AQUI está o gráfico que não vi outros portais divulgando (ok, obviamente não consegui ler todos) e que considero CRUCIAL para mostrar que FPS médio não significa tudo numa avaliação gamer. Vos apresento, o gráfico de FLUIDEZ:
Pra quem não entende, ele vai medindo, ao longo do tempo do benchmark, os tempos dos frames, em ms. Como a própria legenda diz, 16.7ms=60FPS, 33ms=30FPS e 66ms=15FPS. Agora reparem bem na curva: durante todo o teste houve apenas DOIS momentos em que o 1800X baixou dos 30 FPS, o que representa
dois hiccups/stutters durante todo o gameplay em que o frame passou dos 33ms, ou seja, baixou dos 30FPS o que é plenamente notável e incomoda, o maior deles passando de 40ms, o que significa uma queda pra algo na casa dos 22~25 FPS. Agora olhem o gráfico do 6900K. Foram simplesmente
CINCO travadas, sendo que destas,
quatro bateram os 60 ms, ou seja, quedas abruptas para a casa dos
15 FPS.
Se os gamers que ficam fascinados com Freesync/G-sync por sincronizar os frames com os hertz eliminando o stutter/tearing olharem esse gráfico e ainda insistirem que o Ryzen não presta pra jogo por que ficou 10% atrás na MÉDIA de FPS mas apresentando quase 3x menos travadas e travadas muito menores, por favor, vistam logo a carapuça de fanboy do time azul.
Aqui o gráfico em 4K:
Alguns dirão "nossa, olha quanta travada do AMD!!", é, mas olha ali as três mega-travadas do 6900K quebrando a barreira do 80ms. Gente, um frame de 80ms em um jogo de FPS faz você tomar headshot sem nem ouvir o som do tiro que te matou. O Intel apresentou nada menos que SETE hiccups com tempo de frame maior que o máximo atingido pelo AMD, que mesmo em 4K não teve nenhum hiccup acima dos 60ms (abaixo de 15FPS).
E o detalhe: processador Intel de 1mil dólares vs. processador AMD de 499.
O mesmo portal testou o Ashes of Singularity e os resultados foram bem doidos, em 4K os Ryzen empataram com o 6900K mas em FullHD o Intel disparou. Eles entraram em contato com a Oxide, empresa desenvolvedora do Ashes e a resposta veio direto do CEO da companhia:
“Oxide games is incredibly excited with what we are seeing from the Ryzen CPU.
Using our Nitrous game engine, we are working to scale our existing and future game title performance to take full advantage of Ryzen and its 8-core, 16-thread architecture, and the results thus far are impressive. These optimizations are not yet available for Ryzen benchmarking.
However, expect updates soon to enhance the performance of games like Ashes of the Singularity on Ryzen CPUs, as well as our future game releases”
Nada mais é do que a grande maioria já sabe mas muitos parecem não querer entender: o Ryzen chegou nos jogos quase como um processador "alienígena", as engines simplesmente não sabem funcionar com ele direito. Quando você vê os comparativos com o Ryzen atrás do 7700K é preciso notar que não tá rolando ali uma briga entre 7700K e Ryzen 7, mas sim uma briga entre 7700K em pleno potencial contra um Ryzen 7 operando de certa forma capado por conta de incompatibilidade e problemas inerentes ao fato de ser uma arquitetura totalmente nova que foi lançada, literalmente, faz 1 dia. Acreditar que esse cenário vai continuar assim e não teremos nenhuma melhora dos R7 em jogos no futuro próximo (melhora essa que ocorreu nas Polaris e todo mundo sabe) é ser no mínimo insensato.
Se mesmo assim o alguém ainda chamar os Ryzen de fail....