[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Pode explicar melhor? Estou me baseando nessa citação aqui:

Atualmente o sistema Ryzen gerencia melhor memórias single ranked (8 chips de 8 bits ou 16 chips de 4 bits = 1 x 64 bit).
A diferença entre as single e dual ranked (16 chips de 8 bits = 2 x 64 bit) já foi maior, depois da atualização Agesa 1.0.0.6 houve melhoras no aumento de velocidade das memórias dual ranked.

Não confunda single ranked com single sided ou single channel, são coisas diferentes.

No fórum já vi o Vulturex chegar em 3600 mhz com memórias Samsung B-die, single rank e dual channel.
Eu tenho memórias dual rank, Samsung B-die operando em 3333 mhz e dual channel.

Não estou com fontes, mas já li que as memórias dual rank possuem melhor desempenho quando operam em velocidades iguais (por exemplo, as duas operando em 3200 mhz).
 
Quem tem a Asus Prime X370-Pro pode me confirmar se tem sensor de temperatua nos VRM?
Ter, tem, mas só consegui visualizar ele com o programa SIV system information.
 
Atualmente o sistema Ryzen gerencia melhor memórias single ranked (8 chips de 8 bits ou 16 chips de 4 bits = 1 x 64 bit).
A diferença entre as single e dual ranked (16 chips de 8 bits = 2 x 64 bit) já foi maior, depois da atualização Agesa 1.0.0.6 houve melhoras no aumento de velocidade das memórias dual ranked.

Não confunda single ranked com single sided ou single channel, são coisas diferentes.

No fórum já vi o Vulturex chegar em 3600 mhz com memórias Samsung B-die, single rank e dual channel.
Eu tenho memórias dual rank, Samsung B-die operando em 3333 mhz e dual channel.

Não estou com fontes, mas já li que as memórias dual rank possuem melhor desempenho quando operam em velocidades iguais (por exemplo, as duas operando em 3200 mhz).

Bem, se vc leu a citação que coloquei o cara da thread do reddit com a lista de skus diz "2933 MHz Dual Rank is faster than 3200 MHz Single Rank". Sobre a questão da compatibilidade melhor do Ryzen com single rank ainda n tinha lido nada a respeito, mas explica muita coisa. Se vc puder linkar algum artigo explicando o pq eu agradeço.

Volto a fazer a pergunta: alguém com G.Skill Trident Z, de preferência 3333Mhz CAS16 está rodando bem as memórias?

Valeu!
 
Pessoal, estou para pegar um ryzen 7 1700 e estou em dúvida nessas 3 mobos:

MSI B350 Tomahawk
MSI B350 Gaming Plus
ou
ASROCK AB350 Pro 4

Qual pegar?

Obs.: Não vou fazer Cross, SLI nem nada, só quero fazer um over e setar as memo a 3000 mhz.
 
Galera, achei um i7 2600k por 400 reais, ele tá bem conservado, vale a pena comprar?
 
Galera, perdoem minha indecisão. tenho um i3 3210, tô em duvida desse i7 2600k por 400 reais, vi aqui um i5 2500 barato também por 200 reais. Vocês acham que terei um bom ganho trocando um i3 3210 por um i5 2500?
2600k por 400,00 está num ótimo preço, pode pegar ele que é um bom processador. Se fizer over nele com um cooler melhor que o box, melhor ainda.
 
Essa Kabum está me matando, olha, pagamento aprovado no domingo e só apareceu nos sites dos correios hoje que foi postado do espirito santo ontem. Resumindo, talvez até sexta chegue aqui em Andradina - SP. Ansioso pra montar logo o kit.

Quer dizer então que quando eu montar meu ryzen é só ativar o XMP pra ocorrer o overclock automático das memórias para atingirem os 3000?
 
Última edição:
Isso aí é pra quem diz que Noel Daddy não existe!?
 


É obrigatório ser pente da Corsair? Pois tem um forista aqui que postou ter feito OC com uma Kingston Value Ram de 4gb pra 3333, e outro forista conseguiu também 3200 mas com 8gb, custo benefício absurdo!

Sim, corsair e asus é pré requisito ahaeHAehaEAehaEHeaeH
Tenho até dezembro pra decidir :D
 
Pessoal, estou com algumas duvidas:

Entre 1600 e 1600x para jogos tem muita diferença? Pq o 1600x é mais caro e precisa de um cooler

Da para fazer over no 1600 (sem X)?

Tem alguma placa mae b350 que aceita memoria 3000mhz?
 
Pessoal, estou com algumas duvidas:

Entre 1600 e 1600x para jogos tem muita diferença? Pq o 1600x é mais caro e precisa de um cooler

Da para fazer over no 1600 (sem X)?

Tem alguma placa mae b350 que aceita memoria 3000mhz?

A diferença é o clock mesmo. O 1600 pode alcançar o X nas frequências não turbo tranquilamente. Até 3.8, pelo que vejo dos usuários mais experientes.

Acho que todas as B350 suportam até 3200MHz nas memórias. O lance é que a partir de 2666, tudo é oc. IMPORTANTE ver o QVL de memórias da placa-mãe no site do fabricante para garantir compatibilidade.
 
A diferença é o clock mesmo. O 1600 pode alcançar o X nas frequências não turbo tranquilamente. Até 3.8, pelo que vejo dos usuários mais experientes.

Acho que todas as B350 suportam até 3200MHz nas memórias. O lance é que a partir de 2666, tudo é oc. IMPORTANTE ver o QVL de memórias da placa-mãe no site do fabricante para garantir compatibilidade.

Bom dia, obrigado pela resposta

Entao o 1600 é mais custo x beneficio, certo?

Pesquisei alguns modelos de placa mae b350, como por exemplo a Asus B350 plus, mas ainda estou na duvida, qual voce recomenda (desejo usar memorias 3000mhz)?

Ja tenho uma Gtx1070 e fonte uma evga 600b. Botei para vender hoje o combo i5 3570 + b75d3h + 16gb hyperx
 
Bom dia, obrigado pela resposta

Entao o 1600 é mais custo x beneficio, certo?

Pesquisei alguns modelos de placa mae b350, como por exemplo a Asus B350 plus, mas ainda estou na duvida, qual voce recomenda (desejo usar memorias 3000mhz)?

Ja tenho uma Gtx1070 e fonte uma evga 600b. Botei para vender hoje o combo i5 3570 + b75d3h + 16gb hyperx

Eu considero que sim. Especialmente porque um vem com cooler e outro não.

Sobre as placas, li que a prime plus é uma das melhores para OC. Mas não consigo te responder com precisão, porque ainda não fiz. Está tudo stock. Estou estudando e criando coragem para subir um pouco meu Ryzen. Como ainda não troquei a VGA, vou acabar deixando para depois.
 
Eu considero que sim. Especialmente porque um vem com cooler e outro não.

Sobre as placas, li que a prime plus é uma das melhores para OC. Mas não consigo te responder com precisão, porque ainda não fiz. Está tudo stock. Estou estudando e criando coragem para subir um pouco meu Ryzen. Como ainda não troquei a VGA, vou acabar deixando para depois.

Estava na versao mobile e nao tinha visto sua assinatura, coincidencia, voce tem justo uma asus hehe. Sera que é compativel com essa memoria?

Memória Corsair Vengeance LED 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Red - CMU16GX4M2C3000C15R
 
Parece q eu consegui estabilizar bem em 3.8 msm o meu 1700.
Porem,as memorias ainda 2933 =(
Galera falando ai q corsair se sai melhor na plataforma asus..
Complicado ja q escolhi a gskill ahhahahahha
Pior de td é ter de esperar até seila quando atualizaçao de bios (SAD)
 
Alertando aos colegas de fórum que somente consultar o QVL do fabricante da placa mãe não é suficiente para garantir a compatibilidade. Explico: tem que ver qual o processador que fora realizado o overclock na memória, pois o "chipset" do processador também ajuda na velocidade e estabilidade do overclock (com baixa ou alta voltagem). Ex: muitas pessoas conseguem bom overclock em memória com o 1600X STOCK ou com o 1700 em overclock.

Acho muito difícil a pessoa conseguir acima de 2933Mhz em 1500X para baixo, mesmo fazendo overclock no processador.
 
Estava na versao mobile e nao tinha visto sua assinatura, coincidencia, voce tem justo uma asus hehe. Sera que é compativel com essa memoria?

Memória Corsair Vengeance LED 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Red - CMU16GX4M2C3000C15R

Dei uma olhada rápida no QVL e eles indicam que roda a 2933 em OC. Dá uma olhada neste link e pesquise seu modelo sem o R no final.

Sobre a assinatura, adicionei agora há pouco. Meu build é novo. Tá completando uma semana agora.
 
Dei uma olhada rápida no QVL e eles indicam que roda a 2933 em OC. Dá uma olhada neste link e pesquise seu modelo sem o R no final.

Sobre a assinatura, adicionei agora há pouco. Meu build é novo. Tá completando uma semana agora.

Esta gostando? estou pensando em pegar o mesmo kit, porem com memoria 3000mhz, ja possuo uma 1070, porem hoje utilizou com um i5 3570
 
Esta gostando? estou pensando em pegar o mesmo kit, porem com memoria 3000mhz, ja possuo uma 1070, porem hoje utilizou com um i5 3570

Cara, impossível falar que não. Tinha um Phenom x6 1050t que aguentou uns bons 6 anos numa boa. A partir de certo ponto, comecei a ter problemas com o hardware (majoritamente com HDs da Seagate e depois com a mobo, que acabei riscando algumas trilhas). Então acabei abandonando o desktop.

Voltando agora, percebi que a plataforma é muito fluida pra tudo. Mas é aquele negócio. Minha VGA não deixa me empolgar tanto.
 
Alertando aos colegas de fórum que somente consultar o QVL do fabricante da placa mãe não é suficiente para garantir a compatibilidade. Explico: tem que ver qual o processador que fora realizado o overclock na memória, pois o "chipset" do processador também ajuda na velocidade e estabilidade do overclock (com baixa ou alta voltagem). Ex: muitas pessoas conseguem bom overclock em memória com o 1600X STOCK ou com o 1700 em overclock.

Acho muito difícil a pessoa conseguir acima de 2933Mhz em 1500X para baixo, mesmo fazendo overclock no processador.

Tinha uma memoria G.skill que vinha com adesivo de compatibilidade AMD Ryzen. Quando pensei em comprar no outro dia aqui no PY, já havia esgotado e nunca mais trouxeram da mesma.

OBS - No aguardo ate hoje de alguma outra boa alma me ajudar com as minhas memorias g.skill 3200mhz + Asrock x370 gaming k4. Falaram-se do problema,mas nenhuma solução, a não ser claro,trocar de placa mãe.
 
GrYkeLZ.png


:fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys::fanboys:
 
Essa eu n sabia de OC o proc ajudaria no OC da memoria....
Essa é nova pra mim rs
Vc diz OC o proc pelo mult ou pelo did ?
Pq eu tentei primeiro por a memoria no padrao dela q é 3200mhz...Pra depois tentar OC o proc.
Parei meu proc em 3.8 e a memoria em 2933!
 
Essa eu n sabia de OC o proc ajudaria no OC da memoria....
Essa é nova pra mim rs
Vc diz OC o proc pelo mult ou pelo did ?
Pq eu tentei primeiro por a memoria no padrao dela q é 3200mhz...Pra depois tentar OC o proc.
Parei meu proc em 3.8 e a memoria em 2933!
A melhor coisa é primeiro atingir seu over estavel no processador e depois partir pra memoria.
Frase retirada do tópico do VultureX que ensina muito sobre over no Ryzen e Memoria "Sempre atinga o limite do processador para depois então começar a mexer na memória, do contrário o processo de overclock pode ser bastante frustante e demorado"
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo