[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Bizarro, mas fazer o que né...a vida segue com seu custo cada vez maior.

Tem uma montagem custom com a placa-mãe desse Deskmini (ASRock X300TM-ITX), mas não custa barato essa mobo, no AliExpress está na faixa dos R$ 850,00.

Eu paguei £145 na minha, envio incluso, menos do que paguei na minha B550 AORUS PRO AC, achei um preço ok já que inclui mobo, case, cooler e power supply, com um jeitinho BR dá pra por o cooler box do 5600G dentro e as temperaturas ficam muito boas.

As empresas atuais que dominam o mercado não tem muito interesse em aumentar a produção, para eles está bom assim já que estão lucrando como nunca sem precisar produzir mais.
Interesse tem. Não tem é espaço. Todas as fabricantes estão com a capacidade de produção totalmente contratada por muito tempo.

Pessoal estou pra atualizar meu kit que é lá de 2015. E a questão é a seguinte, uso Intel a muito tempo, e queria muito experimentar os ryzen, porém trabalho com design, uso pacote Adobe todos os dias. E meu medo é: será que é gritante a diferença de performance do pacote Adobe com os Intel ou isso na verdade nem é algo tão gigante assim? Porque como usei intel a vida toda, praticamente nunca tive um segundo meio para comparar a perda de performance do pacote adobe com processadores AMD. Alguém tem algum gráfico ou algum tópico pra me mostrar ou mesmo uma opinião :D

EDIT.: No momento utilizo mais Photoshop e Illustrator.

Pessoal estou pra atualizar meu kit que é lá de 2015. E a questão é a seguinte, uso Intel a muito tempo, e queria muito experimentar os ryzen, porém trabalho com design, uso pacote Adobe todos os dias. E meu medo é: será que é gritante a diferença de performance do pacote Adobe com os Intel ou isso na verdade nem é algo tão gigante assim? Porque como usei intel a vida toda, praticamente nunca tive um segundo meio para comparar a perda de performance do pacote adobe com processadores AMD. Alguém tem algum gráfico ou algum tópico pra me mostrar ou mesmo uma opinião :D

Aqui um bench rápido com photoshop:

12th gen é mais rápida, aí cabe a vc ver a questão de CxB já que as mobos pra intel ainda tão meio caras.

Custo e diferença de performance nesse caso, vai de Ryzen 7.

Alguém aqui comprou recentemente algum kit no aliexpress e foi taxado?

Alguém aqui comprou recentemente algum kit no aliexpress e foi taxado?
Comprei uma mobo para Xeon 14/28 núcleos e 64Gb DDR4, fui taxado em 200,00.

Qual a melhor memoria DDR4 que o dinheiro pode comprar hoje aqui no BR? digo com os menores times e maiores frequencies para usar em uma 5800X + B550 Rog strix.

Qual a melhor memoria DDR4 que o dinheiro pode comprar hoje aqui no BR? digo com os menores times e maiores frequencies para usar em uma 5800X + B550 Rog strix.
G Skill Trident Z C16, 4000Mhz ou acima. Acho que 4600Mhz o Cas é maior e já não compensaria pela latência. Tem 5033Mhz e 5333Mhz, C20, C22...

Se dinheiro não é problema, tu pode tentar importar algum kit 4000CL14, como esse aqui.
No Brasil, tu pode ver o que tem de Samsung B-Die no Mercado Livre.

Pessoal, alguém que tenha comprado placa AM4 e ainda não instalou processador, poderia tirar uma foto do soquete bem de cima, com o braço que trava levantado? Queria tirar uma dúvida aqui.

Última edição:

ultimamente acho intel mais CxB, principalmente no 12400 e 12700

ultimamente acho intel mais CxB, principalmente no 12400 e 12700

O problema é encontrar boas opções de placas mãe a preços acessíveis.

Quase sempre quando vejo o combo MB + CPU, amd ainda fica mais barato.

Saiu uma BIOS nova para minha placa mãe Asrock X370 Killer, vale a pena sair de um 3800X para um 5800X?

Estava pensando em fazer essa troca e pular a primeira geração DDR5 da AMD.

Não ia sair algum processador novo AMD 5XXX com mais cache também?

Saiu uma BIOS nova para minha placa mãe Asrock X370 Killer, vale a pena sair de um 3800X para um 5800X?

Vai ter o 5800X3D, acho que vale a pena esperar o lançamento dele pra ver se o desempenho vale a pena, ou se os preços do 5800x normal caem. Em tese ele vai ser 15% melhor que o 5800x normal pra jogos.

Opa! Bom saber, nem havia visto. Obrigado pela informação!

Galera, uma dúvida, quais desses processadores vale a pena para quem JOGA EM 4K com uma RTX 3060 TI?

Diferença do R5 5600X e o R7 5800X é de aproximadamente uns R$ 317,00
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obs: Possuo um R5 1600 + B350M, iria pegar uma B550 ATX só que seria comprada aqui no BR mesmo.

Galera, uma dúvida, quais desses processadores vale a pena para quem JOGA EM 4K com uma RTX 3060 TI?

Obs: Possuo um R5 1600 + B350M, iria pegar uma B550 ATX só que seria comprada aqui no BR mesmo.
Teu gargalo não é a GPU, nesse caso? Pela pesquisa rápida que fiz essa placa faz uns 40 a 60 e poucos frames em 4k. Salvo engano, em 4k, o processador tem pouca diferença nos frames e o gargalo fica mesmo na GPU. O 5800x tem fama de esquentado. Eu iria no 5600x. Se não tem o foco na produtividade não deve aproveitar os 2 núcleos extras...

Última edição:

5600X.
Tu pode ficar de olho se vai chegar suporte aos Zen 3 pra sua placa-mãe.

5600X.
Tu pode ficar de olho se vai chegar suporte aos Zen 3 pra sua placa-mãe.
Se for seria uma maravilha porque eu iria economizar uns 1,200 em uma placa mãe ATX...

Teu gargalo não é a GPU, nesse caso? Pela pesquisa rápida que fiz essa placa faz uns 40 a 60 e poucos frames em 4k. Salvo engano, em 4k, o processador tem pouca diferença nos frames e o gargalo fica mesmo na GPU. O 5800x tem fama de esquentado. Eu iria no 5600x. Se não tem o foco na produtividade não deve aproveitar os 2 núcleos extras...
Sem foco em produtividade, apenas games mesmo.

Quanto maior a resolução, menor uso do CPU

Pensando nisso eu pegaria o 5600x e tentaria investir mais na VGA

Arrisquei 4.2 com 1.2v no meu 3700x, passou pelos testes de estabilidade, mas a minha dúvida é nas configs de DIGI+VRM que estão tudo em default, eu deveria mudar alguma config para extreme para melhorar o OC?

Users who are viewing this thread

• Pico
Voltar