8 FPS
0.1% low framerate : 53.4 FPS


Mapa: Roterdã
3600
28-11-2021, 15:59:41 bfv.exe benchmark completed, 80555 frames rendered in 632.203 s
Average framerate : 127.4 FPS
Minimum framerate : 110.3 FPS
Maximum framerate : 157.5 FPS
1% low framerate : 102.7 FPS
0.1% low framerate : 45.1 FPS


3733
28-11-2021, 11:20:02 bfv.exe benchmark completed, 103430 frames rendered in 830.094 s
Average framerate : 124.6 FPS
Minimum framerate : 105.6 FPS
Maximum framerate : 159.3 FPS
1% low framerate : 95.7 FPS
0.1% low framerate : 39.2 FPS

Peço a opinião do pessoal que entende mais do assunto para ver se essas confs estão boas, se podem ser melhorada ou modificadas para render mais o forçar menos o hw.

Outra dúvida, será quue valeria a pena pegar um kit 3600 com CL 14 ou 16 para usar em 3800Mhz?

[]´s
 
Última edição:
Olá,

Tenho um 5800x com uma Asus B550-E e 32gb de memória, que são 3200Mhz C14 Samsung B-Die (F4-3200C14D-32GTZR)
Eu nunca havia mexido com oc antes e estava usando apenas com DOCP ativados mas com o BF2042, um forista lá do tópico me incentivou e me auxiliou a mexer nelas.

Consegui algumas confs em 3600 CL14 e 3733. Até tentei em 3800 mas nenhuma tentativa e conf fez com que desse tela com 3800 e o FLCK em 1900.

Conf em 3600Mhz com voltagem de 1,47v:
9poVlTn.png

7eiFK7N.png


Conf em 3733Mhz com voltagem de 1,5v.:
Net2F2F.png

gXpxlQP.png

Segue a média de FPS nos testes que fiz no BFV
Preset High
Res.: 3440x1440

Mapa: Provance
3200
27-11-2021, 15:57:10 bfv.exe benchmark completed, 79997 frames rendered in 625.672 s
Average framerate : 127.8 FPS
Minimum framerate : 81.8 FPS
Maximum framerate : 163.9 FPS
1% low framerate : 89.7 FPS
0.1% low framerate : 31.0 FPS


3600
27-11-2021, 16:33:57 bfv.exe benchmark completed, 80111 frames rendered in 615.625 s
Average framerate : 130.1 FPS
Minimum framerate : 106.4 FPS
Maximum framerate : 165.4 FPS
1% low framerate : 87.1 FPS
0.1% low framerate : 35.4 FPS


3733
28-11-2021, 16:19:13 bfv.exe benchmark completed, 81440 frames rendered in 638.625 s
Average framerate : 127.5 FPS
Minimum framerate : 105.1 FPS
Maximum framerate : 164.7 FPS
1% low framerate : 102.8 FPS
0.1% low framerate : 53.4 FPS


Mapa: Roterdã
3600
28-11-2021, 15:59:41 bfv.exe benchmark completed, 80555 frames rendered in 632.203 s
Average framerate : 127.4 FPS
Minimum framerate : 110.3 FPS
Maximum framerate : 157.5 FPS
1% low framerate : 102.7 FPS
0.1% low framerate : 45.1 FPS


3733
28-11-2021, 11:20:02 bfv.exe benchmark completed, 103430 frames rendered in 830.094 s
Average framerate : 124.6 FPS
Minimum framerate : 105.6 FPS
Maximum framerate : 159.3 FPS
1% low framerate : 95.7 FPS
0.1% low framerate : 39.2 FPS

Peço a opinião do pessoal que entende mais do assunto para ver se essas confs estão boas, se podem ser melhorada ou modificadas para render mais o forçar menos o hw.

Outra dúvida, será quue valeria a pena pegar um kit 3600 com CL 14 ou 16 para usar em 3800Mhz?

[]´s

Recomendo refazer os testes com GDM desligado, seja 1T ou 2T.

GDM atua como correção de erros, tornando overclocks instáveis em overclocks estáveis.

O fato de 3733 apresentar performance inferior ao 3600 é um indicador que a correção de erros pode estar penalizando a performance.

Outro ponto, o tRFC deve ser múltiplos de 16 para a melhor performance possível.
 
Recomendo refazer os testes com GDM desligado, seja 1T ou 2T.

GDM atua como correção de erros, tornando overclocks instáveis em overclocks estáveis.

O fato de 3733 apresentar performance inferior ao 3600 é um indicador que a correção de erros pode estar penalizando a performance.

Outro ponto, o tRFC deve ser múltiplos de 16 para a melhor performance possível.
na verdade não, o tRFC tem que ser múltiplo do tRC, tipo tRC x X = tRFC

agora o valor estável só calculando, no caso dele 50x6=300 de tRFC não esquecendo tb o cálculo pro tRFC2 e 4 que o dram calculator mostra pra ele o valor a ser setado pois o trfc2 dele tá bem zoado o que setou lá
 
na verdade não, o tRFC tem que ser múltiplo do tRC, tipo tRC x X = tRFC

agora o valor estável só calculando, no caso dele 50x6=300 de tRFC não esquecendo tb o cálculo pro tRFC2 e 4 que o dram calculator mostra pra ele o valor a ser setado pois o trfc2 dele tá bem zoado o que setou lá

Tem bastante discussão sobre isso na net.

 
Tem bastante discussão sobre isso na net.

sim, prefiro seguir sempre o que é oficial https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-memory-tweaking-overclocking-guide/8.html#:~:text=Also, do not forget that,the stability of the system.

Also, do not forget that tRC is a multiple of tRFC. For example, tRC = 44 -> tRFC 6 (or 8) * 44; tRFC 2/4 does not need to be configured for Ryzen.

apesar de discordar do tRFC 2 e 4 não precisarem ser configurados, custa nada configurar né
 
Meu 3700x fazia 3800cl15 sólido e meu 5800x não faz... ele até boota com 3833 e 3866, mas não consigo fazer um teste sem WHEA erro...
igual o meu 5900x aqui, 3800mhz só com cl16, pode meter 1.55v na ram com cl15 que não vai, mas com cl16 pega com só 1.38v, e se botar 3866mhz não pega de jeito nenhum sem erro tb, pode meter soc em 1.25v e ram em 1.55v que não adianta, enquanto os 3800mhz pega com meros 0.98v de soc e 1.38v na ram

já subi vddg, vddp, tudo que é tipo de combinação de rtlk ou sei lá que mais diabos tem de ajuste na ram que não adianta, nada adianta
 
Tem como mandar um print do ZenTimmings? E se possível, das tensões que você tá usando (VSoC, VDDG, VDDP, etc.)
Opa, desculpe a demora, viajei e só pude voltar a testar as memórias hoje. Ainda estou bem decepcionado por não conseguir nem um 3800@Cl15.

Seguem os prints do que "melhor" consegui de modo estável (pra testar a estabilidade, usei o Memtest64). Estou com o 5800x em @4.6GHz fixos (PBO off). Reduzi o 4.7GHz de antes, como o @HunS sugeriu. São 4 pentes 4400mhz@CL19 Viper Steel.






O que posso fazer pra melhorar?


 
Opa, desculpe a demora, viajei e só pude voltar a testar as memórias hoje. Ainda estou bem decepcionado por não conseguir nem um 3800@Cl15.

Seguem os prints do que "melhor" consegui de modo estável (pra testar a estabilidade, usei o Memtest64). Estou com o 5800x em @4.6GHz fixos (PBO off). Reduzi o 4.7GHz de antes, como o @HunS sugeriu. São 4 pentes 4400mhz@CL19 Viper Steel.






O que posso fazer pra melhorar?



Estou um pouco confuso, sua CPU faz 2000 FLCK? Se sim, por que quer rodar em 3800CL14? 4000CL16 deve ser mais fácil e a performance deve ficar igual ou melhor.
Recomendo sempre testar estabilidade rodando o memtest por umas 10 horas, e alguns ciclos do Y-Cruncher.

Acho que dá pra abaixar bem os subtimings dessa RAM, seguem alguns guias:


Inclusive, com esse papo de overclock de memória, deu vontade de refazer o meu. Capaz de dar uma diferença bem maior com a 3070 Ti do que fazia com a 5700 XT. Mas que não tenho coragem de perder tempo de mineração pra ficar resetando o PC e testando as memos. :haha:
 
Última edição:
Opa, desculpe a demora, viajei e só pude voltar a testar as memórias hoje. Ainda estou bem decepcionado por não conseguir nem um 3800@Cl15.

Seguem os prints do que "melhor" consegui de modo estável (pra testar a estabilidade, usei o Memtest64). Estou com o 5800x em @4.6GHz fixos (PBO off). Reduzi o 4.7GHz de antes, como o @HunS sugeriu. São 4 pentes 4400mhz@CL19 Viper Steel.






O que posso fazer pra melhorar?


seu fclk e uclk em 4000mhz não está sincronizada no 1:1 , isso vai te custar um desempenho fudido.. tire do Automatico e selecione manualmente.
da forma que esta ae atualmenteo seu 3866 vai render mais do que o 4000.

seu TRC em ambas situacoes está altissimo , procure usar algo em torno de 40 a 50.
seu tfaw está altissima tbm , precisa usar algo 16-22
twr use na faixa de 12 a 18.
trfc 300 a 320.
Procodt 43.6.

aparentemente eh o que estão de mais ruim.. tem que ir afinando e testando no tm5@extreme777.
 
seu fclk e uclk em 4000mhz não está sincronizada no 1:1 , isso vai te custar um desempenho fudido.. tire do Automatico e selecione manualmente.
Carai verdade, eu nem reparei nisso.
Com FCLK dessincronizado, só começa a valer a pena lá pelos 4400mhz pra cima, e não é garantido que vai ficar estável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo