[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Foda quando a AMD apresenta baseado em Cinebench é pq em jogo é duvidoso... Acho que dessa vez o 13900k vai liderar msm
Normalmente quando a coisa tá feia eles colocam "up to" e não ">", que indica sempre o pior caso.
O cinebench ST realmente parece bem fraquinho, vai ficar atrás do 12900k, quanto mais do raptor. Mas em outros setores é uma incógnita. Não sabemos a configuração do Infinity Fabric, que deve se beneficiar bastante das DDR5. Muito menos quanto cache L3 possui (já sabemos que dobrou o L2). Esses são detalhes que não interferem no cinebench, mas no resto...

Normalmente quando a coisa tá feia eles colocam "up to" e não ">", que indica sempre o pior caso.
O cinebench ST realmente parece bem fraquinho, vai ficar atrás do 12900k, quanto mais do raptor. Mas em outros setores é uma incógnita. Não sabemos a configuração do Infinity Fabric, que deve se beneficiar bastante das DDR5. Muito menos quanto cache L3 possui (já sabemos que dobrou o L2).
Considerando que Ryzen tem latência de RAM mto maior que 12900k e 11900k e sempre teve em geral, mesmo com IF 1:1 e uma RAM boa, eu creio que vai perder, pois chegou ao ponto que o 12900k/13900k vai ter melhor IPC e melhor latência de RAM, que são os fatores principais que ditam performance em jogo, por isso tem jogo que um 10900k mesmo com IPC infinitamente inferior ao Ryzen 5000 ainda ganhava, pois latência de RAM era muito menor e jogos que são mais sensíveis a isso existem e sempre vão existir.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quando DDR5 amadurecer mais e ficar mais mainstream, a latência tende a abaixar mais ainda, mas hj já tem 12900k com RAM com OC aí 7000Mhz CL30 fazendo 45-48ns no Aida64, isso é uma latência por exemplo de um Ryzen 5000 extremamente apertado, algo como 3800-4000CL13 ou 14, e fazendo isso com DDR5 que mal amadureceu...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora vendo o histórico do IF dos Ryzen, nada impede do Ryzen 7000 em DDR5 fazer sei lá 60ns+, com RAM apertada, por isso eu creio que se não houver uma melhora considerável no IF, vai perder, pois no IPC já vai de todo jeito. Creio que a maior vantagem mesmo vai ser o processo de 5nm.

Última edição:
Sim, mas eu nem entrei no mérito de ser frustrante ou não, apenas expliquei de onde tiraram os números.

BTW pro Blender peguei esse teste aqui, mas pode sre que esteja dicrepante:

blender.png

Mas esse aqui também está mais ou menos alinhado

NUeaM9FYjGyBBwJ4qB2sQ7-970-80.png.webp

O teste do Techpowerup está muito estranho porque somente em três testes que peguei aqui o 5950X sempre está bem a frente:

E nem mesmo o 12900KS consegue bater o 5950X no Blender:

O negócio é esperar, mas eu mesmo achei super broxante o pouco que mostraram.

Foda quando a AMD apresenta baseado em Cinebench é pq em jogo é duvidoso... Acho que dessa vez o 13900k vai liderar msm
Teve teste em jogo também, bateu 5,52GHz
Latência em RAM com Ryzen já não é um problema tem um bom tempo, a latência é compensada com cache.. Tanto é que o 5800X3D com arquitetura "velha" bateu o 12900KS em jogos só adicionando mais cache.

Teve teste em jogo também, bateu 5,52GHz
Latência em RAM com Ryzen já não é um problema tem um bom tempo, a latência é compensada com cache.. Tanto é que o 5800X3D com arquitetura "velha" bateu o 12900KS em jogos só adicionando mais cache.
Não em todos jogos, vale ressaltar. E latência em RAM no Ryzen é maior sim que no Intel, mas de fato com o cache é compensada.

O teste do Techpowerup está muito estranho porque somente em três testes que peguei aqui o 5950X sempre está bem a frente:

E nem mesmo o 12900KS consegue bater o 5950X no Blender:

O negócio é esperar, mas eu mesmo achei super broxante o pouco que mostraram.
Esses resultados do 12900k tão estranhos, em outros sites vejo desempenho mais próximo do 5950x
embed.php

fonte

Em produtividade a escolha do 12900k ou 5950x é bem elas por elas, vai mais se vc encara o custo de plataforma maior do lado da intel, junto com consumo bem maior (e, diferentemente de jogos, pra produtividade dá pra sentir a diferença no consumo).

Se suas atividades forem mais tendenciosas pra ST, o 12900k sai na frente.

Esses resultados do 12900k tão estranhos, em outros sites vejo desempenho mais próximo do 5950x
embed.php

fonte

Em produtividade a escolha do 12900k ou 5950x é bem elas por elas, vai mais se vc encara o custo de plataforma maior do lado da intel, junto com consumo bem maior (e, diferentemente de jogos, pra produtividade dá pra sentir a diferença no consumo).

Se suas atividades forem mais tendenciosas pra ST, o 12900k sai na frente.

Depende do bench, pois tem classroom e bmw no blender, pode ser que alguns estejam testando apenas parte como no teste que você postou. No Techspot o tempo é a soma dos dois.

No Redgamingtech os caras postaram suposto benchmark vazado do R23 multi com o 7900X batendo 29K e o 7950X 38K. Ainda segundo fontes deles no single Zen 4 estaria entre 2100 e 2200.

Acho que no Classroom o 5950x ganha por ser um benchmark mais longo, fazendo com que o 12900k atinja o limite de TDP/Temp. Já no BMW consegue empatar ou ganhar levemente por ser mais curto e ainda estar no boost.

Se for esse o caso, o que vimos na apresentação seria ainda mais impressionante, afinal é um teste de poucos segundos. De qualquer forma os testes estão com uma variância meio elevada.

Acho que no Classroom o 5950x ganha por ser um benchmark mais longo, fazendo com que o 12900k atinja o limite de TDP/Temp. Já no BMW consegue empatar ou ganhar levemente por ser mais curto e ainda estar no boost.

Se for esse o caso, o que vimos na apresentação seria ainda mais impressionante, afinal é um teste de poucos segundos. De qualquer forma os testes estão com uma variância meio elevada.
Nos footnotes dos slides tem o tempo do bench:

AMD time 204s (3m24s) e Intel time 297s (4m57s). O que dá o resultado que a AMD postou com ~31% (204/297) menos tempo ou ~45% (297/204) mais rápido.

Galera manjadora, Zen2/3 + B450 funciona PCI-E 4.0 x16?

Quando vocês deixam o processador em stock, deixam com o PBO em AUTO ou em OFF?

PBO auto aqui ele fica ON, as tensões sobem muito mais do que em OFF com o mesmo clock

Quando vocês deixam o processador em stock, deixam com o PBO em AUTO ou em OFF?

PBO auto aqui ele fica ON, as tensões sobem muito mais do que em OFF com o mesmo clock

Faz tempo que não mexo nisso, mas em off ele deve ficar em 3700mhz é isso? em auto provavelmente vai ficar on, e vai até 4650mhz, porém não dá de mexer no CO, então vai usar o padrão da AMD, como PPT, EDC e TDC e curva de voltagem mais agressiva. Pra mexer no CO tem que por PBO em advanced, aí você consiga talvez diminuir a curva de voltagem diminuindo o CO...

Galera, qual Air cooler segura o 5800x em stock mesmo, o mais barato possível, até meu gabinete definitivo chegar e possivelmente meu WC de 240..
Um gammax dá conta do recado?

Galera, Ryzen 5 5600 por 750 é uma boa ou compensa esperar mais? Os preços deram uma despencada interessante no último mês.

Galera, Ryzen 5 5600 por 750 é uma boa ou compensa esperar mais? Os preços deram uma despencada interessante no último mês.
Acho uma boa e o valor caiu bastante no Ali por causa do dólar "baixo". Mas pensaria também no 5700x se quiser alongar um pouco de grana

Acho uma boa e o valor caiu bastante no Ali por causa do dólar "baixo". Mas pensaria também no 5700x se quiser alongar um pouco de grana

É meio que meu limite, na verdade estava ponderando o 3600 também, que tava saindo 575 só que usado, o 5600 é recente então deve ser novo.

É meio que meu limite, na verdade estava ponderando o 3600 também, que tava saindo 575 só que usado, o 5600 é recente então deve ser novo.
Não ligaria muito pra isso, e se tem oportunidade descarta real os Ryzen 3000. Pega qualquer um da série 5000 que tu vai estar muito bem servido e rodando bem qualquer coisa atualmente...

PCI-E 4.0 só em B550 e X570.:joia:
É um dos motivos de eu ter migrado pra uma B550 agora quando tive que trocar a B450 steel legend por conta do VRM e não optado por outra B450 que era mais baratinha com VRM melhor

Tá excelente o preço...o preço sugerido dele é de 200 dólares comprando por 750 reais com o dolar a 4,80(valor de ontem) está saindo por 156 dólares...visto que a cotação do dolar usado no Aliexpress é o turismo(R$ 5.08) está saindo por 147 dólares...então dificilmente vai abaixar muito...esse preço tá mais baixo do que o do 3600 há 2-3 meses atrás...e aqui no Brasil o 5600 esta na faixa de 1200.

creio que se cair em futuras promoções vai ser bem pouco...além da variação do dólar que pode subir ou descer...

Sair de um R5 1600 para um 3600 significa um ganho de uns 15 a 20%
Já para um 5600 sobe pra casa de uns 35%

Sair de um R5 1600 para um 3600 significa um ganho de uns 15 a 20%
Já para um 5600 sobe pra casa de uns 35%

Tenho uma dúvida também se não vai ficar meio limitado, pois não pretendo trocar MOBO nessa geração, não tenho certeza se impacta na performance o fato de ser uma X370.

Tenho uma dúvida também se não vai ficar meio limitado, pois não pretendo trocar MOBO nessa geração, não tenho certeza se impacta na performance o fato de ser uma X370.
Não impacta em nada, os 5500/5600/5600x não exigem muito dos Vrm"s da placa mãe

O 5600 vai ter o mesmo desempenho na x370 do que na x570...a diferença é o PCI-E que fica limitado a 3.0 e no caso só te limitaria no caso dos SSDs NVME que poderiam ser de no máximo 3500MB/S.

Users who are viewing this thread

Voltar