Bom dia pessoal, estou querendo trocar minha mobo Asus M5A78L LE por uma mobo com chipset mais novo, pra poder usar um SSD e USB 3.0, minha duvida é o seguinte, por eu usar um FX 8320e, li que é melhor pegar uma mobo de 8+2 fases, que alimentaria melhor o cpu (mesmo não tendo interesse em OC) com isso me resta ir para as mobos de chipset 990. Procede essa info ou posso economizar e ficar no chipset 970 mesmo?
Estou entre os 2 modelos :
Asus M5A97 R2.0 R$313,00
Gigabyte GA-990FXA-UD3 R5 R$500,00
Olá, amigo, se vai usar o 8320E em stock, não se preocupe com as fases do VRM. Escolhe a placa mais barata, principalmente se você não pretende fazer overclock de forma alguma. A diferença entre o chipset 970 para o 990FXA é basicamente a capacidade de fazer crossfire, pois enquanto o 970 só dá suporte a um slote PCIe16x e o outro funcionando a 4x, a 990fx dá suprote a dois slots PCIe rodando a 16x.
MESMO que for fazer um overclock leve essa placa da ASUS funcionaria legal, apesar das fases 4+2, ele tem um dissipador até que grande. Mas seria importante ter bastante fluxo de ar no case, principalmente na parte do dissipador do VRM. E também não recomendaria passar de 4 GHz.
A grande questão entre ter mais fases é porque não aquece tanto, pois pensa assim, a grosso modo, você passaria a mesma energia só que dividindo essa energia em 8 fases, ao invés de 4, o que daria mais estabilidade pois, nas placas modernas, quando os mosfets atingem temperaturas mais altas, a tensão baixa automaticamente (menos energia vai para o processador) e, consequentemente, o clock do processador também cai absurdamente.
Tinha uma placa piorzinha (conector 4 pinos ATX12V e 4+1 fases) e estava acontecendo isso em GTAV, com o 8320E, estava em stock mas com o turbo core ligado (3,5 Ghz e 1,325 Vcore). O Turbo core dos FX é ruim pois ele aumenta MUITO a tensão necessária, esquentando demais os mosfets, e eu tava tendo quedas chatas, mesmo que momentâneas, de fps. Foi só deixar em stock e desabilitar o turbo core que rodou legal. Mesmo na placa ruim se eu colocasse um overclock leve para 3,5GHz e deixasse o Vcore em 1,2 V, rodaria legal. Ainda assim troquei a placa pra essa M5A97 R2.0 e ontem joguei em 4 Ghz a 1,275 V e não travou, sem tela azul, nem tive perdas de performance ou queda de clock. Margem térmica do processador em 25ºC (a diferença entre a temperatura atual até a máxima recomendável pela AMD). Uso um cooler TX3 EVO. Tentei ir para 4,2 GHz, mas esquentou demais (menos de 15ºC de margem térmica) e precisou de muito mais energia para funcionar estável (quase 1,4 V).
A questão é que pra funcionar em 4GHz os cooler giram mais rápido, gerando mais ruído. Hoje deixei em 3,2 GHz, 1,1 V e perfil "silent" nos coolers. Quase não faz barulho e ainda fica em 30º na margem térmica jogando (The Division e GTAV). Perde um pouco o desempenho, mas ganha em silêncio.
Vou testar em 4 GHz e o mesmo perfil silent e verificar a temperatura.
EDIT: Não mencionei também que, quanto menos carregadas fases, mais estável é a energia que vai para o processador, ou como comumente dizem, "mais limpa". Veja bem, quando você faz overclock, normalmente você procura o maior clock possível para a menor tensão. Então se você tá na tensão limite, qualquer queda, por menor que seja, vai te dar tela azul etc. Tendo 4 fases você precisa aumentar mais a tensão do que se tivesse 8 para, caso tenha uma leve queda na tensão, por conta da menor estabilidade, não caia em tela azul, na verdade a tensão tá mais superestimada. Quando você tem 8, pode ir bem no limite mesmo pois a energia entregue vai ser bem mais estável, sem riscos de quedas.
Portanto, o mesmo processador pode necessitar de mais tensão em uma placa 4 fases do que em uma placa de 8 fases, no mesmo clock. Por isso que, quando se faz overclock em placa 4 fases deve-se dar atenção ao aquecimento, pois a tensão selecionada vai ser um pouco maior do que a realmente necessária, não dá pra ficar no limite pois corre-se o risco dela não ser estável e cair, gerando instabilidade no sistema.