[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Obrigado @Ixpai, @igormp
sobre a memória ram antes eu conseguia usar 3600mhz as vezes dava tela azul dai diminui para 3433mhz porém depois de tentar fazer o pbo só consigo dar boot usando 3200mhz pra baixo(ja resetei tudo na bios)
aqui estou usando 1.35v é seguro aumentar para 1.4v?

Obrigado @Ixpai, @igormp
sobre a memória ram antes eu conseguia usar 3600mhz as vezes dava tela azul dai diminui para 3433mhz porém depois de tentar fazer o pbo só consigo dar boot usando 3200mhz pra baixo(ja resetei tudo na bios)
aqui estou usando 1.35v é seguro aumentar para 1.4v?
Até 1.45 em memórias com dissipador é safe do safe

Pessoal, vcs acham que a próxima geração Ryzen vão vir com suporte a DDR5? Será que vão mudar de chipset ou vão conseguir fazer milagre e botar suporte a DDR5 em um AM4?

Até 1.45 em memórias com dissipador é safe do safe
Obrigado chegando em casa vou testar,pelo menos aumentar a voltagem da memória e ver se consigo subir a 3600
sera que não estou conseguindo subir a 3600 ou dar boot como antes a 3433 porque ativei o modo eco mode na bios?:hmm:
pensei que esse eco mode era somente pra cpu...

Pessoal, vcs acham que a próxima geração Ryzen vão vir com suporte a DDR5? Será que vão mudar de chipset ou vão conseguir fazer milagre e botar suporte a DDR5 em um AM4?
A do começo do ano vai ser AM4 e somente DDR4, vai ser o Zen3D, apenas um refresh com mais cache.

No final do ano virão os Zen4 na AM5 e somente com suporte DDR5.

Fazer over em (02 X 16GB) tipo Team Group 3600MHZ ou similares é semelhante ao ao over com (02 x 08GB) RAM ??

OBS: Usando dois pentes e não 04 pentes.

Sim, é pré-configurado nos testes do phoronix. Vou tentar investigar, pode ter sido thermal throttle mesmo durante os testes.

Pode ser isso. Também pode ser o caso das toolchains não escalar com threads, ou só fazer isso até certo ponto, mas parecia ser tudo C++ ali.
No GDB e no ffmpeg, tem cara de thermal throttle, porque ele só não subiria 100% em cima do 3700X se o clock tivesse sendo derrubado por algum motivo. Deveria ser acima de 100%, visto que o 5950X consegue sustentar clocks mais altos que o 3700X, mesmo com todos os núcleos em uso. Exceção pra Prime95.

Tu podia rodar o Cinebench também e comparar com os valores online.

Pode ser isso. Também pode ser o caso das toolchains não escalar com threads, ou só fazer isso até certo ponto, mas parecia ser tudo C++ ali.
No GDB e no ffmpeg, tem cara de thermal throttle, porque ele só não subiria 100% em cima do 3700X se o clock tivesse sendo derrubado por algum motivo. Deveria ser acima de 100%, visto que o 5950X consegue sustentar clocks mais altos que o 3700X, mesmo com todos os núcleos em uso. Exceção pra Prime95.

Tu podia rodar o Cinebench também e comparar com os valores online.
Cinebench eu precisaria ir pro windows, isso é algo que só acontece 1x a cada 1~2 anos rs

Depois eu vou tentar colocar offset negativo no CO e reduzir os limites de corrente e tal que nem vc falou, deve dar margem pra ele regular melhor os boosts.

Outro detalhe importante é que rodei esses testes com uns ~16gb de aplicações abertas em RAM. Por mais que o load avg do sistema todo fique na casa de ~1.5, talvez tenha influenciado em algo.
Bash:
uptime && free -h
 12:45:03 up 15:18,  1 user,  load average: 2,12, 1,88, 1,71
               total        used        free      shared  buff/cache   available
Mem:            62Gi        14Gi        19Gi       546Mi        28Gi        47Gi
Swap:           29Gi        39Mi        29Gi

A do começo do ano vai ser AM4 e somente DDR4, vai ser o Zen3D, apenas um refresh com mais cache.

No final do ano virão os Zen4 na AM5 e somente com suporte DDR5.
Vou esperar 2024 acho pra trocar a placa mãe, valeu!

Cinebench eu precisaria ir pro windows, isso é algo que só acontece 1x a cada 1~2 anos rs

O legal do Cinebench é que seria bem fácil de verificar se tua pontuação tá abaixo do que se espera do 5950X.
Quando eu usava o Hyper 212, eu fazia ~8400 pontos, bem abaixo dos ~9000 pontos que o 3950X normalmente faz. Troquei o cooler e resolveu.

O legal do Cinebench é que seria bem fácil de verificar se tua pontuação tá abaixo do que se espera do 5950X.
Quando eu usava o Hyper 212, eu fazia ~8400 pontos, bem abaixo dos ~9000 pontos que o 3950X normalmente faz. Troquei o cooler e resolveu.
Testei numa VM com o CB r20, deu 8466, então talvez esteja com um problema similar também.

Testei numa VM com o CB r20, deu 8466, então talvez esteja com um problema similar também.

Definitivamente está com o mesmo problema, você devia passar dos 10 mil pontos sem drama. Mesmo com o pequeno gargalo de uma VM, creio eu. Esse valor é mais ou menos o que eu fazia no 3950X com o Hyper 212.

acabei vendo aqui que o limite de temperatura do 5800x é de 90 graus
mais alguém possui esse processador?
estou usando com um air cooler duplo bem parrudo até
e ta pegando no máximo 75 graus jogando e 40 a 55 graus vendo video,no fórum e etc
devo me preocupar?
Essa temperatura é normal para o 5800x usando em stock.

Aqui usando um WC H150i pegava 72 jogango BFV. Depois, com a ajuda do pessoal do fórum, consegui deixar bem melhor e chega no máximo a uns 62 graus.

[]´s

Essa temperatura é normal para o 5800x usando em stock.

Aqui usando um WC H150i pegava 72 jogango BFV. Depois, com a ajuda do pessoal do fórum, consegui deixar bem melhor e chega no máximo a uns 62 graus.

[]´s
o que você fez pra chegar nessa temperatura?

Boa tarde. Pessoal, quem possui a placa mãe ab350m-ds3h v2 já testou a nova bios que saiu dia 30/11? A nova bios é a F52c, as mudanças são:

Major vulnerabilities updates, customers are strongly encouraged to update to this release at the earliest.
Credits to "Assaf Carlsbad and Itai Liba from SentinelOne"

Introduce capsule BIOS support starting this version.

1. Change default status of AMD PSP fTPM to Enabled for addressing basic Windows 11 requirements (https://support.microsoft.com/windows/1fd5a332-360d-4f46-a1e7-ae6b0c90645c)

O que seria esse "capsule bios"? Será que com essa nova bios o 1600af continuaria funcionando sem problemas?

Postando aqui também o que comentei lá no tópico do DRAM

Sempre tive bastante problema com os overclocks aqui depois de um tempo, começavam a dar WHEA 18 - 17 aleatoriamente

Depois de muito mexer nas configurações, creio que encontrei o culpado de tudo isso, PBO FMax Enhancer (Ai Tweaker\ Precision Boost Overdrive)

Pelo que vi é uma feature exclusiva da asus, ela costuma ficar em Automático nas configurações, fiz alguns testes habilitando e desabilitando ela,

Com ela desabilitada, acabou todos os erros WHEA, creio que já tem mais de 1 ano que sofro com esses WHEA só dessa opção ter ficado em automático

Fica dica pra quem tiver instabilidade no overclock de memória e/ou processador.

Postando aqui também o que comentei lá no tópico do DRAM

Sempre tive bastante problema com os overclocks aqui depois de um tempo, começavam a dar WHEA 18 - 17 aleatoriamente

Depois de muito mexer nas configurações, creio que encontrei o culpado de tudo isso, PBO FMax Enhancer (Ai Tweaker\ Precision Boost Overdrive)

Pelo que vi é uma feature exclusiva da asus, ela costuma ficar em Automático nas configurações, fiz alguns testes habilitando e desabilitando ela,

Com ela desabilitada, acabou todos os erros WHEA, creio que já tem mais de 1 ano que sofro com esses WHEA só dessa opção ter ficado em automático

Fica dica pra quem tiver instabilidade no overclock de memória e/ou processador.
mesma placa mãe aqui
fim de semana não estava conseguindo subir o sistema com 3600mhz
dai inventei de mexer na bios vendo uns videos acho que caguei com tudo daí resetei e o sistema só subia com 3200mhz
ontem chegando do trabalho resetei novamente,ative o pbo e o eco mode e consegui subir até 3533mhz
tudo estavel rodando de boa até o momento fh5 que antes pegava 75 graus consegui pegar 60~65 graus
r7 5800x
x570
com air cooler

Boa tarde. Pessoal, quem possui a placa mãe ab350m-ds3h v2 já testou a nova bios que saiu dia 30/11? A nova bios é a F52c, as mudanças são:

Major vulnerabilities updates, customers are strongly encouraged to update to this release at the earliest.
Credits to "Assaf Carlsbad and Itai Liba from SentinelOne"

Introduce capsule BIOS support starting this version.

1. Change default status of AMD PSP fTPM to Enabled for addressing basic Windows 11 requirements (https://support.microsoft.com/windows/1fd5a332-360d-4f46-a1e7-ae6b0c90645c)

O que seria esse "capsule bios"? Será que com essa nova bios o 1600af continuaria funcionando sem problemas?

Ta meio confuso, não deu pra ler com calma.....Nas respostas, aparentemente é pra proteger mais a bios num possível ataque de ransomware.....Mas outros falam na possibilidade de atualizar bios via Windows Update (sei que a Dell faz isso há alguns anos)

mesma placa mãe aqui
fim de semana não estava conseguindo subir o sistema com 3600mhz
dai inventei de mexer na bios vendo uns videos acho que caguei com tudo daí resetei e o sistema só subia com 3200mhz
ontem chegando do trabalho resetei novamente,ative o pbo e o eco mode e consegui subir até 3533mhz
tudo estavel rodando de boa até o momento fh5 que antes pegava 75 graus consegui pegar 60~65 graus
r7 5800x
x570
com air cooler

Sofri tempo pra caramba! No começo levei até 3733, pois 3800 o pc não bootava

Depois de um tempo o 3733 começava a dar problema, não conseguia entender, dai desci pra 3600

Depois de um bom tempo comecei a ter WHEA no 3600 também, voltei pra 3200 e mantive

Ultimamente vendo um post do @Chackall lá no DRAM, subi novamente pra 3733, depois de um tempo os WHEA lindos voltaram, fiquei triste pra caramba

Dai comecei a ver as opções lá e ir testando, vi essa PBO FMax Enhancer (Ai Tweaker\ Precision Boost Overdrive) e testei com ela Enabled/Disabled,

Sempre que habilitava ela, os testes do OCCT, jogos, etc, apresentavam WHEA de Bus CPU 18-17, tinha um aumento de desempenho no single core, mas gerava uma instabilidade geral no sistema,

Desabilitando foi só sucesso, estou mantendo os 3733 faz um tempo aqui já e não tive mais instabilidade.

O que me parece, é que quando essa opção está em Auto, ela escolhe um dia lindo pra se habilitar e estragar seu dia :fire:

O que me parece, é que quando essa opção está em Auto, ela escolhe um dia lindo pra se habilitar e estragar seu dia :fire:

Sim, isso é o foda de selecionar "Auto" em placas-mãe.
Não significa nem ligado nem desligado, significa "deixa a placa-mãe decidir", e nem sempre ela escolhe os mesmos valores.

Users who are viewing this thread

Voltar