[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Só um processador? Curioso que eles tinham mostrado o 5950X antes.

Deve ser por restrições da falta de componentes.
Foi o 5900x.

Mas sim, não deixa de ser triste. Acho que não é nem falta de componente, mas só questão de custo mesmo, devem dar prioridade a colocar os chiplets e os 3d-cache nas CPUs EPYC e futuras TRs.

Eu acho que um 5900X3D pode pintar alguns meses dps do lançamento desse 5800X3D como uma despedida do soquete AM4. Afinal, o AM5 só pro final do ano se não for pra 23.

Eu não tenho interesse no momento em trocar de plataforma e nem em upgrade, meu 3700X me supre perfeitamente. Acredito que o intervalo de lançamento de CPUs possa normalizar com a pandemia diminuindo, consequentemente com a alta produção de waffers voltando ao "normal".

Eu acho que um 5900X3D pode pintar alguns meses dps do lançamento desse 5800X3D como uma despedida do soquete AM4. Afinal, o AM5 só pro final do ano se não for pra 23.

Eu não tenho interesse no momento em trocar de plataforma e nem em upgrade, meu 3700X me supre perfeitamente. Acredito que o intervalo de lançamento de CPUs possa normalizar com a pandemia diminuindo, consequentemente com a alta produção de waffers voltando ao "normal".

AM5 vai sair poucos meses depois do lançamento do 5800X 3D, vai ser apenas esse modelo pra mostrar pro publico que a Intel não tem um produto realmente inovador.

Cenário desanimador....

Não veio o 3D Cache (Pelo menos na linha inteira). Tendo em vista que foi anunciado apenas o R7 5800X 3D, se for só isso mesmo, acredito que será um processador de poucas unidades apenas para dizer que tem um processador pra fazer frente ao Alderlake. O verdadeiro lançamento são os Zen 4 no fim do ano ou início do ano que vem.

Vamos ter que fazer upgrade de Placa Mãe para AM5 (Não posso reclamar muito tbm porque não tenho esse custo desde a primeira geração Zen).

Mas essas memórias DDR5 é de matar.... Caras demais no momento, a frequência é boa, mas os timmings ainda são muito ruim e desempenho muito semelhante a DDR4 por conta disso... Não vejo vantagem nesse momento, principalmente no meu caso que uso B-DIE de Alta Perfomance em DDR4. Essas memórias DDR5 precisam de mais amadurecimento e esse empurra forçado da indústria com esse produto, ainda mais nesse momento, não parece bom.

Aliado a tudo isso, ainda temos os problemas de fornecimento e preços altos por causa da Pandemia.

Bem, se tivéssemos uma linha completa 3D Cache para esse momento, seria uma boa, mas aparentemente; os Ryzen 5000 foi o último suspiro mesmo.

Última edição:
Em resumo, i5-12400F sem concorrência até o fim do ano, Intel agradece.
Só esperar as mobo B660 e aí correr pro abraço, será o combo custo x benefício do ano.

Só esperar as mobo B660 e aí correr pro abraço, será o combo custo x benefício do ano.

Temos que torcer para as placas B660 serem pagáveis pra 12ª geração vender bem e ver se a AMD desce do pedestal e reduz o preço do 5600X.

Mas vou falar a verdade, acho que quem está comprando Ryzen 5000 é por puro efeito manada, porque já é a 3ª geração em que a Intel tem custo benefício maior, e agora desempenho também. Sim, eu sei que a grande maioria é upgrade de quem já tem mobo compatível, mas para quem monta do zero é burrice. Povo tá comprando só porque ouve falar que é bom, sem observar o concorrente, assim a AMD não bai baixar nunca os preços.

Limpar está cpu nova da amd vai ser um saco, já prevejo a pasta térmica melecando as laterais disso:

Fabricantes de álcool isopropílico e cotonete adoraram esse novo soquete, vai aumentar a demanda kkkk.

Temos que torcer para as placas B660 serem pagáveis pra 12ª geração vender bem e ver se a AMD desce do pedestal e reduz o preço do 5600X.

Mas vou falar a verdade, acho que quem está comprando Ryzen 5000 é por puro efeito manada, porque já é a 3ª geração em que a Intel tem custo benefício maior, e agora desempenho também. Sim, eu sei que a grande maioria é upgrade de quem já tem mobo compatível, mas para quem monta do zero é burrice. Povo tá comprando só porque ouve falar que é bom, sem observar o concorrente, assim a AMD não bai baixar nunca os preços.

Estava dando uma olhada nas lojas ontem e vi que a Pichau já possui o 12400F para vender, cerca de 300 reais abaixo do preço médio de um 5600X.

bkVWZch.png

Dependendo do valor que chegarão as B6xx de fato não vai ter mais pra onde a AMD correr, ela vai precisar baixar o valor do lineup pra se manter competitiva.

Estava dando uma olhada nas lojas ontem e vi que a Pichau já possui o 12400F para vender, cerca de 300 reais abaixo do preço médio de um 5600X.

bkVWZch.png

Dependendo do valor que chegarão as B6xx de fato não vai ter mais pra onde a AMD correr, ela vai precisar baixar o valor do lineup pra se manter competitiva.
Os sites estão dizendo que as B660 vão partir de $110. E tem fabricantes que só vão ter DDR5, como a MSI por exemplo. Gigabyte e ASUS confirmado que vai ter DDR4.

bkVWZch.png

Na Kabum fica R$1319, cara custo beneficio imbativel sem dúvidas, imagina quando sair as placa mãe B***

bkVWZch.png

Phoda é isso, queria entender porque diabos placa-mãe intel custa bem mais caro que AMD, e não digo só pelo fator novidade. Entra geração, sai geração e sempre mobos Intel custando mais caro que as equivalentes da AMD.

Mas eu te digo, estou com tanto ranço da AMD que se as B660 vierem com preço razoável e a AMD insistir com preço absurdo dos Ryzen 5000, eu compro um kit e revendo o meu atual.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os sites estão dizendo que as B660 vão partir de $110. E tem fabricantes que só vão ter DDR5, como a MSI por exemplo. Gigabyte e ASUS confirmado que vai ter DDR4.

MSI vai dar um tiro no pé se só tiver placa DDR5, o que teve de gente que devolveu Z690 DDDR5 lá fora porque não enconcontrava memória para comprar não está no gibi.

Uma dúvida quanto a essas placas b660 da intel.
Nessa notícia aqui: https://canaltech.com.br/ces/ces-2022-lancamento-intel-alder-lake-s-mainstream-205624/ diz que os processadores com núcleos hibridos só fucionarão no z690..
Acho que tá errado né, pelo que entendi da tabela desse link, o que os b660 não vão suportar é o overclock.
Pergunta no tópico abaixo, vão te ajudar

Fim do ano eu queria pegar um 5900X3D pra aposentar meu 5800X e esperar o terço final do ciclo de vida do AM5 pra comprar, espero que anunciem, vir só o upgrade 5800X3D foi uma surpresa estranha de mais...

Fim do ano eu queria pegar um 5900X3D pra aposentar meu 5800X e esperar o terço final do ciclo de vida do AM5 pra comprar, espero que anunciem, vir só o upgrade 5800X3D foi uma surpresa estranha de mais...
Não acho que vá valer a pena essa mudança hein.

Se vc estivesse com um 2700x ou até um 3800x ok, mas do 5800x para o 5800X3D acho que o salto de performance não irá compensar o custo

A menos que o 5800X3D venha com preço muito bom, o que acho difícil

Não acho que vá valer a pena essa mudança hein.

Se vc estivesse com um 2700x ou até um 3800x ok, mas do 5800x para o 5800X3D acho que o salto de performance não irá compensar o custo

A menos que o 5800X3D venha com preço muito bom, o que acho difícil
Ele queria upgrade do 5800X pro 5900X3d... nesse caso poderia fazer sentido.

Olha, a apresentação da AMD que foi ruim, ainda assim foi melhor do que a Intel e nVidia mostraram, na minha opinião.

Pandemia não é só escassez de matéria-prima, mas de informação também, credo, essa CES2022 foi muito péssima.
Nem consegui terminar da NVidia de tão merda que foi mal feita, 30s pra falar da 3090ti,5h para falar de uma porra de um carro autônomo só pra inglês ver,isso sem contar que colocaram um indiano que parecia um robô, que não piscava, para apresentar

AM5 vai sair poucos meses depois do lançamento do 5800X 3D, vai ser apenas esse modelo pra mostrar pro publico que a Intel não tem um produto realmente inovador.
Vai ser igual o flop dos xt,já temos o prêmio de pior CPU do ano pelo gamers Nexus....

Cenário desanimador....

Não veio o 3D Cache (Pelo menos na linha inteira). Tendo em vista que foi anunciado apenas o R7 5800X 3D, se for só isso mesmo, acredito que será um processador de poucas unidades apenas para dizer que tem um processador pra fazer frente ao Alderlake. O verdadeiro lançamento são os Zen 4 no fim do ano ou início do ano que vem.

Vamos ter que fazer upgrade de Placa Mãe para AM5 (Não posso reclamar muito tbm porque não tenho esse custo desde a primeira geração Zen).

Mas essas memórias DDR5 é de matar.... Caras demais no momento, a frequência é boa, mas os timmings ainda são muito ruim e desempenho muito semelhante a DDR4 por conta disso... Não vejo vantagem nesse momento, principalmente no meu caso que uso B-DIE de Alta Perfomance em DDR4. Essas memórias DDR5 precisam de mais amadurecimento e esse empurra forçado da indústria com esse produto, ainda mais nesse momento, não parece bom.

Aliado a tudo isso, ainda temos os problemas de fornecimento e preços altos por causa da Pandemia.

Bem, se tivéssemos uma linha completa 3D Cache para esse momento, seria uma boa, mas aparentemente; os Ryzen 5000 foi o último suspiro mesmo.
Acho que próxima gen vamos ter que ir pra intel,pensando né pegar mais 2*8 3200Mhz e-die aqui e não quero ter que trocar memória se o concorrente possui placas compatíveis com ddr4 no mercado(já que próx gen da intel parece confirmar isso)

Esse anúncio do 5800X3D pra mim foi isso:

"Gente, ainda estamos na frente da Intel tá? Esperem o Zen 4 esse sim vai ser bom!'

Pra mim q tenho um 3700x a migracao para um 5800X3D vai valer mto a pena, vai me deixar esperar o amadurecimento do AM5 e precos decentes em DDR5, podendo adiar um rebuild do PC para final de 2024 a um custo baixo.

Pra mim q tenho um 3700x a migracao para um 5800X3D vai valer mto a pena, vai me deixar esperar o amadurecimento do AM5 e precos decentes em DDR5, podendo adiar um rebuild do PC para final de 2024 a um custo baixo.
Não vejo sentido pra migração, o 3700X ainda é um baita CPU. Na prática duvido mto sentir essa diferença a não ser que vc tenha um monitor com Hz alto ou é fissurado por estar vendo FPS sendo cuspido na tela.

Esse anúncio do 5800X3D pra mim foi isso:

"Gente, ainda estamos na frente da Intel tá? Esperem o Zen 4 esse sim vai ser bom!'
É tipo

"A Intel se matou pra fazer uma arquitetura nova, a gente só adicionou mais cache e já encostou neles novamente, aguardem os Zen4"

Users who are viewing this thread

Voltar