[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Fazer um over nessa RAM iria ajudar também.
A ram que tá vindo ou a RAM que tenho
(Eu acredito que seja a RAM que vem mas só pra confirmar, eu tô meio na marcha lenta hoje kkkkkkkkkk)

A ram que tá vindo ou a RAM que tenho
(Eu acredito que seja a RAM que vem mas só pra confirmar, eu tô meio na marcha lenta hoje kkkkkkkkkk)

A que subir mais. hehe

Pessoal, alguém indica um cooler custo x benefício para um ryzen 5 5600x? Não faço overclock.

Galera, estou de volta, estou tentando jogar alguns jogos no ultra com a minha 6600 não-XT, alguns eu consigo, outros tem stutterings em partes muito específicas, poderia ser culpa do processador? (Por exemplo, a 1600AF)

Rapaz, eu tinha um 2600 (tá aqui pra vender ainda. hehehe) e o problema aqui era só pra rodar em FPS mais altos, que ele limitava, de resto era de boa. Usava ele a 4.2Ghz com as memórias a 3600mhz CL 14. Acho que teu problema é otimização aí. Esses processadores ainda são dependentes de frequências de memorias maiores.

Chegou minhas RAMs, e Horizon Zero Dawn não está mais dando stuttering, liso no ultra @ 1080p feito quiabo, com FSR ligado no ultra qualidade!!!!
Negócio é economizar o máximo e pegar 16GB de RAM porque é o que há

PS: Na real TUDO tá rodando melhor e mais liso, eu tô muito mais tranquilo com a minha setup até começo/meio de 2024, talvez mais!

Última edição:
Ainda existe procura por memórias B-die? As pessoas ainda pagam a mais por elas?

Ainda existe procura por memórias B-die? As pessoas ainda pagam a mais por elas?

Não tenho números, mas tenho a impressão que os interessados por OC topam pagar mais caro por Samsung B-Die sim.

Estou com as memórias da assinatura nos seguintes timings:

18-22-22-42-64 3600mhz. É possível que elas estejam segurando o desempenho do meu 5900x?

18-22-22-42-64 3600mhz. É possível que elas estejam segurando o desempenho do meu 5900x?

Mesmos timmings das Team Group 3600, da pra apertar um pouco manualmente e subindo a voltagem até 1,4V.

Quanto mais rápidas as memórias, melhor o desempenho quando tá limitado por CPU.
Aí tu tem que ver esse objetivo, porque não tem fim isso de "segurar o desempenho" em jogos como CS:GO, Dota, LoL, Valorant, etc. Tu vai sempre poder pegar uma memória melhor e descer mais e subir mais um pouquinho o fps.

Quantos R$ vs acham que vale a pena comprar um 5800x?

Quantos R$ vs acham que vale a pena comprar um 5800x?
1.6k~1.9k no máximo
difícil justificar mais do que isso pra jogos quando aparece 5600X no Ali por R$1300~1400 e entrega quase a mesma coisa (em jogos).

Última edição:

AMD Zen4 EPYC “Genoa” para suportar até 12TB de memória DDR5 de 12 canais​

AMD EPYC Genoa com suporte de memória DDR5-5200 de 12 canais​

Poucos dias depois que a AMD adicionou patches para Linux confirmando a configuração de memória AMD EPYC Genoa, duas fontes corroboraram a história compartilhando documentos ainda não revelados.

AMD-Genoa-CXL.jpg

AMD-Bergamo.jpg

Os patches confirmaram que o AMD EPYC “Genoa” que é baseado na microarquitetura Zen4 irá de fato suportar memória 1DPC DDR5 de 12 canais. No entanto, isso não é exatamente uma notícia neste momento, mas a primeira vez que a própria AMD confirmou. A razão pela qual isso era conhecido há alguns meses é que alguns documentos que fizeram parte do vazamento da Gigabyte / AMD na verdade incluíram informações extensas sobre a série EPYC de próxima geração. Até agora, esses documentos não foram publicados.

O primeiro documento postado por Hans de Vries mostra um diagrama do sistema Titanite 2P2G com CPU dupla Genoa SP5, cada uma suportando até doze módulos DDR5 ao mesmo tempo. Não sabemos quão preciso e atualizado é este diagrama, no entanto, deve-se notar que de acordo com esta imagem, esperava-se que Gênova suportasse Gen-Z, mas no final, a AMD decidiu oferecer suporte ao padrão CXL (como na foto acima). O Consórcio Gen-Z confirmou que irá transferir as especificações da interface para o consórcio CXL, o que torna o Gen-Z praticamente abandonado neste ponto. Independentemente de ser GenZ ou CXL, ele ainda contará com o padrão PCIe Gen5.

AMD-EPYC-Genoa-Diagram.jpg

Sistema Titanite 2P2G com CPU dupla Genoa SP5, Fonte: Hans de Vries

ComputerBase postou uma captura de tela da apresentação de suporte de memória AMD Genoa. Ele confirma que a próxima geração de CPU EPYC deve suportar até 5200 MT / s por meio de módulos de memória de 16 camadas com capacidade de até 1,5 TB (tipo LRDIMM). Curiosamente, a plataforma é capaz de suportar até 12 TB com módulos RDIMM 3DS (o 3DS usa vias de silício); no entanto, a velocidade será limitada a 4000 MT / s.

AMD-EPYC-Genoa-DDR5.png

Suporte de memória AMD EPYC Genoa, fonte: ComputerBase

A AMD confirmou que o Gênova agora está fazendo uma amostragem para os clientes e está a caminho de ser lançado em 2022. Ele será acompanhado pelo Bergamo, baseado na microarquitetura Zen4c, que será compatível com o soquete e a plataforma SP5.

yy2eW1y.png

Um caso curioso, depois que mexi na bios, meu fps no cs:go caiu coisa de 80 fps de média... ( mesmo retornando para as configs que estavam antes...) deixei tudo default e o fps não voltou,
será que ocorreu algum bug n bios? Tipo ( mexi apenas no vcore) coisa que sempre fiz... será que a bios ta com algum bug? Porém curiosamente no 3dmark e outros testes e jogos o fps continua o mesmo ? wtf ?

Um caso curioso, depois que mexi na bios, meu fps no cs:go caiu coisa de 80 fps de média... ( mesmo retornando para as configs que estavam antes...) deixei tudo default e o fps não voltou,
será que ocorreu algum bug n bios? Tipo ( mexi apenas no vcore) coisa que sempre fiz... será que a bios ta com algum bug? Porém curiosamente no 3dmark e outros testes e jogos o fps continua o mesmo ? wtf ?
Mais provável ter sido algum update cagado do jogo

Cara, eu to sofrendo com queda de FPS também, eu sempre joguei a 180/300 e agora nao passa de 150, não mexi em nada simplesmente o FPS diminuiu (R7 1700 a 3.7), isso depois dessa ultima atualização, mas não pelo visto quase ninguém sofreu com isso...

Cara, eu to sofrendo com queda de FPS também, eu sempre joguei a 180/300 e agora nao passa de 150, não mexi em nada simplesmente o FPS diminuiu (R7 1700 a 3.7), isso depois dessa ultima atualização, mas não pelo visto quase ninguém sofreu com isso...

Você atualizou a BIOS?? Se sim, eu aqui com uma Asus B450-S Pro tive que voltar para uma versão anterior, pois a ultima BIOS bloqueava o meu 2700 de passar de 3700MHZ, com a penuntima versão uso a 3750MHZ com o mesmo vcore, isso ocorreu em uma Giga Aorus B450 também.

Na Asus Gaming da minha irmã, não sei para qual versão voltar para fazer undervolt em um 3400G (era -0,15V com uma versão de 07/20) agora não passa de -0,05V, conforme a versão de BIOS mais nova, estão capando os processadores da primeira e segunda geração.

Mais provável ter sido algum update cagado do jogo

Tipo fiquei impressionado... pq no mapa de bench fazia 735 fps tou fazendo 680fps..

Você atualizou a BIOS?? Se sim, eu aqui com uma Asus B450-S Pro tive que voltar para uma versão anterior, pois a ultima BIOS bloqueava o meu 2700 de passar de 3700MHZ, com a penuntima versão uso a 3750MHZ com o mesmo vcore, isso ocorreu em uma Giga Aorus B450 também.

Na Asus Gaming da minha irmã, não sei para qual versão voltar para fazer undervolt em um 3400G (era -0,15V com uma versão de 07/20) agora não passa de -0,05V, conforme a versão de BIOS mais nova, estão capando os processadores da primeira e segunda geração.

A ultima vez que atualizei faz cerca de um ano já, depois que consegui deixar estável o OC do processador e das memórias não mexi mais...

Fiz um upgrade para um 5900X e aproveitei para trocar as memórias, o "problema" é que elas vieram com chips diferentes, apesar de serem iguais, uma é Samsung D-die e a outra Hynix D-die, estou cogitando devolver a Hynix D-die e tentar a sorte para ver se a nova vem Samsung D-die, acham que vale a pena o trabalho? Ou não vai fazer diferença na prática?

Memória 1:
98ef82de6d.png

Memória 2:
2924c828c0.png

Fiz um upgrade para um 5900X e aproveitei para trocar as memórias, o "problema" é que elas vieram com chips diferentes, apesar de serem iguais, uma é Samsung D-die e a outra Hynix D-die, estou cogitando devolver a Hynix D-die e tentar a sorte para ver se a nova vem Samsung D-die, acham que vale a pena o trabalho? Ou não vai fazer diferença na prática?

Memória 1:
98ef82de6d.png

Memória 2:
2924c828c0.png

Só vale devolver se vc pretende esguelar no overclock, se a sua intenção é ativar o XMP e deixar como vem, elas vão funcionar perfeitamente e de forma idêntica a memórias de chips idênticos.

Memória 1:
98ef82de6d.png

Memória 2:
2924c828c0.png
Pagou quantos nela?
Acho que compensa mais devolver as 2 e pegar uma crucial ballistix micron E-die. Da pra colocar no 3800 cl16 que nem eu fiz.

Pagou quantos nela?
Acho que compensa mais devolver as 2 e pegar uma crucial ballistix micron E-die. Da pra colocar no 3800 cl16 que nem eu fiz.
Eu paguei R$ 249,50 em cada uma. Agora vem a parte que vocês vão querer me matar hahaha. Eu tenho guardado dois módulos de 8GB G.SKILL Trident Z com Samsung B-Die, que eu comprei em 2017, pois na época eu estava animada em fazer overclock etc, mas faz mais de 1 ano que eu estou usando o XMP porque já não tenho mais essa paciência, então troquei por essas XPG por questões estéticas. Eu até cheguei a ver essas Crucial Ballistix, mas o problema é que elas não tem RGB.

:limo:

Users who are viewing this thread

Voltar