[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O perigo de pegar na caixa é que a chance de taxar aumenta consideravelmente...e pra mim que moro em MG se taxar sai pelo mesmo preço do Brasil.

As promoções estão boas e o dólar hoje já caiu mais um pouco(R$ 1,81)...continuando assim as perspectivas estão ótimas.
Já peguei um 3600 na caixa e passou direto.

Pra quem tiver interesse o 5600x tá saindo por 833 reais e o 5800x por 1320 reais na ZZGD STORE, unidades limitadíssimas

Eu paguei 1680 miseravi
E eu que há 2 semanas paguei 1.46k kkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu paguei 1680 miseravi
E eu que há 2 semanas paguei 1.46k kkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem tiver interesse o 5600x tá saindo por 833 reais e o 5800x por 1320 reais na ZZGD STORE, unidades limitadíssimas
Na verdade tá 1274 reais. Postei na página anterior.

Se for 15% de aumento de IPC, ainda teria os aumentos de clock por cima, então seria um aumento considerável.
Parece que é "ganhos de performance acima de 15%, baseados no cinebench R23 ST"

Edit: Só eu que fiquei animado pra caramba com as 14 USB 20Gbps?

Última edição:

Sim, no R23...

Pelo visto a AMD não vai aderir (pelo menos agora) o esquema de E Cores, arquitetura big.LITTLE e nada sobre o cache 3D.

Sim, no R23...

Pelo visto a AMD não vai aderir (pelo menos agora) o esquema de E Cores, arquitetura big.LITTLE e nada sobre o cache 3D.
Dando uma olhada no Blender dá pra estrapolar um +50% aproximado em cima do 5950x.
Na apresentação o 7950x 16 cores teve tempo de renderização 31% menor (+45% de performance) e segundo o techpowerup o 12900k é ligeiramente melhor comparado ao 5950x.

Sei não hein, esse ganho não me parece muita coisa(parece que foi no mt mesmo).

Sei não hein, esse ganho não me parece muita coisa(parece que foi no mt mesmo).
Foi ST, tá no slide

>15% single thread performance uplift (ou seja, acima de 15%)

E na nota de rodapé está escrito que foi baseado no Cinebench R23 ST

Foi ST, tá no slide

ahm, eu não vi esse detalhe(só assisti o highlights). 15% no ST já é de considerar, eu só quero é ver o preço disso + rdna2 :olha:

ahm, eu não vi esse detalhe(só assisti o highlights). 15% no ST já é de considerar, eu só quero é ver o preço disso + rdna2 :olha:
A coisa "positiva" é que o cinebench R23 não se beneficia com memórias melhores ou cache 3D (mas se não me engano não teremos esse cache nos primeiros Zen4). Basicamente é o pior cenário, por isso o >15%.

A coisa "positiva" é que o cinebench R23 não se beneficia com memórias melhores ou cache 3D (mas se não me engano não teremos esse cache nos primeiros Zen4). Basicamente é o pior cenário, por isso o >15%.
Poxa, achei que o cache 3d ia vir em todos Zen4 já :incri2:

Edit: Só eu que fiquei animado pra caramba com as 14 USB 20Gbps?

Não fique, é gambiarra, são 2 chipsets em daisy chain (ligados em cadeia) provavelmente portas ASmedia, não é full nativo, pode continuar com os problemas de dropout das USB.

Desktop não faz sentido pra esse tipo de design. Pra laptops, UMPC e híbridos sim.

Pior que faz, coloca os E Cores pra suportar apps tipo Steam, Discord e outros aplicativos secundários para não impactar e ocupar um P Core com consumo parasita.

Pq uma coisa é benchmark qdo a máquina só está rodando isso, agora na vida real tem várias coisas rodando junto.

Pior que faz, coloca os E Cores pra suportar apps tipo Steam, Discord e outros aplicativos secundários para não impactar e ocupar um P Core com consumo parasita.

Pq uma coisa é benchmark qdo a máquina só está rodando isso, agora na vida real tem várias coisas rodando junto.
Não me parece interessante. Se eu quiser mais núcleos pego o processador com mais núcleos. Comprar um com 10 núcleos, mas que 4 são meia bomba. Faz sentido na bateria, mas no desktop me parece sem propósito. (seo processador tivesse que rodar em full clock/consumo o tempo todo, talvez. Mas com os estados de baixa energia tão eficientes como estão atualmente, me parece sem propósito).

Não fique, é gambiarra, são 2 chipsets em daisy chain (ligados em cadeia) provavelmente portas ASmedia, não é full nativo, pode continuar com os problemas de dropout das USB.

Não acredito nisso, visto que hj os núcleos podem trabalhar com frequências extremamente baixas justamente para lidar com programas de segundo plano.

Ainda acho que é desnecessário esse tipo de arquitetura para desktops. A pessoa que usa PC (principalmente gamer) está ligando para performance.

Não me parece interessante. Se eu quiser mais núcleos pego o processador com mais núcleos. Comprar um com 10 núcleos, mas que 4 são meia bomba. Faz sentido na bateria, mas no desktop me parece sem propósito. (seo processador tivesse que rodar em full clock/consumo o tempo todo, talvez. Mas com os estados de baixa energia tão eficientes como estão atualmente, me parece sem propósito).
Concordo também, nucleos assim em notebook é interessante pela duração de bateria
Desktop o pau tem que torar haha

Podia ser bait da AMD, esse teste 8/16 é na verdade o 7600x e o 7800x é 12/24. Imagina... kkk... não custa sonhar.

Bem, pelo lado bom, se próximo Intel patrolar a AMD vai ter que baixar preço. Anda muito assanhadinha nisso.

caramba, sem cache 3d, é pra pular mesmo essa 1° gen... :haha:

Desktop não faz sentido pra esse tipo de design. Pra laptops, UMPC e híbridos sim.
Na minha opinião faz sim, os ganhos em MT que vc tem adicionando 2 cores pequenos é bem maior do que adicionar SMT em um core grande, e ainda consegue consumir menos energia, mas isso depende muito de aplicações que façam bom uso de MT e um scheduler de sistema capaz de lidar com isso.

Isso é irrelevante, essas coisas de segundo plano mal usam CPU, a não ser que seja alguma aplicação bem merda que fique puxando uma quantidade considerável de CPU quando em segundo plano.
Se quiser fazer o teste, abra todas essas coisas secundárias que vc citou e veja o uso de CPU e os clocks do mesmo, vão ser ambos bem baixos. Quando algo de maior prioridade tiver executando, essas coisas não farão diferença quase alguma no uso.

Foi ST, tá no slide

A questão que você está esquecendo e realçada na análise do Hardware Unboxed: os 15% + está considerando o aumento do IPC + aumento de clock, ou seja, salvo se o "plus" na realidade ser "bem plus" foi bem broxante sim.

Podia ser bait da AMD, esse teste 8/16 é na verdade o 7600x e o 7800x é 12/24. Imagina... kkk... não custa sonhar.

Bem, pelo lado bom, se próximo Intel patrolar a AMD vai ter que baixar preço. Anda muito assanhadinha nisso.

Nada de bait, Lisa Su confirmou que o top de linha será mesmo 16 cores, ou seja, mesmo padrão das gerações anteriores do Zen.

A questão que você está esquecendo e realçada na análise do Hardware Unboxed: os 15% + está considerando o aumento do IPC + aumento de clock, ou seja, salvo se o "plus" na realidade ser "bem plus" foi bem broxante sim.
Não estou esquecendo nada, falei de performance mesmo. E performance é IPC x frequência.
A questão é que a informação é norteada pelo Cinebench R23 ST, que não se beneficia de alguns itens da nova plataforma, como por exemplo a RAM. Por isso escreveram >15%, porque deve ser o pior caso.

O próprio Blender deu cerca de +50%, fazendo uma comparação com os resultados do Techpowerup.

Não estou esquecendo nada, falei de performance mesmo. E performance é IPC x frequência.
A questão é que a informação é norteada pelo Cinebench R23 ST, que não se beneficia de alguns itens da nova plataforma, como por exemplo a RAM. Por isso escreveram >15%, porque deve ser o pior caso.

O próprio Blender deu cerca de +50%, fazendo uma comparação com os resultados do Techpowerup.

Blender não é parâmetro ideal porque aqui o 5950X já é cerca de 15% mais rápido do que o 12900K.

Sem juízo de valor já que de fato nada substancial foi apresentado, entretanto o pouco mostrado foi frustrante sim.

Blender não é parâmetro ideal porque aqui o 5950X já é cerca de 15% mais rápido do que o 12900K.

Sem juízo de valor já que de fato nada substancial foi apresentado, entretanto o pouco mostrado foi frustrante sim.
Sim, mas eu nem entrei no mérito de ser frustrante ou não, apenas expliquei de onde tiraram os números.

BTW pro Blender peguei esse teste aqui, mas pode sre que esteja dicrepante:

blender.png

Mas esse aqui também está mais ou menos alinhado

NUeaM9FYjGyBBwJ4qB2sQ7-970-80.png.webp

Users who are viewing this thread

Voltar