Overclocking
Com tantos núcleos no sistema, nunca podemos resistir ao overclock. Estamos mantendo as coisas relativamente simples. Precisamos dar alguns passos se quisermos overclock. Primeira dica, sempre investir em hardware bom pela maneira (MOBO / PSU / Memory / Cooling), as placas-mãe mais baratas muitas vezes não estão bem afinados para overclocking entusiastas. Também obtenha uma boa fonte de alimentação e refrigeração adequada do processador. Overclocking com qualquer processador de 8 ou mais núcleos (não importa se é Intel ou AMD) é muito mais difícil do que você espera que seja.
Nesta revisão usamos o acessível Ryzen 7 1700 com preço de 329 USD. O processador tem um clock base de 3,0 GHz e pode Turbo (binned) para 3,7 GHz.
Fizemos um número de overlclocks heatpipe baseado em outros comentários, portanto, para este estamos agora mudando para líquido, refrigeração LCS . O Cooler é um kit de 240 rad EK Predator com Socket AM4 water-block.
Overclocking de 8 núcleos em uma freqüência de clock alta
é um trabalho difícil , mas pode ser gerenciado com relativa facilidade a partir do BIOS. Você também pode usar a ferramenta de software da AMD, é claro. O Ryzen 7 1700 tem um relógio base de 3,0 GHz e uma frequência de impulso de 3,7 GHz. Durante nossas medições por tentativa e erro descobrimos que em 1.375 ~ 1.450 Volts você vai acabar em cerca de ~ 4.1 GHz (que está em todos os oito núcleos!). E sim, isso não é muito sobre o padrão Turbo, mas novamente este é de 8 núcleos. Recomendamos que deixe a tensão da CPU na configuração automática do bios.
Overclocking do BIOS
A base do leitor Guru3D overclock principalmente do BIOS para tentar encontrar o limite máximo estável. O procedimento de overclock genérico para overclocking baseado em multiplicador é o seguinte:
- Deixe o relógio base (barramento) para o que é agora (100 MHz)
- Defina o multiplicador por núcleo como máximo de sua preferência:
- Exemplo 1: 100 MHz x 41 = 4100 MHz
- Exemplo 2: 125MHz x 33 = 4125 MHz
- Aumentar a tensão da CPU; Para a placa-mãe Gigabyte o AUTO não funciona bem, pelase selecionar uma tensão de CPU manual. Para um alvo em 4,0 ~ 4,1 Ghz começar em 1.350 volts e trabalhar o seu caminho para cima em um estado de equilíbrio em perf e arrefecendo temps. Precisávamos de 1,45 Volts para um estável 4,1 GHz em todos os oito núcleos.
- Certifique-se de que o seu processador está devidamente arrefecido adicionando tensão = mais calor
- Salvar e sair do BIOS / uEFI
Tweaking com a placa-mãe Gigabyte é um pouco mais difícil em comparação com o ASUS. No entanto, os passos são simples.
Para definir o processador para 4,1 GHz (todos os 8 núcleos) apenas define o multiplicador em 41, isso desativa XFR automaticamente. Os processadores Ryzen gostam de largura de banda de memória, então com esta configuração de canal duplo nós realmente podemos recomendar uma memória de freqüência mais alta como o kit de 3.000 MHz usado. A maioria dos parceiros da placa-mãe classificará isso como XMP. Se XMP é suportado pela sua memória (e estável) basta ativá-lo para a melhor compatibilidade. O nosso estava executando 3.000 MHz / CL16 / 1.35 Volts DDR4 por apenas ativá-lo. E funciona bem com overclock também.
A única coisa que precisamos para gerenciar e ativar manualmente foi CPU Voltage. Precisamos de 1.375V para um estável de 4.0 GHz e encontrado 1,450V muito estável para os 8 núcleos em 4,1 GHz. Agora ... tenha uma olhada na imagem abaixo:
Aqui está um exemplo em 4000 MHz @ todos os núcleos
Para este ajuste testamos o OC EK Predator LCS cooler. Conseguimos manter um 4.1 GHz estável em todos os núcleos deste processador Ryzen 7 1700.
Basicamente 4.0 ~ 4.1 GHz em todos os núcleos número parece ser o ponto doce que eu gostaria de recomendar a você. Overclocking no entanto sempre varia por sistema, PC, ASIC qualidade, refrigeração e certeza ... um pouco de sorte também.
Consumo de energia
De volta a esse tweak; Acrescentando que alguma tensão extra na CPU para o OC também tem um efeito adverso sobre o consumo de energia global. Sob estresse e overclock, usamos aproximadamente 200 watts sob carga total do processador. Isso é o consumo de energia para todo o PC medido no lado da tomada de parede, incluindo uma GeForce GTX 1080 em ocioso. Todas as características que observamos, medimos e vemos um aspecto bastante semelhante ao 8-core 6900K em termos de calor, consumo de energia e freqüência de clock sábio.