• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Novas informações sobre o 3nm da TSMC

@dayllann @user101

TSMC de Taiwan adicionará 8.000 empregos em sua nova fábrica de 3nm
O novo centro de P&D será dedicado ao desenvolvimento de nós de processo de 3 nm e mais


TAIPEI (Taiwan News) - A principal casa de fundição do mundo, a TSMC, deve adicionar 8.000 trabalhos de pesquisa e desenvolvimento dedicados à fabricação de nós de processo de 3 nm e além.

Mark Liu (劉德 音), presidente executivo da TSMC, apresentou o plano em um evento de redes de tecnologia na quinta-feira (31 de outubro). Ele disse que a empresa contratará mais 8.000 engenheiros em seu novo centro de P&D no norte de Taiwan, com previsão de conclusão da construção até o final de 2020.

A UDN informou que o TSMC despejou mais de NT $ 1,5 trilhão (US $ 50 bilhões) em nós avançados nos últimos cinco anos. Muitos bilhões de dólares serão gastos no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais para manter a liderança da empresa no segmento de fundição na fabricação de semicondutores.

O centro de P&D planejado estará localizado em Baoshan Township, Hsinchu County. A construção começará no início de 2020 e será concluída até o final do ano. Um funcionário da TSMC foi citado como tendo dito que o novo campus será dedicado ao desenvolvimento de chips semicondutores de 3 nm.

A empresa com sede em Taiwan assumiu a liderança em seu processo de 7nm e continua a expandir seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento, que representou 8% de sua receita em 2018 e disse-se que aumentou para 8,6% em 2019, de acordo com o relatório .

As ações da TSMC abriram a NT $ 299,5 (US $ 9,83) na Bolsa de Taiwan na sexta-feira. O preço de suas ações subiu 20% desde agosto.



A Nvidia está usando o TSMC e a Samsung. Não há nada de diferente na estratégia deles em 16 / 12nm vs 7nm.
 
 
Prezados, uma ajudinha aqui.
Fiz um over de 3600 e 3733mhz nas memórias. Mas não sei qual ficou melhor, pois com 3600mhz, elas ficam com latência e leitura maior. Com 3733mhz, elas ficam com latência e leitura menores. A dúvida, o que define qual over ficou melhor? Leitura ou latência?

3600:
7qcz7nd.jpg


3733:
hRgvyM8.jpg
 
Prezados, uma ajudinha aqui.
Fiz um over de 3600 e 3733mhz nas memórias. Mas não sei qual ficou melhor, pois com 3600mhz, elas ficam com latência e leitura maior. Com 3733mhz, elas ficam com latência e leitura menores. A dúvida, o que define qual over ficou melhor? Leitura ou latência?

3600:
7qcz7nd.jpg


3733:
hRgvyM8.jpg
Rodou o teste mais de uma vez? Se sim, e os resultados foram iguais, ficaria com @3600Mhz, os timings parecem estar mais bem encaixados, pode ter algum timing secundário sendo atropelado pelo Clock maior, por isso há perda de performance.
 
o clock da cpu tb está um pouco mais baixo na segunda screen, creio que influencia tb.
 
Prezados, uma ajudinha aqui.
Fiz um over de 3600 e 3733mhz nas memórias. Mas não sei qual ficou melhor, pois com 3600mhz, elas ficam com latência e leitura maior. Com 3733mhz, elas ficam com latência e leitura menores. A dúvida, o que define qual over ficou melhor? Leitura ou latência?

3600:
7qcz7nd.jpg


3733:
hRgvyM8.jpg
Use a configuração de 3600mhz. Acim disso pode causar instabilidade nos ryzen terceira geração.
 
Rodou o teste mais de uma vez? Se sim, e os resultados foram iguais, ficaria com @3600Mhz, os timings parecem estar mais bem encaixados, pode ter algum timing secundário sendo atropelado pelo Clock maior, por isso há perda de performance.
Sim, rodei. Ficam no mesmo resultado.

o clock da cpu tb está um pouco mais baixo na segunda screen, creio que influencia tb.
É por causa do novo AGESA, o clock da cpu diminuiu um pouco. Mas fica com os mesmos resultados.


Use a configuração de 3600mhz. Acim disso pode causar instabilidade nos ryzen terceira geração.
Vou manter 3600mhz então. Tentei 3800mhz, mas não consegui.
 
Sim, rodei. Ficam no mesmo resultado.


É por causa do novo AGESA, o clock da cpu diminuiu um pouco. Mas fica com os mesmos resultados.



Vou manter 3600mhz então. Tentei 3800mhz, mas não consegui.
Na realidade 3733 tá bem em cima do limite do IF pra ficar 1:1, pode manter em 3733 caso nós Benchmark que interessem pra vc (jogos e)ou aplicações) ficar melhor. Acima de 3733 que tem que fazer over no clock do IF pra ficar 1:1, ai sim gera instabilidade pela parte do Ryzen.
 
Prezados, uma ajudinha aqui.
Fiz um over de 3600 e 3733mhz nas memórias. Mas não sei qual ficou melhor, pois com 3600mhz, elas ficam com latência e leitura maior. Com 3733mhz, elas ficam com latência e leitura menores. A dúvida, o que define qual over ficou melhor? Leitura ou latência?

3600:
7qcz7nd.jpg


3733:
hRgvyM8.jpg

A performance caiu na agesa 1.0.0.4 ?
 
Prezados, uma ajudinha aqui.
Fiz um over de 3600 e 3733mhz nas memórias. Mas não sei qual ficou melhor, pois com 3600mhz, elas ficam com latência e leitura maior. Com 3733mhz, elas ficam com latência e leitura menores. A dúvida, o que define qual over ficou melhor? Leitura ou latência?

3600:
7qcz7nd.jpg


3733:
hRgvyM8.jpg
Baixa uma versão jack sparrow e olha o copy(quando tinha o 2600X notei que no over das memórias o copy é que aumentava o uso de gpu).
 
Salve! To pensando em comprar o Ryzen 5 3600 mais não queria gastar mais de R$800, vocês que estão há mais tempo nessa sabem dizer se ele pode chegar nessa faixa de preço na Black Friday?
 
Salve! To pensando em comprar o Ryzen 5 3600 mais não queria gastar mais de R$800, vocês que estão há mais tempo nessa sabem dizer se ele pode chegar nessa faixa de preço na Black Friday?

Acho improvável, mas não impossível.
Como não quis esperar, trouxe um da China. Paguei 850 e levou uns 15 dias pra chegar pra mim.
 




Falei com Su depois dessa ligação. Ela disse que os processadores móveis Zen 2 de 7 nanômetros da AMD, de última geração, estão programados para serem lançados no início de 2020

 
alguem sabe quando lanca a bios das x470 pra arrumar a voltagem dos 3700x ? ta uma doideira aqui 1.4 toda hora e temperatura idle sempre entre 60-70. in games 70-80
 
alguem sabe quando lanca a bios das x470 pra arrumar a voltagem dos 3700x ? ta uma doideira aqui 1.4 toda hora e temperatura idle sempre entre 60-70. in games 70-80
Qual versão você está usando?
 
Qual versão você está usando?
Version 5220
2019/09/24
a ultima que saiu, ta osso as temperaturas estão bem altas principalmente em idle, em games ta ok.
nao travou nem nada, so tenho medo da durabilidade sei la, falaram que eh normal pq o processador qualquer tarefa ja sobe a voltagem e clock la pra cima. massss seila
 
Na realidade 3733 tá bem em cima do limite do IF pra ficar 1:1, pode manter em 3733 caso nós Benchmark que interessem pra vc (jogos e)ou aplicações) ficar melhor. Acima de 3733 que tem que fazer over no clock do IF pra ficar 1:1, ai sim gera instabilidade pela parte do Ryzen.

Aqui eu dei sorte então, tenho usado 1:1.

fabric clock == uclock

1900Mhz

memorias rodando a 3800mhz com timings primários em 16 17 16 16 34. Quero ver se consigo baixar mais um pouco, no Aida64 na latência tenho consigo ficar na casa dos 65.3Ns.

Pra galera que está montando e quer subir as memórias sem gastar muito buscando uma B-die, não pense muito. micron e-die na cabeça... casamento perfeito para o kit custo x beneficio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu dei sorte então, tenho usado 1:1.

fabric clock == uclock

1900Mhz

memorias rodando a 3800mhz com timings primários em 16 17 16 16 34. Quero ver se consigo baixar mais um pouco, no Aida64 na latência tenho consigo ficar na casa dos 65.3Ns.

Pra galera que está montando e quer subir as memórias sem gastar muito buscando uma B-die, não pense muito. micron e-die na cabeça... casamento perfeito para o kit custo x beneficio.

PS: já fiz vários testes, pelo menos meu Ryzen é bem mais sensível a frequência mais altas, já consegui colocar ele em 3600Mhz Cl14, 3466 e 3200Cl14, 3600Cl15, 3733Cl16 tambem, porém os melhores resultados vieram mesmo com preset em 3800Cl16 e bastante paciência para ir mexendo nos subtimings, no reddit tem uma thread onde questionam a Amd quais os subtimings mais influenciam em perfomance em jogos, eles até responderam lá, dei mais atenção para essas subtimings e fui fazendo testes...
 
Aqui eu dei sorte então, tenho usado 1:1.

fabric clock == uclock

1900Mhz

memorias rodando a 3800mhz com timings primários em 16 17 16 16 34. Quero ver se consigo baixar mais um pouco, no Aida64 na latência tenho consigo ficar na casa dos 65.3Ns.

Pra galera que está montando e quer subir as memórias sem gastar muito buscando uma B-die, não pense muito. micron e-die na cabeça... casamento perfeito para o kit custo x beneficio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



PS: já fiz vários testes, pelo menos meu Ryzen é bem mais sensível a frequência mais altas, já consegui colocar ele em 3600Mhz Cl14, 3466 e 3200Cl14, 3600Cl15, 3733Cl16 tambem, porém os melhores resultados vieram mesmo com preset em 3800Cl16 e bastante paciência para ir mexendo nos subtimings, no reddit tem uma thread onde questionam a Amd quais os subtimings mais influenciam em perfomance em jogos, eles até responderam lá, dei mais atenção para essas subtimings e fui fazendo testes...

Quais são os subtimings que mais influenciam ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo