Descobri a causa dos stutterings. Ainda é o maldito problema do USB que afeta a AMD.
Minha esposa foi jogar Super Mario 3 no Retroarch e conectou um controle de Xbox one na porta USB 3.0. Como ela só jogou e não usou a área de trabalho no dia, ela não notou, mas ontem ao usar para navegar, percebeu os stutters.
Como já tinha lido sobre o fTPM, eu tinha assumido que era isso, mas mesmo desativando, isso ainda permanecia em algum grau. Chegamos a cogitar que era o mouse sem fio que estava com pouca bateria. Coloquei um mouse sem fio do meu notebook e os stutters sumiram. Tirei o mouse e eles voltavam. Reparei que eu estava conectando na USB 3.0 frontal.
Aí, me veio na cabeça que os stutters começaram depois que ela conectou o controle. Mudei o controle para uma porta USB 2.0 e tudo se normalizou.
Sim, tá na última. Também pensei, até porque não tinha tido problema até então. A única mudança de fato, tirando atualizações do Windows, foi a inserção do controle via USB. E ao mudar ele de porta, todos os problemas se foram.
No meu PC isso não ocorre, é uma B550M Bazooka, o meu controle está na USB 3.2. Já o PC da minha esposa é uma Gigabyte B450M DSH3 e estava na porta 3.1.
Falando em 10700K, eu tava pensando em montar um hackintosh mas quando fui ver o preço dele, parece que virou produto da Apple.
Até no Ali ele tá custando mais de 2K até hoje!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
No mais, essa discussão sobre o gerenciamento de energia dos Ryzen tá um porre já. Já meti ignore nesse captain sei lá o que.
Usa a merda do processador e pronto, cacete! Aqui mesmo só fiz setar um offset ali no vcore pra dar aquele ajuste fino e pronto. Diminuiu mais aínda a temperatura, consumo e o desempenho se manteve o mesmo.
kkkkkk fanboy é uma coisa patética mesmo, vc fala dos problemas que está lidando com o processador e ele fica puto e não quer ouvir, é melhor dar uma sumida da internet pq esse problema do ftpm agora está em todo canto e vc não vai gostar
Descobri a causa dos stutterings. Ainda é o maldito problema do USB que afeta a AMD.
Minha esposa foi jogar Super Mario 3 no Retroarch e conectou um controle de Xbox one na porta USB 3.1. Como ela só jogou e não usou a área de trabalho no dia, ela não notou, mas ontem ao usar para navegar, percebeu os stutters.
Como já tinha lido sobre o fTPM, eu tinha assumido que era isso, mas mesmo desativando, isso ainda permanecia em algum grau. Chegamos a cogitar que era o mouse sem fio que estava com pouca bateria. Coloquei um mouse sem fio do meu notebook e os stutters sumiram. Tirei o mouse e eles voltavam. Reparei que eu estava conectando na USB 3.1 frontal.
Aí, me veio na cabeça que os stutters começaram depois que ela conectou o controle. Mudei o controle para uma porta USB 2.0 e tudo se normalizou.
Aparentemente o TPM está causando stutterings no Windows 11, em placas AMD.
No PC da minha esposa, que tem Ryzen 5 1600AF, está insustentável, o mouse fica dando lag ao usar no dia a dia. Mesmo desativando o TPM, só melhora um pouquinho, mas ainda continua. Vou acabar voltando o PC pro Windows 10 (acho que vou colocar o LTSC).
No meu PC, que tem um Ryzen 5 5600X, não ocorre no desktop, porém eu percebi uns leves stutters jogando um mero puzzle que roda até em calculadora.
A AMD está ciente do problema desde junho do ano passado.
O fTPM, solução equivalente ao TPM 2.0, mas baseado em software, causa stutterings frequentes mesmo fora de atividades de alta demanda de processamento
canaltech.com.br
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
1 - não fica zoada
2 - o Windows vai pedir para criar o PIN de novo. Alguns apps da Microsoft vão pedir pra logar novamente.
Sim, tá na última. Também pensei, até porque não tinha tido problema até então. A única mudança de fato, tirando atualizações do Windows, foi a inserção do controle via USB. E ao mudar ele de porta, todos os problemas se foram.
No meu PC isso não ocorre, é uma B550M Bazooka, o meu controle está na USB 3.2. Já o PC da minha esposa é uma Gigabyte B450M DSH3 e estava na porta 3.1.
Agora esse realmente é o mesmo problema do USB? Nunca cheguei a ler a fundo nem me deparei com ele, mas lembro que era algo mais sobre os dispositivos desconectarem, e não stutterings. Caso o bug tenha sido isso mesmo, contigo tá tento essas desconexões, ou será que seria um problema novo?
Minha esposa foi jogar Super Mario 3 no Retroarch e conectou um controle de Xbox one na porta USB 3.1. Como ela só jogou e não usou a área de trabalho no dia, ela não notou, mas ontem ao usar para navegar, percebeu os stutters.
Como já tinha lido sobre o fTPM, eu tinha assumido que era isso, mas mesmo desativando, isso ainda permanecia em algum grau. Chegamos a cogitar que era o mouse sem fio que estava com pouca bateria. Coloquei um mouse sem fio do meu notebook e os stutters sumiram. Tirei o mouse e eles voltavam. Reparei que eu estava conectando na USB 3.1 frontal.
Aqui quando jogo com o controle do Xbox e as pilhas ficam fracas, o jogo começa com stutterings pesados. Nunca reparei qual porta eu plugo o adaptador bluetooth, mas sempre achei normal ficar travando com as pilhas fracas. Não seria esse o problema aí?
Agora esse realmente é o mesmo problema do USB? Nunca cheguei a ler a fundo nem me deparei com ele, mas lembro que era algo mais sobre os dispositivos desconectarem, e não stutterings. Caso o bug tenha sido isso mesmo, contigo tá tento essas desconexões, ou será que seria um problema novo?
Aqui quando jogo com o controle do Xbox e as pilhas ficam fracas, o jogo começa com stutterings pesados. Nunca reparei qual porta eu plugo o adaptador bluetooth, mas sempre achei normal ficar travando com as pilhas fracas. Não seria esse o problema aí?
Mas desligar o TPM, ou fTPM não impede a atualização pro Win 11? O meu tá ligado, mas não reparei nesses stutterings. O que aconteceria se eu desligasse?
Mas desligar o TPM, ou fTPM não impede a atualização pro Win 11? O meu tá ligado, mas não reparei nesses stutterings. O que aconteceria se eu desligasse?
É só para instalar, depois disso ele não tem muita serventia. Tem app que usa ele para gravar alguns dados de segurança. O jogo Valorant disse que ia exigir ele para o anticheat.
Quando desativei no PC da minha esposa, no máximo o sistema pediu para recriar o PIN de acesso. E o Teams que minha esposa usa deslogou e pediu nova autenticação.
De resto, era apenas um filtro safado da Microsoft. Tanto que era muito fácil de burlar.
Quanto as stutterings, tem vários relatos na internet, mas é aleatório. Eu achei que fosse o caso do PC da minha esposa, mas descobri que era o USB.
É só para instalar, depois disso ele não tem muita serventia. Tem app que usa ele para gravar alguns dados de segurança. O jogo Valorant disse que ia exigir ele para o anticheat.
Quando desativei no PC da minha esposa, no máximo o sistema pediu para recriar o PIN de acesso. E o Teams que minha esposa usa deslogou e pediu nova autenticação.
De resto, era apenas um filtro safado da Microsoft. Tanto que era muito fácil de burlar.
Quanto as stutterings, tem vários relatos na internet, mas é aleatório. Eu achei que fosse o caso do PC da minha esposa, mas descobri que era o USB.
Se for reinstalar sim. Mas se quiser ignorar de vez, basta baixar a iso do Windows 11 e usar o Rufus pra instalar. Ele tem uma opção para criar um boot que ignora essa exigência. Foi assim que eu instalei no meu antigo i7 4770.
Estou montando meu PC, já comprei o processador e agora vou comprar placa mãe, memórias etc, tinha optado por uma B450, mas vi muita gente falando que é mais negócio as A520 e são bem mais em conta que as B450.
Tô pra pegar um R5 5600g porém estou com muita dúvida na placa mãe. Me recomendaram a MSI B550 Bazooka, mas quando pesquisei vi muitas reclamações sobre bug com ela, não sei se realmente é uma boa. Outra que me foi recomendada foi a Gigabyte B550M Aorus Elite.
Até $900, essas são realmente as melhores opções?
Tô pra pegar um R5 5600g porém estou com muita dúvida na placa mãe. Me recomendaram a MSI B550 Bazooka, mas quando pesquisei vi muitas reclamações sobre bug com ela, não sei se realmente é uma boa. Outra que me foi recomendada foi a Gigabyte B550M Aorus Elite.
O mundo em "colapso" na pandemia, e algumas empresas nadando a braçadas no mar azul.
E o discursso de escassez da indústria de semi-condutores sobre falta de matéria-prima não cola, aí está a prova. 49% de aumento no lucro em 2021 em relação ao ano anterior.
Não sei o que é pior, o valor atual dos componentes para o consumidor ou esse cinismo das empresas e agente tem que engolir seco.
E o discursso de escassez da indústria de semi-condutores sobre falta de matéria-prima não cola, aí está a prova. 49% de aumento no lucro em 2021 em relação ao ano anterior.
Essas coisas não são mutuamente exclusivas. Realmente está com escassez de componentes e o custo está maior, porém além de repassar esse custo para os consumidores, também aumentaram bastante as margens devido à alta demanda.
Só salientando que revenue não é lucro, mas sim faturamento.
O mundo em "colapso" na pandemia, e algumas empresas nadando a braçadas no mar azul.
Não sei o que é pior, o valor atual dos componentes para o consumidor ou esse cinismo das empresas e agente tem que engolir seco.
A pandemia só foi ruim para pequenos empresários e trabalhadores, empresas bilionárias não apenas continuaram funcionando normalmente, como se beneficiaram do aumento da demanda por causa dos governos ferrando seus concorrentes (ou no caso de AMD / Intel / Nvidia, por pessoas sendo obrigadas a trabalhar de casa), foi a maior transferência de riqueza dos mais pobres para os mais ricos a nível mundial na história da humanidade, mas sem o estado quem cuidaria dos pobres né .
Só por curiosidade, você pretende manter o PC com gráficos integrados? Se não for o caso, eu diria pra fugir do 5600G, tem coisa melhor da Intel pelo mesmo preço.
A pandemia só foi ruim para pequenos empresários e trabalhadores, empresas bilionárias não apenas continuaram funcionando normalmente, como se beneficiaram do aumento da demanda por causa dos governos ferrando seus concorrentes (ou no caso de AMD / Intel / Nvidia, por pessoas sendo obrigadas a trabalhar de casa), foi a maior transferência de riqueza dos mais pobres para os mais ricos a nível mundial na história da humanidade, mas sem o estado quem cuidaria dos pobres né .
Pior que com essa história de quarentena e home office muitas pessoas que nem ligavam muito para PC e videogame passaram a comprar mais (o que faz sentido, iria ficar em casa fazendo o quê?). Soma isso com cada vez mais pessoas querendo ganhar dinheiro fácil com mineração e comprando todas as GPUs sem se importar com o preço e carros e outros eletrônicos novos que usam cada vez mais chips.
Estão aumentando os preços porque continuam vendendo que nem água mesmo com preço nas alturas. A única esperança que vejo é o mercado se regular com mais concorrência, como as GPUs estão dando tanto lucro, outras empresas vão querer entrar nesse ramo como a intel já anunciou e tem rumores de que empresas chinesas também vão fabricar GPUs. As empresas atuais que dominam o mercado não tem muito interesse em aumentar a produção, para eles está bom assim já que estão lucrando como nunca sem precisar produzir mais.