[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Anubiros, essa x370 acabei pegando ela. Ela da pro gasto? Não faço overclock, prefiro deixar tudo no automático. Pretendo futuramente por um 2600 ou 2700, que se acha? Aguenta?
 
Anubiros, essa x370 acabei pegando ela. Ela da pro gasto? Não faço overclock, prefiro deixar tudo no automático. Pretendo futuramente por um 2600 ou 2700, que se acha? Aguenta?
É uma mobo tecnicamente boa, mas SEMPRE mantenha a bios atualizada...
 
Pessoal,
Peguei um Ryzen 2700 pra colocar no lugar do meu 1700. Quando fui colocar, minha pasta térmica da Xigmatec xi3- hdt tinha acabado. Decidi colocar uma MX4 que comprei em 2012.
Usando o H110i nos testes de Stress do Aida64 em 4000mhz com 1.35v todos os núcleos, a cpu bate fica entre 77º com picos de até 86º.
Já verifiquei o WC, já retirei e repassei a MX4 e nada.
Essas temperaturas são normais? To achando essa bagaça meio quente demais e não encontro muitos testes sobre o 2700.

Tem algo errado ai. Eu tenho um H110 (modelo mais antigo de 280mm) e peguei essas temps:
(no OC o vcore estava em 1.30v em full e a temp ambiente tava uns 22 graus).

JA7Ons.jpg
 
Dentre outros fatore, versão H110 , Vcore e temp. ambiente diferentes .
 
Fala galera, estou com um processador ryzen 7 1700, mais ainda não chegou minha placa mãe, e já estou pensando la na frente de ansiedade hahah, estou querendo fazer um over bem leve, de 3.6, visto que minha fonte é só de 500w, será que o cooler stock aguenta tranquilo até essa frequência!? ;D
Tô usando de boa aqui, cooler stock a 3.7GHz, Vcore tá padrão 1.2v em auto, bate 70C raramente em full load.
 
Tem algo errado ai. Eu tenho um H110 (modelo mais antigo de 280mm) e peguei essas temps:
(no OC o vcore estava em 1.30v em full e a temp ambiente tava uns 22 graus).

JA7Ons.jpg

Será que pode ser a idade da minha pasta térmica, ela está até meio gosmenta, meio liquida. A Xigmatec era bem mais viscosa.
Será que pode ser essa pasta velha?
Eu ando meio por fora de pastas, existem alguma mais recomendável que a Gelid Xtreme e a MX4? A Xigmatec eu achava excelente, mas não encontro mais.
 
Será que pode ser a idade da minha pasta térmica, ela está até meio gosmenta, meio liquida. A Xigmatec era bem mais viscosa.
Será que pode ser essa pasta velha?
Eu ando meio por fora de pastas, existem alguma mais recomendável que a Gelid Xtreme e a MX4? A Xigmatec eu achava excelente, mas não encontro mais.
Eu iria de MX-4 sempre. Acha por uns 40 reais e nos testes que fiz ela se saiu melhor que a PCYes OCX by Gelid (que dizem que é a mesma que a Gelid Extreme).
Melhor que isso só teria a Grizzly Kryonaut, mas ai é mais que o dobro do preço.
Você não tem nenhuma outra ai? Para já eu trocaria. Não tem como ficar pior que isto.

Obs: Minha MX-4 tem 4 anos e está ok. Já tive AS-5 com mais de 10 anos e estava 100%.
 
Eu iria de MX-4 sempre. Acha por uns 40 reais e nos testes que fiz ela se saiu melhor que a PCYes OCX by Gelid (que dizem que é a mesma que a Gelid Extreme).
Melhor que isso só teria a Grizzly Kryonaut, mas ai é mais que o dobro do preço.
Você não tem nenhuma outra ai? Para já eu trocaria. Não tem como ficar pior que isto.

Obs: Minha MX-4 tem 4 anos e está ok. Já tive AS-5 com mais de 10 anos e estava 100%.

Eu coloco a mão em cima do gabinete, onde está saindo o ar dos radiadores e o ar tá frio. Também coloco o dedo na bomba do WC e tá frio, as mangueiras, frias tbm.
A parada bateu 90º agora no teste do Aida64 CPU FPU e Cache.
A Gelid Xtreme ta saindo por 28 pila.
 
Remova o cooler e veja se o contato era bem feito, se a pasta estava bem espalhada .
 
Eu coloco a mão em cima do gabinete, onde está saindo o ar dos radiadores e o ar tá frio. Também coloco o dedo na bomba do WC e tá frio, as mangueiras, frias tbm.
A parada bateu 90º agora no teste do Aida64 CPU FPU e Cache.
A Gelid Xtreme ta saindo por 28 pila.
A bomba do seu H110i pode estar fraca também.
Se vc já tirou, reaplicou a pasta, etc, etc, comece a cogitar isso.
 
Remova o cooler e veja se o contato era bem feito, se a pasta estava bem espalhada .
A bomba do seu H110i pode estar fraca também.
Se vc já tirou, reaplicou a pasta, etc, etc, comece a cogitar isso.

A pasta estava bem espalhada sim.
No setup estava fazendo 37º, eu desliguei a energia pelo conector da bomba e rapidamente começou a subir até 48º, então eu desliguei o PC.
Segundo o sysfan a bomba está rodando @ 2300rpm.

Sei lá, to meio encucado com isso.
 
A pasta estava bem espalhada sim.
No setup estava fazendo 37º, eu desliguei a energia pelo conector da bomba e rapidamente começou a subir até 48º, então eu desliguei o PC.
Segundo o sysfan a bomba está rodando @ 2300rpm.

Sei lá, to meio encucado com isso.

Experimenta atualizar a BIOS.
 
A pasta estava bem espalhada sim.
No setup estava fazendo 37º, eu desliguei a energia pelo conector da bomba e rapidamente começou a subir até 48º, então eu desliguei o PC.
Segundo o sysfan a bomba está rodando @ 2300rpm.

Sei lá, to meio encucado com isso.
Se continuar assim, tá na hora de pegar e transformar seu WC em um custom WC ou ir pro AirCooler
 
Pessoal,
Peguei um Ryzen 2700 pra colocar no lugar do meu 1700. Quando fui colocar, minha pasta térmica da Xigmatec xi3- hdt tinha acabado. Decidi colocar uma MX4 que comprei em 2012.
Usando o H110i nos testes de Stress do Aida64 em 4000mhz com 1.35v todos os núcleos, a cpu bate fica entre 77º com picos de até 86º.
Já verifiquei o WC, já retirei e repassei a MX4 e nada.
Essas temperaturas são normais? To achando essa bagaça meio quente demais e não encontro muitos testes sobre o 2700.

Tenta reduzir o vcore, pra 4000mhz tenta na casa dos 1.2/1.25v, vai ajudar na redução da temperatura.
 
Tenta reduzir o vcore, pra 4000mhz tenta na casa dos 1.2/1.25v, vai ajudar na redução da temperatura.
Já tentei, qualquer coisa menos que 1.3750v trava no aida64.
1.25v não é muito pouco?
 
Tenta reduzir o vcore, pra 4000mhz tenta na casa dos 1.2/1.25v, vai ajudar na redução da temperatura.
Já tentei, qualquer coisa menos que 1.3750v trava no aida64.
1.25v não é muito pouco?
 
Tenta reduzir o vcore, pra 4000mhz tenta na casa dos 1.2/1.25v, vai ajudar na redução da temperatura.
Consegui estabilizar em 4000Mhz @ 1.32v Temp 77º média com picos pra 83º. Não imaginei que ele fosse conseguir com uma tensão tão menor que os Ryzen de primeira geração.
Meu 1700 precisava de 1.3875 para 3900Mhz.
O foda é que minha placa não funciona vcore off set, então ficou travado em 1.32v o tempo inteiro, mesmo com o cool n quiet ligado.
Obrigado pela ajuda, amigo!
 
Já tentei, qualquer coisa menos que 1.3750v trava no aida64.
1.25v não é muito pouco?
 

Já tentei, qualquer coisa menos que 1.3750v trava no aida64.
1.25v não é muito pouco?
 

Consegui estabilizar em 4000Mhz @ 1.32v Temp 77º média com picos pra 83º. Não imaginei que ele fosse conseguir com uma tensão tão menor que os Ryzen de primeira geração.
Meu 1700 precisava de 1.3875 para 3900Mhz.
O foda é que minha placa não funciona vcore off set, então ficou travado em 1.32v o tempo inteiro, mesmo com o cool n quiet ligado.
Obrigado pela ajuda, amigo!
então roda em 3900mhz ou com a temp alta
 
Podes repetir tudo, exceto Vdram, que você pode começar por 1,45V e ir baixando enquanto se mostrar estável o clock definido. Também, subir o CL p/ 16-18-18-18-36-64.
Realmente, você tem as opções 2933, 3066, 3133, 3200

.

Aparentemente funcionou, mas conseguiu estabilizar apenas com o Vdram em 1.388v. Não é muito alto? Tendo medo de diminuir a vida útil da ram, mobo e cpu. Tenho outra dúvida, se puder me responder, agradeço. Minha ram é 3000mhz 15-17-17-17-35 com 1.35v. Por qual motivo o XMP não funciona e tenho que usar timmings e vcore mais alto para antigir 2933mhz? Reparei que nas B350 a partir da frequência 2933 é considerada OC, enquanto nas B450 é considerado OC a partir de 3200. Seria minha placa mãe limitando a memória? Obrigado pela paciência e ajuda.
 
Aparentemente funcionou, mas conseguiu estabilizar apenas com o Vdram em 1.388v. Não é muito alto? Tendo medo de diminuir a vida útil da ram, mobo e cpu. Tenho outra dúvida, se puder me responder, agradeço. Minha ram é 3000mhz 15-17-17-17-35 com 1.35v. Por qual motivo o XMP não funciona e tenho que usar timmings e vcore mais alto para antigir 2933mhz? Reparei que nas B350 a partir da frequência 2933 é considerada OC, enquanto nas B450 é considerado OC a partir de 3200. Seria minha placa mãe limitando a memória? Obrigado pela paciência e ajuda.
memo ate 1.45V
 
Aparentemente funcionou, mas conseguiu estabilizar apenas com o Vdram em 1.388v. Não é muito alto? Tendo medo de diminuir a vida útil da ram, mobo e cpu. Tenho outra dúvida, se puder me responder, agradeço. Minha ram é 3000mhz 15-17-17-17-35 com 1.35v. Por qual motivo o XMP não funciona e tenho que usar timmings e vcore mais alto para antigir 2933mhz? Reparei que nas B350 a partir da frequência 2933 é considerada OC, enquanto nas B450 é considerado OC a partir de 3200. Seria minha placa mãe limitando a memória? Obrigado pela paciência e ajuda.
Você pode ter, realmente, melhor compatibilidade com a 2ª geração de mobos. Mas, é mais característica da plataforma - maturidade - do que simples capricho da mobo. Por isso, recomenda-se seguir o QVL, já que foi certificado. E olha que não é 100%. Outra.. XMP foi desenvolvido para Intel. As RAMs se adaptam ao AM4.. ou seria o inverso...
Poste o resultado final... Bench de memória do AIDA, Ryzen Timing check, etc.

.
 
Consegui estabilizar em 4000Mhz @ 1.32v Temp 77º média com picos pra 83º. Não imaginei que ele fosse conseguir com uma tensão tão menor que os Ryzen de primeira geração.
Meu 1700 precisava de 1.3875 para 3900Mhz.
O foda é que minha placa não funciona vcore off set, então ficou travado em 1.32v o tempo inteiro, mesmo com o cool n quiet ligado.
Obrigado pela ajuda, amigo!

Estou usando em stock, mas mexi nas configurações do XFR 2.0
Mas para 4000Mhz preciso de 1.2v, por isso minha sugestão de 1,2/1.25v, lembrando que o meu é o 2700x.

O que monotroll sugeriu pode ser uma boa
Reduzir 100Mhz, talvez possa reduzir bem o vcore e trabalhar bem mais frio.
 
1.6K e 5%+ :risos::facepalm:
 
Estou usando em stock, mas mexi nas configurações do XFR 2.0
Mas para 4000Mhz preciso de 1.2v, por isso minha sugestão de 1,2/1.25v, lembrando que o meu é o 2700x.

O que monotroll sugeriu pode ser uma boa
Reduzir 100Mhz, talvez possa reduzir bem o vcore e trabalhar bem mais frio.

Consegui 3900Mhz com 1.25v. Ficou no máximo entre 69º com picos para 74º.
4000mhz @ 1.32v no aida estressando cpu, fpu e cache, ficou 77 com picos para 83. Mas jogando somente 56º e fazendo render 65º com picos para 69º.
Quando chegar a Gelid eu reaplico e testo de novo.
 
Consegui 3900Mhz com 1.25v. Ficou no máximo entre 69º com picos para 74º.
4000mhz @ 1.32v no aida estressando cpu, fpu e cache, ficou 77 com picos para 83. Mas jogando somente 56º e fazendo render 65º com picos para 69º.
Quando chegar a Gelid eu reaplico e testo de novo.
ate 90ºC vc vai ja que o limite e 95ºC
porem em 85ºC ja deve começar a desligar tudo pra baixar a temp
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo