[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O 5600 vai ter o mesmo desempenho na x370 do que na x570...a diferença é o PCI-E que fica limitado a 3.0 e no caso só te limitaria no caso dos SSDs NVME que poderiam ser de no máximo 3500MB/S.

Então tá tudo certo, ele deve ficar subutilizado e não vai me dar vantagem grande de FPS em relação a placa de vídeo atual, mas no futuro quando o preço for mais adequado para mim, talvez eu pegue uma 3060Ti.

Então tá tudo certo, ele deve ficar subutilizado e não vai me dar vantagem grande de FPS em relação a placa de vídeo atual, mas no futuro quando o preço for mais adequado para mim, talvez eu pegue uma 3060Ti.
Também tenho uma RX580 e peguei um 5600x por 900 reais...se o 5600 tivesse a 750 no dia que peguei o 5600x tinha ido nele sem pensar 2 vezes...o desempenho dos 2 é praticamente o mesmo.

Futuramente planejo pegar um 3060Ti ou 6700XT...mas com esses preços de agora não dá pra mexer com isso não kkk quem sabe no futuro se achar por uns 2 mil mas se for pagar 4 mil numa VGA prefiro pegar um PS5.

AMD diz que ainda vão continuar a fabricação do AM4.

Leia-se, nova geração vai ser cara, só vai ter chip high end. Vamos continuar vendendo o Zen3 como opção barata.

Também tenho uma RX580 e peguei um 5600x por 900 reais...se o 5600 tivesse a 750 no dia que peguei o 5600x tinha ido nele sem pensar 2 vezes...o desempenho dos 2 é praticamente o mesmo.

Futuramente planejo pegar um 3060Ti ou 6700XT...mas com esses preços de agora não dá pra mexer com isso não kkk quem sabe no futuro se achar por uns 2 mil mas se for pagar 4 mil numa VGA prefiro pegar um PS5.

Qual CPU vc usava antes? Mudou alguma coisa nos jogos? Eu jogo em UHD, mas com escala de resolução reduzida.

Mesma coisa para mim, 2 mil eu pago numa 3060Ti, mas 4500 não. Nesse caso prefiro também um PS5, que também não pago 4500 :haha:

Se conseguir vender bem meu PS4, talvez eu pegue um por 3500-4000, mas a real é que nem queria esse modelo inicial do PS5 por achar muito feio e caro, além de não ver jogos futuros do meu interesse tão cedo, joguei os exclusivos bons e agora 99% do tempo meu PS4 fica tomando poeira.

Última edição:

Leia-se, nova geração vai ser cara, só vai ter chip high end. Vamos continuar vendendo o Zen3 como opção barata.
O bom disso é que ainda vai ser fácil achar placa-mãe e CPUs para o soquete AM4...talvez o preço diminua também um pouco...ao contrário do que acontece com as gerações antigas da Intel que some placa-mãe e CPUs do mercado e se por exemplo sua placa-mãe der defeito vai ter de gastar mais do que gastaria numa mobo nova da geração atual.

Qual CPU vc usava antes? Mudou alguma coisa nos jogos? Eu jogo em UHD, mas com escala de resolução reduzida.

Mesma coisa para mim, 2 mil eu pago numa 3060Ti, mas 4500 não. Nesse caso prefiro também um PS5, que também não pago 4500 :haha:

Se conseguir vender bem meu PS4, talvez eu pegue um por 3500-4000, mas a real é que nem queria esse modelo inicial do PS5 por achar muito feio e caro, além de não ver jogos futuros do meu interesse tão cedo, joguei os exclusivos bons e agora 99% do tempo meu PS4 fica tomando poeira.

O 5600x chegou no Brasil ontem...atualmente estou usando um 1600AF guerreiro...quando o 5600x chegar vou ver se vendo o 1600AF para abater no valor do upgrade...preço está girando em torno de 500-600 conto no MercadoLivre.

Quanto ao PS5(Xbox Series X também) concordo também: ainda não saiu aquele jogo next-gen que dá aquele impacto de nova geração: os jogos atuais parece os da geração anterior com aumento de resolução, melhores texturas e um efeito mais bonito aqui e ali...nada que se diga WOW que incrível...vamos ver se quando começaram a usar a Unreal Engine 5 vai melhorar.

Quando vocês deixam o processador em stock, deixam com o PBO em AUTO ou em OFF?

PBO auto aqui ele fica ON, as tensões sobem muito mais do que em OFF com o mesmo clock
Pra mim stock é PBO off, se deixar em mobo (ou auto alguns casos) o limite da CPU vai pra pqp e vai subir temp, voltagem etc, tem placa mae que aparentemente o Auto eh igual a off, aqui em Auto ele ativa tambem e libera PPT até 500w, e TDC/EDC nao lembro de cabeca, pra mim eh o mesmo que dizer que a GPU ta em stock mas com +150core, +1000 mem e >130% powerlimit

Faz tempo que não mexo nisso, mas em off ele deve ficar em 3700mhz é isso? em auto provavelmente vai ficar on, e vai até 4650mhz, porém não dá de mexer no CO, então vai usar o padrão da AMD, como PPT, EDC e TDC e curva de voltagem mais agressiva. Pra mexer no CO tem que por PBO em advanced, aí você consiga talvez diminuir a curva de voltagem diminuindo o CO...
Stock (PBO off) alcanca os valores maximos de boost normalmente de 4650 no 5600x, 4850 no 5800x etc, mas eh meio confuso as nomenclaturas e com PBO/PBO2

O PBO off que me refiro nisso eh PBO limits (PPT/EDC/TDC), agora o PBO2 (PBO Advanced) eh separado e necessário pra fazer mudanças como o curve optimizer, e o PBO2 só funciona em Ryzen 5000, o PBO acho que todas as geracoes e tem as opcoes auto/motherboard/disabled/manual etc

No geral recomendo deixar PBO off a não ser que a pessoa saiba qual é o objetivo dela com isso e depende do CPU/cooler também, no 5600x stock 76w com PBO on foi pra 105w pra um ganho de 4-5% no R20 como exemplo (não testei setar manual no 5600x), entao 40% mais consumo e 13c a mais de temp pra um ganho pequeno de multi e que vai depender da situacao, no 5800x eu acho uma boa reduzir manualmente o PBO limits pra quem usa multi mas se incomoda com as temps, os valores stock são extremamente altos sem necessidade

Em comparação o 5700x tem 76w e o 5800x tem 142w, quase o dobro de consumo pra uns 15% de multi se não me engano (depende do software, e single eh quase igual), extremamente ineficiente e nao eh a toa que tanta gente reclama das temps, mas assim como dá pra reduzir o 5800x pra 76w ou 88w etc dá pra ativar o PBO no 5700x (ou alterar manual) e transformar ele num 5800x

Última edição:
Nos footnotes dos slides tem o tempo do bench:

AMD time 204s (3m24s) e Intel time 297s (4m57s). O que dá o resultado que a AMD postou com ~31% (204/297) menos tempo ou ~45% (297/204) mais rápido.
Opa, bom achado. Então esse teste fica mais próximo do Classroom do que do BMW. Dá pra ipotizar um +30% no lugar do +50% nesse caso.

Acho que Zen 4 vai ser mais caro, mas não tanto assim. Pode ser que façam novos cortes de preço no AM4, já que a plataforma está amortizada do seu custo de projeto.

• Curtir
Reações: Zyt
Não em todos jogos, vale ressaltar. E latência em RAM no Ryzen é maior sim que no Intel, mas de fato com o cache é compensada.
Os Ryzen atuais estão melhores ou equivalente aos Intel atualmente em questão de latência de memoria. segue uma imagem do meu 5900x,
Estou procurando Intel novos com a mesma latência no site e não achei nenhum igual ou melhor, pelo contrario a maioria já estão usando ddr5 e estão com ns absurdamente altos

unknown.png

Os Ryzen atuais estão melhores ou equivalente aos Intel atualmente em questão de latência de memoria. segue uma imagem do meu 5900x,
Estou procurando Intel novos com a mesma latência no site e não achei nenhum igual ou melhor, pelo contrario a maioria já estão usando ddr5 e estão com ns absurdamente altos

unknown.png
Userbenchmark não é referência pra nada, e no oc.net vc vê muita gente conseguindo sub 50ns com ddr5, e próximo dos 40ns com ddr4. Nos zen 3 o pessoal dificilmente consegue chegar nos sub 50ns, vide:

Userbenchmark não é referência pra nada, e no oc.net vc vê muita gente conseguindo sub 50ns com ddr5, e próximo dos 40ns com ddr4. Nos zen 3 o pessoal dificilmente consegue chegar nos sub 50ns, vide:

Exato, fora que um 10900k com memória muito bem afinada faz 33-34ns tranquilamente. Mas a partir do 11900k e 12900k começaram a trabalhar com algo parecido com os IF dos Ryzen, tem Gear 1 e Gear 2, 11900k como só tem DDR4 o ideal é usar em Gear 1 que fica ali 4000-4200Mhz e o 12900k tbm tem Gear 1 e opção de DDR4, mas DDR5 é somente Gear 2 e já cansei de ver no OCnet pessoal com 7000MhzCL30, 7200MhzCL30 e etc, fazendo 45-46ns, obviamente é um bin absurdo e leva em consideração placa-mãe top como Apex, Kingpin, Unify-X e etc, placas-mãe de 2 slots.

Pessoal, estou olhando uns sopradores de ar no Ali, pra limpar o PC, as fans, etc. Vocês indicam algum? Vi uns de 150 pilas.

Pessoal, estou olhando uns sopradores de ar no Ali, pra limpar o PC, as fans, etc. Vocês indicam algum? Vi uns de 150 pilas.
Tenho um da Makita que comprei faz 10 anos atrás e esta firme e forte até hoje.

Foi uma das melhores compras que fiz pois limpa a poeira do PC facilmente...e evita de ter de desmontar tudo para fazer a limpeza evitando dores de cabeça.

Na época comprei nessa loja:

Obviamente é mais caro porém é um produto de ótima qualidade.

Ah sim esse do link é 110w tem no site deles o de 220w.

Lá em casa eu uso o secador de cabelo da patroa, rs.

Lá em casa eu uso o secador de cabelo da patroa, rs.
Eu achei fraco o da minha kkkkk, não tira tanto a poeira.

Esses 2 que recomendaram, não são muito fortes? Risco de danificar as fans?

Não, cansei de limpar pc com soprador de folhas quando eu era estagiário e nunca deu ruim... O que aconteceu um tempo depois foi naquelas mangueiras de ar pressurizado, eu não conferi como tava saindo o ar e acabei dando um banho no pc, sorte que era máquina velha

Esse que indiquei é forte, vc tem que segurar os fans.
olha o video dele na função soprador.

Estou de olho nesses:

R$ 112,38 50%de desconto | Rechargable espanador de ar sem fio 51000 rpm usb ventilador ar comprimido poeira soprando arma para computador portátil carro teclado limpeza
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi review dessa pistola no canal do MW e pareceu bom pelo preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou ver com calma em casa esses que indicaram

Vamos comprar juntos no AliExpress com cupons de novos usuários!
Pegue seus R$ 5,05 em cupons!

Última edição:

Dá pra controlar a força do ar de 1 a 6...eu uso no 5...em relação as fans por via das dúvidas eu seguro elas para não girar quando jogo o ar em cima.

Uso faz uns 10 anos e nunca deu nenhum problema.

Fiquei um bom tempo procurando isso daí e no fim das contas achei algo que une o útil ao agradável na minha situação:
Precisava comprar um novo aspirador de pó e comprei esse aqui. Paguei acho q 400 conto mas valeu a pena no meu caso.
A parte de trás serve de soprador.
81GSGUJqaAL._AC_SX679_.jpg

Só não gostei muito dos acessórios que parecem meio frágeis.

Dá pra controlar a força do ar de 1 a 6...eu uso no 5...em relação as fans por via das dúvidas eu seguro elas para não girar quando jogo o ar em cima.

Uso faz uns 10 anos e nunca deu nenhum problema.

Tenho utilizado somente pincel e pano seco, não é uma boa? As fans juntam sujeira que um soprador não conseguiria remover completamente, para reduzir a umidade dentro do PC, deixei um saquinho de silica gel, acha uma boa ideia também ou tem algum contra?

Tenho utilizado somente pincel e pano seco, não é uma boa? As fans juntam sujeira que um soprador não conseguiria remover completamente, para reduzir a umidade dentro do PC, deixei um saquinho de silica gel, acha uma boa ideia também ou tem algum contra?
Então, eu pensei no soprador pra tirar pó geral e e mais grosso e depois pincel no que sobrar nas fans.

Pessoal aqui do fórum recomendou este https://www.amazon.com.br/ASPIRADOR...cphy=1001593&hvtargid=pla-1005381437416&psc=1.
Esta uns 100 reais mais caro do que paguei, mas vale a pena, empurra até brita essa onça.
Eu uso um desse aqui também a anos, até é do modelo antigo ainda, todo preto. É bem forte, limpa muito bem. E se você usar sem o bocal de filtro dele ali então, assopra muito...kkkkk. Mas usando com o bocal, é questão de vc segurar as fans pra evitar problema, do resto não tem problema não, e até porque, vc não precisa assoprar tão de perto se achar muito forte.

Eu tenho um soprador de 500W da Stanley, aquele amarelo. Uso ele no mínimo para limpar o PC e ligo no máximo pra limpar a varanda e a casa como um todo, que é de madeira. Se precisar, tambem aspira.

Tem Ryzen chegando nos 46ns iguais os Intel, aqui consegui 53ns porque estou usando 4 pentes e é mais difícil passa de 3800, essas ddr5 que você disse é casos isolados na grande maioria as latência é muito pior que as ddr4, discordo de você sobre o Userbenchmark os testes são melhores que sites "especializados" pois você vê e compara resultados de usuários normais, fora que o teste de latência dele é bem próximo do AIDA na verdade eu confio mais no resultado dele do que do aida que dependendo da versão buga todos os valores, tem muito pessoal ai com aida desatualizado fazendo 70000MB/s na memoria com ddr4 e dual channel achando que aqueles valores são reais sendo que os valores é muito inferior.

Exemplo de medição do Aida desatualizado.

aida_desatualizado.jpeg

Users who are viewing this thread

Voltar