Na realidade é muito simples e funciona assim desde que eu me conheço por gente - cada plataforma tem suas características próprias de suporte a memória.
Exemplo: Algumas suportam ECC, outras não. Algumas suportam todos slots populados por pentes DS, outras não. Algumas Suportam todos slots populados por memórias Double Rank + Double Sided, outras não - Um kit no QVL das Z170 pode não vai funcionar corretamente nas X99 e vice-versa.
Para evitar erros que existem os QVL's, especificações JEDEC e a documentação da plataforma que descreve o suporte.
Neste caso específico, se a sua memória atender aos pré requisitos e ainda assim não funcionar a AMD vai passar a responsabilidade para a fabricante da placa mãe. A fabricante da placa mãe por sua vez vai lhe questionar se a sua memória está na lista do QVL e qual a velocidade especificada para ela lá. Se a memória não estiver no QVL então eles vão alegar que a responsabilidade é sua que não tem a capacidade técnica necessária para montar um sistema. Se estiver no QVL e a velocidade especificada lá x configuração estiver correta então não tem qualquer problema. Em qualquer um dos casos eles provavelmente vão lhe sugerir que da próxima vez você adquira um sistema pré montado por um profissional e o juiz provavelmente decidirá que a causa é improcedente e os custos da causa...