[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O Python e as bibliotecas mais comuns, tinham problemas de performance no Ryzen, você sabe se tem alguma maneira de contornar?
Aqui não tenho problema nenhum. Vc tá no windows? (imagino que não por conta esse export, mas não custa perguntar)

Fiz um teste aqui agora, e a minha CPU até bateu o 12900k no numpy:
ypkP7jF.png

É pq não saiu mobos baratas ainda.

Quando chegar as mobos mid com suporte a DDR4 e o 12400f vc vai ver, ele tem desempenho melhor e se vier no mesmo preço do 5600 vai dominar as vendas
Não adianta ficarmos de achismo, nem dá pra saber quando que essas mobos mid vão chegar nem por quanto. Pode ser que essa "dominância" não dure nem 6 meses, e aí acabe não valendo a pena ter custos desnecessários pra cobrir esse gap.

Não falaram nada do preço do 5800X3D ?

Aqui não tenho problema nenhum. Vc tá no windows? (imagino que não por conta esse export, mas não custa perguntar)

ypkP7jF.png

Não adianta ficarmos de achismo, nem dá pra saber quando que essas mobos mid vão chegar nem por quanto. Pode ser que essa "dominância" não dure nem 6 meses, e aí acabe não valendo a pena ter custos desnecessários pra cobrir esse gap
Bom AMD não é besta, tem uma cadeia de comando e conselheiros trabalhando dia e noite, colocaram na balança os custos disponibilidades e afins sobre a concorrência com intel que levou ela trazer o 5800x3d que era algo até inesperado, ao meu ver vai servir de status contra alderlake temos um CPU igualmente capaz em games , essa gen da intel esta indiscutivelmente muito boa, porem alderlake tem o peso do custo geral,ser um up total contra uma base instalada am4 enorme.
Acho que AMD deve perder um pouco em vendas sem duvida principalmente com chegada de mobos intel mais baratas, mas como falei AMD colocou na balança que é uma perda aceitável.

Muitos esperavam uma atualizaçao total, foi meio decepcionante isso é verdade.

Não adianta ficarmos de achismo, nem dá pra saber quando que essas mobos mid vão chegar nem por quanto. Pode ser que essa "dominância" não dure nem 6 meses, e aí acabe não valendo a pena ter custos desnecessários pra cobrir esse gap.
Vamos ver então como vai ser.

Eu acho que sim, o 12400f com uma B*** e DDR4 se vier com preço igual ou abaixo do 5600x vai vender bastante.

O bom disso que a AMD pode dar uma abaixada no preço do 5600x, ai fica bom demais

Bom AMD não é besta, tem uma cadeia de comando e conselheiros trabalhando dia e noite, colocaram na balança os custos disponibilidades e afins sobre a concorrência com intel que levou ela trazer o 5800x3d que era algo até inesperado, ao meu ver vai servir de status contra alderlake temos um CPU igualmente capaz em games , essa gen da intel esta indiscutivelmente muito boa, porem alderlake tem o peso do custo geral,ser um up total contra uma base instalada am4 enorme.
Acho que AMD deve perder um pouco em vendas sem duvida principalmente com chegada de mobos intel mais baratas, mas como falei AMD colocou na balança que é uma perda aceitável.

Muitos esperavam uma atualizaçao total, foi meio decepcionante isso é verdade.
A discussão no final das contas é que não saiu o upgrade do 3d-cache que todos esperavam e isso realmente é bem decepcionante.
De toda forma, a série 5000 já tem mais de ano e a Intel teve de lançar um produto pra bater isso, o "concorrente" de vdd vai ser a linha em AM5, que novamente irá vir 1 ano depois do Alder Lake. A cadência de lançamento de CPUs tá deixando as comparações de linhas bem complicadas, diferentemente de GPUs onde os lançamentos tão sendo mais "sincronizados".

Vamos ver então como vai ser.

Eu acho que sim, o 12400f com uma B*** e DDR4 se vier com preço igual ou abaixo do 5600x vai vender bastante.

O bom disso que a AMD pode dar uma abaixada no preço do 5600x, ai fica bom demais
E ainda vai ser mais barato que a série AM5, que será exclusivamente DDR5 (ainda extremamente caro, quando se acha pra vender).
Uma abaixada na linha atual seria muito bom mesmo, mas aí temos de ver se as vendas teriam um choque o suficiente pra eles se preocuparem com isso.

A discussão no final das contas é que não saiu o upgrade do 3d-cache que todos esperavam e isso realmente é bem decepcionante.
De toda forma, a série 5000 já tem mais de ano e a Intel teve de lançar um produto pra bater isso, o "concorrente" de vdd vai ser a linha em AM5, que novamente irá vir 1 ano depois do Alder Lake. A cadência de lançamento de CPUs tá deixando as comparações de linhas bem complicadas, diferentemente de GPUs onde os lançamentos tão sendo mais "sincronizados".

E ainda vai ser mais barato que a série AM5, que será exclusivamente DDR5 (ainda extremamente caro, quando se acha pra vender).
Uma abaixada na linha atual seria muito bom mesmo, mas aí temos de ver se as vendas teriam um choque o suficiente pra eles se preocuparem com isso.
Bom zen4 concorre direto com raptorlake inclusives a rumores de lançamento muito proximos, cache 3d era uma resposta pra alderlake, mas no fim entrega o esperado mas nao venho como imaginávamos.
Sobre zen 4 acredito que tem grandes chances de vir bem pro fim do ano , até esse momento ddr5 deve ter dado uma melhorada na disponibilidade.
Mas ainda será um up caro.

Sobre AM5 nem dá pra falar, as DDR5 estão matando com os preços altíssimos.

Por isso que até comentei no post anterior sobre as mobos lga1700 B*** com suporte a DDR4. As DDR4 estão com preço muito bom no momento e muita gente tem e pode aproveitar.

Infelizmente só saberemos mesmo quando chegar no mercado as B*** e o I5 12400.

Vamos torcer para virem com preço competitivo para ver se a AMD baixa o preço do 5600x

Por isso que até comentei no post anterior sobre as mobos lga1700 B*** com suporte a DDR4. As DDR4 estão com preço muito bom no momento e muita gente tem e pode aproveitar.

Vamos torcer para virem com preço competitivo para ver se a AMD baixa o preço do 5600x
na teoria ela tem que baixar, na pratica já é incerto já que pelos relatórios é a CPU que mais vende hoje.

Imagina se for um 12/24 5ghz all cores... Faz um overzinho de 5.2 para mais e GG.

Até mesmo com as mobos B não sei se vai ter tantas vendas assim. Querendo ou não, é um upgrade de plataforma onde vc precisa comprar uma placa mãe nova, não sei se muitas pessoas com grana um pouco mais curta iriam descer a grana em uma plataforma morta no nascimento, já que as próximas serão apenas DDR5 e não há placas antigas com suporte para essa CPU.

A AMD tá numa posição um pouco mais confortável pra manter os preços altos pq tem muitos usuários de AM4 da primeira~segunda geração que estão pensando em um upgrade sem precisar mudar nada além da CPU em si. Acho que o número de pessoas montando builds do 0 na AM4 é baixo atualmente (mas tudo achismo meu aqui).

Limpar está cpu nova da amd vai ser um saco, já prevejo a pasta térmica melecando as laterais disso:

Sem preço ?
Achei que viria toda a linha 3D, para o 5600X e 5900X também.
Esse 5800X3D parece um lançamento para desovar estoque.

E o Ryzen 7000 rodando Halo, sem mostrarem o FPS para comparar com o que temos hoje, estão escondendo...não gostei da apresentação, sem muito mais informações do que já publicados anteriormente.

Última edição:
Sem preço ?

Foi só para mostrar que tem produto a altura. Agora é diminuir na cerveja nos próximos 8 meses pra pegar um Ryzen 7xxx.:fanboys:

Foi só para mostrar que tem produto a altura. Agora é diminuir na cerveja nos próximos 8 meses pra pegar um Ryzen 7xxx.:fanboys:
Olha, a apresentação da AMD que foi ruim, ainda assim foi melhor do que a Intel e nVidia mostraram, na minha opinião.

Pandemia não é só escassez de matéria-prima, mas de informação também, credo, essa CES2022 foi muito péssima.

ypkP7jF.png

Qual teste é esse?

Sem preço ?
Não sei o porquê eu tenho a impressão que a AMD não divulgou outros processadores para AM4 de propósito, não tem lógica lançar somente o 5800X3D, tem coelho nesse mato aí.

Ontem chegou o Fuma 2 e já coloquei no lugar do Gammax 400:
6E5KcB7.png

Refiz os testes, e pra minha surpresa não mudou praticamente nada:
A terceira fan adicional que você colocou tá empurrando o ar para a direita, vc inverteu os outros dois também né?
Pq a montagem padrão onde tem o rasgo em baixo das haletas do dissipador, na posição padrão ficaria na parte de trás. E os dois fans originais empurrando o ar para a esquerda. Não que importa o sentido, só para conferir se não tem fan jogando ar um contra o outro hehe.

Eu fiquei aguardando a ultima iteração AM4 (nesse caso 5900X3D) para trocar meu antigo 3900X desde quando saiu a série 5000. A sorte é que desisti de esperar no mês passado, quando já era para termos ele no mercado. Aproveitei uma promo onde consegui vender o 3900X pelo mesmo preço que peguei o 5900X, quase perco essa chance. Acho que o AM4 vai ficar por isso mesmo então no meu caso, infelizmente, mas espero que eu esteja errado.

Do openbenchmarking, esse aqui. E aqui meu resultado.
Qual lib de BLAS vc tá usando? Poderia tentar instalar a OpenBLAS e ver se melhora.
Eu tinha visto isso uma vez, a lentidão se deve ao MKL
O OpenBlas Resolve, como eu instalo? Da pra dar um pip install?

Não sei o porquê eu tenho a impressão que a AMD não divulgou outros processadores para AM4 de propósito, não tem lógica lançar somente o 5800X3D, tem coelho nesse mato aí.
Vou torcer pra surgir os 5600x/5900x/5950x 4D de surpresa :melior2:

ye9sR8A.png

A terceira fan adicional que você colocou tá empurrando o ar para a direita, vc inverteu os outros dois também né?
Pq a montagem padrão onde tem o rasgo em baixo das haletas do dissipador, na posição padrão ficaria na parte de trás. E os dois fans originais empurrando o ar para a esquerda. Não que importa o sentido, só para conferir se não tem fan jogando ar um contra o outro hehe.
Sim, todos estão empurrando da esquerda para a direita (do ponto de vista da foto aí). Eu pensei que o "rasgo" ficasse por cima das memórias, e que ele fosse pra não topar naqueles pentes mais altos haha

Eu fiquei aguardando a ultima iteração AM4 (nesse caso 5900X3D) para trocar meu antigo 3900X desde quando saiu a série 5000. A sorte é que desisti de esperar no mês passado, quando já era para termos ele no mercado. Aproveitei uma promo onde consegui vender o 3900X pelo mesmo preço que peguei o 5900X, quase perco essa chance. Acho que o AM4 vai ficar por isso mesmo então no meu caso, infelizmente, mas espero que eu esteja errado.
Eu ia esperar por um possível 12 ou 16 core com 3d-cache, mas peguei promo na bf do 5950x e estou muito bem servido. Minha decepção maior, mesmo que não fosse fazer o upgrade, é só pq queria ver tecnologia nova mesmo em produtos high-end.

Eu tinha visto isso uma vez, a lentidão se deve ao MKL
O OpenBlas Resolve, como eu instalo? Da pra dar um pip install?
O OpenBLAS é um pacote do seu sistema.
Mas antes de achar que tem qualquer lentidão, vc realmente já verificou que tem algo lento? Tenho impressão que vc tá correndo atrás de sarna pra se coçar kkkk

Só um processador? Curioso que eles tinham mostrado o 5950X antes.

Deve ser por restrições da falta de componentes.

Users who are viewing this thread

Voltar