• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021

processor-core-active-time.png


No gráfico vemos que o Plano do cara apenas manda os principais processos para os melhores núcleos.
 
Última edição:
Chegando em casa eu vou testar.
Para quem quiser, tem ajustar algumas coisas na Bios antes:
 
The tool is provided and posted by DRAM Ryzen Calculator programmer aka Guru3D forum member Yuri "1usmus" Bubliy. His new power plan tested on AMD Ryzen 9 3900X and AMD Ryzen 9 3950X, respectively does just that and works specifically for these processors. However, performance improvements should be seen for the entire lineup. Problems with the clock behavior of the CPU, such as the short-term clock jumps without load are also to be corrected with its new energy plan. Results will vary but the new .plan works best for 3900X he mentions. The higher boost frequencies can also be accompanied by lower temperatures when no load or only load is applied to individual cores, he mentions.


The power plan will ensure that workloads do not bounce between cores, leading to higher and more stable performance. Boost clock behavior is also improved because the Windows 10 scheduler will move applications onto better CPU cores, prefering those, which are able to run at higher clock frequencies. For this updated power plan to work properly, certain settings have to be configured in the BIOS. While most vendors use the correct defaults, I'll still list all the options here, for completeness, and for you to verify, in case other defaults are used.


In order for the power plan to work you must set the following on your BIOS, under "CPU Features" or "AMD_CBS":


  • Global C-state Control = Enabled
  • Power Supply Idle Control = Low Current Idle
  • CPPC = Enabled
  • CPPC Preferred Cores = Enabled
  • AMD Cool'n'Quiet = Enabled
  • PPC Adjustment = PState 0
  • I also recommend disabling PBO, which activates Precision Boost 2.0 for clock management. This ensures only temperature and FIT play a role for clock speeds.

The Custom Power Plan ships in a ZIP archive, which you can download from the link below. Extract the contents of this archive. Now run the "install.bat" batch file. Once installation completes, you should see a new power plan in settings, called "1usmus Ryzen Power Plan," look for it under "additional power plans" if you don't see it right away.


Activate it, reboot your system, and you're good to go. You might have to click the "Show additional power plans" separator, to open the list of additional power plans on the system.

Lembrando que o cara tem um 3900x e disse que funciona melhor para o 3900x.
 
Artigo para economistas AMD - Os mestres Zen - AMD, um perdedor da fabricação de chips, está tendo seu dia


DAVID, ELE da briga com Golias, é uma analogia corporativa muito usada. Mas é difícil pensar em um mais apropriado para os Micro Dispositivos Avançados (AMD). Em 29 de outubro, o fabricante americano de chips divulgou os resultados do terceiro trimestre. Lisa Su, sua chefe, declarou-se "extremamente satisfeita". Não admira. Em US $ 1,8 bilhão, a receita foi a mais alta desde 2005. A AMD previu que os números do próximo trimestre seriam igualmente alegres, um aumento de 48% em relação ao ano anterior, para US $ 2,1 bilhões. Seu preço das ações aumentou 15 vezes desde 2015 (veja o gráfico).

A AMD é mais importante para os negócios de chips do que sugere sua baixa estatura. Ele fornece a única competição significativa para não um, mas dois Golias em duas partes importantes da indústria de semicondutores. Seus processadores - os chips de uso geral no coração dos modernos laptops, desktops e data centers - competem com os da Intel, cuja receita de US $ 71 bilhões em 2018 o tornou o segundo maior fabricante de chips do mundo. Suas GPUs - que fornecem gráficos 3D para videogames e, cada vez mais, o grunhido computacional dos algoritmos modernos de aprendizado de máquina - vão contra as da Nvidia, cujas receitas no ano passado de US $ 11,7 bilhões foram quase o dobro da AMD.

O patch roxo da AMD vem principalmente de suas batalhas com a Intel. Até recentemente, a Intel praticamente monopolizava o mercado de CPUs. Os analistas da Mercury Research calculam que em 2015 seus chips representavam 92,4% dos computadores desktop e laptops e 99,2% do mercado mais lucrativo em chips de servidor. Os números mais recentes da Mercury elevam a participação da AMD em 14,7% para desktops e laptops. Para servidores, é de 3,1% mais modesto - mas ainda cinco vezes o que era há dois anos.

Duas coisas explicam o ressurgimento da empresa. Um é um produto melhor. Em 2012, a AMD contratou Jim Keller, um conceituado designer de chips que esteve na Apple. A AMD há muito competia em preço - seus chips eram mais lentos que os da Intel, mas muito mais baratos. Os chips "Zen" de Keller, revelados em 2017, ainda são baratos. Agora, porém, eles são tão compactos quanto os da Intel, ou ainda mais compactos: o chip de servidor de ponta da AMD, por exemplo, é mais rápido que o equivalente da Intel em muitas tarefas e custa metade do preço. Os chips Zen conquistaram uma série de contratos com Microsoft e Sony (para novos consoles de jogos), Google (data centers) e Cray (supercomputadores), entre outros.

A segunda razão é que, enquanto a AMD melhorou, a Intel tropeçou. A empresa faz seus próprios chips. Seu processo de fabricação mais recente e melhor, que deveria ter proporcionado um grande aumento de desempenho, está atrasado anos, deixando a empresa refazer os projetos existentes. A AMD contrata a maior parte de sua fabricação para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, que agora alcançou a tecnologia da Intel.

A boa sorte da AMD pode durar? A Intel acabou pagando por períodos igualmente competitivos na virada do século e em meados da década de 2000. Está tentando de novo. Em 2018, contratou Keller, desta vez da Tesla (ele havia deixado a AMD em 2015). Ela planeja lançar um novo processo de fabricação avançado em 2021. Uma mudança planejada nas GPUs pode espremer a AMD de outra direção.

Por enquanto, o ressurgimento da AMD é uma boa notícia para consumidores, departamentos de TI, empresas de computação em nuvem e qualquer pessoa que use software. Como qualquer bom monopolista, a Intel cobra um preço alto por seus produtos - a menos que a AMD esteja indo bem. Com certeza, o mais novo conjunto de chips para desktop da Intel, previsto para novembro, é um dos mais econômicos em anos.



Sim, Jim Keller desempenhou um papel instrumental inicial no ressurgimento da AMD, mas se a AMD não pudesse executar continuamente esse projeto e segui-lo adiante, eles ainda teriam problemas. Você pode creditar Lisa Su e sua equipe de liderança executiva mais ampla, tanto quanto Jim Keller. Só porque a Intel contratada Jim Keller não garante que sua execução esteja no ponto.
 
Para mim, não mudou nada.
Continuou o mesmo boost single e multi.
 

processor-core-active-time.png


No gráfico vemos que o Plano do cara apenas manda os principais processos para os melhores núcleos.
Aqui notei uma leve melhora nos jogos. Coisa bem pouca, mas qualquer melhoria ajuda.

Quanto aos clocks máximos, não teve alteração aqui.
 


parece que nao teve melhora nesse caso.
 
Última edição:
A performance caiu na agesa 1.0.0.4 ?

Não sei te dizer se a performance caiu, ainda não fiz testes para isso.
Mas no geral houve uma perda de 50~25mhz, mas o uso dos cores em geral melhorou.
 
Lisa Su confirma que os chips AMD Ryzen 4000 estarão "chegando no início de 2020"


A CEO da AMD, Dra. Lisa Su, confirmou que as APUs Ryzen 4000 Renoir da próxima geração serão lançadas no início do próximo ano. Esperamos que isso signifique que o CES, o techgasm anual de janeiro da Vega, apresentará toda uma carga de laptops baseados em AMD para iniciar o novo ano em grande estilo. Os novos processadores móveis Ryzen 4000 7nm serão baseados na arquitetura atual do processador Zen 2 , mas é a escolha do componente gráfico que ainda não sabemos 100% nas novas APUs.

A expectativa atual é que, diferentemente dos consoles PlayStation 5 e Xbox Scarlett da próxima geração, o Zen 2 APU da AMD contenha GPUs baseadas em Vega, em vez de apresentar a arquitetura gráfica Navi mais recente incorporada nas placas gráficas RX 5700 .

Dado que a arquitetura Vega já teve um encolhimento de 7nm, feito carne no espaço do consumidor pela GPU Radeon VII abortada , não deve haver nenhuma limitação em ter o silício Vega sentado ao lado de um chip de 2nm Zen 2. E, por ter um único chiplet Zen 2 de oito núcleos no pacote, isso significaria uma potencial duplicação da contagem máxima de núcleos para os chips AMD móveis.

O Dr. Su estava conversando com a VentureBeat após a recente chamada de ganhos e essencialmente reformulou muitas das respostas anódinas dadas às perguntas dos analistas. Mas, ao falar sobre a pilha de produtos para o próximo ano, ela confirmou que os chips móveis de 7nm estarão chegando no início de 2020.

"Também estamos muito animados quando entramos em 2020", diz ela. “Você também começará a ver nossos produtos móveis de próxima geração no início de 2020. Você verá chips móveis de 7 nm que ainda não foram lançados no mercado. Esse é um portfólio bastante forte.

“Estamos iniciando o Zen 3 como acompanhamento também para 2020 - muita atividade do produto. Embora 2019 tenha sido um grande ano de produtos, acho que 2020 será um ano de produtos ainda maior para nós. ”

Com as APUs Zen 2 e as CPUs Zen 3 baseadas na nomenclatura Ryzen 4000, veremos toda uma nova geração de silício vermelho da equipe inundando o mercado ao longo do ano. A boa notícia é que a AMD ainda está aderindo ao seu soquete AM4 pelo menos para a próxima geração de chips, então não há necessidade de abandonar sua placa-mãe ainda.

Pelo menos não até o Zen 4 em 2021, de qualquer maneira.

O ponto de discórdia envolve qual arquitetura gráfica está sendo usada com as APUs Ryzen 4000, no entanto. A suposição natural seria que ele corresponderia aos designs personalizados lançados para os consoles de próxima geração, combinando as arquiteturas de CPU Zen 2 e Navi GPU, mas, desde o suporte inicial ao driver Renoir APU Linux, parece que ele terá um Vega modificado GPU anexado a ele.

A expectativa é que o projeto básico do GCN Vega esteja presente e correto a partir de uma perspectiva padrão da Unidade de computação, mas que seja anexado ao silício atualizado do mecanismo de exibição e multimídia da Navi.

Após as Ryzen 4000 APUs no início do ano, estarão os processadores Zen 3, provavelmente por volta do verão. Usando o projeto 7nm +, podemos esperar um aumento de 10% no desempenho do novo nó TSMC e, se houver a opção de um aumento na velocidade do relógio para os novos chips, veremos níveis ainda maiores de poder de processamento com o novo silício da AMD.



O Ryzen 4000 de janeiro de 2020 é uma CPU móvel para laptops baseada no Zen 2.

Zen 3 para desktop verão 2020 provavelmente julho novamente.

Vamos torcer. A AMD tem sido consistente em ter mais de um ano entre os lançamentos. Setembro / outubro estaria mais alinhado.

Observe que se refere ao "Renoir APU" do "Ryzen 4000 chips", o Renoir APU são chips móveis Zen2. Eu não acho que ela queira dizer Zen3 Ryzen 4000, Zen3 provavelmente chegando mais tarde, nos trimestres 3 ou 4. Como ela diz mais tarde no link, o Zen3 viria mais tarde como uma continuação da Renoir.

A rede do FreeBSD otimizada pela Netflix mais que dobrou o desempenho do AMD EPYC





Sim, ele até menciona que o Epyc poderia fazer mais de 200 Gb / s, mas ele precisava limitá-lo porque cada link é limitado a 50 Gb / s e, aumentando a largura de banda geral, ele atingia esse limite de NIC individual. Então realmente era a placa mãe que era a limitação.

Ele também colocou de outra maneira: o sistema AMD usava 60% da CPU, enquanto a Intel usava 70%.

Na verdade, é quase o triplo do ganho de desempenho. 68Gb / sa 194Gb / s. Isso é incrivelmente bom e coloca 1 chip Epyc à frente de um soquete duplo Xeon.

Netflix avaliando Epyc



 
Para mim, não mudou nada.
Continuou o mesmo boost single e multi.
Ele diz que resolve nos 3900X e futuramente nos 3950X, parece que vc tem um 3700X.
 
Ele diz que resolve nos 3900X e futuramente nos 3950X, parece que vc tem um 3700X.
É para qualquer Ryzen 3000. Ele fez o teste no 3900X.
No fórum gringo uns com 3800X conseguiram 25 a 50mhz a mais por core.
E inclusive ele disse que os clocks podem nem se alterar mas o rendimento da CPU toda pode melhorar.
Esse plano de energia ajusta algum defeito que o Win10 tem de gerenciar os cres.

Estou esperando a bios nova com 1.0.0.4 para testar em definitivo.
 
É para qualquer Ryzen 3000. Ele fez o teste no 3900X.
No fórum gringo uns com 3800X conseguiram 25 a 50mhz a mais por core.
E inclusive ele disse que os clocks podem nem se alterar mas o rendimento da CPU toda pode melhorar.
Esse plano de energia ajusta algum defeito que o Win10 tem de gerenciar os cres.

Estou esperando a bios nova com 1.0.0.4 para testar em definitivo.

I have written other articles for TechPowerUp in the past, related to Ryzen memory architecture and optimization. Today, I bring you the "1usmus Custom Power Plan" for 3rd generation Ryzen processors. This is a modification of the way the processor and Windows talk to each other about performance demands called CPPC (short for Collaborative Processor Performance Control), resulting in what I believe to be Precision Boost the way AMD intended: snappy and responsive, but with the ability to tell legitimate workloads from background noise. This power plan should especially benefit users of Ryzen 9 series chips, such as the Ryzen 9 3900X and upcoming Ryzen 9 3950X, and 3rd generation Ryzen Threadripper processors on the sTRX4 socket.

Não espere grandes coisas no Ryzen 7 ou 5.

 
AMD deve dominar a tecnologia de servidor Intel até 2020

Artigo completo: https://seekingalpha.com/article/4302640-amd-set-dominate-intel-server-technology-2020
  • O roteiro vazado da Intel sugere que é improvável que o chip do servidor Ice Lake seja competitivo com a AMD Rome.
  • A AMD Rome será uma vencedora fácil em 2020 contra os produtos de servidor Intel Cooper Lake e Ice Lake.
  • As perspectivas da AMD continuam a fazer da AMD um dos melhores estoques de semicondutores para 2020.

O que isso significa para a AMD e Intel?

Considerando os fatores acima, é extremamente provável que a Intel não seja competitiva com a AMD na frente do servidor até 2021, no mínimo. A incapacidade da Intel de resolver seus problemas de arquitetura e processos levou a um roteiro de produtos abaixo do normal e está criando uma pista estendida para a AMD ganhar participação de mercado. Graças à execução relativa superior e à segunda lei de Moore , a AMD continua sendo uma das melhores peças de semicondutores para 2020.

 
I have written other articles for TechPowerUp in the past, related to Ryzen memory architecture and optimization. Today, I bring you the "1usmus Custom Power Plan" for 3rd generation Ryzen processors. This is a modification of the way the processor and Windows talk to each other about performance demands called CPPC (short for Collaborative Processor Performance Control), resulting in what I believe to be Precision Boost the way AMD intended: snappy and responsive, but with the ability to tell legitimate workloads from background noise. This power plan should especially benefit users of Ryzen 9 series chips, such as the Ryzen 9 3900X and upcoming Ryzen 9 3950X, and 3rd generation Ryzen Threadripper processors on the sTRX4 socket.

Não espere grandes coisas no Ryzen 7 ou 5.


Testei para ver o que faria no meu 3700X a diferença foi nada, nenhuma, continuou a mesma coisa, então, para quem não tem um Ryzen 9 é basicamente perca de tempo.

Talvez possa ser a BIOS também, não sei, minha placa ainda ta na 1.0.0.3AB...
 
Saiu outra BIOS para minha TUF x470, ou seja, 5 dias de diferença das versões (1823 e 1821), vou lançar agora no PC e fazer os testes. Eu nao estava gostando do desempenho da ultima versão (1821), tirou as estabilidades da minha memoria e tive que deixar uma tensão maior para ficar estável com 4100 em all cores.


Vou ver agora com essa nova BIOS (versão 1823) e tentar mandar essa do 1usmus tambem depois. Vou postar o teste antes e depois do update de bios e tambem antes e depois da versao 1usmus editando esse post logo mais.

@ediT:
BIOS Nova de 5 dias depois da Asus, sem efeito algum, porém o power balance do 1usmus fez uma diferença na temperatura aqui, em clock nada mudou.
 
Última edição:
Fala galera!

Estava colhendo uns resultados do meu Ryzen 5 3600 aqui para testar com o plano de energia do usmus, ver se tenho alguma melhoria significativa, mesma coisa ou piora...

Achei boa a pontuação no R20, tá mais alta do que alguns 3600x.

Cinebench_r20.png

HWINFO1.png

HWINFO2.png


NO CPU-Z em Single thread, tem feito na casa dos 527 pts.
 
Fala galera!

Estava colhendo uns resultados do meu Ryzen 5 3600 aqui para testar com o plano de energia do usmus, ver se tenho alguma melhoria significativa, mesma coisa ou piora...

Achei boa a pontuação no R20, tá mais alta do que alguns 3600x.

Cinebench_r20.png

HWINFO1.png

HWINFO2.png


NO CPU-Z em Single thread, tem feito na casa dos 527 pts.

sua pontuação no single core tá melhor que o meu 3700....:notbad:
MTcwQVl.png
 
sua pontuação no single core tá melhor que o meu 3700....:notbad:
MTcwQVl.png

acho que muito por causa da RAM minha, será que não ? Fiquei várias horas tbm “procurando a melhor config aqui para temperaturas, clocks, etc.

melhor perfomance que cheguei aqui foi com pbo Enhanced Mode 3, LLC Mode 8, vcore offset auto (-).
 
acho que muito por causa da RAM minha, será que não ? Fiquei várias horas tbm “procurando a melhor config aqui para temperaturas, clocks, etc.

melhor perfomance que cheguei aqui foi com pbo Enhanced Mode 3, LLC Mode 8, vcore offset auto (-).

talvez seja a ram influenciando msm, ou não, o boost do 3600 vai até 4200mhz ou ultrapassa disso?
aqui consigo resultado melhor no single core ativando PBO, mas preferi setar overzinho manual mesmo...:p

edit: quanto de latencia suas memórias ficam pelo bench do Aida??
 
talvez seja a ram influenciando msm, ou não, o boost do 3600 vai até 4200mhz ou ultrapassa disso?
aqui consigo resultado melhor no single core ativando PBO, mas preferi setar overzinho manual mesmo...:p

edit: quanto de latencia suas memórias ficam pelo bench do Aida??

Tão fazendo 65.3Ns (melhor resultado que cheguei) quando allcore tá setado em 4300Mhz, sem saco pra ficar mexendo mais com subtiming de RAM.

com PBO ativado ficam variando, no AIDA64 com PBO, fica na casa dos 66.6Ns a 67Ns, quando vou testar latência de memórias gosto de deixar core clock fixo para ver se estou evoluindo ou não no OC da Ram..

O Ryzen 5 3600 é 3600 até 4200Mhz o boost dele, mas ele é um 3600X praticamente, tirando a diferença de dissipador/cooler que eles vem e os clocks desbloqueados mais altos no 3600x que é 3800 a 4400Mhz...

Sobre o plano de energia do usmus, to meio confuso... no Cpu-z o single thread caiu de média de 527 pts pra 524 pts, o multi thread aumentou um pouco, de 4170 pra 4180.

No Cinebench r20 meu multi caiu de 3721 pra 3706, no sEgundo teste com o plano do usina marcou 3682.

a pontuação do single core aumentou de 498 pra 500 no primeiro teste.

A avg do meu coreclock 3 subiu de 3750Mhz para 4135Mhz.

e dos outros coreclocks parece que a average da frequência subiu todas um pouco tbm, mas não estão impactando na perfomance direta em multi,
Pelo menos do cinebenchr20
 
Alguém me ajuda, meu processador nao melhora, nao sei mais oque fazer, bios atualizada, watercooler (ja tentei o gammax aircooler e deu a mesma coisa).
Joguei CSGO e olha as temperaturas, voltagem que foi. Fiquei IDLE e a temperatura eh (55C-70C) jogando nao muda nada mas sobe pra 75-88 bem raramente. Meu Jesus mi ajudi !

SZPXWCJ.jpg
 
Alguém me ajuda, meu processador nao melhora, nao sei mais oque fazer, bios atualizada, watercooler (ja tentei o gammax aircooler e deu a mesma coisa).
Joguei CSGO e olha as temperaturas, voltagem que foi. Meu Jesus mi ajudi !

SZPXWCJ.jpg

Qual placa mãe está aí ? Pasta térmica Ok, cooler bem instalado no CPU, quantos graus está o VRM da placa mãe ? Qual a sua fonte? Seu gabinete possui bom Airflow?

temos que ir por partes para achar o problema, não descarto até ser o próprio processador, esses dias tivemos que trocar um Ryzen 5 3600 de um amigo que estava zoado. Provavelmente pau na controladora de memória dele, trocamos todo o PC e o problema persistia, quando passamos acreditar que era o processador, ao trocamos ele, problemas todos resolvidos.
 
Tão fazendo 65.3Ns (melhor resultado que cheguei) quando allcore tá setado em 4300Mhz, sem saco pra ficar mexendo mais com subtiming de RAM.

com PBO ativado ficam variando, no AIDA64 com PBO, fica na casa dos 66.6Ns a 67Ns, quando vou testar latência de memórias gosto de deixar core clock fixo para ver se estou evoluindo ou não no OC da Ram..

O Ryzen 5 3600 é 3600 até 4200Mhz o boost dele, mas ele é um 3600X praticamente, tirando a diferença de dissipador/cooler que eles vem e os clocks desbloqueados mais altos no 3600x que é 3800 a 4400Mhz...

Sobre o plano de energia do usmus, to meio confuso... no Cpu-z o single thread caiu de média de 527 pts pra 524 pts, o multi thread aumentou um pouco, de 4170 pra 4180.

No Cinebench r20 meu multi caiu de 3721 pra 3706, no sEgundo teste com o plano do usina marcou 3682.

a pontuação do single core aumentou de 498 pra 500 no primeiro teste.

A avg do meu coreclock 3 subiu de 3750Mhz para 4135Mhz.

e dos outros coreclocks parece que a average da frequência subiu todas um pouco tbm, mas não estão impactando na perfomance direta em multi,
Pelo menos do cinebenchr20

bem nice a latencia, aqui fica 75.6ns, talvez de pra diminuir um pouco se tentar 3200cl16 mas prefiro ficar com cl14 msm. (elas são 2666cl15)
pensando em pegar um kit 3600mhz mais pra frente, pra dar um boostzim aqui...:)

sobre o plano do 1usmus ele mesmo disse que é mais eficaz para os 3900x.

Alguém me ajuda, meu processador nao melhora, nao sei mais oque fazer, bios atualizada, watercooler (ja tentei o gammax aircooler e deu a mesma coisa).
Joguei CSGO e olha as temperaturas, voltagem que foi. Fiquei IDLE e a temperatura eh (55C-70C) jogando nao muda nada mas sobe pra 75-88 bem raramente. Meu Jesus mi ajudi !

SZPXWCJ.jpg

amigo, pq não tenta um overzim manual? aqui estou usando o cooler box e sem
problemas com temperatura ou vcore alto.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo