[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Olá, boa tarde

Pessoal estou querendo montar um PC com as seguintes peças: Processador Ryzen 5 X1600, Placa-Mãe GIGABYTE AMD AM4 mATX GA-AB350M-DS2 DDR4, Fonte Sentey 1000 W, Radeon R9 280X. A dúvida é se mesmo a placa-mãe dizendo ter suporte para ddr4 3200mhz posso comprar, sem preocupação, memória com essa especificação ou optar, por exemplo, por memórias ddr4 2400mhz?
 
Onde eu mexo nessa opção? É pela BIOS mesmo? APARENTEMENTE não parece tão quente, mas acho estranho também essas temps tão baixas num TX3, ele é bem fraco mesmo. Pode ser também pq tá um pouco frio aqui.
Nas MSI realmente não saberia dizer.

Qual dessas seria a temperatura "verdadeira"?
Vou dar uma olhada se o que os programas me reportam é a temp real.
A linha vermelha pinta um quadro mais preciso da realidade.

Na linha azul ( Sense ON ) a CPU inicia com apenas dois graus acima da ambiente e, apresenta alteração, do primeiro pico de temperatura até o fim do teste de apenas 4.7ºC. A linha Vermelha ( Sense OFF ) no mesmo intervalo tem uma aferição muito mais granular e tem alteração de 8,6ºC.

Diferença de temperatura do Sense OFF menos Sense on vs Tempo.

4wS7g9W.png
 
Última edição:
Olá, boa tarde

Pessoal estou querendo montar um PC com as seguintes peças: Processador Ryzen 5 X1600, Placa-Mãe GIGABYTE AMD AM4 mATX GA-AB350M-DS2 DDR4, Fonte Sentey 1000 W, Radeon R9 280X. A dúvida é se mesmo a placa-mãe dizendo ter suporte para ddr4 3200mhz posso comprar, sem preocupação, memória com essa especificação ou optar, por exemplo, por memórias ddr4 2400mhz?
Tem que conferir a compatibilidade, e lembrando que qualquer frequência acima de @2666Mhz é overclock, então pode ser que rode ou não em 3200Mhz...Se quiser ficar mais tranquilo pode ir de @2400Mhz, que a diferença é praticamente nula... E em relação a essa configuração, é de algum PC pronto? Ou vai comprar as peças novas?
 
Tenho uma dúvida um tanto ignorante.
Pretendo pegar um r5 1400, estou de olho na AM4 AB350M da AsRock ou na GA-AB350M-DS2, gostaria de saber se necessita atualizar a Bios, se sim, posso fazer a atualização com o próprio r5 1400? Já tive o azar de pegar uma MoBo onde tive que pagar um cara pra colocar um outro processador para atualizar a bios, pois a versão da bios que veio com a placa não aceitava meu processador...
 
Vou esperar pra testar a nova bios da X370 PRO, ta tudo rodando de boa
 
Tem que conferir a compatibilidade, e lembrando que qualquer frequência acima de @2666Mhz é overclock, então pode ser que rode ou não em 3200Mhz...Se quiser ficar mais tranquilo pode ir de @2400Mhz, que a diferença é praticamente nula... E em relação a essa configuração, é de algum PC pronto? Ou vai comprar as peças novas?

Vou comprar o processador, as memórias e placa-mãe, o restante é do meu pc atual.
 
Mexi aqui, as temps tão corretas sim galera kkkk, bateu 90 graus 3.9 com 1.33V, mas não aguentou 1 hora, toda vez trava com mais ou menos 40 minutos de teste. O melhor que consegui foi 3.85 com 1.29V, pico de 74 graus no Prime95, aguentou mais de uma hora. Consegui 3200 cl16 nessas memórias também, 1.37V, mas notei que as vezes demora um pouco pra bootar o PC ou ele não liga de primeira, mas ficou estável usando, não travou nos testes. Achei excelente, ficou melhor que eu esperava. Quando estiver em casa mando uns screens.
 
Mexi aqui, as temps tão corretas sim galera kkkk, bateu 90 graus 3.9 com 1.33V, mas não aguentou 1 hora, toda vez trava com mais ou menos 40 minutos de teste. O melhor que consegui foi 3.85 com 1.29V, pico de 74 graus no Prime95, aguentou mais de uma hora. Consegui 3200 cl16 nessas memórias também, 1.37V, mas notei que as vezes demora um pouco pra bootar o PC ou ele não liga de primeira, mas ficou estável usando, não travou nos testes. Achei excelente, ficou melhor que eu esperava. Quando estiver em casa mando uns screens.
 
Pessoal, vale o upgrade pra um 8320/8300? tenho um 6300 e to nessa duvida...Jogo muito fallout até hoje e sinto varias quedas devido a cpu. Se for pra um ryzen vou pegar o 1400, ai nao sei se teria muita diferença.
 
Uma dúvida, quanto é o single core no Cinebench de vocês com o 1600x stock?
 
Última edição:
Aqui deu 160cb em single e 1281cb em multi, 3.85ghz

Me pergunto se o meu single está baixo.. se não me engano, deu 148. Zero de overclock, plano balanceado da AMD. Multi deu 1245 creio eu.
 
Mexi aqui, as temps tão corretas sim galera kkkk, bateu 90 graus 3.9 com 1.33V, mas não aguentou 1 hora, toda vez trava com mais ou menos 40 minutos de teste. O melhor que consegui foi 3.85 com 1.29V, pico de 74 graus no Prime95, aguentou mais de uma hora.
Prime95 small ftt ?
 
Prime95 small ftt ?
3.85 no small ftt ficou com uns picos de 80, 3.9 nem tive coragem de testar, meu TX3 é fraco demais. Mas nunca uso isso daí pra testar estabilidade, é irreal demais, tanto que jogando aqui ele não passa de 55 graus, nunca vou estressar o processador ao ponto de esquentar igual no small ftt. Sempre testo no Blend e sempre foi satisfatório meu resultado, meu i5 7600K antigo em 5ghz só passou pelo Aida64 que é mais fraco ainda e nunca tive problemas de estabilidade.

Qual a real vantagem de usar o FTT? Só ver o calor exagerado mesmo? Blend não testa a memória junto?

Eu nem almejava fazer overclock nesse ryzen, só to brincando aqui. Vou tentar uns overs mais agressivos quando comprar um cooler melhor, esse TX3 é provisório. Mas, pelo pouco que vi, a diferença aqui foi pouca de 3.7 pra 3.85, nem sei se compensa o esforço viu.
 
Qual a real vantagem de usar o FTT? Só ver o calor exagerado mesmo? Blend não testa a memória junto?
Só ler o guia do der8auer:


"Prime 95 comes with several different test options. Depending on which part of your system or CPU you want to test, you have to select the specific option."
"If you are overclocking your CPU, the first step would be to test the core clock. Set the Min FFT and Max FFT size to 1344 and check “Run FFTs in-place”."
"Run this test for about 30 minutes to see if your CPU core is stable or not. Always check the temperature in Core Temp at the same time to make sure it does not exceed the maximum temperature of your processor."
http://overclocking.guide/stability-testing-with-prime-95/

The correct torture test settings are important to test the right things of your system. These are the most important FFT sizes:

1344K: High load on the core and the core voltage
8K: Maximum heat production to test your cooling solution
800K: Test RAM stability
864K: Test the whole system
http://overclocking.guide/stability-testing-with-prime-95/

http://hwbot.org/user/der8auer/



Eu já fiz overclock onde passava no blend, porém depois de horas jogando acontecia algum erro aleatório. No entanto, passando no teste ftt nunca tive qualquer problema.
 
Última edição:
Tava brincando de OC com a placa mãe de um amigo enquanto não tenho respostas da minha.
Consegui deixar meu processador a 3.8ghz com cooler stock, voltagens não chegavam a 1.3v máximo foi 1.248v.
Agora fiquei com uma dúvida no cinebench, com stock eu fiz apenas 750 de score e quando fiz o OC fui pra 880, to achando um pouco baixo comparado aos scores que vi.
Alguém tem ideia do que pode ser?
 
Última edição:
Aqui deu 160cb em single e 1281cb em multi, 3.85ghz


Acho que tava uns 18 ontem, hoje tá calorzão já de novo
10 a menos da média aqui... "Calorzão" de quanto 24-25 ºC ?... hehehe


Me pergunto se o meu single está baixo.. se não me engano, deu 148. Zero de overclock, plano balanceado da AMD. Multi deu 1245 creio eu.

Acho que os resultados estão dentro do padrão... aqui 160 / 1313 @ 3.925MHz / 3200 14-15-15. ( 160/1318 com Process Lasso 'alto' / 'desemp. máx.' ). Depois testo stock.
Meu Fx-8320E @ 4.62 fez 110 / 689 .

...

.
 
Última edição:
Eu possuo um kit do i7 2600k, comprei bem na época do lançamento e estava considerando finalmente dar um upgrade de plataforma. Entretanto, após assistir vários reviews, eu desisti.

Há vários reviews que mostram que ele aguenta muito bem as VGAs mais novas, até na resolução de 2.5k. Um desses reviews abaixo com uma 1070 e no mesmo canal tem outro teste do 2600k com uma 1080 Ti.



Visto o preço absurdo das memórias DDR4, vou investir em uma nova VGA (provavelmente 1070) e outros 8 GB de RAM.
* Eu NÃO trabalho com vídeo, edição e etc., PC é lazer e games
** Eu NÃO planejo jogar em 4k, acho um desperdicio.
 
10 a menos da média aqui... "Calorzão" de quanto 24-25 ºC ?... hehehe




Acho que os resultados estão dentro do padrão... aqui 160 / 1313 @ 3.925MHz / 3200 14-15-15. ( 160/1318 com Process Lasso 'alto' / 'desemp. máx.' ). Depois testo stock.
Meu Fx-8320E @ 4.62 fez 110 / 689 .

...

.

Irmão, qual o modelo dessas suas memórias? Estão com timings excelentes, tu setou aquele montoeira de números tudo na mão ou só os principais? Queria fazer um fine tuning aqui mas nem sei por onde começar

E nada, fez uns 30 graus hoje aqui ahha, to impressionado com esse TX3, em 3.8 pra baixo fica excelente. Mais pra frente pego um gamax ou um cm 212, mas não sei até onde compensa gastar pra subir 200mhz.
 
Galera, surgiu a oportunidade de pegar um par com 16gb disso https://gskill.com/en/product/f4-3866c18q-32gtz pra usar em uma asus rog strix b350 e um r5 1600.
Baixando a frequência pra 3200 será que consigo algo próximo a cl 14?
 
Eu possuo um kit do i7 2600k, comprei bem na época do lançamento e estava considerando finalmente dar um upgrade de plataforma. Entretanto, após assistir vários reviews, eu desisti.

Há vários reviews que mostram que ele aguenta muito bem as VGAs mais novas, até na resolução de 2.5k. Um desses reviews abaixo com uma 1070 e no mesmo canal tem outro teste do 2600k com uma 1080 Ti.



Visto o preço absurdo das memórias DDR4, vou investir em uma nova VGA (provavelmente 1070) e outros 8 GB de RAM.
* Eu NÃO trabalho com vídeo, edição e etc., PC é lazer e games
** Eu NÃO planejo jogar em 4k, acho um desperdicio.

compra a 1070 e joga ele em 2,5k, quanto maior a resolução menor vai ser o gargalo, e eu acho que em 2,5k com a 1070 não vai dar tanto gargalo. só coloca essa 1070 e se divirta.

Pessoal, vale o upgrade pra um 8320/8300? tenho um 6300 e to nessa duvida...Jogo muito fallout até hoje e sinto varias quedas devido a cpu. Se for pra um ryzen vou pegar o 1400, ai nao sei se teria muita diferença.
se for pela 660ti eu acho que não, só se achar num preço muito bom o 8320/8350. acredito que o Ryzen 1400 vai ter uma diferença grotesca, visto que ele é 4/8, se puder trocar o kit todo é a melhor opção.

Tenho uma dúvida um tanto ignorante.
Pretendo pegar um r5 1400, estou de olho na AM4 AB350M da AsRock ou na GA-AB350M-DS2, gostaria de saber se necessita atualizar a Bios, se sim, posso fazer a atualização com o próprio r5 1400? Já tive o azar de pegar uma MoBo onde tive que pagar um cara pra colocar um outro processador para atualizar a bios, pois a versão da bios que veio com a placa não aceitava meu processador...
Não precisa atualizar não amigo, ela vem de fabrica já aceitando os Ryzen, inclusive o 1400.. Vai na fé

Olá galera queria pedir ajuda de vocês para montar um KIT custo beneficio, de formato pequeno se possível micro atx quero partir para o seguimento Mini Cubo, meu Hardware atual é
Vendo Hardware Usado:
Intel Core i7 4770k LGA 1150
Gigabyte GA-Z87-OC
G.SKILL Trident X 2x4GB Dual Channel R$ 250,00
NZXT Switch 810 Black

Estou afim de me desfazer desse e montar um kit bem custo beneficio pois utilizo o pc apenas para estudos e não jogo muito (só por lazer aos fins de semana, coisa de 1 ou 2h )

Orçamento que pretendo gastar é até 1000 reais
Depende muito do seu lazer amigo.. se for só pra uso geral, pega um Pentium G4560 + H110M + 4gb ddr4, segura seu hd e compra um gabinete + fonte generico, desses de 100zao na Kabum! .. pra montar um sistema ITX fica bem mais caro que montar um sistema normal, e por 1000 reais não da nem pra começar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo