• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
seu fclk e uclk em 4000mhz não está sincronizada no 1:1 , isso vai te custar um desempenho fudido.. tire do Automatico e selecione manualmente.
da forma que esta ae atualmenteo seu 3866 vai render mais do que o 4000.

seu TRC em ambas situacoes está altissimo , procure usar algo em torno de 40 a 50.
seu tfaw está altissima tbm , precisa usar algo 16-22
twr use na faixa de 12 a 18.
trfc 300 a 320.
Procodt 43.6.

aparentemente eh o que estão de mais ruim.. tem que ir afinando e testando no tm5@extreme777.
Agradeço as dicas. Cheguei aqui em 1:1, mas não sei se está estável.
Ficou 10 minutos sem dar erro no MemTest64, mas vou fazer esse teste do tm5 com a config extreme777. Vou ver como funciona e posto aqui se deu certo. Valeu!



Carai verdade, eu nem reparei nisso.
Com FCLK dessincronizado, só começa a valer a pena lá pelos 4400mhz pra cima, e não é garantido que vai ficar estável.
Então, posso estar falando bobagem, mas eu achava que o sweet spot pra memória ram em virtude do infinity fabric é 3800Cl14. Não é?
 
Agradeço as dicas. Cheguei aqui em 1:1, mas não sei se está estável.
Ficou 10 minutos sem dar erro no MemTest64, mas vou fazer esse teste do tm5 com a config extreme777. Vou ver como funciona e posto aqui se deu certo. Valeu!




Então, posso estar falando bobagem, mas eu achava que o sweet spot pra memória ram em virtude do infinity fabric é 3800Cl14. Não é?
AE SIMM!! :yeah:
bem melhor.. tem ajustes pequenos a fazer para apertar ainda mais? tem sim.. mas os números ae já são 90% perfeitos para o games cpu bound.
Vale lembrar que ajustar 4x8gb é um pouquinho mais dificil que 2x8rsrsrs.. ta top!!
o "sweet spot" nos ryzen é 3800@14 ou 4000+@16.
meu IF não fez 3800@14 ( ou faltou paciência e conhecimento pra mim ).
3800@15 consigo , mas ao custo de ter que desabilitar GDM e usar 2T ( o que achei pior ingames ).
o meu melhor resultado 100% estável aqui ( e digo isso , pq rodei varias vezes o teste completo do tm5 em extreme ) foi de 4066@16-16-16-32-42 com 1.47v
acima disso não consegui estabilidade alguma... era abrir o tm5 , ja aparecia erros e mais erros.

me esqueci de qual frequencia e latencia tu estava usando antes , mas salva esse profile de 4000 , e faça alguns testes nos BFV e 42 , que aqui pra mim , são os games mais sensiveis com ganhos de memoria..
Foque nas Mínimas e médias que são aonde aparecem com maior diferença.. As máximas pouco alteram..
 
Recomendo refazer os testes com GDM desligado, seja 1T ou 2T.

GDM atua como correção de erros, tornando overclocks instáveis em overclocks estáveis.

O fato de 3733 apresentar performance inferior ao 3600 é um indicador que a correção de erros pode estar penalizando a performance.

Outro ponto, o tRFC deve ser múltiplos de 16 para a melhor performance possível.

na verdade não, o tRFC tem que ser múltiplo do tRC, tipo tRC x X = tRFC

agora o valor estável só calculando, no caso dele 50x6=300 de tRFC não esquecendo tb o cálculo pro tRFC2 e 4 que o dram calculator mostra pra ele o valor a ser setado pois o trfc2 dele tá bem zoado o que setou lá

Esses foram os números que a calculadora me deu. Alterei a voltagem e o tRCDRD.
3733 Safe
7DUu6K9.png


3733 Fast
4fNRkzo.png

Vou desligar o GDM e ver se fica estável no memtest.

Alguma sugestão de alterar os valores que sugeriram?

[]´s
 
Esses foram os números que a calculadora me deu. Alterei a voltagem e o tRCDRD.
3733 Safe
7DUu6K9.png


3733 Fast
4fNRkzo.png

Vou desligar o GDM e ver se fica estável no memtest.

Alguma sugestão de alterar os valores que sugeriram?

[]´s
o tRC devem ser a soma do tRP com o tRAS ou seja tRC 48, e com isso seu tRFC deve ser 6x48 de preferência ou seja tRFC 288
 
Então, posso estar falando bobagem, mas eu achava que o sweet spot pra memória ram em virtude do infinity fabric é 3800Cl14. Não é?
O sweet spot é o máximo de FCLK que tu conseguir subir, e vai variar de CPU pra CPU. A minha eu nunca consegui deixar estável acima de 1866, por exemplo. Então, o "máximo" dele seria 3733CL14 (ou talvez 3733CL13 ou CL12 com aqueles bins extremos de B-Die que rodam a 1.6V).

Pra testar estabilidade, tenta chegar a uns 2000% no HCI Memtest. Se passar lá, não tem erro.

Outra coisa, já que subiu tão facilmente pra 2000 FCLK, tu pode chutar o balde e ver se faz 2100. :haha:
 
Última edição:
o tRC devem ser a soma do tRP com o tRAS ou seja tRC 48, e com isso seu tRFC deve ser 6x48 de preferência ou seja tRFC 288
Testei com o GDM desativado + 1T e não inicia tanto em 3600 como 3733.
Com GDM desativado + 2T sobe mas deu erro no teste com as conf 3733 Fast.

Agora fiquei meio perdido, tenho sempre que testar com ele desativado?

Na verdade, nem em 3200 sobe com GDM desativado a não ser com DOCP ativado!

[]´s
 
Última edição:
Recomendo refazer os testes com GDM desligado, seja 1T ou 2T.

GDM atua como correção de erros, tornando overclocks instáveis em overclocks estáveis.

O fato de 3733 apresentar performance inferior ao 3600 é um indicador que a correção de erros pode estar penalizando a performance.

Outro ponto, o tRFC deve ser múltiplos de 16 para a melhor performance possível.
Gdm em amd é quase impossível subir acima dos 3800mhz samsung bdie pode tocar o pau que sobe 1t tranquilamente...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testei com o GDM desativado + 1T e não inicia tanto em 3600 como 3733.
Com GDM desativado + 2T sobe mas deu erro no teste com as conf 3733 Fast.

Agora fiquei meio perdido, tenho sempre que testar com ele desativado?

Na verdade, nem em 3200 sobe com GDM desativado a não ser com DOCP ativado!

[]´s
Qual Mobo está usando? Sobe o vsoc para 1.25 se subir vc vai baixando amd é bem chata no ensiao de boot...
 
Testei com o GDM desativado + 1T e não inicia tanto em 3600 como 3733.
Com GDM desativado + 2T sobe mas deu erro no teste com as conf 3733 Fast.

Agora fiquei meio perdido, tenho sempre que testar com ele desativado?

Na verdade, nem em 3200 sobe com GDM desativado a não ser com DOCP ativado!

[]´s
caramba é a gskill trident z de 3200mhz cl14? eu tenho esse kit tb de 2x8gb e uso a 3800mhz 16-16-16-30 em 1t e gdm desativado com 1.38v

subiu a voltagem? tenta sei lá 1.45v só pra garantir o boot, depois vai descendo

não vai nessa de configs do fast não, nem todas entram, aqui mesmo o tfaw só consigo com 24, aí pra alinhar isso precisei botar o rrds em 6

tenta a safe primeiro
 
memórias xmp 3000mhz cl 14... Vsoc hj uso 1.125...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

caramba é a gskill trident z de 3200mhz cl14? eu tenho esse kit tb de 2x8gb e uso a 3800mhz 16-16-16-30 em 1t e gdm desativado com 1.38v

subiu a voltagem? tenta sei lá 1.45v só pra garantir o boot, depois vai descendo

não vai nessa de configs do fast não, nem todas entram, aqui mesmo o tfaw só consigo com 24, aí pra alinhar isso precisei botar o rrds em 6

tenta a safe primeiro
Bdie da pra ir ate 1.52 tranquilamente estou usando esse meu pente a muitos anos assim são 4x8 3000mhz cl14
 
Qual Mobo está usando? Sobe o vsoc para 1.25 se subir vc vai baixando amd é bem chata no ensiao de boot...
A mobo é a ROG STRIX B550-E GAMING


caramba é a gskill trident z de 3200mhz cl14? eu tenho esse kit tb de 2x8gb e uso a 3800mhz 16-16-16-30 em 1t e gdm desativado com 1.38v

subiu a voltagem? tenta sei lá 1.45v só pra garantir o boot, depois vai descendo

não vai nessa de configs do fast não, nem todas entram, aqui mesmo o tfaw só consigo com 24, aí pra alinhar isso precisei botar o rrds em 6

tenta a safe primeiro
As minhas não sobem de nenhuma maneira para 3800. Só sobe deixando o FLCK em auto mas se setar para 1900 não sobe. A voltegem, testei atá com 1,5v

Será que pode ser algo na mobo ou processsador?

[]´s
 
A mobo é a ROG STRIX B550-E GAMING



As minhas não sobem de nenhuma maneira para 3800. Só sobe deixando o FLCK em auto mas se setar para 1900 não sobe. A voltegem, testei atá com 1,5v

Será que pode ser algo na mobo ou processsador?

[]´s
coloca o twrrd em 3 para quatro pentes mas é bem difícil subir... Aqui consigo subir no 5900x 4 pentes mas foi uma aventura subir.. E da um boost no bf5...
 
Fiz testes com GDM Off + 2T e GDM On + 1T

Eu sei que para certificar que está estável o teste tem que ser maior mas o que queria era saber em qual dos perfis devo me concentrar. No teste da 3733 C14 deu erro com GDM Off.

teste 3733 Safe GDM off 2t
EZAxIi4.png


teste 3733 Safe GDM on 1T
eJ6jvQK.png


teste 3733 Fast GDM on 1T
KUHfnRY.png

[]´s
 
O sweet spot é o máximo de FCLK que tu conseguir subir, e vai variar de CPU pra CPU. A minha eu nunca consegui deixar estável acima de 1866, por exemplo. Então, o "máximo" dele seria 3733CL14 (ou talvez 3733CL13 ou CL12 com aqueles bins extremos de B-Die que rodam a 1.6V).

Pra testar estabilidade, tenta chegar a uns 2000% no HCI Memtest. Se passar lá, não tem erro.

Outra coisa, já que subiu tão facilmente pra 2000 FCLK, tu pode chutar o balde e ver se faz 2100. :haha:
kkk Obrigado pela explicação e pelos links enviados anteriormente, lerei depois pra tentar entender melhor como fazer oc da memória.

Esse teste HCI Memtest é antigão né, lembro de usá-lo há anos, mas não sei se sempre fiz errado (abria várias janelas até completar a quantidade de ram), mas nunca apareceu problema nele nas vezes que fiz. Se tiver alguma dica de como usá-lo de forma diferente, posso tentar.

Tentei com 1.49v os 2100 FCLK e 4066mhz e não carregou. Talvez aumente depois, mas acho que a chance de dar certo é bem pequena. Esses valores do print que colocarei neste post são bons na sua opinião. Dá pra melhorar?

AE SIMM!! :yeah:
bem melhor.. tem ajustes pequenos a fazer para apertar ainda mais? tem sim.. mas os números ae já são 90% perfeitos para o games cpu bound.
Vale lembrar que ajustar 4x8gb é um pouquinho mais dificil que 2x8rsrsrs.. ta top!!
o "sweet spot" nos ryzen é 3800@14 ou 4000+@16.
meu IF não fez 3800@14 ( ou faltou paciência e conhecimento pra mim ).
3800@15 consigo , mas ao custo de ter que desabilitar GDM e usar 2T ( o que achei pior ingames ).
o meu melhor resultado 100% estável aqui ( e digo isso , pq rodei varias vezes o teste completo do tm5 em extreme ) foi de 4066@16-16-16-32-42 com 1.47v
acima disso não consegui estabilidade alguma... era abrir o tm5 , ja aparecia erros e mais erros.

me esqueci de qual frequencia e latencia tu estava usando antes , mas salva esse profile de 4000 , e faça alguns testes nos BFV e 42 , que aqui pra mim , são os games mais sensiveis com ganhos de memoria..
Foque nas Mínimas e médias que são aonde aparecem com maior diferença.. As máximas pouco alteram..
Opa, já dei uma melhorada boa baseando-me no print do Zentimings das suas memórias em 4000MHz.
Pena que aqui, mesmo com 1.45v, no primeiro teste com MemTest5 deu erro no 3º ciclo. Usei aquela configuração extreme recomendada.
Depois subi pra 1.49v e deu certo, pelo menos nos 3 clicos do teste. Achei que a duração era indefinida pra testar por 10 ciclos, mas o App parou sozinho depois do 3º, avisando que não tinha erro.

Minhas memórias anteriores são as da assinatura. Usava 4x8gb 3200mhzCl16 com OC pra 3600MHzCl18. Farei os testes sim. Vou tentar melhorar aqui no que dá antes de comparar.

Segue o print do resultado do teste e de como ficou por enquanto, se tiver conselho em relação a um valor que está estranho posso corrigir.



Muito grato pela ajuda, colegas.
 
kkk Obrigado pela explicação e pelos links enviados anteriormente, lerei depois pra tentar entender melhor como fazer oc da memória.

Esse teste HCI Memtest é antigão né, lembro de usá-lo há anos, mas não sei se sempre fiz errado (abria várias janelas até completar a quantidade de ram), mas nunca apareceu problema nele nas vezes que fiz. Se tiver alguma dica de como usá-lo de forma diferente, posso tentar.

Tentei com 1.49v os 2100 FCLK e 4066mhz e não carregou. Talvez aumente depois, mas acho que a chance de dar certo é bem pequena. Esses valores do print que colocarei neste post são bons na sua opinião. Dá pra melhorar?

Sim, esse é o jeito correto de testar (abrindo várias janelas e usando sua RAM inteira, uma janela por thread de CPU).
Quanto aos 2100 FCLK, recomendo testar isso separado da RAM pra não ter erro. Mas não vai passar fácil mesmo não, provavelmente vai precisar mexer no VSoC, Vddg, Vddp.
Se tu conseguir bootar com 2100 FLCK e passar uns três ciclos do Y-Cruncher + uns 30 minutos no Aida64, é sinal de que deu bom, e aí tu começa a afinar a RAM pra trabalhar em 4200Mhz.

Desligar o spread spectrum costuma melhorar facilitar o boot com FLCK alto.

Nota: afinar a RAM custa tempo. Boa sorte nessa jornada. hehe
 
Pessoal, boa noite

Na verdade queria opiniões sobre o seguinte, irei efetuar alguns downgrade no PC e um deles será a MB, irei passar a frente a minha Taichi X570.

Acham justo um valor de R$2.100,00 na pedida por ela?
 
kkk Obrigado pela explicação e pelos links enviados anteriormente, lerei depois pra tentar entender melhor como fazer oc da memória.

Esse teste HCI Memtest é antigão né, lembro de usá-lo há anos, mas não sei se sempre fiz errado (abria várias janelas até completar a quantidade de ram), mas nunca apareceu problema nele nas vezes que fiz. Se tiver alguma dica de como usá-lo de forma diferente, posso tentar.

Tentei com 1.49v os 2100 FCLK e 4066mhz e não carregou. Talvez aumente depois, mas acho que a chance de dar certo é bem pequena. Esses valores do print que colocarei neste post são bons na sua opinião. Dá pra melhorar?


Opa, já dei uma melhorada boa baseando-me no print do Zentimings das suas memórias em 4000MHz.
Pena que aqui, mesmo com 1.45v, no primeiro teste com MemTest5 deu erro no 3º ciclo. Usei aquela configuração extreme recomendada.
Depois subi pra 1.49v e deu certo, pelo menos nos 3 clicos do teste. Achei que a duração era indefinida pra testar por 10 ciclos, mas o App parou sozinho depois do 3º, avisando que não tinha erro.

Minhas memórias anteriores são as da assinatura. Usava 4x8gb 3200mhzCl16 com OC pra 3600MHzCl18. Farei os testes sim. Vou tentar melhorar aqui no que dá antes de comparar.

Segue o print do resultado do teste e de como ficou por enquanto, se tiver conselho em relação a um valor que está estranho posso corrigir.



Muito grato pela ajuda, colegas.
Boa, vi que vc tem uma 3080Ti, se possível rode um teste do Shadow of the Tomb Raider em 1080p tudo no low, quero comparar com meu resultado

TiVg92R.png
 
Boa, vi que vc tem uma 3080Ti, se possível rode um teste do Shadow of the Tomb Raider em 1080p tudo no low, quero comparar com meu resultado

TiVg92R.png
Valeu. Então, não tenho esse jogo e acho que ele não consta no Game Pass, mas se conseguir te passo as prints com resultado. Vou ver se consigo até o fds.
 
Isso se aplica até paras as Hynix CJR?
sim se aplica a qualquer memória ram, porém os valores vão variar conforme o que vc conseguir de estabilidade no chip mas aí sempre respeitando as regras dessa calculadora maluca aí para obter melhores resultados de estabilidade e performance, por exemplo se for o trfc a não ficar estável lá vai subir o tRC junto e consequentemente o tRP e tRAS também
 
sim se aplica a qualquer memória ram, porém os valores vão variar conforme o que vc conseguir de estabilidade no chip mas aí sempre respeitando as regras dessa calculadora maluca aí para obter melhores resultados de estabilidade e performance, por exemplo se for o trfc a não ficar estável lá vai subir o tRC junto e consequentemente o tRP e tRAS também
Vou tentar fazer

Hynix é um saco de estabilizar, e sempre só fica com estabilidade acima de 500 no trfc
Consequentemente o TRC sobe também

A soma do meu TRP + TRAS dá 58
 
Vou tentar fazer

Hynix é um saco de estabilizar, e sempre só fica com estabilidade acima de 500 no trfc
Consequentemente o TRC sobe também

A soma do meu TRP + TRAS dá 58
então, o tRFC eles só falam que tem que ser múltiplo do tRC, mas que recomendam ser x6 ou x8, no caso que vc falou só deve estabilizar com x9, o que dizem não ser um problema já que ainda seria um múltiplo mas, não com a performance otimizada assim por dizer
 
então, o tRFC eles só falam que tem que ser múltiplo do tRC, mas que recomendam ser x6 ou x8, no caso que vc falou só deve estabilizar com x9, o que dizem não ser um problema já que ainda seria um múltiplo mas, não com a performance otimizada assim por dizer
Coloquei x8 e nem bootou, só bootou com o que tava, 512... mas ai multipliquei por 9 e deu 522
Vou deixar assim mesmo

Isso de 3200 para 3800 1:1 com GDM off 1T
 
Pessoal tenho um kit 2x8GB 3200Mhz Gskill TridentZ, pelo que vi, ela é C-Die, estudo trocar por um kit 2x16GB 3600Mhz. Quanto será que consigo pegar por esse meu kit atual de ram? E qual kit (custo benefício) vcs recomendam para usar com o 5800x?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo