• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Intel só volta a ser competitiva, de fato, em todos aspectos técnicos (incluindo consumo) no fim de 2024, quando é esperado a estreia do novo "big core" feito do zero pelo Jim Keller.

No fim de 2022, Zen 4 vai estuprar a 13ª geração / Raptor Lake.
Posso até incluir que em 2k23 a AMD vai continuar dando uma canseira na Intel (tanto no começo quanto no fim). E sim, 2k22 a AMD vai manter o modo "arroz cozinhando em fogo baixo" pra preparar tudo pro final do ano, tanto em CPU quanto em GPU.

Intel tá se preparando pra se tornar ainda mais independente no futuro, pois por enquanto vai jogando com o que tem (parceria com a TSMC pras GPUs). Dps que tudo estiver pronto (e com os estudos em nós mais baixos em paralelo) vão colocar na prática e não duvido sair coisa boa, pois, como já falaram, ela pretende tmb vender seus serviços para outras fabricantes em sua nova fábrica.
 
descobriram no hardwareluxx o pq a teoria do b2 ser mais frio que o b0, na verdade foi pq testaram ele na agesa 1.2.0.6 em mobo da msi, e nessa agesa tem um bug que vc usando o edc em 140 ou maior que é o valor dele em stock ou em qualquer ajuste manual acima do recomendado pela amd, a placa não permite que o vcore do processador passe de 1.42v, fizeram o teste tb com o b0 e a mesma coisa acontece, daí concluíram que na verdade ambos tb aquecem iguais e sim o vcore menor trazia essa impressão de que ele era mais frio, a msi já está sabendo do bug e já retirou do site delas algumas bios beta da agesa 1.2.0.6 por enquanto
 
descobriram no hardwareluxx o pq a teoria do b2 ser mais frio que o b0, na verdade foi pq testaram ele na agesa 1.2.0.6 em mobo da msi, e nessa agesa tem um bug que vc usando o edc em 140 ou maior que é o valor dele em stock ou em qualquer ajuste manual acima do recomendado pela amd, a placa não permite que o vcore do processador passe de 1.42v, fizeram o teste tb com o b0 e a mesma coisa acontece, daí concluíram que na verdade ambos tb aquecem iguais e sim o vcore menor trazia essa impressão de que ele era mais frio, a msi já está sabendo do bug e já retirou do site delas algumas bios beta da agesa 1.2.0.6 por enquanto

Esse "bug" do EDC (que é intencional, diga-se de passagem), ocorre desde o AGESA 1.2.0.2.
 
Esse "bug" do EDC (que é intencional, diga-se de passagem), ocorre desde o AGESA 1.2.0.2.
não, inclusive o meu na agesa 1.2.0.3c bate 1.51v em vários momentos, como o de todos que não usam clock e vcore fixos tb, o 1.42v que vc deve estar falando é no multi, neste caso do bug eles falam que não passa de 1.42v mesmo no single
 
Ah, realmente. Tem razão!
 

 
Windows 11 tá ruim nos AMD ainda?
 
Windows 11 tá ruim nos AMD ainda?

To usando o Win 11, ficou bom após instalar as atualizações do Windows e Driver de Chipset AMD.

Obs: O site da AMD tá desatualizado sei lá porque, baixei o driver daqui:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


parece que sim...

Eu não tive esse problema felizmente.
 
To usando o Win 11, ficou bom após instalar as atualizações do Windows e Driver de Chipset AMD.

Obs: O site da AMD tá desatualizado sei lá porque, baixei o driver daqui:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu não tive esse problema felizmente.
eu tenho este problema mas é no windows 10, sim ele afeta o 10 tb, o stuttering atrapalha muito principalmente em jogo de corrida, quando a travada é no meio da curva já era amigo, e não adianta desativar o ftpm na bios que por algum motivo depois de entrar no windows ele volta a ficar ativado lá na bios mesmo, sim vc desativa na bios, salva, volta nela pra conferir e está desativado mas basta 1 inicialização do windows que volta a ficar ativado

pra piorar tb não adianta tirar o driver psp (que se comunica com o tpm) que foi onde veio este problema que atualizou ele em agosto com uma atualização de segurança da amd lá, vc tira e ele só tira se reiniciar o pc mas ele volta no próximo boot e o windows nem funciona sem aplicar ele pq fica pedindo o tempo todo

já atualizei pra este e outro tb antes deste driver de chipset e não adianta pq desde agosto todos tem o psp novo de agosto, e tb não adianta botar o driver de chipset anterior que sempre volta esta versão, parece que fica algo atrelado ao sistema e firmware do chip
 
Tive esse problema também. O stuttering é por causa do TPM. Desabilitando TPM na bios acaba o stuttering.
 
To usando o Win 11, ficou bom após instalar as atualizações do Windows e Driver de Chipset AMD.

Obs: O site da AMD tá desatualizado sei lá porque, baixei o driver daqui:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu não tive esse problema felizmente.
Faz meses que não instalo driver amd, mas basta fazer a instalação normalmente, certo? Não precisa desinstalar a atual, só instalar por cima, correto?
 
Tive esse problema também. O stuttering é por causa do TPM. Desabilitando TPM na bios acaba o stuttering.
consegui aqui agora, nas mobos asus tem que ir em advanced/trusted computing e em security device vc desativa, com isso não desativa só o ftpm e sim o tpm 2.0 tb, é o único jeito na asus pq se desativar só o ftpm como eu estava fazendo ele volta sempre

resolveu os stutterings (ou devo dizer travadões pq era tenso)

Faz meses que não instalo driver amd, mas basta fazer a instalação normalmente, certo? Não precisa desinstalar a atual, só instalar por cima, correto?
eu sinceramente prefiro desinstalar completamente o anterior e até remover a pasta amd, e aí sim eu reinicio o pc e instalo o novo, mas não vai te adiantar de nada esse driver novo, tudo o que ele tem de diferente do driver de chipset de agosto é um powerplan pro windows 11
 
eu tenho este problema mas é no windows 10, sim ele afeta o 10 tb, o stuttering atrapalha muito principalmente em jogo de corrida, quando a travada é no meio da curva já era amigo, e não adianta desativar o ftpm na bios que por algum motivo depois de entrar no windows ele volta a ficar ativado lá na bios mesmo, sim vc desativa na bios, salva, volta nela pra conferir e está desativado mas basta 1 inicialização do windows que volta a ficar ativado

pra piorar tb não adianta tirar o driver psp (que se comunica com o tpm) que foi onde veio este problema que atualizou ele em agosto com uma atualização de segurança da amd lá, vc tira e ele só tira se reiniciar o pc mas ele volta no próximo boot e o windows nem funciona sem aplicar ele pq fica pedindo o tempo todo

já atualizei pra este e outro tb antes deste driver de chipset e não adianta pq desde agosto todos tem o psp novo de agosto, e tb não adianta botar o driver de chipset anterior que sempre volta esta versão, parece que fica algo atrelado ao sistema e firmware do chip

Quais jogos você ta tendo problemas no windows 10?
CS:GO e Warfare eu não consigo perceber ....
 
Quais jogos você ta tendo problemas no windows 10?
CS:GO e Warfare eu não consigo perceber ....
no cs go de fato não vi acontecer mas acontece em todos os outros, pes 2021, f1 2021, automobilista 2, assetto corsa, assetto corsa competizione, rfactor 2, wrc 10, nba 2022, nfl madden 2020

como pode ver meu foco principal é corrida, e essa travadona quando era no meio de uma curva ou ultrapassagem pqp ás vezes colocava tudo a perder, já no pes, nba, nfl vc consegue relevar apesar de que isso não deve acontecer né mas pelo menos não arruinava uma corrida de 1 hora e meia sua hahaha

fiz uma corrida agora no f1 e de fato depois que desativei não teve o problema, em 1 corrida inteira era certo disso acontecer umas 2 vezes pelo menos, joguei pes 2021 tb e nada de acontecer, realmente desativando como falei acima contornou o problema, tomara que a amd corrija e não ignore agora que está focada com a futura geração
 
no cs go de fato não vi acontecer mas acontece em todos os outros, pes 2021, f1 2021, automobilista 2, assetto corsa, assetto corsa competizione, rfactor 2, wrc 10, nba 2022, nfl madden 2020

como pode ver meu foco principal é corrida, e essa travadona quando era no meio de uma curva ou ultrapassagem pqp ás vezes colocava tudo a perder, já no pes, nba, nfl vc consegue relevar apesar de que isso não deve acontecer né mas pelo menos não arruinava uma corrida de 1 hora e meia sua hahaha

fiz uma corrida agora no f1 e de fato depois que desativei não teve o problema, em 1 corrida inteira era certo disso acontecer umas 2 vezes pelo menos, joguei pes 2021 tb e nada de acontecer, realmente desativando como falei acima contornou o problema, tomara que a amd corrija e não ignore agora que está focada com a futura geração

Interessane, eu notei de um tempo pra cá essas quedas de FPS no F1 2020, Asseto Corsa e nos Trucks. Eu só jogo simuladores. Isso que jogo a 60 fps, a VGA, processador, monitor dão conta com folga.
 
Eu tentei esperar ele baixar dos 2k e até pensei em mudar tudo e ir de 10700k que está com um C&B melhor, ai desisti e peguei o 5800 por 2190 em uma promo ai...kkkkkk
Falando em 10700K, eu tava pensando em montar um hackintosh mas quando fui ver o preço dele, parece que virou produto da Apple.

Até no Ali ele tá custando mais de 2K até hoje! :fanboys:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No mais, essa discussão sobre o gerenciamento de energia dos Ryzen tá um porre já. Já meti ignore nesse captain sei lá o que.

Usa a merda do processador e pronto, cacete! Aqui mesmo só fiz setar um offset ali no vcore pra dar aquele ajuste fino e pronto. Diminuiu mais aínda a temperatura, consumo e o desempenho se manteve o mesmo.
 
Última edição:
Aqui mesmo só fiz setar um offset ali no vcore pra dar aquele ajuste fino e pronto. Diminuiu mais aínda a temperatura, consumo e o desempenho se manteve o mesmo.
Aonde coloco isso e qual valor?
 
To usando o Win 11, ficou bom após instalar as atualizações do Windows e Driver de Chipset AMD.

Obs: O site da AMD tá desatualizado sei lá porque, baixei o driver daqui:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu não tive esse problema felizmente.
Eu fui no reddit ler, o pessoal ta falando que o que causa stuttering é o TPM ativo, independente do Windows (alguns reportaram o problema no linux)
Ai fui olhar aqui, já to com o TPM ativado e não senti o problema, vou pro Windows 11.

Duas perguntas
1o - Posso voltar pro 10 depois ou minha key fica zoada?
2o - O que acotece se eu desativar o TPM depois que o windows tiver instalado?
 
Aparentemente o TPM está causando stutterings no Windows 11, em placas AMD.

No PC da minha esposa, que tem Ryzen 5 1600AF, está insustentável, o mouse fica dando lag ao usar no dia a dia. Mesmo desativando o TPM, só melhora um pouquinho, mas ainda continua. Vou acabar voltando o PC pro Windows 10 (acho que vou colocar o LTSC).

No meu PC, que tem um Ryzen 5 5600X, não ocorre no desktop, porém eu percebi uns leves stutters jogando um mero puzzle que roda até em calculadora.

A AMD está ciente do problema desde junho do ano passado. :fire:



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu fui no reddit ler, o pessoal ta falando que o que causa stuttering é o TPM ativo, independente do Windows (alguns reportaram o problema no linux)
Ai fui olhar aqui, já to com o TPM ativado e não senti o problema, vou pro Windows 11.

Duas perguntas
1o - Posso voltar pro 10 depois ou minha key fica zoada?
2o - O que acotece se eu desativar o TPM depois que o windows tiver instalado?

1 - não fica zoada
2 - o Windows vai pedir para criar o PIN de novo. Alguns apps da Microsoft vão pedir pra logar novamente.
 
Última edição:
Eu fui no reddit ler, o pessoal ta falando que o que causa stuttering é o TPM ativo, independente do Windows (alguns reportaram o problema no linux)
Ai fui olhar aqui, já to com o TPM ativado e não senti o problema, vou pro Windows 11.

Duas perguntas
1o - Posso voltar pro 10 depois ou minha key fica zoada?
2o - O que acotece se eu desativar o TPM depois que o windows tiver instalado?
Também tenho essa dúvida
Eu sinto muito shuttering no CS:GO, porém no tarkov é tranquilo e no god of war também, 0 problemas
 
Também tenho essa dúvida
Eu sinto muito shuttering no CS:GO, porém no tarkov é tranquilo e no god of war também, 0 problemas

Pow eu não estou sentindo shuttering no cs:go, tem algum vídeo mostrando ?
 
Descobri a causa dos stutterings. Ainda é o maldito problema do USB que afeta a AMD. :blaur:

Minha esposa foi jogar Super Mario 3 no Retroarch e conectou um controle de Xbox one na porta USB 3.1. Como ela só jogou e não usou a área de trabalho no dia, ela não notou, mas ontem ao usar para navegar, percebeu os stutters.

Como já tinha lido sobre o fTPM, eu tinha assumido que era isso, mas mesmo desativando, isso ainda permanecia em algum grau. Chegamos a cogitar que era o mouse sem fio que estava com pouca bateria. Coloquei um mouse sem fio do meu notebook e os stutters sumiram. Tirei o mouse e eles voltavam. Reparei que eu estava conectando na USB 3.1 frontal.

Aí, me veio na cabeça que os stutters começaram depois que ela conectou o controle. Mudei o controle para uma porta USB 2.0 e tudo se normalizou. :incri2:

Caramba, quanto sofrimento por algo tão simples. :pepe:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo