[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Sacanagem da AMD, deu uma de Intel agora. Essa nova linha Threaripper PRO 5000 vai usar soquete sRWX8, assim como a PRO 3000. Pelo visto o soquete sTRX4 só deve suportar uma única geração (linha 3000), mesmo ela tendo prometendo suporte a longo prazo. Com escassez de chips, eu duvido muito que ela vá lançar uma linha 5000 comum para o mercado doméstico.

Aliás, a AMD parece que desistiu do mercado doméstico e de fabricar processadores 4/8, core i3-10100(F) e i3-10105(F) estão praticamente sem concorrência, já que o Ryzen 3 3100 e 3500X só existem no papel. Vamos ver se ela vai descer do pedestal quando lançarem mobos com chipset H610 e B660, o que vai baratear a plataforma Alder Lake.

Acredito que seja fruto da escassez mesmo, eles não tem muita escolha. A Intel tem a vantagem de ter fábricas próprias.

As placas ASUS TUF Gaming X570-Plus precisam de atualização de BIOS para receber um 5900X ou dá pra tirar da embalagem e instalar?
Se tiver com Bios antiga precisa sim, a minha comprei na época do lançamento e precisou porque não suportava antes. Se vier com Bios recente não precisa. Mas não sei te dizer a partir de qual versão já suporta.

Acredito que seja fruto da escassez mesmo, eles não tem muita escolha. A Intel tem a vantagem de ter fábricas próprias.
É por isso mesmo, a falta de fábricas próprias prejudica a AMD na questão de estoque. O foco da produção da TSMC deve ser processadores Epyc e APUs dos consoles, AMD deve estar obrando e caminhando pro usuário doméstico, principalmente o segmento de entrada, que se tornou basicamente monopólio da Intel, triste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como a linha pro tem o dobro de lanes PCIe e canais de memória, acho que não dá pra usar na sTRX4. Único jeito de usar o socket antigo seria com uma versão non-PRO.
Sim, octa-channel e # de pistas PCIe só no sWRX8, mas é que ela prometeu suportar a longo prazo o sTRX4, mas pelo visto ficou só na promessa mesmo, a internet não esquece:

Última edição:
Sacanagem da AMD, deu uma de Intel agora. Essa nova linha Threaripper PRO 5000 vai usar soquete sRWX8, assim como a PRO 3000. Pelo visto o soquete sTRX4 só deve suportar uma única geração (linha 3000), mesmo ela tendo prometendo suporte a longo prazo. Com escassez de chips, eu duvido muito que ela vá lançar uma linha 5000 comum para o mercado doméstico.

Pois é, infelizmente o mercado HEDT tá sem concorrência.
Acho mesmo se ficarem mais 1 ano sem lançar CPU, o Threadripper 3970X ia ser a melhor CPU HEDT por mais um ano (desconsiderando o 3990X).

E sem concorrência, eles vão continuar abusando. :|
Só resta esperar algo da Apple, acho que a Intel não vai lançar nada HEDT tão cedo.

Eu sempre lia críticas sobre as BIOS das placas-mães da Gigabyte e achava exagero, mas realmente tem fundamento, firmwares da fabricante são muito bugados, isso porque a placa atual já é uma nova que recebi da garantia.

Resumo: ontem suspendi o PC e fui almoçar, quando voltei tinha ligado sozinho e travado nuna tela preta, nunca aconteceu isso antes. Resetei e então o Windows não iniciava e dava erro de bootloader (winload.efi). Mesma coisa com pendrive bootável, não carregava os menus. Já aconteceu isso uma vez com a placa antiga, a solução foi dar um clear CMOS nos pinos da placa.

Dessa vez bastou carregar as configurações padrões para conseguir dar boot. Fui testando opção por opção até descobrir que o culpado era o fTPM ativado que impedia o boot. Pesquisando vi relatos idênticos no Reddit, e a única solução cobhecida era atualizar a BIOS. Embora minha placa tenha o recurso de DualBIOS, é um risco que não gosto de correr, mas não tive escolha. Estava com a F52 e atualizei para a F61, e o problema aparentemente foi corrigido, mas vamos ver se não volta a acontecer. Tinha a F61d, mas é beta, preferi flashear uma versão estável, pois a única mudança até onde sei é o fTPM ativado por padrão.

Por enquanto o novo firmware não atrapalhou overclock do CPU ou de memória via XMP, e de quebra adicionou suporte às APUs Ryzen 5000G, pelo menos isso. Diante desse perrengue que enfrentei, minha próxima mobo com certeza não será Gigabyte. O hardware é bom, mas o firmware deixa a desejar.

Eu sempre lia críticas sobre as BIOS das placas-mães da Gigabyte e achava exagero, mas realmente tem fundamento, firmwares da fabricante são muito bugados, isso porque a placa atual já é uma nova que recebi da garantia.

Resumo: ontem suspendi o PC e fui almoçar, quando voltei tinha ligado sozinho e travado nuna tela preta, nunca aconteceu isso antes. Resetei e então o Windows não iniciava e dava erro de bootloader (winload.efi). Mesma coisa com pendrive bootável, não carregava os menus. Já aconteceu isso uma vez com a placa antiga, a solução foi dar um clear CMOS nos pinos da placa.

Dessa vez bastou carregar as configurações padrões para conseguir dar boot. Fui testando opção por opção até descobrir que o culpado era o fTPM ativado que impedia o boot. Pesquisando vi relatos idênticos no Reddit, e a única solução cobhecida era atualizar a BIOS. Embora minha placa tenha o recurso de DualBIOS, é um risco que não gosto de correr, mas não tive escolha. Estava com a F52 e atualizei para a F61, e o problema aparentemente foi corrigido, mas vamos ver se não volta a acontecer. Tinha a F61d, mas é beta, preferi flashear uma versão estável, pois a única mudança até onde sei é o fTPM ativado por padrão.

Por enquanto o novo firmware não atrapalhou overclock do CPU ou de memória via XMP, e de quebra adicionou suporte às APUs Ryzen 5000G, pelo menos isso. Diante desse perrengue que enfrentei, minha próxima mobo com certeza não será Gigabyte. O hardware é bom, mas o firmware deixa a desejar.
Hoje me bateu a curiosidade de ver se havia novidade sobre bios da gigabyte para minha mobo, e tinha. Antes, poucas semanas atrás, depois de mais de um ano, ela soltou a versão F52c, único diferencial foi que a ftpm viria ativado por padrão com a nova bios, só que dia 13 desse mês mudou para F52d, com um diferencial: adicionou agesa v1.2.0.5, que passa a dar suporte aos ryzen 4000G.

Na boa, sabia que essa marca sempre foi bagunçada, mas essa parte de firmware tá uma piada, vou continuar na F51 mesmo, se algum dia sair a F52 estável ai vejo se faço o update, não confio na gigabyte, pior fabricante disparado para mim, passo distante de produtos dessa marca daqui pra frente.

Hoje me bateu a curiosidade de ver se havia novidade sobre bios da gigabyte para minha mobo, e tinha. Antes, poucas semanas atrás, depois de mais de um ano, ela soltou a versão F52c, único diferencial foi que a ftpm viria ativado por padrão com a nova bios, só que dia 13 desse mês mudou para F52d, com um diferencial: adicionou agesa v1.2.0.5, que passa a dar suporte aos ryzen 4000G.

Na boa, sabia que essa marca sempre foi bagunçada, mas essa parte de firmware tá uma piada, vou continuar na F51 mesmo, se algum dia sair a F52 estável ai vejo se faço o update, não confio na gigabyte, pior fabricante disparado para mim, passo distante de produtos dessa marca daqui pra frente.
Falta alguém testar, mas as bios com AGESA 1205 já tem suporte para Vermeer ( Ryzen 5000 )

Última edição:

E olha que é uma mobo da linha Aorus, que teoricamente deveria ter um esmero maior. Até agora já foram 2 problemas de firmware e 1 de hardware e menos de um ano de uso. Acho que a BIOS da Gigabomba só não é pior que Biostar, essa sim dá dor de cabeça pelo que leio.

a minha antiga AB350M da Gigabyte simplesmente parou de funcionar com overclock na ram, zuado...

Esse cara é fera né? Melhor que os devs da AMD kkkkkk.

12400 custando 40% menos que o 5600x e dando 5% mais desempenho.... Será que na CES vão lançar o 5600X3D pelo mesmo preço?
Historicamente a AMD é um pouco pior que a Intel e bem mais barata.
Será que os bons tempos estão de volta?

12400 custando 40% menos que o 5600x e dando 5% mais desempenho.... Será que na CES vão lançar o 5600X3D pelo mesmo preço?

Pessoalmente não acho que vai ter 5600x nem 5800x com 3d cache, só o 5900x e 5950x.

Todas as minhas placas desde 2005 são Gigabyte e posso afirmar seguramente que a Gigabyte faz um bom trabalho nas Bios mas o grande problema é a estabilidade em over.

Recomendo fortemente você descer um pouco o over. Os modelos de baixo custo da Gigabyte são feitos para trabalhar sempre em stock (mesmo tendo possibilidade de over).

A Gigabyte vem adotando o Capsule Bios nas novas versões, então provavelmente novas atualizações serão feitas pelo próprio Windows Update (algo parecido com os notebooks mais atuais).

Pessoalmente não acho que vai ter 5600x nem 5800x com 3d cache, só o 5900x e 5950x.
Eu acho que vai, pq se não a Intel vai reinar sozinha com os I5 e I7

Acho que o 56003D deve bater o 12600k custando igual ou pouca coisa a mais (espero que seja isso..rsrs)

Que seja mas se manter o 5600x a 300 dólares vai perder muito mercado.
Baixando ele pra 150 dólares teremos um processador competitivo contra o i5 12400.
Por 700 reais eu troco o meu 3600 pelo 5600 sem dúvida.

Eu acho que vai, pq se não a Intel vai reinar sozinha com os I5 e I7

Acho que o 56003D deve bater o 12600k custando igual ou pouca coisa a mais (espero que seja isso..rsrs)
Não duvido que a AMD deixe os i7 e i5 reinarem sós por um tempo, até pq no segundo semestre irão lançar a linha AM5.

Acho difícil ter 5600x com cache 3d, até por ter apenas 1 CCD. Alguns rumores apontam que vai ter um 5800x com 3d-cache, mas eu pessoalmente acho difícil.

Baixando ele pra 150 dólares teremos um processador competitivo contra o i5 12400.
Acho que eventualmente devem baixar o preço dos 5600x, da mesma forma que fizeram com o 5800x. Não acho que fique nesse valor que vc falou, mas talvez chegue nos $200.

Upgrade pra mim só quando as DDR5 estiverem bem maduras e com módulos de alta densidade, até lá estou bem satisfeito com oq tenho.

Se não lançar, a intel com placa mãe ddr4 vai engolir o mercado.
Eu só não comprei o 12700k por 2k pq a placa mãe custava de 1500 a 2k, mas quando tiver outras opções mais viáveis vai valer a pena.

Ate hoje tu não encontra o 3600 por R$700 imagine o 5600x ...

Todas as minhas placas desde 2005 são Gigabyte e posso afirmar seguramente que a Gigabyte faz um bom trabalho nas Bios mas o grande problema é a estabilidade em over.

Recomendo fortemente você descer um pouco o over. Os modelos de baixo custo da Gigabyte são feitos para trabalhar sempre em stock (mesmo tendo possibilidade de over).

A Gigabyte vem adotando o Capsule Bios nas novas versões, então provavelmente novas atualizações serão feitas pelo próprio Windows Update (algo parecido com os notebooks mais atuais).
Já eu digo exatamente o contrário, overclock de processador e memória (via XMP) estão 100% estáveis, com baixas temperaturas, mas a BIOS buga sozinho do nada, muitas queixas similares. Vamos ver se com essa versão do firmware que instalei vai resolver. Além disso, os utilitários da Gigabyte, como o App Center, RGB Fusion e SIV são bem ruinzinhos também.

A Gigabyte é tão zuada que de vez em quando o site bloqueia o meu IP sem motivo algum, visto que que meu provedor (Vivo) não usa CGNAT, em que o IPv4 público é compartilhado entre vários clientes. Pra conseguir acessar eu tenho que usar máquina virtual ou acessar pela rede móvel do smartphone. Não me espanta do porta dela ter sido hackeada lol, empresa amadora.

Gigabyte.png

Última edição:
Como aqui, o tópico caminha mais rápido...

Um i9 9900KF vs um 5800X são similares, ou tem muita diferença? Só achei bench maluco.

Pra conseguir acessar eu tenho que usar máquina virtual ou acessar pela rede móvel do smartphone. Não me espanta do porta dela ter sido hackeada lol, empresa amadora.
Se vc consegue acessar usando uma VM, então creio que a bronca não seja seu IP.

Gigabyte atualizou a bios da B350 f52e,
fui seco achando que deu suporte para ryzen 5000, mas no fim deu suporte a todas APUS 4000g e ativou automaticamente o TPM2.0, ryzen 5000 ficou de fora.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar