[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Sobre RYZEN 7 nm
Mais informação para compartilhar:


1 - A12 (Iphone 2018) e Kirin 980 (Huawei Mate 20) na litografia 7nm já estão sendo produzidos na TSMC:
https://www.gsmarena.com/huawei_claim_kirin_980_faster_apple_a12_bionic-news-33415.php


2 - A capacidade 10nm/7nm da TSMC em 2019 vai aumentar para 1.1 milhões de wafers (migração da linha). Objetivo do aumento é atender a demanda da Apple, Qualcomm, AMD, Nvidia, Huawei, etc.
http://www.chinatimes.com/newspapers/20180621001096-260202


3 - Processo 7nm Mobile/HPC

TSMC 7nm Mobile - SOCs Apple, Qualcomm, Huawei, etc - voltado para mobile
<CPP e 6T
Produção em volume iniciado e SOC acabou de ser lançado
https://www.semiwiki.com/forum/content/7439-tsmc-technologies-mobile-hpc.html

TSMC 7nm HPC - CPUs AMD, GPUs Nvidia, etc - voltado para desempenho
13% de ganho em desempenho em comparaçao com N7 mobile
>CPP e 7.5T
https://www.semiwiki.com/forum/content/7439-tsmc-technologies-mobile-hpc.html


4 - Em 2017 um chip protótipo/teste Cortex A-72 no processo 7nm HPC da TSMC rodou em 4GHz. O interessante é que o Sparc M8 da Oracle é produzido no processo 20nm da TSMC (refinado) e o clock máximo de operação é 5GHz. Foi lançado no final de 2017:
https://www.nextplatform.com/2017/09/18/m8-last-hurrah-oracle-sparc/


5 - Mais de 50 tapeouts até o final de 2018, incluindo mobile, server, GPU, indústria automotiva. Em fase de produção/tape-out Apple A12 (Iphone 2018), Kirin 980 (Huawei Mate 20), AMD Vega 20 (Workstation), AMD Epyc (Server), Qualcomm, etc.
 
Gente, um dúvida besta...
Quando for overclockar a ram tenho que da preferência pra frequência alta ou latência baixa?
Num outro PC aqui consegui 2933 GDM=off latência 70ns, mas consigo, também, 3066 GDM=on latencia 77ns.
Qual seria o melhor a usar?!?
 
Alguém me ajuda. Comprei a placa mãe MSI B350 Tomahawk, deve chegar semana q vem, irei usar o R7 1800x, daí estou olhando no site quais as memórias rams que a placa suporta, mas eu não estou entendendo muito não.

Esse é o kit que estou pretendendo comprar https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79940 , porém o modelo HX424C15FB2K2/16 só aparece na aba "Memory by RX-2x00". Isso significa que ela só funcionará com os processadores da 2ª geração ryzen ou só se eu atualizar a bios?


Nunca olhei essas coisas, é a primeira vez q estou montando um pc sozinho na minha vida.:bua:

Isso não é uma lista de compatibilidade, é só um guia.
 
Mais informação para compartilhar:

1 - A12 (Iphone 2018) e Kirin 980 (Huawei Mate 20) na litografia 7nm já estão sendo produzidos na TSMC:
https://www.gsmarena.com/huawei_claim_kirin_980_faster_apple_a12_bionic-news-33415.php

2 - A capacidade 10nm/7nm da TSMC em 2019 vai aumentar para 1.1 milhões de wafers (migração da linha). Objetivo do aumento é atender a demanda da Apple, Qualcomm, AMD, Nvidia, Huawei, etc.
http://www.chinatimes.com/newspapers/20180621001096-260202

3 - Processo 7nm Mobile/HPC

TSMC 7nm Mobile - SOCs Apple, Qualcomm, Huawei, etc - voltado para mobile
<CPP e 6T
Produção em volume iniciado e SOC acabou de ser lançado
https://www.semiwiki.com/forum/content/7439-tsmc-technologies-mobile-hpc.html

TSMC 7nm HPC - CPUs AMD, GPUs Nvidia, etc - voltado para desempenho
13% de ganho em desempenho em comparaçao com N7 mobile
>CPP e 7.5T
https://www.semiwiki.com/forum/content/7439-tsmc-technologies-mobile-hpc.html

4 - Em 2017 um chip protótipo/teste Cortex A-72 no processo 7nm HPC da TSMC rodou em 4GHz. O interessante é que o Sparc M8 da Oracle é produzido no processo 20nm da TSMC (refinado) e o clock máximo de operação é 5GHz. Foi lançado no final de 2017:
https://www.nextplatform.com/2017/09/18/m8-last-hurrah-oracle-sparc/

5 - Mais de 50 tapeouts até o final de 2018, incluindo mobile, server, GPU, indústria automotiva. Em fase de produção/tape-out Apple A12 (Iphone 2018), Kirin 980 (Huawei Mate 20), AMD Vega 20 (Workstation), AMD Epyc (Server), Qualcomm, etc.

NVIDIA vai usar 7 nm da SAMSUNG, foi o que li nas noticias recentes.
 
NVIDIA vai usar 7 nm da SAMSUNG, foi o que li nas noticias recentes.
Devemos esperar o desenrolar dos eventos. A Samsung estava na corrida para produzir o RTX da Nvidia no processo 10nm, porém a TSMC acabou ganhando a encomenda devido a estabilidade/yield/preço no seu processo 12nm.
http://www.businesskorea.co.kr/news/articleView.html?idxno=25204

O normal é a Nvidia priorizar yield, slot, tempo e preço. Na introdução de um processo tempo é importante. Existe o risco da Nvidia ficar atrás da AMD, se algum problema ocorrer no processo 7nm EUV da Samsung com die mais complexo. Agora se o processo da Samsung "render" mais que da TSMC a AMD deve encomendar certos produtos lá (mudança de plano).

A TSMC já está rodando estável 7nm DUV em larga escala (A12 Iphone 2018) e tem vários produtos na "fila". Na minha modesta opinião, a Nvidia só vai escolher a Samsung como fornecedora exclusiva, se a TSMC não tiver slots de produção. Pode, também, dividir a produção entre TSMC/Samsung. Exemplo é a GTX1080 que é produzida na TSMC 16nm e a GTX1050 Samsung 14nm. Só se o processo 7nm da Samsung for muito superior ao da TSMC.

Fora isso tem o histórico, a Nvidia sempre usou a TSMC para encomendar chip no segmento superior.

GTX580 TSMC 40nm
GTX680 TSMC 28nm
GTX780 TSMC 28nm
GTX980 TSMC 28nm
GTX1080 TSMC 16nm
RTX2080 TSMC 12nm


Cada cliente deve reservar com antecedência "capacidade" de fábrica. Assim a fábrica consegue programar suas atividades (externo/interno). A AMD deve ter reservado vários slots para 2019.

AMD vai produzir CPU/GPU na TSMC e vai precisar equilibrar slots de produção com a demanda. Quer dizer, no mesmo número de slots, caso CPUs estejam com demanda gigante, a AMD vai ter que produzir menos GPUs. Pode notar que a AMD vai lançar primeiro o Epyc/Vega 7nm por conta do lucro e capacidade. Com cliente como Apple usando n slots de produção, fica complicado encaixar a produção.

Durante o decorrer de 2019, mais informação vai surgir ;)
 
Devemos esperar o desenrolar dos eventos. A Samsung estava na corrida para produzir o RTX da Nvidia no processo 10nm, porém a TSMC acabou ganhando a encomenda devido a estabilidade/yield/preço no seu processo 12nm.
http://www.businesskorea.co.kr/news/articleView.html?idxno=25204

O normal é a Nvidia priorizar yield, slot, tempo e preço. Na introdução de um processo tempo é importante. Existe o risco da Nvidia ficar atrás da AMD, se algum problema ocorrer no processo 7nm EUV da Samsung com die mais complexo. Agora se o processo da Samsung "render" mais que da TSMC a AMD deve encomendar certos produtos lá (mudança de plano).

A TSMC já está rodando estável 7nm DUV em larga escala (A12 Iphone 2018) e tem vários produtos na "fila". Na minha modesta opinião, a Nvidia só vai escolher a Samsung como fornecedora exclusiva, se a TSMC não tiver slots de produção. Pode, também, dividir a produção entre TSMC/Samsung. Exemplo é a GTX1080 que é produzida na TSMC 16nm e a GTX1050 Samsung 14nm. Só se o processo 7nm da Samsung for muito superior ao da TSMC.

Fora isso tem o histórico, a Nvidia sempre usou a TSMC para encomendar chip no segmento superior.

GTX580 TSMC 40nm
GTX680 TSMC 28nm
GTX780 TSMC 28nm
GTX980 TSMC 28nm
GTX1080 TSMC 16nm
RTX2080 TSMC 12nm


Cada cliente deve reservar com antecedência "capacidade" de fábrica. Assim a fábrica consegue programar suas atividades (externo/interno). A AMD deve ter reservado vários slots para 2019.

AMD vai produzir CPU/GPU na TSMC e vai precisar equilibrar slots de produção com a demanda. Quer dizer, no mesmo número de slots, caso CPUs estejam com demanda gigante, a AMD vai ter que produzir menos GPUs. Pode notar que a AMD vai lançar primeiro o Epyc/Vega 7nm por conta do lucro e capacidade. Com cliente como Apple usando n slots de produção, fica complicado encaixar a produção.

Durante o decorrer de 2019, mais informação vai surgir ;)

Errei, é o 10 nm da SAMSUNG que a NVIDIA queria

Pelos atrasos e etc, ficou com o 12 nm da TSMC

Então a próxima geração NVIDIA e AMD será tudo TSMC - 7 nm.

Tanto GPU da NVIDIA como GPU / CPU da AMD.
 
jogando f1 2018 meu r7 1700 3.7ghz bate 65 graus, preciso de outro cooler, qual o mais barato que aguenta ate 3.8ghz? pretendo mudar para o r5 2600 4.2ghz, qual cooler usar se eu mudar de processador?
 
jogando f1 2018 meu r7 1700 3.7ghz bate 65 graus, preciso de outro cooler, qual o mais barato que aguenta ate 3.8ghz? pretendo mudar para o r5 2600 4.2ghz, qual cooler usar se eu mudar de processador?

Não tem porque mudar de cpu, se realmente quiser trocar é melhor esperar pelos Ryzen 7nm. Além disso 65°c não é algo fora do normal pra uma cpu 8/16.
Fora tudo isso, colocar um 2600 rodando a 4.2GHz 24/7 vai precisar de uma placa mãe com bons vrms.
 
Boa tarde galera,tudo bem?
Eh a memoria ram minha mesmo que esta danificada,somente 1 pente. Gostaria de saber se alguém aqui já fez um RMA pela G.skill e poderia me auxiliar em algumas duvidas,agradeço desde já.
 
Boa tarde galera,tudo bem?
Eh a memoria ram minha mesmo que esta danificada,somente 1 pente. Gostaria de saber se alguém aqui já fez um RMA pela G.skill e poderia me auxiliar em algumas duvidas,agradeço desde já.
Qual o problema que você ta tendo com seu kit?
 
Qual o problema que você ta tendo com seu kit?

Tem um pente que esta dando erro sem parar no memtest e faz com que o PC reinicie sozinho. O estranho eh que ela foi estragando e ficando instável aos poucos.
Não me parece que foi extrapolação no overclock,porque eu pouco usava e quase não jogava,sem contar que reinicia quando fica instável.
Chega ate a ligar o Windows ''normalmente'',mas não deixa transferir arquivos entre os hds ou formatar,por exemplo,sempre dando tela azul.
 
Tem um pente que esta dando erro sem parar no memtest e faz com que o PC reinicie sozinho. O estranho eh que ela foi estragando e ficando instável aos poucos.
Não me parece que foi extrapolação no overclock,porque eu pouco usava e quase não jogava,sem contar que reinicia quando fica instável.
Chega ate a ligar o Windows ''normalmente'',mas não deixa transferir arquivos entre os hds ou formatar,por exemplo,sempre dando tela azul.
Até mesmo em 2133 apresenta os erros?
 
Até mesmo em 2133 apresenta os erros?

Sim,já fiz todos os testes possíveis,em stock,troquei os slots,atualizei a bios,também não queria acreditar que era a memoria,mas quando removi o pente,descobri o motivo.
Cada hora aparece um erro diferente com tela azul,ja passou mais de 1 ano que eu comprei,a minha sorte eh que parece que a garantia eh vitalícia.
 

 
Galera,desculpa por tantos posts,mas na boa,ja to pra desistir desse meu combo de vez e partir pra um console.
O meu computador não para de reiniciar agora nem em stock e sem a memoria defeituosa, instalei o Windows redstone 5 hoje e parece estável no meu notebook.
Algum abençoado poderia me ajudar POR FAVOR, sem fanboyzismo,mas me parece ser instabilidade da AMD, to longe de ser um expert,mas eu creio que instalei tudo certo e não seria justo o PC não funcionar nem no mínimo,Existe algum programa pro newbee aqui que ajude a identificar o problema de hardware ou software antes de reiniciar sozinho?
Agradeco desde já.
 
Última edição:
Pessoal, peguei o R5 1600 por 630 no submarino....finalmente vou aposentar o fx e migrar pro ryzen!:full:

qual mobo cxb pra ele? e pensando em futuro up com a segunda geração ryzen...vlw
 
Pessoal, peguei o R5 1600 por 630 no submarino....finalmente vou aposentar o fx e migrar pro ryzen!:full:

qual mobo cxb pra ele? e pensando em futuro up com a segunda geração ryzen...vlw
Prime B350 Plus.
 
Grande @Paul Soc ! Bem-vindo ao AM4 ! Meu FX está parado, na "reserva".. difícil desapegar dele, com seus 4.7@1,39V ou 4.5@1,34V
Tem B350 no bazar... eu rodei o 1600x @ 3.85 numa. O fumo vem na DDR4 ! ... $$ 2x8Gb = $ mobo + $ cpu. :money:
 
Tem um pente que esta dando erro sem parar no memtest e faz com que o PC reinicie sozinho. O estranho eh que ela foi estragando e ficando instável aos poucos.
Não me parece que foi extrapolação no overclock,porque eu pouco usava e quase não jogava,sem contar que reinicia quando fica instável.
Chega ate a ligar o Windows ''normalmente'',mas não deixa transferir arquivos entre os hds ou formatar,por exemplo,sempre dando tela azul.

Não existe esse negócio de instabilidade da AMD, o que pode acontecer é algum componente defeituoso tá causando algum problema ou mesmo ter estragado outras peças.
Antes de tudo poste a configuração completa do PC, até a fonte que você usa...
 
Asus B450-F strix = R$590 - estava decidido sobre essa
Gb B450 aorus pro wifi = R$620
MSI x470 gaming plus = R$580

vale trocar por um dessas 2 abaixo? Um amigo vai pegar sábado pra mim no paraguai. Tem a X470 aorus ultra gaming mas ta R$750.
 
Prime B350 Plus.
Grande @Paul Soc ! Bem-vindo ao AM4 ! Meu FX está parado, na "reserva".. difícil desapegar dele, com seus 4.7@1,39V ou 4.5@1,34V
Tem B350 no bazar... eu rodei o 1600x @ 3.85 numa. O fumo vem na DDR4 ! ... $$ 2x8Gb = $ mobo + $ cpu. :money:
Opa, olhei essa mobo...parece muito consistente mesmo! Mas eu estava querendo montar um setup mAtx....:hmm:

Quanto ao fx, vai ter que ajudar a pagar, pelo menos, as memórias....rsrsrsrs...isso o combo todo:lol2:...mas continuarei na AMD - apesar de quase partir pra intel...
 
Não existe esse negócio de instabilidade da AMD, o que pode acontecer é algum componente defeituoso tá causando algum problema ou mesmo ter estragado outras peças.
Antes de tudo poste a configuração completa do PC, até a fonte que você usa...

Desconsidera o que eu falei..rsss,tava revoltado ainda ontem com a memoria, o problema mesmo estava no monitor. Mas o RMA vai ter que ser feito de qualquer maneira, consigo jogar ate de boa alguns jogos mais leves com os 2 pentes(8GBx2). Mas quando descompacto arquivos pesados, faço transferência de arquivos no HD ou instalação do Windows, eh reinicio na certa. Tentei retroceder e instalar o primeiro BIOS que usava quando não havia problemas,mas não teve jeito,defeito de fabricação mesmo. Mas há alguns erros de compatibilidade sim, nem todos os mesmos equipamentos funciona da mesma maneira, usando uma configuração exatamente igual.
 
Opa, olhei essa mobo...parece muito consistente mesmo! Mas eu estava querendo montar um setup mAtx....:hmm:

Quanto ao fx, vai ter que ajudar a pagar, pelo menos, as memórias....rsrsrsrs...isso o combo todo:lol2:...mas continuarei na AMD - apesar de quase partir pra intel...
vende so tudo junto se passar as memos vai ficar com o resto preso
tenho que consertar minha mob do fx :haha:
 
Fala galera comecei processo de refinamento do meu kit até o momento, fiz um over leve e gostei do resultado e da forma como se comportou em geral em termos de performance e temperatura.

Ryzen 5 1600 @3.6 vcore 1.18 Acredito que de para melhorar vcore e frequência

aHk1eAr.png


As temperatura permaneceram entre
Min 28c - 33c: Uso normal (Navegando, office, Vídeo)
Med 29c - 32c: Media por HWiNFO
Max 42c - 49c: Em jogo (CSGO, PUBG, ATS SP, ETS2 +4000 players no multiplayer)
Stress test 52c -57c: Prime 95, Aida64
CM Hyper TX3


Memorias
1ª Config 3200MHZ 16-20-20-38 pequeno aumento na frequência estável

et71d9w.png

2ª Config 3200MHZ 16-17-17-36 com latências menores estável

jfwMVds.png

3ª Config 3400MHZ 16-20-20-38 timmings relaxados estável

NxIqJge.png

4ª Config 3400MHZ 18-19-19-38 timmings melhorados

odovgZw.png
 
Asus B450-F strix = R$590 - estava decidido sobre essa
Gb B450 aorus pro wifi = R$620
MSI x470 gaming plus = R$580

vale trocar por um dessas 2 abaixo? Um amigo vai pegar sábado pra mim no paraguai. Tem a X470 aorus ultra gaming mas ta R$750.
x470 gaming plus

Placa com features simples, mas com vrm decente. O buildzoid actually hardcore overclicking fez um vídeo grande sobre a placa no youtube, testes de llc e tal. Segurou legal um 2700 com over.
 
Galera, como está a latência das memórias de vocês utilizando Ryzen? Não faço esse benchmark a pelo menos 3 atualizações de BIOS já, e nas primeiras vezes que fiz a latência ficava em torno de 60ns, hoje fui fazer e estava em 82ns, com algumas modificações na BIOS consegui baixar pra 76.9ns mas ainda assim acho bem alto, sem falar no desempenho de leitura e escrita da memória... Alguém poderia fazer o mesmo teste para eu poder comparar? Sei que minhas memórias são um lixo, mas é o que deu pra comprar
unknown.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo