[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Entre os dois, iria de 5800X. Apesar que os dois devem ter performance idêntica se tu igualar PPT/TDC/EDC.
Também cogitaria o 5800X3D. Com undervolt e ajustando o boost, sempre dá pra rodar. hehe
O x3D já foge do orçamento =/.
Pois é, terei que rodar o 5800X com esses ajustes, já o 5700X em stock, aí acredito que iguale o desempenho entre eles.

Duro que no SZCPU tá 1.6k+. Mas tenho medo mesmo de pegar um B0. Bom do 5700X que é tudo chip novo, "melhorado".
Pelos comentários/fotos do ultimo mês e desse mês estão vindo B2, todos sendo fabricados esse ano (Fev/2022). Deve ter algum cupom para abaixar esses 1.6K.. Atualmente todos os Ryzen são fabricados em B2, não existe mais fabricação em B0.

360 eu recomendaria pra um 12900k, mas um 240 pra esse 5800x3D pra mim é o mínimo (ou um air cooler top). Nem é pela potência usada, é pela densidade.
Ah, sim. Já eu me baseio em como o negócio desempenha no dia a dia. Mesmo que pegasse 80°C jogando, tá longe de ser algo que me deixa nervoso hoje em dia.
Eu mesmo pretendo usar com o meu air cooler atual mesmo e tenho bastante certeza que vai ser suficiente pra mim. Conheço quem tem 5900X com o Fuma 2 e roda jogos que exigem bastante CPU e não passa de 70°C, não tem como o 5800X3D fugir muito disso (mesmo tendo a diferença da configuração de CCDs nos dois).

Quais Coolers a AR que dão conta do Ryzen 7 5800X3D?

Tem link da onde comprar?

Quais Coolers a AR que dão conta do Ryzen 7 5800X3D?
Dão conta em que sentido (o que é "dar conta" pra você)? O que você vai fazer (jogar/renderizar)? Ficaria bolado se o CPU atingisse 90ºC++ no cinebench/OCCT/prime?
EDIT: Pretende fazer algum fine tunning (tipo o que o @GamesBrs fez e que a maioria aqui no fórum provavelmente vai fazer/tentar)?

Dão conta em que sentido (o que é "dar conta" pra você)? O que você vai fazer (jogar/renderizar)? Ficaria bolado se o CPU atingisse 90ºC++ no cinebench/OCCT/prime?
EDIT: Pretende fazer algum fine tunning (tipo o que o @GamesBrs fez e que a maioria aqui no fórum provavelmente vai fazer/tentar)?
Vou usar Adobe Premier sim.

Teria algum que mantém as temperaturas no render a 80C?

Eu não sei se minha placa AX370 GAMING 5 tem os recursos pra fazer fine tunning.

Que droga acabou na Terabyte também, não tem mais nenhuma loja vendendo o 5800X3D.

Ah, sim. Já eu me baseio em como o negócio desempenha no dia a dia. Mesmo que pegasse 80°C jogando, tá longe de ser algo que me deixa nervoso hoje em dia.
Eu mesmo pretendo usar com o meu air cooler atual mesmo e tenho bastante certeza que vai ser suficiente pra mim. Conheço quem tem 5900X com o Fuma 2 e roda jogos que exigem bastante CPU e não passa de 70°C, não tem como o 5800X3D fugir muito disso (mesmo tendo a diferença da configuração de CCDs nos dois).
O problema é que não tem jogo pesado o suficiente que coloque o 5900X contra a parede, então em qualquer jogo o 5900X fica folgado, assim esquentando pouco.
O 5800X3D tem 8 núcleos no mesmo CCX e também tem o 3D V-Cache que consome e gera calor. É muita dissipação de calor pra pouca área.
O 5800X3D ficaria mais frio se tivesse a configuração do 5700X mas ele tem as configs do 5800X
Tanto é que a AMD diminuiu o clock do 5800X3D comparado ao 5800X porque iria ficar mais quente ainda.
É também tem outra coisa, todos os Ryzen 9 tem pelo menos um CCX binado, melhorando consumo e temperatura, o que não acontece com os Ryzen 7 e 5.

O problema é que não tem jogo pesado o suficiente que coloque o 5900X contra a parede, então em qualquer jogo o 5900X fica folgado, assim esquentando pouco.
O 5800X3D tem 8 núcleos no mesmo CCX e também tem o 3D V-Cache que consome e gera calor. É muita dissipação de calor pra pouca área.
O 5800X3D ficaria mais frio se tivesse a configuração do 5700X mas ele tem as configs do 5800X
Tanto é que a AMD diminuiu o clock do 5800X3D comparado ao 5800X porque iria ficar mais quente ainda.
É também tem outra coisa, todos os Ryzen 9 tem pelo menos um CCX binado, melhorando consumo e temperatura, o que não acontece com os Ryzen 7 e 5.
Estou ciente disso tudo, nobre. Mas qual seu ponto? Que vai ser 10 graus mais quente que o 5900X? Que nenhum air cooler dá conta em jogos?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou usar Adobe Premier sim.

Teria algum que mantém as temperaturas no render a 80C?

Eu não sei se minha placa AX370 GAMING 5 tem os recursos pra fazer fine tunning.

Que droga acabou na Terabyte também, não tem mais nenhuma loja vendendo o 5800X3D.
Aí ferrou, faço nem ideia do quanto ele atingiria com Adobe Premier. :okay:

Pelos comentários/fotos do ultimo mês e desse mês estão vindo B2, todos sendo fabricados esse ano (Fev/2022). Deve ter algum cupom para abaixar esses 1.6K.. Atualmente todos os Ryzen são fabricados em B2, não existe mais fabricação em B0.
Então, o 5800X tá R$1.614 na SZCPU, já com o cupom de R$51 aplicado. Ai eu tenho mais 32 pilas daquelas moedinhas do Ali, sairia por R$1.580. Tem um outro anúncio deles por R$1.575, já com cupom de 10, aí menos meus 32 pilas, sairia por 1.543, mas esse acho que deve ser usado.
Na ZZGD (acredito que seja B2 tbm), tá por R$1.595, já com cupom e 1.562 com as moedinhas.
Vi em outra loja, W-Win, por 1.498, já com todos esses descontos. Nos comentários fala que tbm é novo, selado. Possivelmente B2 tbm.
Já o 5700X fica por 1.436, com todos esses descontos, na Global CPU, tbm novo. E por 1.424 na SF Store, novo tbm.
Lembrando que ainda tem 3,5% de cashback do PicPay fora dessas contas.

Alguém sabe a media de tempo que as lojas levam pra repor o estoque?

Ia comprar hoje a noite o Ryzen 5800X3D :/

Então, o 5800X tá R$1.614 na SZCPU, já com o cupom de R$51 aplicado. Ai eu tenho mais 32 pilas daquelas moedinhas do Ali, sairia por R$1.580. Tem um outro anúncio deles por R$1.575, já com cupom de 10, aí menos meus 32 pilas, sairia por 1.543, mas esse acho que deve ser usado.
Na ZZGD (acredito que seja B2 tbm), tá por R$1.595, já com cupom e 1.562 com as moedinhas.
Vi em outra loja, W-Win, por 1.498, já com todos esses descontos. Nos comentários fala que tbm é novo, selado. Possivelmente B2 tbm.
Já o 5700X fica por 1.436, com todos esses descontos, na Global CPU, tbm novo. E por 1.424 na SF Store, novo tbm.
Tem o 5700X na Kabum por 1634 cascalhos, eu peguei o 5800X na SZCPU (usado) antes dos anuncios do 5700 e descendentes, hoje eu pegaria o 5700X de boa.

W-Win nunca vi, as outras sim.. Olha pelos últimos comentários, dá pra saber mais ou menos se virá B0 ou B2 pela data de fabricação.

Estou ciente disso tudo, nobre. Mas qual seu ponto? Que vai ser 10 graus mais quente que o 5900X? Que nenhum air cooler dá conta em jogos?
Depende do jogo, eu tenho um amigo que tem o 5800X e um WC da Corsair de 360mm e no BF5 ele bate 74 graus em stock. Agora imagina o 5800X3D que esquenta igual ou mais que o 5800X num air cooler.

Última edição:

W-Win nunca vi, as outras sim.. Olha pelos últimos comentários, dá pra saber mais ou menos se virá B0 ou B2 pela data de fabricação.

Depende do jogo, eu tenho um amigo que tem o 5800X e um WC da Corsair de 360mm e no BF5 ele bate 74 graus em stock. Agora imagina o 5800X3D que esquenta igual ou mais que o 5800X num air cooler.
Uso no air-cooler tranquilamente. Mesmo em stock leva de boa a 70-80 graus.
Só afinar bem o PBO que melhora e muito em relação ao stock.

Entendi. De fato, não duvido que chegue na casa dos 80°C aqui no verão.
Não é o "ideal" pra muitos, não é o que eu esperava (~75°C no máximo), mas também não é o fim do mundo. Já fui mais preocupado com isso, hoje só quero que fique mais ou menos dentro das specs do fabricante.

@Arris valeu pelo feedback, já é um indício que não terei maiores problemas com o Mugen 5.

Tem o 5700X na Kabum por 1634 cascalhos, eu peguei o 5800X na SZCPU (usado) antes dos anuncios do 5700 e descendentes, hoje eu pegaria o 5700X de boa.
Aqui pra mim fica 1680 pelo frete, aí acaba comoensando os 2 no Ali. Tem o link do que vc pegou no Ali?

Só falo algo: Podem ficar tranquilos, o R7 5800X3D não passa de 70°C em jogos, depois que apliquei PBO e CO-30 ele fica mais próximo aos 60°C na verdade.
Pra quem vai apenas jogar (Seu principal objetivo), só otimizar o PBO e CO e ser feliz; já pra uso pesado; é muito necessário fazer o ajuste de forma obrigatória pra não bater os 90°C, senão a temperatura extrapola mesmo.

Provavelmente vai dar tranquilo mesmo, se você afinar e ajustar o processador; ele vai trabalhar bem tranquilo.

Sabe me dizer como consigo identificar pela data? Alguns colocam foto do CPUz aí mostra se é B0 ou B2. Já a maioria posta foto do chip com aquelas numerações. Dá pra saber por isso?

Sabe me dizer como consigo identificar pela data? Alguns colocam foto do CPUz aí mostra se é B0 ou B2. Já a maioria posta foto do chip com aquelas numerações. Dá pra saber por isso?
É sorte não tem jeito.
Eu comprei depois de alguns que receberam b2 e eu recebi b0. Mas não se preocupe porque desempenho a diferença é risível.

É sorte não tem jeito.
Eu comprei depois de alguns que receberam b2 e eu recebi b0. Mas não se preocupe porque desempenho a diferença é risível.
Meu medo maior na verdade é em relação às temps, que parece que na B2 são melhores com as correções e até questão de falhas, etc.
Tudo isso e a questão dos ajustes pra rodar sussa aqui, que o "transformaria" basicamente num 5700X, tá me pendendo mais pro 5700X mesmo.

Meu medo maior na verdade é em relação às temps, que parece que na B2 são melhores com as correções e até questão de falhas, etc.
Tudo isso e a questão dos ajustes pra rodar sussa aqui, que o "transformaria" basicamente num 5700X, tá me pendendo mais pro 5700X mesmo.
Acho melhor vc pegar o 5700x no Br por 1600 logo aí não se preocupa com pourra nenhuma kk

O b0 aqui tá show de bola, nada a reclamar.

O ideal mesmo seria o 3D mas por 2800 não pago nem fodendo quase o dobro por 20% a mais de performances

Ex BATCH: BG 2205SUS (É a segunda linha de códigos impressa no processador, abaixo do SN#)
BG---2205-----SUS
BG {AA}{SS}--{1}{2}{3}

AA - Ano
SS - Semana

1 - Local ATMP ({P}enang, Malásia ou {S}uzhou, China) (endereços exatos de fábrica conhecidos)
2 - Últimas letras da localização ATMP.
3 - Produção do Wafer ({S}aratoga ou {T}exas) (endereços conhecidos)

No exemplo acima o processador foi fabricado entre 1 e 6 de fevereiro de 2022, produzido em Saratoga (USA) e montado em Suzhou (China).

Pelo que pesquisei meses atrás, todos os Ryzen fabricados a partir de Novembro/2021 são B2

Acho melhor vc pegar o 5700x no Br por 1600 logo aí não se preocupa com pourra nenhuma kk

O b0 aqui tá show de bola, nada a reclamar.

O ideal mesmo seria o 3D mas por 2800 não pago nem fodendo quase o dobro por 20% a mais de performances
Foda que com frete sai 250 pilas mais caro do que no Ali e parece que é só 1 ano de garantia. Ali parece que dá 1 ano tbm. Pior tbm que nesse preço da pra arriscar no 5800X do Ali. Foda jkkkkkkk. Vou pensar direito aqui. No Ali precisa ser hoje, pq meia noite já vira preço com dólar novo. Vou pensar certinho aqui. Agradeço a todos pela ajuda e desculpa a encheção de saco kkkkkkk.

O x3D já foge do orçamento =/.
Pois é, terei que rodar o 5800X com esses ajustes, já o 5700X em stock, aí acredito que iguale o desempenho entre eles.

Nesse caso, eu esperaria e compraria depois, quando coubesse no orçamento.
Minha linha de raciocínio é que tu tá saindo de um CPU razoável (não há pressa pra upgrade) e porque tu falou que queria ficar anos com ele. Aí acho que justifica esperar uns meses pra pegar o CPU melhor.

Aí fica a seu critério. Talvez valha a pena pegar o 5700X logo se tu conseguir um preço de venda muito bom no seu 3700X.

Alguém sabe de alguma loja vendendo o 5800X 3D?

Users who are viewing this thread

Voltar