[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Bom pessoal resolvi ficar com Ryzen 7 5700X em vez do 5800X3D, de repente eu troco PC daqui 2 ou 3 anos.
E posso colocar o Ryzen 7 1700 pra vender por uns 600 a 700 reais.

Meu Walter Cooler H80 vai dar conta do Ryzen 7 5700X?

Se não der qual seria a melhor opção?

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 Black Edition, 120mm, Intel-AMD, SCMG-5100BE​

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2, 240mm - MLW-D24M-A18PK-R2​

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 ARGB Plus 120mm, Intel-AMD, SCMG-5102AR​

Comprei um 5700x e a princípio vou de Deepcool Gammax Gte V2, vi um pessoal usando em alguns ryzen e segura bem, então qualquer um desses ai vai servir

Pessoal, alguém sabe se os 5900X de hoje já vem com a versão B2?
E como eu identifico no processador?

AKX1xJL.jpg
Uma página atrás perguntei a mesma coisa. O colega @BrunoA7 me ajudou:
Ex BATCH: BG 2205SUS (É a segunda linha de códigos impressa no processador, abaixo do SN#)
BG---2205-----SUS
BG {AA}{SS}--{1}{2}{3}

AA - Ano
SS - Semana

1 - Local ATMP ({P}enang, Malásia ou {S}uzhou, China) (endereços exatos de fábrica conhecidos)
2 - Últimas letras da localização ATMP.
3 - Produção do Wafer ({S}aratoga ou {T}exas) (endereços conhecidos)

No exemplo acima o processador foi fabricado entre 1 e 6 de fevereiro de 2022, produzido em Saratoga (USA) e montado em Suzhou (China).

Pelo que pesquisei meses atrás, todos os Ryzen fabricados a partir de Novembro/2021 são B2

Pessoal, alguém sabe se os 5900X de hoje já vem com a versão B2?
E como eu identifico no processador?

AKX1xJL.jpg
Pelo processador, caixa, número de serie não dá pra saber, só via software como o CPU-Z. Hoje todos os Ryzen são fabricados em B2 e pelas infos que se tem todos os Ryzen fabricados a partir de Novembro/2021 são B2.. Ai em cima o @StayHeavy repostou um post que comentei como saber quando seu processador foi fabricado e onde ele foi feito. Por exemplo, na SZCPU Store praticamente todos os 5800X hoje estão vindo B2, todos fabricados esse ano em Janeiro e Fevereiro. Filtra para aparecer só fotos e as postagens mais recentes e veja as fotos do mês passado e desse mês.

Última edição:
É... eu queria aproveitar o preço (R$ 1101,00). Mas vai ser o jeito esperar mesmo :scare:

Amigo, uma correção, estava olhando algumas placas-mãe hoje e segundo o que consta no site da Gigabyte, o AGESA 1.2.0.5 parece suportar sim o 5600, o 1.2.0.6b foi para dar suporte apenas ao 5800X3D. A informação abaixo é da Aorus B550i, pesquisei outras placas da Gigabyte (Aorus B450i, X750S Master) e todas possuem a mesma informação, talvez a lista de suporte da MSI esteja desatualizada 🙂

Ro8I0xe.png

Curiosidade: nessa altura do campeonato você está pensando em trocar seu 5600X por outro série 5XXX? Eu ainda tenho a desculpa ter enviado meu 5900X pro RMA e usando um 1800X que ainda não vendi, mas no seu caso não seria mais viável esperar?

Então, a ideia é montar um outro pc para as minhas crias, onde eu compraria um novo processador e eles ficariam com o 5600X. Eu sempre avalio, avalio e vivo mudando de ideia, talvez a grana que eu vou gastar com esse processador eu usaria já na nova geração. Mas confesso que a mão coça bastante pra pegar um outro processador, rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E obrigado a todos que me responderam sobre o processador.

Então, a ideia é montar um outro pc para as minhas crias, onde eu compraria um novo processador e eles ficariam com o 5600X. Eu sempre avalio, avalio e vivo mudando de ideia, talvez a grana que eu vou gastar com esse processador eu usaria já na nova geração. Mas confesso que a mão coça bastante pra pegar um outro processador, rs.

E obrigado a todos que me responderam sobre o processador.

Entendi.

Minha opinião. Nesta altura do campeonato, salvo se você precisa para específica situação o melhor custo benefício seria o 5700X ou superior usado ainda com garantia. Se for mesmo para jogos aí compensaria (se achar) o 5800X3D porque a nova geração não creio ser mais do que uns 7 ~ 10% superior.

O Ryzen 7 5700X suporta Overclock ATÉ 4.6Ghz apenas mudando o clock?

O Ryzen 7 5700X suporta Overclock ATÉ 4.6Ghz apenas mudando o clock?
Terá que mexer no vcore também mas o 5700X em stock até passa dos 4.6GHz, em boost ele bate 4.65GHz... Se não for pra algo muito especifico, não compensa travar o clock. Nos Ryzen 5000 é bem mais vantagem usar o PBO.

Terá que mexer no vcore também mas o 5700X em stock até passa dos 4.6GHz, em boost ele bate 4.65GHz... Se não for pra algo muito especifico, não compensa travar o clock. Nos Ryzen 5000 é bem mais vantagem usar o PBO.
Tem um cara que fez um overclock pelo PBO e ta rodando com as mesmas frequencias de boost do 5800X.

Bom, minha novela pelo UP do processador chegou ao fim hoje.
Eu estava praticamente fechado no 5700X por R$1.429 + 3,5% de cashback do PicPay. Fui fechar a compra hoje e o preço tinha subido pra 1.6k. Por sorte, fui olhar os 5800X e o da SZCPU (loja mais recomendada pela galera aqui) entrou em promoção. No final ficou por R$1.462 + 3,5% de cashback. Pelos comentários mais recentes, revisão B2.
Segue link pra quem quiser:

Gente eu procurei o PBO na minha placa mãe e não encontrei, entrei em todas as opções e olha que são muitas.
Só que to usando um Ryzen da primeira geração, não sei se essa opção de PBO aparece só quando coloca um processador da segunda pra cima.

Gente eu procurei o PBO na minha placa mãe e não encontrei, entrei em todas as opções e olha que são muitas.
Só que to usando um Ryzen da primeira geração, não sei se essa opção de PBO aparece só quando coloca um processador da segunda pra cima.
PBO fica dentro de AMD Overclocking, na Gigabyte fica dentro de Peripherals, ai você muda o Precision Boost Overdrive para Advanced e PBO Limits para Manual. PBO2 só tem nos Ryzen 5000

Bom, minha novela pelo UP do processador chegou ao fim hoje.
Eu estava praticamente fechado no 5700X por R$1.429 + 3,5% de cashback do PicPay. Fui fechar a compra hoje e o preço tinha subido pra 1.6k. Por sorte, fui olhar os 5800X e o da SZCPU (loja mais recomendada pela galera aqui) entrou em promoção. No final ficou por R$1.462 + 3,5% de cashback. Pelos comentários mais recentes, revisão B2.
Segue link pra quem quiser:
Boa call, comprei tb...

Pessoal, aproveitei essa promoção do 5800X, assim dou check no processador e sigo em frente com as peças do pc secundário. Eu queria mesmo o 5800X3D mas comecei a ver com calma e o ganho em 1440p, que é a resolução que eu jogo, é de 5 - 10%, ou seja, o não vale a pena pagar quase o dobro de um 5800X pra ter esse ganho. Isso sem contar 4k, que é praticamente igual.

Eu sei que muito já se falou sobre o 5800X mas pergunto a vocês: vale a pena fazer um overzinho nele, usando o CO ? Sei que ele é bem esquentado, então o ganho de fps compensa o ganho de temperatura?

No 5600X que estou usando, encontrei o equilibrio usando o Ryzen Master, setei o OC automático, otimizei o CO e ficou perfeito. Ficando assim : @ 4750Mhz com CO (- 24 - 26 -21 -19 -26 -21) e não passa dos 1.3V. Então a ideia é usar a mesma lógica no 5800X.

PBO fica dentro de AMD Overclocking, na Gigabyte fica dentro de Peripherals, ai você muda o Precision Boost Overdrive para Advanced e PBO Limits para Manual. PBO2 só tem nos Ryzen 5000
Não, não tem essa opção lá. A bios já está na última versão.

Consegui pegar ontem na SZCPU Store o 5600X por R$932,00.

Como conseguiu chegar nesse preço?

Bom, comprei esse 5600X por 1.081 nesse vendendor SZCPU.
Torcer pra chegar e realmente funcionar na b350...

Última edição:
Consegui pegar ontem na SZCPU Store o 5600X por R$932,00.
Você ou algum outro amigo aqui do forum sabe me dizer se já estão taxando tudo ou por enquanto isso está somente no papel ? É impressão minha ou tá demorando mais pra chegar no Brasil depois desses assuntos de taxar tudo ? Grato.

Como conseguiu chegar nesse preço?
Foi uma compra normal, o cupom estava sendo aplicado automaticamente. Nessa loja ZZGD Global Store pagamento via boleto ficou R$1.003,00 ai resolvi tentar na SZCPU Store e ficou no valor de R$932,00 também no boleto, até fiquei com o pé atrás com esse valor...paguei vamos ver rsrsssr.

Você ou algum outro amigo aqui do forum sabe me dizer se já estão taxando tudo ou por enquanto isso está somente no papel ? É impressão minha ou tá demorando mais pra chegar no Brasil depois desses assuntos de taxar tudo ? Grato.
Que eu saiba essa tal lei não foi votadada, to vendo muita especulação sobre isso, inclusive os youtubers estão fazendo a festa com os clicksbaits. Essa demora parece que esta acontecendo também na China por conta de um novo surto.

Última edição:
Foi uma compra normal, o cupom estava sendo aplicado automaticamente. Nessa loja ZZGD Global Store pagamento via boleto ficou R$1.003,00 ai resolvi tentar na SZCPU Store e ficou no valor de R$932,00 também no boleto, até fiquei com o pé atrás com esse valor...paguei vamos ver rsrsssr.

Que eu saiba essa tal lei não foi votadada, to vendo muita especulação sobre isso, inclusive os youtubers estão fazendo a festa com os clicksbaits. Essa demora parece que esta acontecendo também na China por conta de um novo surto.

Legal, acabei pegando por 1081 mesmo..
Vi que você tem um 3600, pra você será que realmente fará diferença ?
O meu é da primeira geração e vi que uma comparação que chega a ter +35fps em determinado jogo.

Essa demora parece que esta acontecendo também na China por conta de um novo surto
Verdade, pode ser isso mesmo, nem tinha me ligado, obrigado.

Meu 5600x da SZCPU Store chegou tem menos de 15 dias, passou sem taxa, a embalagem é minuscula, parece até um envelope de carta porem com plastico bolha, cpu são baixissimas as chances de taxar, pode comprar de boa. Sobre a demora, aqui no brasil tá bem demorado pra liberar na receita, tem pessoas q liberam com 3 dias e tem no meu caso que levou quase 2 semanas pra passar na receita (sem taxa).

São dois pontos:

Um que tá rolando lockdown em alguns lugares na China, que alguns estão com dificuldade de enviar. Eu essa semana, tive alguns enviados e estou com um que vai acabar o prazo e não foi enviado justamente por conta do lockdown.

Outro ponto é que a Receita tá trabalhando em operação padrão ou operação tartaruga, com isso tá demorando muito pra dar entrada no BR. Tem coisas na Ali que o rastreamente deles informa que chegou no Brasil e só uns 10 dias depois que sinaliza no Correios. Tá acontecendo direto comigo. E Sem contar que a Receita está passando um pente fino em tudo, por conta dessa operação, e por isso tá rolando bastante taxação ultimamente.

O meu é da primeira geração e vi que uma comparação que chega a ter +35fps em determinado jogo.
Do 3600 para o 5600X muda muito, imagina de um 1600 para o 5600X.

Verdade, só peguei mesmo porque achei um bom valor...vou passar o 3600 para um amigo que tem o 2600, acho que pra ele fará mais diferença do que no meu caso.

Users who are viewing this thread

Voltar