[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
então, o tRFC eles só falam que tem que ser múltiplo do tRC, mas que recomendam ser x6 ou x8, no caso que vc falou só deve estabilizar com x9, o que dizem não ser um problema já que ainda seria um múltiplo mas, não com a performance otimizada assim por dizer
Realmente não consegui :(

Pior que em 3800 tem muita diferença para 3600 no game que eu jogo, a sensação de 3800 é de muito mais fluidez!
Achei alguns perfis da HYNIX CJR mas não surtiram tanto efeito.

Dá vontade de comprar 16gb 4000mhz bem boas e ficar tranquilo sem tentar ficar ajustando manualmente cada timming

Realmente não consegui :(

Pior que em 3800 tem muita diferença para 3600 no game que eu jogo, a sensação de 3800 é de muito mais fluidez!
Achei alguns perfis da HYNIX CJR mas não surtiram tanto efeito.

Dá vontade de comprar 16gb 4000mhz bem boas e ficar tranquilo sem tentar ficar ajustando manualmente cada timming

Qual o game? que tu joga?

Escape from tarkov
parece que as minimas melhoram DEMAIS
Um caso a parte, andei dando uma olhada pela internet vi que de 3600 para 3800.
nos ryzen 5000 .... fps muda pouco ( 1 fps) e olhe lá.

Pode ser placebo tá kkkk
Mas sinto no monitor que fica mais fluido.
Se eu arrumasse um bom perfil de 3600 para hynix CJR, até deixaria!
Mas não consigo estabilizar os do DRAM CALCULATOR

Talvez ajuda para alguns, para estabilizar em frequências maiores...

Freq-------------TCKE-------AddrCmdSetup-------CsOdtSetup-------CKESetup
3800-3933
----------9------------3------------------3--------------15
4000-4133
----------11-----------4------------------4--------------18
4200+
--------------13-----------5------------------5--------------20

Zen-Timings-Screenshot.png

Pode ser placebo tá kkkk
Mas sinto no monitor que fica mais fluido.
Se eu arrumasse um bom perfil de 3600 para hynix CJR, até deixaria!
Mas não consigo estabilizar os do DRAM CALCULATOR
Agora to usando 4 dimms de Hynix CJR, e tá mais foda botar em 3800, então to usando 3600. Quando tava com 2 consegui ficar em 3800 de boa.

Consegui estabilizar aqui em 3600 com esse que achei em um fórum gringo, parece que tá ótimo. Copiei os timings só até o tCKE e troquei algumas coisas. (Não mexi em nada da terceira coluna nem lá de cima na imagem).

360016-16-19-19tm5wzpfdw.png

Algumas alterações:
tRCDRD e tRP em 20
tRAS em 36
tRFC 513 (coloquei o 2 em 460, 4 auto)

O resto igual. Parece que ficou estável, mas não fiz nenhum tipo de teste. Minha estabilidade é eu rodar meus jogos sem crash (péssimo teste) kkkkk.

Dando feedback aqui, entrei em contato com o suporte da Arctic e eles já enviaram o kit composto por radiator, pump, e VRM fan e uma pasta termica nova.
acho que ate eles se assustaram com as screens das temperaturas.

Vamo ver se o problema era mesmo o cooler ou esse cpu.

Qual a temperatura segura que as memórias podem atingir em testes?

[]´s

O chip em si deve aguentar bastante, problema é manter a estabilidade. Cerca de 40 graus em teste de estress acho um bom número, acima disso já podem ocorrer erros por causa disso.
Se vai meter voltagem na memoria, coloca um fan de 80mm apontado pra ela...

Agora to usando 4 dimms de Hynix CJR, e tá mais foda botar em 3800, então to usando 3600. Quando tava com 2 consegui ficar em 3800 de boa.

Consegui estabilizar aqui em 3600 com esse que achei em um fórum gringo, parece que tá ótimo. Copiei os timings só até o tCKE e troquei algumas coisas. (Não mexi em nada da terceira coluna nem lá de cima na imagem).

360016-16-19-19tm5wzpfdw.png

Algumas alterações:
tRCDRD e tRP em 20
tRAS em 36
tRFC 513 (coloquei o 2 em 460, 4 auto)

O resto igual. Parece que ficou estável, mas não fiz nenhum tipo de teste. Minha estabilidade é eu rodar meus jogos sem crash (péssimo teste) kkkkk.
Tu ainda ta com 1.35v
Eu ja tentei com 1.45mv e não consegui kkkkkk

To usando 3800 com esses timmings

Sem-t-tulo1234.jpg

Tu ainda ta com 1.35v
Eu ja tentei com 1.45mv e não consegui kkkkkk

To usando 3800 com esses timmings

Sem-t-tulo1234.jpg

Essa Steel Legend é muito boa.

Uma das poucas B450 que vejo tocar 1T com GDM off.

Essa Steel Legend é muito boa.

Uma das poucas B450 que vejo tocar 1T com GDM off.
Sim, ta de boa utilizando assim!
Mas sinto que ainda consigo apertar os timmings, só não sei quais que vão afetar totalmente a estabilidade / desempenho kkkkkkkk

comprei uma x570 e vou utilizar um r7 5800x
minha fonte é de 750w pluz bronze da corsair mas é um modelo de 2015
vi que essa x570 possui um conector de 8 pinos + 4 pinos
preciso conectar os dois ou somente o de 8 pinos da conta?
por enquanto vou usar o processador em stock só vou ativar o xmp das memórias ram
e futuramente comprar uma fonte mais nova

comprei uma x570 e vou utilizar um r7 5800x
minha fonte é de 750w pluz bronze da corsair mas é um modelo de 2015
vi que essa x570 possui um conector de 8 pinos + 4 pinos
preciso conectar os dois ou somente o de 8 pinos da conta?
por enquanto vou usar o processador em stock só vou ativar o xmp das memórias ram
e futuramente comprar uma fonte mais nova

Sim, de boa... Até se quiser ativar PBO e tals vai de boa tbm...

Durante esta semana fiz vários testes para fazer um OC com meu kit de memória:
Equipamento onde os testes foram feitos:
Mother: Asus Rog B550-E Gaming
Processador: 5800X
Memória: 2x16 Gb - F4-3200C14D-16GTZR
Cooler: Corsair H150i
VGA: RTX 3080

Algumas comentários:
  • Não há testes em 3800Mhz pois não houve maneira nenhuma de subir nessa voltagem na proporção 1:1:1. Encontrei alguns tópicos na net falando sobre esse problema nessa voltagem para alguns ryzem, então acho que fui premiado;
  • Todos os testes com GDM Off foram com 2T pois em 1T não dava boot;
  • Pelo que pude observar, GDM On + 1T dá um resultado melhor que GDM Off + 2T. Houve uma exceção no teste 3866 em que um dos testes do Aida deu resultado bem melhor mas testando várias vezes na sequência, os números não se repetiram;
  • Sei que para comprovar estabilidade terei que testar um tempo maior visto que os testes variaram de 35 a 55 min;
  • As temperaturas na maioria dos testes chegaram a 55 graus. Em idle algumas ficam abaixo de 40. Alguns testes fiz pela manhã e outros a tarde e com isso teve uma variação da temperatura do ambiente de uns 4 graus;
  • Os testes em 3733 cl14 GDM Off + 2T apresentaram erros, por isso não estão na lista;
  • Ainda não fiz novos testes em jogos, o que devo fazer no fim de semana;
Testes:
lMqQyqn.png

GDM On + 1T
9B52DWq.png

GDM On + 1T
40PfKnf.png

GDM Off + 2T
OlNCppM.png

GDM On + 1T
5ZmQYGk.png

GDM Off + 2T
f5lz0FQ.png

ElU62l8.png

kUzRtz6.png

Se alguém puder avaliar e me dar um feedback, desde já agradeço. Ainda não consegui concluir o melhor perfil a usar, talvez só depois de testar nos jogos que uso.

[]´s

Pessoal tenho um kit 2x8GB 3200Mhz Gskill TridentZ, pelo que vi, ela é C-Die, estudo trocar por um kit 2x16GB 3600Mhz. Quanto será que consigo pegar por esse meu kit atual de ram? E qual kit (custo benefício) vcs recomendam para usar com o 5800x?

Bela CPU em, que memória essa que vc tá usando aí amigo?
Gskil 3000mhz cl 14
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Durante esta semana fiz vários testes para fazer um OC com meu kit de memória:
Equipamento onde os testes foram feitos:
Mother: Asus Rog B550-E Gaming
Processador: 5800X
Memória: 2x16 Gb - F4-3200C14D-16GTZR
Cooler: Corsair H150i
VGA: RTX 3080

Algumas comentários:
  • Não há testes em 3800Mhz pois não houve maneira nenhuma de subir nessa voltagem na proporção 1:1:1. Encontrei alguns tópicos na net falando sobre esse problema nessa voltagem para alguns ryzem, então acho que fui premiado;
  • Todos os testes com GDM Off foram com 2T pois em 1T não dava boot;
  • Pelo que pude observar, GDM On + 1T dá um resultado melhor que GDM Off + 2T. Houve uma exceção no teste 3866 em que um dos testes do Aida deu resultado bem melhor mas testando várias vezes na sequência, os números não se repetiram;
  • Sei que para comprovar estabilidade terei que testar um tempo maior visto que os testes variaram de 35 a 55 min;
  • As temperaturas na maioria dos testes chegaram a 55 graus. Em idle algumas ficam abaixo de 40. Alguns testes fiz pela manhã e outros a tarde e com isso teve uma variação da temperatura do ambiente de uns 4 graus;
  • Os testes em 3733 cl14 GDM Off + 2T apresentaram erros, por isso não estão na lista;
  • Ainda não fiz novos testes em jogos, o que devo fazer no fim de semana;
Testes:
lMqQyqn.png

GDM On + 1T
9B52DWq.png

GDM On + 1T
40PfKnf.png

GDM Off + 2T
OlNCppM.png

GDM On + 1T
5ZmQYGk.png

GDM Off + 2T
f5lz0FQ.png

ElU62l8.png

kUzRtz6.png

Se alguém puder avaliar e me dar um feedback, desde já agradeço. Ainda não consegui concluir o melhor perfil a usar, talvez só depois de testar nos jogos que uso.

[]´s
Ryzen gdm sempre on 1t...não sei porque raios o pessoal recomendando gear dow of em memorias samsumg bdie...
Vc precisar baixar o trfc2... Tfaw...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende do game... Bfv um exemplo são sensíveis à memorias... A diferença é bem grandinha... Outra coisa importante não é so a frequência... Memórias 3800 cl 14 e com timings secundarios ajustados ficam com latências bem baixa isso faz total diferença

Última edição:
Essa reviravolta foi mais impressionante que a performance dos Alder Lake

A rapaziada aqui do tópico ta pique CSI bicho, ta maluco ahiuahiua

On-Topic: Atualmente tenho um 1600AF e uma RTX 2060S, qual vocês acham o melhor upgrade pro meu pc? Um 3700x (visando 3 anos sem upgrade na cpu) ou um 5600x? Atualmente eu só jogo mesmo e faço pouquissimas coisas no quesito produtividade, porem não sei até onde 6/12 vai segurar pra essa gen. Gostaria da opinião de vocês. 1600AF é um baita cpu porem não entrega muito mais que 60 fps. Valeu pela ajuda rapaziada

Ryzen gdm sempre on 1t...não sei porque raios o pessoal recomendando gear dow of em memorias samsumg bdie...
Vc precisar baixar o trfc2... Tfaw...
Obrigado pelo feedback!

Alguma sugestão nessas melhorias que você citou?

Qual dos perfis seria mais promissor, no meu caso, o objetivo é mais FPS em jogos com BFV e BF2042.

[]´s

On-Topic: Atualmente tenho um 1600AF e uma RTX 2060S, qual vocês acham o melhor upgrade pro meu pc? Um 3700x (visando 3 anos sem upgrade na cpu) ou um 5600x? Atualmente eu só jogo mesmo e faço pouquissimas coisas no quesito produtividade, porem não sei até onde 6/12 vai segurar pra essa gen. Gostaria da opinião de vocês. 1600AF é um baita cpu porem não entrega muito mais que 60 fps. Valeu pela ajuda rapaziada

Pra jogos sem dúvida o 5600X. Pra produtividade a diferença é pouca, então se já tivesse um 3700X não recomedaria a troca. Mas se tens um 1600AF você vai perceber uma diferença boa nos jogos. Eu tinha um 2600 antes , que é um 1600AF e achei uma boa troca. Tem um vídeo do Nexus mostrando a diferença em jogos e produtividade...

5600X
Tem gente no fórum que fez upgrade do 3700X pro 5600X e ficou satisfeito.
A performance em multithread não é tão distante assim, e o 5600X é bem superior em jogos.

Users who are viewing this thread

Voltar