Eu desisti de argumentar sobre esta questão de consumo de energia.Sempre comento isso também, se tá incomodado com os picos de voltagem/temp nessas tarefas básicas simplesmente limita o uso máximo no perfil de 100% pra 99% e acabou o problema, mesma coisa pra essa discussão do PBO, dane-se que cada fabricante vem de um jeito como default, se tá com os limites lá na pqp simplesmente desativa a opção na bios e resolveu o problema em 30 segundos, isso pra mim é tipo reclamar que o case/GPU tão esquentando demais mas as vezes por padrão os fans nem giram ou ficam em 20-30% por padrão ou algum probleminha que seja, que também se resolve em segundos na bios ou algum software como Msi afterburner/Fan control
Minha experiência: uso o Ryzen 5600x aqui e limitando no Windows pra 99% o máx de clock que chega é 3600~ mhz e temp nos 31c~ com média de uns 30-32w, se deixo o limite em 100% ele vai bater 4650mhz e dar picos pra 50-55c, o consumo dá picos pra 60w, mas a média de temp e consumo sobe coisa de 3c e 3w no máximo, já que esses picos são extremamente rápidos, então na prática não tá jogando o consumo consistentemente lá pra pqp, se a pessoa bater 70/80/90c e se sentir incomodada com as temps aí sim pode fazer sentido limitar, ou caso esse pico seja quase que permanente por algum motivo
O @CaptainFantastic está firmemente convencido que o gerenciamento de enrgia do Ryzen 5000 está ruim e acabou o assunto.
Tenho 3 sistemas com Ryzen ( 3950x, 5900x e 5950x ) e nenhum passa de 65ºC em full load. Ok eu uso o Noctua NH-D15, mas não é watercooler.
Mesmo que esse "problema" de consumo exista, não conheço usuário que teve o processador danificado.
E ainda mais, essa manifestação toda apareceu agora, junto com os Alder Lake. Ahh gasta o dobro mas tem performance melhor nos jogos ... Joguinho é para o 12400k ou 12600k. Fora isso Playstation ou Xbox. Procesadores acima disso são para trabalho, não para jogos. 5800x3d é para a AMD tentar manter-se competitivo nos jogos.
Estou muito curioso de ver um "Alfer lake" server, para descobrir quais os clocks e o consumo.