[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    989

Snk B

Piloto Fantasma
Registrado
26/04/2013
4,744
1,634
72
Vitória - ES
Acho que temos processadores muito diferentes.

Depois de ver essa performance dos Ryzen e o consumo de energia... Creio que trocando de plataforma, minha conta de energia deve dar alguns reais de desconto.
Pena que não tem uma placa mãe decente pra envio imediado, e tá tudo bastante caro. :(
 

unibero

know-it-all Member
Registrado
28/05/2012
2,070
1,288
41
39
São Paulo
Falando em placas mãe, é verdade que o RMA da Gigabyte aceita RMA de placas importadas ?

Nenhuma marca faz RMA de placa mãe importada, se der pau, senta e chora, ou se tiver alguém que mora fora, ai é só mandar de volta ao país de origem. E mesmo aqui no Brasil, garantia de placa mãe não é feito pela marca, e sim pela loja, passou de um ano, ser der pau, senta e chora novamente kkk.

Se a garantia aqui fosse que nem nos USA, que dá dois a três anos nas placas mães, seria muito melhor. Apesar que defeito em placa mãe aparece durante o primeiro ano, se passou disso, dificilmente acontece um defeito tão grave que a faça parar de funcionar.
 
  • Curtir
Reações: opolones

Panino Manino

Hungry Member
Registrado
03/11/2012
225
33
0
Primeiro me permitam observar que problemas no lançamento de um produto não são exclusividade da AMD, a Intel também sofre com isso de vez em quando. Só que no caso dela está melhor posicionada no mercado, tem um catálogo maior, então qualquer problema tem uma menor escala mas a Intel também tem o hábito de fazer grandes cagadas tendo inclusive que recolher produto.
Esses primeiros Ryzens inclusive compartilham problema com outros processadores anteriores da Intel, por exemplo perder desempenho com memória a partir de determinado clock, mesmo problema que o Haswell sofreu.

Mas por que estou fazendo essa introdução?
É para ajudar a entender que não é questão aqui de defender um ou outra, é de entender o contexto, o que realmente acontece e para quem é o produto.
A AMD claro que vai tentar ao máximo vender essas primeiras CPUs para jogadores, só que na verdade o foco delas realmente não é esse, a AMD tem interesse em muitos outros mercados além de jogos como comentarei melhor mais abaixo.




Esse vídeo explica que:

- A culpa não é do SMT
- E sim do gerenciamento do Windows em relação CCX
- E de não entender como funciona o cache da arquitetura (diferente de qualquer existe até hoje)
- A latência entre CCX vai sempre existir mais há espaço pra melhora no gerenciamento do Windows
- Desligar o SMT faz o Windows não precise tanto misturar o CCX em jogos
- De acordo com a opinião do cara da esquerda Hexa e Quad Ryzen serão superiores pra jogos. Por forças menos a Infinity Fabric, por ter menos Cores "fora"
- E nesse Infinity Fabric passa também a banda PCI-E e da RAM, então menos Cores fora menos stress nessa via, Hexa será possivelmente o ponto de equilíbrio pra jogos

Edit: Pra quem não sabe Ryzen 7 é feito de 2 "chips" de 4 núcleos.


O Allyn do PCper é um fanfarrão. Quando ele anunciou que publicaria esse artigo já apontaram que ele estava errado, mas insistiu, e se você for ver agora no site ele adicionou um pequeno "nada para ver aqui pessoal", mas deixou lá o artigo pelo clickbait.
É ridículo, AMD e Microsoft falam abertamente uma coisa e ele toma a frente para insistir que estão erradas ou mentindo.
Por mais que haja muito o que se discutir sobre a arquitetura, como o kernel do Windows 10 está afetando o desempenho, sobre como funciona o tecido de coerência e muito mais, essa história não é bem como o Allyn a está vendendo, inclusive ele interpreta errado detalhes das próprias provas.
(observação: conferindo o artigo agora parece que ele removeu o "nada para ver", embora não tenha mudado o discurso mesmo reconhecendo furos nas suas descobertas.)


Enfim, em geral eu estou sinceramente muito decepcionado com o mundo.
Aconteceu o que eu temia às vésperas do lançamento.
Por tudo o que foi prometido, previsto, demonstrado, todos sabiam a mais de um ano que o desempenho do Zen seria entre Haswell e Broadwell na melhor das hipóteses, principalmente depois que foi relevada a arquitetura isso se confirmou. Porém nas duas semanas antes do lamento as expectativas ficaram tão loucas que passaram a acreditar, e acredito eu que muitos motivaram isso de má fé, que os Ryzen prestes a serem lançados seriam do mesmo nível ou superior aos Skylake, inclusive para jogos.
E ainda hoje depois de passada a semana inicial tem muita gente que ainda não se tocou disso, que está querendo algo que nunca era para ser.

Ano passado em entrevista Mike Clarke falou de como eles (sua equipe na AMD) por terem recursos e tempo limitados não poderiam fazer tudo o que queriam na primeira geração da arquitetura Zen, tiveram que pegar atalhos, deixar alguns detalhes que queriam de lado, e um dos sacrifícios tinha sido a FPU. Só por isso já sabíamos que ele não seria tão bom em jogos, no entanto nunca precisou ser melhor ou tão bom quanto os concorrentes da Intel, bastava apenas ser melhor que a geração anterior da própria AMD e isso ele conseguiu. Veja o salto que o Zen dá em cima do Excavator!
O objetivo ali sempre foi se aproximar, sempre foi ser competitivo, e ele ainda é.
Ainda mais quando você não se esquece aonde está o foco destes três chips que chegaram ao mercado. Quando vimos a arquitetura do Zen também vimos que ele seria um monstro para trabalho "sério", e ele é. Aliais, embora ele tenha desempenho inferior ao melhor que a Intel oferece para jogos pelo menos nele você pode jogar com um desempenho satisfatório e fazer muitas outras tarefas ao mesmo tempo sem perda de desempenho. Vi gente demonstrar isso rodando SEIS jogos ao mesmo tempo e gravando a tela.

Sobre bugs, eles são normais de acontecer em uma plataforma nova. A Intel também frequentemente tem um probleminha aqui e ali e ninguém se escandaliza com eles, então paciência. Em pouco tempo as placas mãe estarão maduras, os Windows funcionará direito, programas e jogos serão otimizados para trabalhar com o Zen, etc.
De ruim imagino que apenas os futuros processadores das linhas R5 e R3, porque esses seriam os focados para jogos de verdade e eles dependem muito de frequência alta, e me parece que o processo de fabricação da Global Foundries ainda não está maduro o suficiente para permitir isso. Se o processo não conseguir levar os R5 e R3 acima dos 4GHz no mínimo, 4,5GHz pelo menos em overclock, será no máximo uma opção mid-end para jogos. Nesse caso fica a cargo do consumidor pensar se vale a pena pagar menos e ter possibilidade de fazer outras coisas mais além de jogar com eles ao invés de comprar o Pentium ou i3 mais barato da Intel.

Apesar de quê, ainda assim não chega a ser tão ruim assim.
Mesmo sendo inferior ao melhor que a Intel oferece em jogos ainda assim, novamente afirmo, é "competitivo". Não por acaso a AMD sempre teve o cuidado de demonstrar os jogos rodando em resolução 4K onde o menor desempenho single core faz menos diferença, e quando demonstrava jogos online em 1080p demonstrava em conjunto com gravação e streaming de tela onde os núcleos extras fazem muito mais diferença do que um IPC maior.
E tudo isso você pode ter por um valor muito mais barato do que teria que gastar comprando uma placa e CPU Intel.
Placa-mãe barata, CPU barata, GPU barata nível R480 ou 1060 = jogador feliz.

Como curiosidade, deixo essa imagem aqui sobre o desempenho da FPU:

f4203a86a24dc79efa5e8c4017c31a1f


Essa inferioridade na FPU sempre esteve clara com repercussões óbvias.

É um desempenho mais do que aceitável para processadores de oito núcleos e clock relativamente baixo (em muito jogo um i3 com alto clock é o melhor), e um futuro promissor. As melhorias que o Zen 2 pode receber são óbvias, com impactos ainda mais óbvios, e lembrando que o socket irá durar longos anos é uma boa plataforma para se investir e atualizar para quem quer começar gastando menos.
 

_EagleMan_

Goodbye, My Old Friend...
Registrado
18/08/2006
12,360
5,115
42
Natal/RN
Mas claro que tem que comparar com i7 7700k a 5.0Ghz (500Mhz a mais do que o boost padrão, acredite, não muda nem 5% de FPS a mais), e pode meter o 1700X a 4.0Ghz tbm, afinal é o famoso overclock de 100~200Mhz que todos estão conseguindo.

A respeito das correções do Windows, frequência de memória, SMT e etc, só acredito vendo, hj mesmo vi uma notícia falando que a culpa não era do Windows 10.

E os vídeos mostrando melhor performance do Ryzen no Windows 7 são o quê, então? Fake? :conte:

O que sei é: eu não compro uma CPU Intel com final K pra não fazer overclock, logo sou forçado a comprar uma placa-mãe com chipset Z (coisa que na AMD não precisa). Além disso, sabendo que ele consome muita energia e dissipa muito calor nesse estado de OC, teria que também investir pesado num WC decente, algo que encarece MUITO o custo final do PC (no caso da AMD, se você comprar o 1700 e fizer um OC "moderado", o cooler box da conta do recado).

Maior performance não quer dizer necessariamente melhor performance por watt consumido ou melhor performance por $ investido, e é essa a questão que a grande maioria dos reviewers simplesmente ignora :true:

Falouws :cool:
 

Panino Manino

Hungry Member
Registrado
03/11/2012
225
33
0
Mesmo com os problemas ainda é competitivo, por mais que eu queira baixar a bola desses processadores e ajudar a matar um pouco o hype fantasioso que se criou ainda é algo que merece ser elogiado.
O "Shitwrecker" nunca decepciona mesmo.
Só não esperem melhorias e ganhos mágicos com Bios e Kernel funcionando como deveriam (é o software quem tem que se adaptar ao hardware, não o contrário). Mesmo com otimizações que passem a usar SMT corretamente, o que digo que acontecerá é apenas evitar desvios de desempenho para baixo, não para cima.
 
  • Curtir
Reações: wmh

jeffersonjoseval

Hungry Member
Registrado
26/01/2010
474
54
16
48
Monte Alto
Acho que esse painel frontal não atinge a velocidade e principalmente transmitir até 100w pra usar como carregamento rápido de Macbooks, por exemplo.
 


Não é digamos custo benefício, mas é um opção bem interessante, com certeza essa placa mãe leva qualquer Ryzen aos 4 GHz

http://www.megamamute.com.br/placa-mae-asus-amd-ryzen-x370-am4-prime-x370-pro/p

R$ 1000 à vista ou 1165 parcelado e ainda possui 10 fases e a BIOS mais fácil de se usar.
Entrei no site da Asus do Brasil para ver a placa com mais detalhe e fui na parte de driver eles estão com 4 lançamento de Bios e o que me deixo de queixo caído foi o chipset com 1.26 GB. Meu Deus cabe tudo isso no chipset??? segue o link https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-X370-PRO/HelpDesk_Download/
 

_EagleMan_

Goodbye, My Old Friend...
Registrado
18/08/2006
12,360
5,115
42
Natal/RN
6kwNe8t.png


"Um idiota em inglês. É bem melhor do que eu e vocês"

Eu só entrei no vídeo deles pra negativar. Negativei e sai. Ganharam uns centavos da propaganda, provavelmente, mas valeu à pena :mr:

Edit: será que eles foram um dos que receberam e-mail da Intel? :haha3:

Falouws :cool:
 

legal

know-it-all Member
Registrado
18/03/2007
3,802
649
41
42
Ribeirão Preto/SP
E os vídeos mostrando melhor performance do Ryzen no Windows 7 são o quê, então? Fake? :conte:
O que sei é: eu não compro uma CPU Intel com final K pra não fazer overclock, logo sou forçado a comprar uma placa-mãe com chipset Z (coisa que na AMD não precisa). Além disso, sabendo que ele consome muita energia e dissipa muito calor nesse estado de OC, teria que também investir pesado num WC decente, algo que encarece MUITO o custo final do PC (no caso da AMD, se você comprar o 1700 e fizer um OC "moderado", o cooler box da conta do recado).

Maior performance não quer dizer necessariamente melhor performance por watt consumido ou melhor performance por $ investido, e é essa a questão que a grande maioria dos reviewers simplesmente ignora :true:

Falouws :cool:

Esse argumento era válido quando a Intel vendia as CPU's no mesmo clock, a unica diferença era o preço e a possibilidade de overclock na CPU com final K destravada para tal, porém, nas gerações mais recentes, sobretudo na Kabylake, se pegarmos um i7 7700 tem clock base 3.6ghz em todos os núcleos, tem performance diferente do 7700k que sai de fábrica com clock 4.2ghz base em todos os núcleos, logo a diferença é entre um quad core 3.6ghz e um quad core 4.2ghz, é muita coisa, 600mhz por núcleo é o que separa o clock base do Ryzen 1700 pro 1800x.

Hoje acho válido quem for optar por um i7 final k pelo clock bem maior, turbo não levo em consideração pois geralmente é aplicado em 1 núcleo, mesmo que não vá fazer over, a diferença de preço é pequena e o clock a mais compensa.

Quanto as placas mãe, nossa, a diferença de preço no Brasil em favor da Intel é enorme, vc acha z270 bem mais barata que x370 AMD, uma pena isso, se a pessoa não for fazer over, pode usar chipset H, B etc.

Novamente tudo é questão de escolha.

No meu caso, se fosse montar um PC hoje visando jogos, montaria um Intel sem sobra de dúvidas, agora se fosse pra edição, produção de conteúdo não cogitaria nada além do Ryzen e, num cenário de uso misto, onde o que importa é trabalhar e jogos ficam em segundo plano, também optaria pelo Ryzen.

Quanto a pensar no futuro, não monto PC pra ficar trocando toda hora com grandes investimentos em dinheiro, apenas faço upgrade se valer a pena e o valor não for considerável. Essa história de vender o futuro é realmente complicada, vide o exemplo dos FX, não adianta vir hoje soltar comparativos com esse processador, pois ele não custava barato na época do lançamento, perdia pro concorrente em boa margem e quem pensou no futuro ao comprá-lo, levando-se em consideração os núcleos a mais, bem, nem preciso dizer. Por isso que sempre bato ali na mesma tecla, de que a pessoa precisa analisar o mercado no momento da compra e escolher o produto que melhor se encaixa as suas necessidades, amanhã é outra história, tanto no fator preço quanto no performance.
 
  • Curtir
Reações: wmh

Panino Manino

Hungry Member
Registrado
03/11/2012
225
33
0
Não estou acompanhando preços, mas o "imposto otário" inviabiliza muito essa plataforma por aqui.
E ainda dizem que há menos placa-mãe fabricadas no mercado hoje do que há processadores disponíveis, um motivo a mais para os lojistas daqui roubarem o consumidor.
 
  • Curtir
Reações: wmh

xCHapolim

Já chegou o disco voador!
Registrado
16/01/2006
3,865
1,256
42
36
Triple R - SP
chateado kkkk na que explode não mandaram nada, só um tchau!

Ué, mas não era exclusivo deles? Como não enviaram ainda? aeuhahuaehuaeuhae
 
  • Curtir
Reações: 28spawn

xCHapolim

Já chegou o disco voador!
Registrado
16/01/2006
3,865
1,256
42
36
Triple R - SP
Chegou Ryzen no meu fornecedor! :freddy:


Mas não chegou placamae!

:soclose:
 

xCHapolim

Já chegou o disco voador!
Registrado
16/01/2006
3,865
1,256
42
36
Triple R - SP
Os preços do fornecedor estão bons?

Só o do 1700. 1700X está levemente hypado, 1800X está MUITO hypado.

Porem, todos valores estão batendo com a margem de lucro/preços da Kabum(batendo que digo é Kabum comprar no valor que estou vendo aqui, e revender pelo que ta no site).



Supondo que a Kabum não faça importação direta e ainda esteja comprando desse distribuidor que to vendo aqui, a margem de lucro no preço cheio deles (em azul) é de 38~40% +/-.

Agora se tão importando direto da AMD(EUA), elimina o intermediario e lucro dele, essa margem de lucro pode passar de 50% fácil fácil.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: t1ago

legal

know-it-all Member
Registrado
18/03/2007
3,802
649
41
42
Ribeirão Preto/SP
Só o do 1700. 1700X está levemente hypado, 1800X está MUITO hypado.

Porem, todos valores estão batendo com a margem de lucro/preços da Kabum(batendo que digo é Kabum comprar no valor que estou vendo aqui, e revender pelo que ta no site).
Com o tempo eles vão descobrir que o queridinho do mercado é o 1700, visto que todos são iguais, só muda o clock, como qualquer chipset AMD e qualquer processador permite over, em tese um 1700 vira 1700x fácil e com sorte um 1800x. Espero que demorem pra perceber isso ehhehehehehe

Uma dúvida que tenho nessa safra AMD se é possível fazer over em todos os núcleos e ainda deixar um valor pra turbo em menos núcleos ou se tem que jogar o mesmo valor em todos e o turbo acaba.
 

[email protected]@uer

Safra 2005
Registrado
15/09/2005
5,409
1,851
0
47
Petrópolis/RJ
alguem ai ja teve seu ryzen faturado/enviado?

Comprado via boleto (ou seja, dinheiro já está na conta deles) e nada...

a treta é se a mobo vem com um defeito que exige um RMA, ai é só mandando para os EUA, aqui no BR pelo menos manda pro vendedor e ele tem q te dar uma nova.

ohh tristeza, cancelei o pedido, sacanagem hein

Atendimento MegaMamute em 13/03/2017 13:18:52

"Desde já Gostaríamos de pedir desculpar pelo transtorno dessa situação que se trata de um caso isolado e estamos trabalhando para que não se repita.

Infelizmente não será possível realizar a entrega do seu produto no prazo informado, enfrentamos um contratempo no momento da separação para envio de sua compra e ocorrerá um pequeno atraso a fim de evitarmos maiores transtornos, acionamos o fabricante, onde temos como nova previsão de entrega para: 27/03/17.

O senhor deseja aguardar o novo prazo?"

Qual era o produto?

Aí galera, quem comprou o Ryzen na Formigari já estão enviando! ta no instagram da loja

Enquanto isso na loja que explode, que possui "parceria" com a AMD... :john:

Meu kit de memória chega essa semana, a placa mãe tem previsão de envio até o dia 27/3 e o processador previsão até 20/3, ou seja, só monto esse computador no final do mês.. :thinking::mesa:
 

KKmultes

Well-Known Member
Registrado
29/09/2007
150
114
0
Com o tempo eles vão descobrir que o queridinho do mercado é o 1700, visto que todos são iguais, só muda o clock, como qualquer chipset AMD e qualquer processador permite over, em tese um 1700 vira 1700x fácil e com sorte um 1800x. Espero que demorem pra perceber isso ehhehehehehe

Uma dúvida que tenho nessa safra AMD se é possível fazer over em todos os núcleos e ainda deixar um valor pra turbo em menos núcleos ou se tem que jogar o mesmo valor em todos e o turbo acaba.
o 1700 tendo tdp menor não pode acabar tendo menor potencial de over?
 

legal

know-it-all Member
Registrado
18/03/2007
3,802
649
41
42
Ribeirão Preto/SP
o 1700 tendo tdp menor não pode acabar tendo menor potencial de over?
É a lógica, porém o que vejo nos reviews é o 1800x e 1700x por volta dos 4ghz em todos os núcleos mais ou menos, enquanto o 1700 sobe de 3 pra 3.8 a 4ghz, logo faz muito mais over se considerado o clock base de 3ghz e tem esquentado menos.
 
  • Curtir
Reações: KKmultes

28spawn

know-it-all Member
Registrado
26/02/2008
1,852
1,356
16
34
São Paulo/SP
Comprado via boleto (ou seja, dinheiro já está na conta deles) e nada...

Qual era o produto?

Enquanto isso na loja que explode, que possui "parceria" com a AMD... :john:

Meu kit de memória chega essa semana, a placa mãe tem previsão de envio até o dia 27/3 e o processador previsão até 20/3, ou seja, só monto esse computador no final do mês.. :thinking::mesa:

era uma b350m-a prime da asus, tá la constando como em estoque, absurdo!

To esperando que a kabum não de uma dessa, e enquanto isso penso em q mobo pegar =/
 

maykonsluk

TI
Registrado
21/07/2010
2,034
1,271
0
33
Curitiba
o 1700 tendo tdp menor não pode acabar tendo menor potencial de over?
Na realidade o TDP do 1700 é devido o mesmo possuir frequência de trabalho menor que o 1700x por exemplo, não necessariamente quer dizer que ele não suba tanto quanto um 1700x , porem pelas analises que sairão até hoje essa primeira fornada do ryzen sobem entre 3.9 e 4.0 com muita sorte em 4.1.
 
  • Curtir
Reações: legal e KKmultes

VultureX

Viva a idiocracia !
Registrado
13/05/2007
3,282
3,573
17
era uma b350m-a prime da asus, tá la constando como em estoque, absurdo!

To esperando que a kabum não de uma dessa, e enquanto isso penso em q mobo pegar =/
Pelo que eu consegui averiguar as placas vão chegar no brasil só no dia 23. Claro que sempre tem o mercado paralelo mas o preço provavelmente será absurdo e a oferta pouca.
 

_EagleMan_

Goodbye, My Old Friend...
Registrado
18/08/2006
12,360
5,115
42
Natal/RN
Esse argumento era válido quando a Intel vendia as CPU's no mesmo clock, a unica diferença era o preço e a possibilidade de overclock na CPU com final K destravada para tal, porém, nas gerações mais recentes, sobretudo na Kabylake, se pegarmos um i7 7700 tem clock base 3.6ghz em todos os núcleos, tem performance diferente do 7700k que sai de fábrica com clock 4.2ghz base em todos os núcleos, logo a diferença é entre um quad core 3.6ghz e um quad core 4.2ghz, é muita coisa, 600mhz por núcleo é o que separa o clock base do Ryzen 1700 pro 1800x.

Hoje acho válido quem for optar por um i7 final k pelo clock bem maior, turbo não levo em consideração pois geralmente é aplicado em 1 núcleo, mesmo que não vá fazer over.

Quanto as placas mãe, nossa, a diferença de preço no Brasil em favor da Intel é enorme, vc acha z270 bem mais barata que x370 AMD, uma pena isso, se a pessoa não for fazer over, pode usar chipset H, B etc.

Novamente tudo é questão de escolha.

No meu caso, se fosse montar um PC hoje visando jogos, montaria um Intel sem sobra de dúvidas, agora se fosse pra edição, produção de conteúdo não cogitaria nada além do Ryzen e, num cenário de uso misto, onde o que importa é trabalhar e jogos ficam em segundo plano, também optaria pelo Ryzen.

Quanto a pensar no futuro, não monto PC pra ficar trocando toda hora com grandes investimentos em dinheiro, apenas faço upgrade se valer a pena e o valor não for considerável. Essa história de vender o futuro é realmente complicada, vide o exemplo dos FX, não adianta vir hoje soltar comparativos com esse processador, pois ele não custava barato na época do lançamento, perdia pro concorrente em boa margem e quem pensou no futuro ao comprá-lo, levando-se em consideração os núcleos a mais, bem, nem preciso dizer. Por isso que sempre bato ali na mesma tecla, de que a pessoa precisa analisar o mercado no momento da compra e escolher o produto que melhor se encaixa as suas necessidades, amanhã é outra história, tanto no fator preço quanto no performance.

Eu sei que existe uma boa diferença entre o 7700 e o 7700K em termos de clock, resta saber agora qual o ganho real de FPS que essa diferença consegue gerar, já que são US$ 38 à mais pro 7700K e ele não acompanha cooler... Sinceramente? Ainda continua sendo um desperdício de grana comprar algo e não poder aproveitar o que ele pode oferecer (no caso, multiplicador destravado), mesmo que seja apenas no futuro. A gente só compara o 7700K com o 1700 por conta do preço, pois são parecidos, mas ainda assim o Ryzen tem vantagem pelo fato de também ser overclocável e de vir com cooler box que dá conta de refrigerá-lo bem mesmo diante de uma condição de OC moderado (3.7 GHz, eu diria), além de não precisar de uma mobo X370 pra conseguir tal overclock (eu só pretendo comprar uma porque preciso de recursos que só estão disponíveis em mobos com esse chipset).

O R7 pode não entregar a melhor performance disponível pra quem joga em 1080p, mas ele entrega uma performance que, particularmente, me agrada, fora a sua melhor relação custo x benefício à longo prazo (quando falo dessa relação comparo os preços em dólar, pois como já relatei antes, o Brasil não é referência em preços, pelo menos até a plataforma estar devidamente estabelecidas no nosso mercado; quem tem que comprar com urgência, vai ter que pagar o que estão pedindo, mas quem pode esperar os preços e as ofertas estabilizarem, é melhor). Só o fato de eu poder ter a oportunidade de fazer up na CPU sem precisar trocar a placa-mãe/RAM junto já faz dele uma opção mais interessante que o que a Intel oferece atualmente, ainda mais se levarmos em conta a dúvida sobre a continuidade do socket LGA 1151.

A arquitetura do FX foi um erro por parte da AMD, principalmente por ela não conseguir convencer os desenvolvedores a otimizarem seus jogos para a modalidade de blocos, de usar os "super cores", etc. Felizmente o Zen veio pra deixar os erros do FX no passado, ao menos do ponto de vista da performance.

Falouws :cool:
 

legal

know-it-all Member
Registrado
18/03/2007
3,802
649
41
42
Ribeirão Preto/SP
Eu sei que existe uma boa diferença entre o 7700 e o 7700K em termos de clock, resta saber agora qual o ganho real de FPS que essa diferença consegue gerar, já que são US$ 38 à mais pro 7700K e ele não acompanha cooler... Sinceramente? Ainda continua sendo um desperdício de grana comprar algo e não poder aproveitar o que ele pode oferecer (no caso, multiplicador destravado), mesmo que seja apenas no futuro. A gente só compara o 7700K com o 1700 por conta do preço, pois são parecidos, mas ainda assim o Ryzen tem vantagem pelo fato de também ser overclocável e de vir com cooler box que dá conta de refrigerá-lo bem mesmo diante de uma condição de OC moderado (3.7 GHz, eu diria), além de não precisar de uma mobo X370 pra conseguir tal overclock (eu só pretendo comprar uma porque preciso de recursos que só estão disponíveis em mobos com esse chipset).

O R7 pode não entregar a melhor performance disponível pra quem joga em 1080p, mas ele entrega uma performance que, particularmente, me agrada, fora a sua melhor relação custo x benefício à longo prazo (quando falo dessa relação comparo os preços em dólar, pois como já relatei antes, o Brasil não é referência em preços, pelo menos até a plataforma estar devidamente estabelecidas no nosso mercado; quem tem que comprar com urgência, vai ter que pagar o que estão pedindo, mas quem pode esperar os preços e as ofertas estabilizarem, é melhor). Só o fato de eu poder ter a oportunidade de fazer up na CPU sem precisar trocar a placa-mãe/RAM junto já faz dele uma opção mais interessante que o que a Intel oferece atualmente, ainda mais se levarmos em conta a dúvida sobre a continuidade do socket LGA 1151.

A arquitetura do FX foi um erro por parte da AMD, principalmente por ela não conseguir convencer os desenvolvedores a otimizarem seus jogos para a modalidade de blocos, de usar os "super cores", etc. Felizmente o Zen veio pra deixar os erros do FX no passado, ao menos do ponto de vista da performance.

Falouws :cool:
Pontos de vista diferentes :p Ainda acho melhor comprar o Intel que vc citou ao R7 1700 pra games, pois o AMD precisa de um over enorme pra entregar uma performance que não bate o Intel stock em jogos. No resto nem tem o que discutir o Ryzen é MUITO melhor. Tem um review que disse bem o que é o Ryzen R7, um i7 top em produção e um i5 pra jogos, é isso. Quem procura o que tem de melhor pra empurrar uma VGA seguramente hoje deve optar pelo Intel, quem sabe daqui uns meses com o R5 no mercado, muitas lojas com processadores e placas, o custo do Ryzen no Brasil passe a valer a pena inclusive pra jogar, afinal vivemos no Brasil, não adianta sonhar com os preços norte americanos. Bom, é isso, duas opiniões diferentes estão postas hehehehe
 

Users who are viewing this thread