[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início

Porcaria uma a320 que utiliza chip7 da b350 que mau da conta da maioria dos ryzen 5000 recebeu bios f53 que da suporte a serie 5000 e as b350-370 que tem vrm bem melhores não,
única explicação que consigo imaginar é questão comercial ainda se fabrica a320 e não mais as outras.
não acredito que seja bloqueio por parte da AMD,

Porcaria uma a320 que utiliza chip7 da b350 que mau da conta da maioria dos ryzen 5000 recebeu bios f53 que da suporte a serie 5000 e as b350-370 que tem vrm bem melhores não,
única explicação que consigo imaginar é questão comercial ainda se fabrica a320 e não mais as outras.

Onde ta falando suporte a Ryzen 5000?

Onde ta falando suporte a Ryzen 5000?
Na aba CPU Support.

Estranho mesmo eles adicionarem suporte aos ryzen 5000 nas A320... nenhum chipset de primeira geração era pra receber a principio. E colocaram justamente na série mais capenga... nas X370 eu até entenderia, mas nas A320... no mínimo estranho.

Existe a chance deles adicionarem ao longos das próximas semanas. Nem sempre a Gigabyte lança as bios ao mesmo tempo pra todas as placas mãe.

Quem sabe eles sigam um "roadmap" de ir atualizando as placas conforme o volume de vendas e neste caso eu acredito que as A320 possam ter vendido mais (sei lá, só um chute meu).

Na aba CPU Support.

Estranho mesmo eles adicionarem suporte aos ryzen 5000 nas A320... nenhum chipset de primeira geração era pra receber a principio. E colocaram justamente na série mais capenga... nas X370 eu até entenderia, mas nas A320... no mínimo estranho.

Existe a chance deles adicionarem ao longos das próximas semanas. Nem sempre a Gigabyte lança as bios ao mesmo tempo pra todas as placas mãe.

Quem sabe eles sigam um "roadmap" de ir atualizando as placas conforme o volume de vendas e neste caso eu acredito que as A320 possam ter vendido mais (sei lá, só um chute meu).
Acredito que a320 ainda é fabricada e vendida por isso dessa liberação do suporte, mas fica a prova que é possível esse suporte em qualquer placa am4, só nao fazem porque não querem mesmo.
Se a minha placa recebe-se suporte eu trocaria por um 5600x, apesar de que meu cpu atual entregar performance suficiente e meu maior gargalo atual é a vga, eu faria essa mudança pensando em estender a vida util do kit.

Mas o suporte é básico e eu que tenho um Ryzen 2700 com uma Asus B450 Pro-S (32MB de BIOS) eu perdi o suporte ao ver com a ultima BIOS, tive que voltar para penultima.
Vários casos assim.

boa noite
estou com umas dúvidas bem leigas rs
existe problema de ativar o eco mode (65w) ? essa opção limita a energia fornecida ao processador?
meu processador r7 5800x chega até 4900ghz porém desativei uma opção de core boost e foi pra 3800ghz além disso a temperatura de 70~65 graus não passa de 50 graus com essa opção ativada
eco mode e core boost desabilitada pode "estragar" ou diminuir a vida útil do processador?
quando eu me mudar para o nordeste vou precisar sem dúvidas de um wc :mother:

Amanhã é o dia da conferência.

%C3%A913-birl.gif

Torço q os cache 3d sejam fodão, senão, vai ser bem fail. Espero estar mto errado. Mas vamos ver.

boa noite
existe problema de ativar o eco mode (65w) ? essa opção limita a energia fornecida ao processador?
meu processador r7 5800x chega até 4900ghz porém desativei uma opção de core boost e foi pra 3800ghz além disso a temperatura de 70~65 graus não passa de 50 graus com essa opção ativada
eco mode e core boost desabilitada pode "estragar" ou diminuir a vida útil do processador?
Não precisa de WC, 70°C é excelente pra um ryzen 5000 e muito abaixo da margem de segurança. Dá uma olhada no tópico do PBO + CO ensinando a fazer undervolt. Aqui o 5900X com o Fuma 2 ficou assim para as várias condições (para 86°C graus na condição final ele dissipa 177W com a temp ambiente quase em 30°C):

i4o9Gzv.png

Só o 5800X será?
pois é estranho até porque o processador que foi demonstrado foi um 5900x , bom vamos ver se esperava um update total da linha ryzen pra manter a competição até sair o zen4, me parece um balde de agua fria, vamos ver quando sair todos os dados e slides completos pode ser que 5900 venha antes por isso o 5800 esta sozinho no slide .

Última edição:
Seguindo a mesma linha desses testes daí, tá aqui atualizado com testes genéricos de CPU e de compilação de projetos. Não vi as temperaturas pq deixei rodando enquanto dormia, mas acho que devem ter ficado pela casa do meu post passado:

6bmAHJR.png

VNUJj63.png

Comparei com os resultados do fx6300 tb só por curiosidade:
rn7dHuH.png

7G17AaD.png

EYEb20G.png

Considerando que paguei 1500 no meu 3700x no ali, e 3.9k nesse 5950x aqui no BR, diria que um valor de 160% por um aumento de quase 100%, porém com garantia e arquiteturas novas valeu a pena.
Ontem chegou o Fuma 2 e já coloquei no lugar do Gammax 400:
6E5KcB7.png

Refiz os testes, e pra minha surpresa não mudou praticamente nada:
RiZLLff.png

Em alguns casos até regrediu (como nos testes de compilação) por coisa de 1~2%, apesar que isso é bem margem de erro. Por outro lado, as temperaturas (que antes chegavam até os 90º) foram no máximo até 85º em cenários bem específicos, ficando em geral na casa dos 70º.

No cinebench (rodando em uma VM) passou de 7644 para 8340 pontos, então dá pra CPU esticar um pouco mais as pernas ainda.

boa noite

Não vai estragar, mas acredito não fazer sentido mexer nos 2 (desligar Boost e baixar o TDP), pois assim você vai capar demais o desempenho do processador. Deixe o Core Boost no padrão e mexa apenas no Eco Mode. O 5800X tem o TDP padrão de 105W, com o Eco Mode você consegue limitar esse TDP para 65W e/ou 45W, dependendo da placa-mãe. Existe uma pequena perda de performance sim, mas no dia-a-dia é imperceptível. É aquilo, você sacrifica um pouco de performance pra ganhar em temperaturas mais baixas.

Não vai estragar, mas acredito não fazer sentido mexer nos 2 (desligar Boost e baixar o TDP), pois assim você vai capar demais o desempenho do processador. Deixe o Core Boost no padrão e mexa apenas no Eco Mode. O 5800X tem o TDP padrão de 105W, com o Eco Mode você consegue limitar esse TDP para 65W e/ou 45W, dependendo da placa-mãe. Existe uma pequena perda de performance sim, mas no dia-a-dia é imperceptível. É aquilo, você sacrifica um pouco de performance pra ganhar em temperaturas mais baixas.
aqui estou usando uma x570 tuf plus da asus porém somente com um conector de 8 pinos
preciso trocar de fonte mas vou deixar isso la para o fim do ano ou uma boa promo aparecer
vlw,deixei aqui com o core boost padrão e ativei o eco mode
aproveitando por mais que eu cape o desempenho do ryzen 7 5800x desativando o core boost e ativando o eco mode,isso não afeta a integridade do processador?
pois fiz uns testes aqui e rodo tudo tranquilo rodando o processador com 3800ghz ,jogo em full hd com rtx 3070 e pra mim estando tudo no talo com 60 fps ta ótimo
preciso urgente ler com calma e entender melhor o guia que o @alfas recomendou

isso não afeta a integridade do processador?
Não, oq desgasta um processador (e qualquer componente eletrônico) são altas temperaturas. Ao limitar o consumo de energia e clocks dele, vc acaba reduzindo o consumo de temperatura, e aí aumenta a longevidade dele.

Não, oq desgasta um processador (e qualquer componente eletrônico) são altas temperaturas. Ao limitar o consumo de energia e clocks dele, vc acaba reduzindo o consumo de temperatura, e aí aumenta a longevidade dele.
vlw @igormp
sei que é coisa de louco comprar algo e capar ele mas mesmo capado ele ta mil vezes melhor que meu antigo i7 7700
futuramente quando trocar de fonte que possui todos os conectores e aprender melhor sobre CO e PBO2 eu brinco com isso XD
obrigado a todos :joia:

6E5KcB7.png

RiZLLff.png

Em alguns casos até regrediu (como nos testes de compilação) por coisa de 1~2%, apesar que isso é bem margem de erro. Por outro lado, as temperaturas (que antes chegavam até os 90º) foram no máximo até 85º em cenários bem específicos, ficando em geral na casa dos 70º.

No cinebench (rodando em uma VM) passou de 7644 para 8340 pontos, então dá pra CPU esticar um pouco mais as pernas ainda.

Aqui eu sai de um gamaxx 400 para esse fuma 2 e tive resultados ótimos,

O que fiz de diferente é que coloquei fans mais fortes e com melhor pressão estática no lugar das que vem por padrão, se não me engano estou usando as Corsair ML 120,

Essas que vieram junto eu distribui na frente e atrás do gabinete pra melhorar o fluxo de ar.

vlw @igormp
sei que é coisa de louco comprar algo e capar ele mas mesmo capado ele ta mil vezes melhor que meu antigo i7 7700
futuramente quando trocar de fonte que possui todos os conectores e aprender melhor sobre CO e PBO2 eu brinco com isso XD
obrigado a todos :joia:
Se tá atendendo suas expectativas (60 fps, como falou antes) então não faz diferença capar ou não, não é como se fosse fazer falta pra vc no momento.
Se/quando chegar um momento onde ele não entregue mais isso, aí vc solta o bicho de vez.

Aqui eu sai de um gamaxx 400 para esse fuma 2 e tive resultados ótimos,

O que fiz de diferente é que coloquei fans mais fortes e com melhor pressão estática no lugar das que vem por padrão, se não me engano estou usando as Corsair ML 120,

Essas que vieram junto eu distribui na frente e atrás do gabinete pra melhorar o fluxo de ar.
Em termos de temperaturas os resultados aqui foram ótimos também, mas imaginei que a CPU tava perdendo muito desempenho por conta do thermal throttle, claramente não foi o caso.

Pingar até o @Morello aqui pq tenho certeza que ele tb vai achar isso curioso.

6E5KcB7.png

RiZLLff.png

Curioso que sua pontuação no CinebenchR20 continua bem abaixo do que o 5950X deveria entregar (acima dos 10000). Não acho que isso seja gargalo da VM, mas pode ser algo a nível de software, visto que o Fuma 2 já deu uma levantada boa na pontuação.
Aqui, quando troquei o cooler, eu tive uma melhora em tempos de compilação também (testei com o Chromium), mas infelizmente não guardei os benchmarks pra comparar os valores. A melhora foi parecida com a do Cinebench.

Tendo isso em mente, meu processador é Zen 2, e a mudança de cooler foi mais brusca (Hyper 212 -> DeepCool Castle 360 RGB com 3 fans NF-A12x25).
Se tiver com saco, recomendo testar com o PBO ligado também, pode ser que seu 5950X esteja esbarrando no limite de consumo de energia antes do limite de temperatura, deixando os resultados bem mais próximos.

Curioso que sua pontuação no CinebenchR20 continua bem abaixo do que o 5950X deveria entregar (acima dos 10000). Não acho que isso seja gargalo da VM, mas pode ser algo a nível de software, visto que o Fuma 2 já deu uma levantada boa na pontuação.
Aqui, quando troquei o cooler, eu tive uma melhora em tempos de compilação também (testei com o Chromium), mas infelizmente não guardei os benchmarks pra comparar os valores. A melhora foi parecida com a do Cinebench.

Tendo isso em mente, meu processador é Zen 2, e a mudança de cooler foi mais brusca (Hyper 212 -> DeepCool Castle 360 RGB com 3 fans NF-A12x25).
Se tiver com saco, recomendo testar com o PBO ligado também, pode ser que seu 5950X esteja esbarrando no limite de consumo de energia antes do limite de temperatura, deixando os resultados bem mais próximos.
Os testes do phoronix, pelo que vi agr, estão dentro da std dev dos demais testes realizados por outros usuários (até mesmo o com o gammax os resultados ainda estavam dentro).

Sobre o teste do cinebench, talvez seja alguma coisa na VM que dentro do windows não tá reconhecendo alguma extensão relevante (tipo AVX2), até pq o kvm repassa pro windows como se a CPU fosse um Epyc.

De toda forma, agora que tenho folga vou ver se brinco com o PBO como vc disse e aumento os limites de TDP e tudo mais, ao contrário do que eu estava fazendo antes (travando a CPU em 95W no dia a dia).

Sobre o teste do cinebench, talvez seja alguma coisa na VM que dentro do windows não tá reconhecendo alguma extensão relevante (tipo AVX2), até pq o kvm repassa pro windows como se a CPU fosse um Epyc.
Atualizando isso aqui, acho que vale ressaltar que o CB foi o r20. No r23 ele tá fazendo 22186, oq parece ser bem em linha com outros resultados que achei na internet.

Atualizando isso aqui, acho que vale ressaltar que o CB foi o r20. No r23 ele tá fazendo 22186, oq parece ser bem em linha com outros resultados que achei na internet.

Sim, eu me atentei nisso.
Acho que o que tá rolando é o seu CPU esbarrando no limite de energia mesmo.

Você tentou rodar o CinebenchR20 pelo Wine?

Sim, eu me atentei nisso.
Acho que o que tá rolando é o seu CPU esbarrando no limite de energia mesmo.

Você tentou rodar o CinebenchR20 pelo Wine?
Tentei, só abre uma janela meio bugada e não tive saco de tentar mexer mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

5800x com 3d cache:

aWC7zDy.png

Não falaram de nenhum dos outros modelos, triste ☹️

Última edição:
  • Curtir
Reações: Zyt
aehuaehuaheuaheuaehu
Esse 5800X3D veio pra ser o último suspiro do AM4 mesmo. Zen 4 já chega final do ano com AM5.

Users who are viewing this thread

Voltar