Finalmente a placa mãe chegou, após cancelamento em duas lojas, comprei na Infsite na última terça.
As caixas das peças que farão o PC ficar um pouco mais jovem.
De novo, "só" a placa mãe, o processador e as memórias. De resto, eram as peças que usava com o meu ex-i5 3570K.
The Ryzen has landed!
And cold down!
Pronto para voltar para o gabinete!
Minhas primeiras impressões com o Ryzen e com o sistema novo, como um todo...
Montagem:
Muito tranquila! Parte dessa tranquilidade se deveu ao fato de estar com o gabinete preparado para as peças novas. Fonte, cabos, fans e HDs já estavam no lugar, esperando o conjunto placa mãe, processador, memórias e VGA.
Mas a montagem foi tranquila por um motivo bem específico: o cooler box!
Muito fácil de instalá-lo, com um sistema de parafusos, molas e arruelas que fazem a instalação dele ser uma das coisas mais simples em toda a montagem. Da de mil a zero em relação ao sistema de instalação do cooler box da Intel. Apesar de ter uma pasta térmica da Artic Cooling MX-4 aqui, coloquei o cooler com a pasta pré-aplicada de fábrica, para depois fazer um comparativo entre as duas.
Primeira vez ao ligá-lo:
Tenso! rs
A primeira partida é leeeeeeeenta!
Sorte que já tinha visto uns vídeos no YouTube e já esperava por isso. Mesmo assim, suei frio!
Parecia que o PC não ia ligar.
Bios:
A minha placa mãe veio com a BIOS 0502 e já tinha a 0511 pronta num pen drive para atualizá-la (o que fiz antes mesmo de instalar o Windows).
Mais um momento de tensão ao atualizar a BIOS, como não uso no-break, fiquei rezando para nenhum pico de luz. Mas deu tudo certo!
Só vacilei porque outra BIOS foi lançada ontem (0515) e não olhei antes... Agora tenho que fazer o procedimento novamente...
Ah! A BIOS da Asus é ótima! Uma mistura perfeita das BIOS antigas com as funcionalidades das novas UEFIs.
Memórias:
Após a atualização da BIOS, setei as memórias via DOCP para 3200.
O engraçado é que logo que fiz isso, o PC reiniciou (normal), mas ficou num loop de reiniciação sem sequer entrar na BIOS. Resolvi apertar o reset, o PC entrou na BIOS, com as memos em 3200, depois acessei o Windows que usava no Intel e foi de boa.
Desliguei o PC para dar uma pausa para o lanche e quando voltei a ligar, ele não acessou o Windows, dando a mensagem de erro no overclock, sendo necessário baixar as memos para 2933.
Bem, sinto que falta pouco para conseguir os 3200 (um pouco por atualizações de BIOS e outro, por configuração na mesma).
Instalação do Windows:
Nunca foi tão fácil.
Não por ser mais rápido (aliás, não senti muita diferença para a instalação com o i5 3570K), mas por causa do reconhecimento de todo o sistema.
Nos Intel, tinha que instalar muito mais coisa, com a AMD, só um itêm ficou com um ponto de exclamação no gerenciador de dispositivos.
Experiência de uso incicial:
Estou adorando!
Mesmo o meu ex-i5 me atender plenamente nessa utilização de instala programa, navega, transfere arquivos, backup e etc. Com o Ryzen a experiência é ainda mais fluida. Não sei se é efeito placebo, mas sinto uma leveza e naturalidade em tudo que faço.
Ainda não rodei jogos, pois estou retornando o backup de um HD externo para um novo de 2TB que comprei recentemente. Também não rodei nenhum benchmark.
Temperaturas:
Meu gabinete é muito bem refrigerado, está aberto e hoje o dia está frio, deve estar por volta de 20 e poucos graus aqui dentro de casa.
Mesmo assim, estou achando as temperaturas excelente com o cooler box.
CPU em iddle fica na casa de 32ºC, placa mãe cravada em 25ºC e a VGA em 47ºC.
Resumo inicial:
A plataforma, mesmo sendo nova, é excelente e demonstra um potencial incrível!
Sistema super ágil, frio e estável, estou com ele ligado há umas 8 horas direto e nenhum problema.
Com o amadurecimento a AMD com os Ryzens e a plataforma Zen (AM4), tem tudo para ser um sucesso histórico!
Recomendo!