[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
tinha saído em uma matéria só não lembro onde, e que aquecia consideravelmente a mais, agora esses tdps anunciados são uma piada disso todos sabem, tanto dos ryzen como dos intel
O 5950x gasta pouco mais de 130W medidos no cabo eps. Como justificar 280W ?? vai comparar o 12900k com um threadripper ?

agora esses tdps anunciados são uma piada disso todos sabem, tanto dos ryzen como dos intel

Você tem alguma fonte que corrobore com isso? Nunca vi um Zen 2 ou Zen 3 não obedecer os limites de PPT, TDC e EDC. No caso das CPUs de 105W de TDP, os valores são 142W, 90A e 140A respectivamente.

tinha saído em uma matéria só não lembro onde, e que aquecia consideravelmente a mais, agora esses tdps anunciados são uma piada disso todos sabem, tanto dos ryzen como dos intel

TDP é uma coisa, consumo é outra, vc ta confundindo as coisas, Intel consome MUITO mais e esquenta MUITO mais, desde Ryzen 1 até 5 e intel 7000 e até 12

Mas até agr só as "bombas" A320. Vou ter q ficar na esperança q lancem pra minha Asus Prime B350 Plus, mas duvido q vão lançar pras b350 e x370.
asus prime eh bomba tb... n ta muito diferente das a320

Ai não tem nada a ver com a AMD e sim com as fabricantes, nessa questão não tem o que falar mal, 2017 até 2022 mesmo socket, Ryzen, 1,2,3,4 e 5. Intel nunca fez ou vai fazer isso kkk.

Pois é, deu pra manter o mesmo cooler do começo ao fim, e possibilitou upgrade de processador e placa-mãe separados, se fosse o caso (comprar uma placa-mãe melhor e usar o processador atual, e depois só trocar o processador, se fosse o caso).

Inclusive eu fiz isso, comprei uma x570 e um 3 3200g, depois comprei um 5900x, sem apertar nem nada.

asus prime eh bomba tb... n ta muito diferente das a320
Consultando aquela tabela dos vrm's das placas mães do "finado" usuário VultureX, a minha pelo - é ctz melhor q essas a320, q sequer tem um dissipador sobre os vrm's q foram anunciadas o suporte pros 5xxx.

O 5950x gasta pouco mais de 130W medidos no cabo eps. Como justificar 280W ?? vai comparar o 12900k com um threadripper ?
coloca o uso normal dos dois pra vc ver só, e não estou falando em idle parado no windows ou em full load apenas que é em stress test, digo no uso comum em web browser, o ryzen entra em boost até por vc mexer no mouse, ás vezes vc tá em um menu de um jogo e o ryzen tá metendo 1.50v com a temp lá em cima, não dá pra negar que ele se gerencia muito mal e em uso comum puxa até mais

Você tem alguma fonte que corrobore com isso? Nunca vi um Zen 2 ou Zen 3 não obedecer os limites de PPT, TDC e EDC. No caso das CPUs de 105W de TDP, os valores são 142W, 90A e 140A respectivamente.
sim são, que frequentemente são chutados pro espaço em qualquer mobo que vc o conecte

TDP é uma coisa, consumo é outra, vc ta confundindo as coisas, Intel consome MUITO mais e esquenta MUITO mais, desde Ryzen 1 até 5 e intel 7000 e até 12
quem começou a falar de consumo não foi eu kkkk sei bem o que é o que mas começaram a falar de consumo enquanto eu falava de temperatura mesmo

intel só consome mais em picos de stress test ou em idle com o pc totalmente parado em uma tela sem rodar nada, experimenta mexer o mouse no ryzen e veja ele entrar em boost clock e meter uns núcleos a 1.50v enquanto o intel continua sem nem se mexer, faz pior, roda um vídeo no youtube no ryzen e roda no i9 12900k aí depois vc me fala o consumo no hwinfo só

tenho um 5900x e gosto do desempenho dele mas não vou negar que o modo como ele se gerencia é ridículo, desperdiça energia muito desnecessariamente e atinge picos de temperatura ao realizar ações ridículas

Eu já acho que os ryzen gerenciam muito bem a energia justamente por conta desses picos de 1.5V. É um método de projeto que não entra na cabeça de várias pessoas, mas é justamente pra isso que ele foi projetado.

Performance / watt é o que importa pra eficiência no final das contas.

Daria até pra pegar um set de instruções interessantes automatizadas, tipo abrir um browser, ver um vídeo, fazer uma pausa, e aí medir o consumo e desempenho desse set de instruções. Ia ser interessante ver o resultado.

coloca o uso normal dos dois pra vc ver só, e não estou falando em idle parado no windows ou em full load apenas que é em stress test, digo no uso comum em web browser, o ryzen entra em boost até por vc mexer no mouse, ás vezes vc tá em um menu de um jogo e o ryzen tá metendo 1.50v com a temp lá em cima, não dá pra negar que ele se gerencia muito mal e em uso comum puxa até mais

sim são, que frequentemente são chutados pro espaço em qualquer mobo que vc o conecte

quem começou a falar de consumo não foi eu kkkk sei bem o que é o que mas começaram a falar de consumo enquanto eu falava de temperatura mesmo

intel só consome mais em picos de stress test ou em idle com o pc totalmente parado em uma tela sem rodar nada, experimenta mexer o mouse no ryzen e veja ele entrar em boost clock e meter uns núcleos a 1.50v enquanto o intel continua sem nem se mexer, faz pior, roda um vídeo no youtube no ryzen e roda no i9 12900k aí depois vc me fala o consumo no hwinfo só

tenho um 5900x e gosto do desempenho dele mas não vou negar que o modo como ele se gerencia é ridículo, desperdiça energia muito desnecessariamente e atinge picos de temperatura ao realizar ações ridículas

Mas picos de tensão nada influência no consumo, mas o gerenciamento de energia dele default é bem bizarro mesmo eu desde os Ryzen 1k eu configurei tudo manualmente pra ter a tensão mais baixa possível com o clock que eu considero suficiente pros jogos que eu utilizo, mas mesmo com isso, Intel consome horrores e esquenta mais ainda.

Fale por vc, meu 5950x raramente passa dos 4ghz em uso cotidiano, e fica na casa dos 50~55º sempre.

Isso já foi discutido antes, varia de mobo pra mobo. A minha b550 steel legend da asrock respeita os limites de fábrica, mas realmente tem outras que por padrão vem com o PBO ligado, da mesma forma que algumas fabricantes deixam o MCE ligado em CPUs K da Intel, jogando os limites de energia pro lixo e deixando o turbo all core passar dos 5GHz de fábrica.

Fale por vc, meu 5950x raramente passa dos 4ghz em uso cotidiano, e fica na casa dos 50~55º sempre.
kkkkkkkk sei :tom: só o seu né

mas sim os intel tb não respeitam isso, por isso eu falei que tanto a amd como a intel falam em números fantasiosos

Algum vídeo ou fonte documentando um Zen 2/Zen 3 não obedecendo esses valores?
vários principalmente em reviews de placa mãe, a minha asus b550 tuf mesmo se vc só espetar o processador e manter tudo na bios em auto ela já joga o ppt mesmo pra 198 o que é bem acima dos 142

kkkkkkkk sei só o seu né

Olha, sinceramente depois que vc comentou abri o HWINFO64 pra monitorar exatamente as atividades que vc descreveu e quando o 5900X batia os 1.5V nos microbursts em uso rotineiro, a temperatura não passou de 55C ou 56C aqui também.

E o processador em stock full load multicore também não passa de 70C. Isso com aircooler ainda.

Os ryzen são extremamente eficientes no quesito de eficiência energética.

a minha asus b550 tuf mesmo se vc só espetar o processador e manter tudo na bios em auto ela já joga o ppt mesmo pra 198 o que é bem acima dos 142
Ok, você tem alguma amostra de caso em que o CPU não obedeceu o PPT setado na BIOS?

Tá rolando muita desinformação.

Desindade térmica dos Ryzen é maior (maior calor por área), afinal o CCD e o núcleo é menor que concorrente.

Falar que esquenta mais por causa de TDP falso é errado.

Recomendo lerem um pouco sobre Temperatura e Calor, são coisas diferentes na termodinâmica.

Olha, sinceramente depois que vc comentou abri o HWINFO64 pra monitorar exatamente as atividades que vc descreveu e quando o 5900X batia os 1.5V nos microbursts em uso rotineiro, a temperatura não passou de 55C ou 56C aqui também.

E o processador em stock full load multicore também não passa de 70C. Isso com aircooler ainda.

Os ryzen são extremamente eficientes no quesito de eficiência energética.
claro, não dá pra chegar a temperatura pico em 1 segundo de boost desnecessário mas o consumo que vai que vai, desperdício de energia total por mal gerenciamento

e no multi ele rende bem, o problema é dar picos aleatórios em single em atividades ridículas ás vezes por mexer o mouse ou abrir o word

Se quiser posso até gravar um vídeo pra vc 🤷‍♂️
com ele todo stock sem vc botar eco mode ou etc? essa quero ver pq todo ryzen 5000 tem este problema de gerenciamento e qualquer sopro faz ele bater boost, inclusive de aquecer mais em menu de jogo do que no jogo em si

Ok, você tem alguma amostra de caso em que o CPU não obedeceu o PPT setado na BIOS?
seta tudo em auto na bios e vai pro hwinfo, precisa de mais nada do que vc ver por si mesmo

Tá rolando muita desinformação.

Desindade térmica dos Ryzen é maior (maior calor por área), afinal o CCD e o núcleo é menor que concorrente.

Falar que esquenta mais por causa de TDP falso é errado.

Recomendo lerem um pouco sobre Temperatura e Calor, são coisas diferentes na termodinâmica.
falei justamente de consumo nessa parte, que ele chuta o tdp na estratosfera se vc não ajustar manualmente ele excede muito o que diz que é, mas sim o ryzen é muito mais quente em uso normal também, coloque um i7 12700k com o 5800x no mesmo cooler em jogos e uso normal que vc vai ver, já em picos o ryzen se sai melhor, claro que a excessão é o 12900k que chutaram o balde total com esse modelo e se sai pior em tudo

seta tudo em auto na bios e vai pro hwinfo, precisa de mais nada do que vc ver por si mesmo

Eu tenho uma TUF X570-Plus e nunca vi o processador desobedecer os valores de PPT, TDC e EDC.
Também nunca vi relato similar em fóruns, Reddit, Youtube, amigos com Zen 2/Zen 3, ou qualquer outro meio.

Você consegue demonstrar esse seu exemplo em seu hardware?

claro, não dá pra chegar a temperatura pico em 1 segundo de boost desnecessário
Mas foi exatamente o que você disse aqui:

digo no uso comum em web browser, o ryzen entra em boost até por vc mexer no mouse, ás vezes vc tá em um menu de um jogo e o ryzen tá metendo 1.50v com a temp lá em cima, não dá pra negar que ele se gerencia muito mal e em uso comum puxa até mais

É isso que a galera tá tentando te falar que não procede.

E para o consumo e energia, o que importa é o total consumido. Se der um pico por 1 milisegundo puxando muita energia, pouco importa, porque a quantidade total consumida no tempo continua sendo ínfima. vc tem o desempenho e não tem o desperdício. É exatamente essa a sacada do projeto no sentido da eficiência energética.

A galera vê 1.5V e assusta, mas a real é que não entendem como o processador funciona. Ele é feito pra isso e é disso que faz ele um baita processador.

Eu tenho uma TUF X570-Plus e nunca vi o processador desobedecer os valores de PPT, TDC e EDC.
Também nunca vi relato similar em fóruns, Reddit, Youtube, amigos com Zen 2/Zen 3, ou qualquer outro meio.

Você consegue demonstrar esse seu exemplo em seu hardware?
eu te mostrar não quer dizer muito né, se eu te mostrar screen do hwinfo ou vídeo vc ainda vai poder dizer que eu alterei na bios, mas é simples, deixe tudo auto na bios como vem de fábrica e veja no hwinfo o consumo dele, tem placa mãe que até passa de 200w no ppt assim

Mas foi exatamente o que você disse aqui:

É isso que a galera tá tentando te falar que não procede.

E para o consumo e energia, o que importa é o total consumido. Se der um pico por 1 milisegundo puxando muita energia, pouco importa, porque a quantidade total consumida no tempo continua sendo ínfima. vc tem o desempenho e não tem o desperdício. É exatamente essa a sacada do projeto no sentido da eficiência energética.

A galera vê 1.5V e assusta, mas a real é que não entendem como o processador funciona. Ele é feito pra isso e é disso que faz ele um baita processador.
nada disso, o problema é que os testes só testam em single ou multi em benchmarks, eles tinham que fazer meia hora de web browsing entrando no mesmo site e youtube por exemplo, faça isso lado a lado com um i7 ou i9 de qualquer geração e vai ver a diferença só, esse pico é toda hora e ainda assim mantem uma frequência alta pra fazer coisas banais no pc

nada disso, o problema é que os testes só testam em single ou multi em benchmarks, eles tinham que fazer meia hora de web browsing entrando no mesmo site e youtube por exemplo, faça isso lado a lado com um i7 ou i9 de qualquer geração e vai ver a diferença só, esse pico é toda hora e ainda assim mantem uma frequência alta pra fazer coisas banais no pc
É fato os Ryzen terem consumo maior em idlle e atividades que não demandam carga de processamento.

O gerenciamento dessa parte em AMD realmente é ruim se comparado a Intel.

Dá para ver isso no vídeo abaixo a partir de 13:40.

deixe tudo auto na bios como vem de fábrica e veja no hwinfo o consumo dele, tem placa mãe que até passa de 200w no ppt assim

Meu 3950X está em stock e ele não passa dos 142W de consumo sob circunstância alguma, não importa qual carga eu teste (Aida64, CinebenchR20, Prime95, Y-Cruncher, etc.). Se tiver alguma outra em mente, por favor avise que eu testo assim que possível.
Se você conseguir demonstrar que tu seta um valor por PPT e o CPU passa dele, então tu achou algum bug que ninguém nunca viu antes, ou seu processador está defeituoso.

Sua mensagem original foi essa:
agora esses tdps anunciados são uma piada disso todos sabem, tanto dos ryzen como dos intel
Se "é uma piada e todos sabem", então deveria ser trivial dar um exemplo de CPU Ryzen desobedecendo os limites setados na BIOS. Mas até agora não vi nenhum.

Meu 3950X está em stock e ele não passa dos 142W de consumo sob circunstância alguma, não importa qual carga eu teste (Aida64, CinebenchR20, Prime95, Y-Cruncher, etc.). Se tiver alguma outra em mente, por favor avise que eu testo assim que possível.
Se você conseguir demonstrar que tu seta um valor por PPT e o CPU passa dele, então tu achou algum bug que ninguém nunca viu antes, ou seu processador está defeituoso.

Sua mensagem original foi essa:

Se "é uma piada e todos sabem", então deveria ser trivial dar um exemplo de CPU Ryzen desobedecendo os limites setados na BIOS. Mas até agora não vi nenhum.
já disse o que vc tem que fazer, se vc setar seus recursos de otimização e limitar manualmente não vai acontecer, e não sei como é na série 3000 pq não o tive, mas na 5000 é assim, já citei meu exemplo e até outro usuário já comentou aqui no tópico que acontece e que varia os valores de placa mãe pra placa mãe o que tb é verdade, tanto que a sua seta um limite maior que a minha talvez por ter mais fases a sua passa dos 208w que um amigo meu tem um 5900x e bate isso lá e a minha b550 é 198w, agora já está falando de eu mostrar que seto um valor e o cpu passa dele quando eu deixei claro que é tudo em auto que isso acontece e não valor fixo setado manualmente, enfim não adianta discutir com o aldemar vigário se nem postei e já disse que é bug do meu processador que veio zoado kkkk vai dizer até que fraudei o teste, fanboy é uma coisa triste
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É fato os Ryzen terem consumo maior em idlle e atividades que não demandam carga de processamento.

é isso o que me incomoda e mais estranhei nele, queria muito que ele se gerenciasse melhor e suspeito até que ele seria mais frio e teria quem sabe um rendimento um pouquinho melhor se soubesse se gerenciar direito, é muito estranho ver meu processador bater picos de consumo e 75 graus jogando um jogo bosta tipo pes e bater 60 em battlefield com muito mais uso de cpu ou bater 70 graus no menu do cs, quando ingame fica em 55 graus, mas fanboy não aceita e quer dizer que é tudo perfeito ao invés de pedir melhoria nas falhas

Última edição:

Vcs já experimentaram mexer no plano de energia do windows?
Quando não estou jogando deixo no "economia", e o clock fica em 1750mhz com 0,831mV. :julio:

No modo game é desse jeito mesmo, o clock vai la pra tampa ao mexer o mouse :haha:

Vcs já experimentaram mexer no plano de energia do windows?
Sempre comento isso também, se tá incomodado com os picos de voltagem/temp nessas tarefas básicas simplesmente limita o uso máximo no perfil de 100% pra 99% e acabou o problema, mesma coisa pra essa discussão do PBO, dane-se que cada fabricante vem de um jeito como default, se tá com os limites lá na pqp simplesmente desativa a opção na bios e resolveu o problema em 30 segundos, isso pra mim é tipo reclamar que o case/GPU tão esquentando demais mas as vezes por padrão os fans nem giram ou ficam em 20-30% por padrão ou algum probleminha que seja, que também se resolve em segundos na bios ou algum software como Msi afterburner/Fan control

Minha experiência: uso o Ryzen 5600x aqui e limitando no Windows pra 99% o máx de clock que chega é 3600~ mhz e temp nos 31c~ com média de uns 30-32w, se deixo o limite em 100% ele vai bater 4650mhz e dar picos pra 50-55c, o consumo dá picos pra 60w, mas a média de temp e consumo sobe coisa de 3c e 3w no máximo, já que esses picos são extremamente rápidos, então na prática não tá jogando o consumo consistentemente lá pra pqp, se a pessoa bater 70/80/90c e se sentir incomodada com as temps aí sim pode fazer sentido limitar, ou caso esse pico seja quase que permanente por algum motivo

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar