[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Não vejo sentido pra migração, o 3700X ainda é um baita CPU. Na prática duvido mto sentir essa diferença a não ser que vc tenha um monitor com Hz alto ou é fissurado por estar vendo FPS sendo cuspido na tela.
O 5600x já tem uns 10% a + de desempenho em jogos na média vs o 3700x, isso pq o 5600x é um 6/12. Nas míns o ganho será bem considerável, tornando a xp nos jogos + fluída. Acho o upgrade mto válido pro cache 3d pra quem tem os ryzen 3xxx, fora o fato de aproveitar as mobo e ddr4 antigas s/ precisar trocar o kit todo :yeah:.

O 5600x já tem uns 10% a + de desempenho em jogos na média vs o 3700x, isso pq o 5600x é um 6/12. Nas míns o ganho será bem considerável, tornando a xp nos jogos + fluída. Acho o upgrade mto válido pro cache 3d pra quem tem os ryzen 3xxx, fora o fato de aproveitar as mobo e ddr4 antigas s/ precisar trocar o kit todo :yeah:.
Vantagem eu veria em pegar um 5900X, pois o preço do 5800X3D será praticamente o msm ou até mto próximo do que é ofertado pelo 5900X.

Vi a notícia sobre os lançamentos das mobos B660 da Asus, tudo bem que era em dólar e não vai se refletir muito aqui, mas os valores foram razoáveis. i3 e i5 de 12ª geração vão vender que nem água, enquanto a autista da AMD deve continuar cobrando 300 dólares no 5600X, só porque papagaio continua repetindo a ladainha de que AMD agora é melhor para jogos.

Não vejo sentido pra migração, o 3700X ainda é um baita CPU. Na prática duvido mto sentir essa diferença a não ser que vc tenha um monitor com Hz alto ou é fissurado por estar vendo FPS sendo cuspido na tela.
Bom pra vc que acha ele um baita CPU, eu acho uma bela de uma bosta. Perco 20% da perf da minha GPU com ele.

Bom pra vc que acha ele um baita CPU, eu acho uma bela de uma bosta. Perco 20% da perf da minha GPU com ele.
Vc usa qual gpu? Joga em full hd?

Desculpa colega, mas se está perdendo desempenho é por conta de alguns fatores que vão desde como vc está usando os programas, alguma coisa errada com algum componente do seu Pc, resolução etc...

Estava dando uma olhada nas lojas ontem e vi que a Pichau já possui o 12400F para vender, cerca de 300 reais abaixo do preço médio de um 5600X.

bkVWZch.png

Dependendo do valor que chegarão as B6xx de fato não vai ter mais pra onde a AMD correr, ela vai precisar baixar o valor do lineup pra se manter competitiva.
12400F por esse preço, realmente fica difícil comprar 5600X ou "baixo custo", só fanboy mesmo da AMD para insistir.

Em relação a mobo B6xx, a melhor escolha é H670, porque na B660 o DMI Lanes e PCI4 Lanes é capado pela metade, enquanto que na H670 é igual a Z690..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi a notícia sobre os lançamentos das mobos B660 da Asus, tudo bem que era em dólar e não vai se refletir muito aqui, mas os valores foram razoáveis. i3 e i5 de 12ª geração vão vender que nem água, enquanto a autista da AMD deve continuar cobrando 300 dólares no 5600X, só porque papagaio continua repetindo a ladainha de que AMD agora é melhor para jogos.
Se a AMD tivesse lançado um 5600X3D e num preço agressivo, tenho certeza que hoje o comentário seria bem diferente.

Porém a AMD está forçando o caminho para Zen 4, ficou claro para mim com o anúncio só do 5800X3D sem preço e disponível só na segunda metade do ano. AMD tem que faturar né...tadinha.

Última edição:
Se a AMD tivesse lançado um 5600X3D e num preço agressivo, tenho certeza que hoje o comentário seria bem diferente.

Porém a AMD está forçando o caminho para Zen 4, ficou claro para mim com o anúncio só do 5800X3D sem preço e disponível só na segunda metade do ano. AMD tem que faturar né...tadinha.
Compreendo a excassez de produção de chips e total dependência da AMD pela TSMC por causa da pandemia e tal, mas ainda acho q a AMD poderia ter antecipado o lançamento (pelo menos) do 5800x3d um pouco (tipo: final de out/2021). Óbvio q o ideal seria um lançamento simultâneo do 5800x3D, e como vc disse, 5600x3D. Não dando fôlego pra Intel "respirar" na competição. Acho q + ou - 1 ano seria um tempo razoável até o zen4 poder "sair da jaula". Mas não, a AMD tem q lançar bem próximo do zen4, fazer oq né.

Compreendo a excassez de produção de chips e total dependência da AMD pela TSMC por causa da pandemia e tal, mas ainda acho q a AMD poderia ter antecipado o lançamento (pelo menos) do 5800x3d um pouco (tipo: final de out/2021). Óbvio q o ideal seria um lançamento simultâneo do 5800x3D, e como vc disse, 5600x3D. E aí ter um "time" razoável até o zen4 poder "sair da jaula".
Muito canal grande questionou essa estratégia horrível da AMD, esse cpu precisava ser lançado pra ontem , fora que 58003dx foi no seguimento mais sem noção selecionado.
5600x3d e o 5900x3d seria as duas vertentes que faria sentido para competição contra intel.
5800x3d além de vir tarde é um seguimento que entusiasta hardcore não ira trocar , capaz de ir tudo pro 12900k, e pessoal meio de campo não vai comprar um processador provavelmente caro , iram pra 12400k já que o 5600x ficou deslocado.
Fora que tem o risco desse CPU vir com um preço premium similar ao 5900x

AMD se apegou a base instalada e up facil sem trocar placa aceitando as prováveis perdas até sair zen4.

Compreendo a excassez de produção de chips e total dependência da AMD pela TSMC por causa da pandemia e tal, mas ainda acho q a AMD poderia ter antecipado o lançamento (pelo menos) do 5800x3d um pouco (tipo: final de out/2021). Óbvio q o ideal seria um lançamento simultâneo do 5800x3D, e como vc disse, 5600x3D. Não dando fôlego pra Intel "respirar" na competição. Acho q + ou - 1 ano seria um tempo razoável até o zen4 poder "sair da jaula". Mas não, a AMD tem q lançar bem próximo do zen4, fazer oq né.
Fico imaginando se com o Zen4 vai surgir um PS5 Pro / XBOX Ultra, se não pode ser que o volume de CPUs Zen4 seja maior por não ser destinado a outros produtos.

Fico imaginando se com o Zen4 vai surgir um PS5 Pro / XBOX Ultra, se não pode ser que o volume de CPUs Zen4 seja maior por não ser destinado a outros produtos.
zen4 não terá competição na fila de fabricação com consoles, não a indícios de serem atualizados para 5nm, talvez recebam update com zen 3 em 6nm já que atualmente ele é zen2 7nm, nao deve ocorrer mais esse problema.

Muito canal grande questionou essa estratégia horrível da AMD, esse cpu precisava ser lançado pra ontem , fora que 58003dx foi no seguimento mais sem noção selecionado.
Por isso que comentei após o evento da CES2022 se a intenção da AMD é focar no 5800X3D e desovar "5800X" que é a linha que fica mais em estoque, frente a 5600X e 5900X.

Vc usa qual gpu? Joga em full hd?
6800 full hd e 1440p, no fc6 ele detona a performance

Desculpa colega, mas se está perdendo desempenho é por conta de alguns fatores que vão desde como vc está usando os programas, alguma coisa errada com algum componente do seu Pc, resolução etc...
N cara é só vc ver analises recentes em 1080p ele ja engargala 20% e em 1440p pelo menos 10%

6800 full hd e 1440p, no fc6 ele detona a performance

N cara é só vc ver analises recentes em 1080p ele ja engargala 20% e em 1440p pelo menos 10%
E por isso ele é um processador de bosta?

Duvido que rode qualquer jogo abaixo de 80fps em 1080p ai

Eu sai de um 3700x( deu problema) para um 5600x ( já tinha placa mãe)... realmente tem um ganho no fps mínimo, coisa de 15% ou mais. Principalmente que eu jogo cs:go e cod.
Para mim valeu a troca...
Agora se fosse para comprar tudo do zero, sem dúvidas iria de 12400f ou 12700 ...

12400F por esse preço, realmente fica difícil comprar 5600X ou "baixo custo", só fanboy mesmo da AMD para insistir.

Em relação a mobo B6xx, a melhor escolha é H670, porque na B660 o DMI Lanes e PCI4 Lanes é capado pela metade, enquanto que na H670 é igual a Z690..

Forçar o 3d cache num chiplet 6/12 ? sendo que pode por o mesmo 3d cabhe em um chiplet de 8/16 ( 5800x ) ?
Eu vejo isso como solução tampão antes do zen4. Ainda acho que veremos o 5950X3d pois seria o novo "rei dos aplicativos" ( não games ).

Alias quero ver o que vão dizer quando a Intel desativar o AVX512 noa Alder lake. Vão refazer os benchmarks orientados ao AVX ? ou será pelos 280W de consumo e tem receio de muitos RMAs co o tempo ...

Não vou trocar de platadorma ( nem de ddr4 para ddr5 ) com esses preços ...

Acredito que não apresentaram a linha completa com 3DCache por falta de insumos mesmo... AMD tem é que revisar os preços dela, só pretendo mudar de plataforma 2023+ e olhe lá, curto prazo é up no 3600X e proxima gen de vga.

Forçar o 3d cache num chiplet 6/12 ? sendo que pode por o mesmo 3d cabhe em um chiplet de 8/16 ( 5800x ) ?
Não entendi o seu comentário, qual a relevância?
Se um ou o outro.

Tenho absoluta certeza se tivessem lançado o 5600X3D agora, tipo março, seria campeão de vendas, muito mais que o 5800X3D se já tivesse disponível hoje.

Última edição:
Se um ou o outro.

Tenho absoluta certeza se tivessem lançado o 5600X3D agora, tipo março, seria campeão de vendas, muito mais que o 5800X3D se saísse hoje.
Problema é o preço.
Se o 5600x3d viesse pelo preço do 5800x atual, não valeria a pena

Problema é o preço.
Se o 5600x3d viesse pelo preço do 5800x atual, não valeria a pena
Quando a AMD informou sobre o 3D Cache ano passado, criou uma baita expectativa, que foi bem frustrada com o lançamento só do 5800X3D.

Meio que sem sentido do meu ponto de vista. Eu iria preferir migrar direto para Zen4 do que gastar com 5800X3D.

Dois anos entre o lançamento de duas arquiteturas é muito tempo, a AMD perdeu market share para a Intel com as 10ª e 11ª gerações devido ao fator preço e estoque, mas ainda age como se estivesse na liderança. Sinceramente, eu torço para a Intel lançar a 13ª geração e dar um pau nos Ryzen 7000 pra ver se tira a AMD da zona do conforto.

Se bem que ela deve estar vendendo tantos chips Epyc e APUs dos consoles, que deve estar obrando e caminhando para o mercado consumidor final, acho que ainda vende só para marcar presença mesmo. A dependência da TSMC é o que lasca, como eu queria que ela ainda tivesse as próprias fábricas como a Intel :(

Dois anos entre o lançamento de duas arquiteturas é muito tempo, a AMD perdeu market share para a Intel com as 10ª e 11ª gerações devido ao fator preço e estoque, mas ainda age como se estivesse na liderança. Sinceramente, eu torço para a Intel lançar a 13ª geração e dar um pau nos Ryzen 7000 pra ver se tira a AMD da zona do conforto.

Se bem que ela deve estar vendendo tantos chips Epyc e APUs dos consoles, que deve estar obrando e caminhando para o mercado consumidor final, acho que ainda vende só para marcar presença mesmo. A dependência da TSMC é o que lasca, como eu queria que ela ainda tivesse as próprias fábricas como a Intel :(
Na realidade, a AMD vem continuamente diminuindo o gap do market share ao longo dos anos em Desktop CPUs.
Em 2017 onde Intel teve 82% e AMD 18%, atualmente no final de 2021, Intel tem 60% contra 40% da AMD.

Já no universo laptop, aí a diferença ainda é muito em favor da Intel com 75% contra 25% da AMD.

fonte.

Se um ou o outro.

Tenho absoluta certeza se tivessem lançado o 5600X3D agora, tipo março, seria campeão de vendas, muito mais que o 5800X3D se já tivesse disponível hoje.
Os melhores chiplets ( aqueles usados no 5950x ) são 8/16. Com o refinamento do processo de fabricação e adicionando o 3d cache, a AMD pretende produzir um processador competitivo contra os Alder Lake. No segmento gamer neurótico, não importa o custo benefício e sim bradar que tem o melhor desempenho.
Complementando, os chiplets do 5600x e do 5900x ( os mesmos 6/12 ) sempre foram inferiores aos do 5800x e do 4940xm vide o core boost e a tensão menor de operação.
Pelo que entendo, a idéia é segurar a coroa de melhor cpu gamer até a chegada do zen4.

se tivesse ainda as fabricas, ja teria falido ou se tornado uma empresa pequena

o que permitiu ela voltar a brigar foi a TSMC, com investimento da propria founder e por terceiros em melhorar o processo de fabricacao..... nao foi so dinheiro da amd que tornou os processadores deles sendo o melhor do mercado na 10-11th gen da intel

• Curtir
Reações: Zyt
Na realidade, a AMD vem continuamente diminuindo o gap do market share ao longo dos anos em Desktop CPUs.
Em 2017 onde Intel teve 82% e AMD 18%, atualmente no final de 2021, Intel tem 60% contra 40% da AMD.

Já no universo laptop, aí a diferença ainda é muito em favor da Intel com 75% contra 25% da AMD.

fonte.
Quem dera amigo, esse relatório aí foi bem otimista. Um estudo de agosto passado pinta um realidade bem diferente, onde no 2º trimestre, a AMD tinha apenas 22,5% de market share total e apenas 17,1% em desktops, e eu duvido que tenha alterado muito de lá para cá, na verdade é capaz da AMD ter perdido ainda mais:

2wzfTKUgsrdKVz3tdtNPtW-970-80.jpg.webp

Segundo pesquisa da Steam de junho de 2021, a Intel fez foi recuperar mercado perdido para a AMD, o que era esperado visto a falta de estoque e preços sem noção dos Ryzen 5000:

tqo4zZJaCuMDEQuZmba68J-970-80.jpg

Em resumo, a AMD não está com essa bola toda não, e até o lançamento do Zen 4 vai reduzir ainda mais sua participação no mercado ao não apresentar concorrentes para core i3 e i5.

se tivesse ainda as fabricas, ja teria falido ou se tornado uma empresa pequena

o que permitiu ela voltar a brigar foi a TSMC, com investimento da propria founder e por terceiros em melhorar o processo de fabricacao..... nao foi so dinheiro da amd que tornou os processadores deles sendo o melhor do mercado na 10-11th gen da intel
Mais ou menos, a AMD vendeu a GloFo em 2009, mas só foi lançar a arch Zen 8 anos depois. Processo de fabricação não quer dizer muita coisa sem engenharia bem feita, que só depende da AMD. Se fosse por isso a Intel não seria competitiva com 10ª e 11ª gerações, mesmo com litografia de 14nm, que deve equivaler a uns 12nm da TSMC, assim como o de 10nm equivale ao de 7nm. E não diria que os Ryzen 5000 são os melhores do mercado, podem ser mais eficientes, mas na maioria dos jogos a 11ª geração ainda é mais rápida.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar