• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Tenho o 3600 aqui tambem, me preocupa muito essas tensões. A BIOS nova da Asus resolveu os boosts mas não as altas tensões:



1,506 FUCKING de tensão ce ta doido amigao
 
Tenho o 3600 aqui tambem, me preocupa muito essas tensões. A BIOS nova da Asus resolveu os boosts mas não as altas tensões:



1,506 FUCKING de tensão ce ta doido amigao


Sua tensão tá em 1.05V amigo. 1,5V é a máxima, e pode acontecer por segundos mesmo mexendo no mouse apenas, que já vai ficar marcado aí.
Faz um teste rodando qualquer benchmark que vai ver que a tensão MÉDIA da CPU durante o teste fica em 1,37V mais ou menos.

Os engenheiros da AMD não estão doidos, já foi explicado que essa é a tensão NORMAL de pico de funcionamento do processador, não precisa se preocupar, isso não é problema - é solução.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for setar na bios sem ter que alterar timmings e voltagens eu posso fazer o teste , tenho uma recoon 3d da creative no meu micro.
Não precisa mudar não, não quero que cause nenhum problema, ou mesmo risco por aí. Vou aguardar mais uns dias e continuar lendo relatos. Muito obrigado pela ajuda!
 
@alfas e ae mano, sim, eu sei que é só por alguns segundos, mesmo assim não acho que isso seja "normal", durante jogos ta fica constante em 1,43v. Essa AGESA 1.0.0.3 da Asus TUF ainda não está legal.
 
Alguém já instalou essa nova versão do windows 10 ( 19H2 ) com os novos ryzen ??
Mudou alguma coisa no comportamento dos mesmo ?
 
To meio atrasado aqui nas bios, queria saber,...tenho a AB-350M GAMING 3 ,to com a BIOS F23. Compensa, terei grandes mudanças se instalar a F25 ou a 31?..Vlww
 
To meio atrasado aqui nas bios, queria saber,...tenho a AB-350M GAMING 3 ,to com a BIOS F23. Compensa, terei grandes mudanças se instalar a F25 ou a 31?..Vlww
Sinceramente não, uso a F25 aqui, mas de verdade pra mim não mudou nada.
 
Pessoal, boa noite.


Meu gabinete atual h230, fechado bate 95c stress no aida, aberto 80c.
Jogos, fechado 85c, aberto 70c.

O que comprar pra melhorar a temperatura do 3700x:

1) h500 + 2 x cooler 140mm 90cfm

ou

2) cooler cpu ninja 5

E com apenas uma das 2 opções será que consigo manter abaixo dos 75c em load?
Eu tenho um H500 e os 2 fans de 140mm originais que vieram da NZXT.
Com tudo padrão na bios e meu EVGA CLC280, bate 68 no CB15. Uns 70 no RealBench que é bem pesado.
Em jogos bate muito menos que isso. Isso nesse calor infernal desta semana que estava na casa dos 30ºC as 18h!

Com o Cooler Box, deve subir uns 10 graus.
Acho que consegue sim manter abaixo dos 75ºC em jogos, mas em testes sintéticos deve bater uns 80~85 graus.
Mas nao é por conta do gabinente e sim do próprio Ryzen e Cooler Box.
 
Pessoal, boa noite.


Meu gabinete atual h230, fechado bate 95c stress no aida, aberto 80c.
Jogos, fechado 85c, aberto 70c.

O que comprar pra melhorar a temperatura do 3700x:

1) h500 + 2 x cooler 140mm 90cfm

ou

2) cooler cpu ninja 5

E com apenas uma das 2 opções será que consigo manter abaixo dos 75c em load?

Eu tenho um 3700X em um gabinete Tempest EVO com:
2 fans da frente jogando ar para dentro
1 na tampa lateral jogando ar para dentro
1 atrás jogando ar para fora
4 em cima em push pull com o H100 (primeira geração)

A bomba do H100 está configurada para balanceado.

Aqui ainda não vi passar de 70 graus durante os jogos. Em Idle fica na faixa de 35/40 (dependendo da temperatura ambiente)

Hum, mas isso é sem estar fazendo over, apenas ativando o xmp que era para ser 17-18-18-39-85 @ 3600mhz

só que se apenas ativar o xmp e mais nada ele entra 3600@18-18-18-39-85-1T se eu tentar forçar o CL para 17 ou menos o pc não inicia, se eu desativar o GMP ele entra 17-18-18-39-85-2T
ou seja, ou aceito 2T ou CL 18

Quanto a over na ram o sintoma é o mesmo, consigo apertar um pouco os sub-timings e os timings primários mas esse fator relacionado ao GMD continua igual

isso também não me incomoda seria apenas para tentar sanar essa dúvida, pois na real tenho preferido manter o GMD ativado com CR 2T e rodando de boa aqui 3800mhz com um ajuste indicado pelo ram calculator que mesmo com CR 2T , latência na ordem de 65ns quando feito over no 3700x para 4.3Ghz

Não peguei a conversa do começo, mas se suas memórias forem E-DIE, tenta colocar o tRCDRD em 19, 20, 21 e testa. Aqui no meu eu consigo fazer over nas memórias somente se relaxar esse timing. Pelo que li por ai é uma característica das Micron E-DIE.

Você conseguiu colocar o FCLK em 1900? Aqui não foi.. Não sei se não soube fazer ou se dei azar no controlador de memória.
 
Última edição:
duplicado
 
Bom dia pessoal, meu wc Corsair vazou e a placa mãe foi para o saco, a Corsair vai me reembolsar, bem agora estou procurando uma x570 das mais em conta. Encontrei as seguintes.
Asus prime x570-p= 1150
Asus tuf gaming x570-plus= 1300
Msi mpg x570 gaming plus= 1300
Msi x570-a pro= 1150
Bem minha maior dúvida é se ambas estão dando 3 anos de garantia no Brasil, a segunda seria se compensa pagar a diferença de 150 reais para pegar o modelo melhor de ambas as marcas.
Agradeço a atenção
 
Pessoal que tem o 3700X,
Não sou de ficar fazendo Benchmarks etc.. mas por curiosidade rodei aqui o R20 e achei estranho que os clocks ficaram em 3915mhz.
Não é muito pouco?

No teste singlecore chegou bater 4350mhz

Será que pode ser alguma configuração na BIOS? Eu sei que não chega no clock máximo porém 3915 já é demais, não?
 
Bom dia pessoal, meu wc Corsair vazou e a placa mãe foi para o saco, a Corsair vai me reembolsar, bem agora estou procurando uma x570 das mais em conta. Encontrei as seguintes.
Asus prime x570-p= 1150
Asus tuf gaming x570-plus= 1300
Msi mpg x570 gaming plus= 1300
Msi x570-a pro= 1150
Bem minha maior dúvida é se ambas estão dando 3 anos de garantia no Brasil, a segunda seria se compensa pagar a diferença de 150 reais para pegar o modelo melhor de ambas as marcas.
Agradeço a atenção

Fuja das MSI X570. Sim, vale, a mais básica da Asus que vale a pena é a TUF. Ela junto com a Aorus Elite sao as duas X570 com melhor custo beneficio. Eu iria na que tem wifi.
 
Não peguei a conversa do começo, mas se suas memórias forem E-DIE, tenta colocar o tRCDRD em 19, 20, 21 e testa. Aqui no meu eu consigo fazer over nas memórias somente se relaxar esse timing. Pelo que li por ai é uma característica das Micron E-DIE.

Você conseguiu colocar o FCLK em 1900? Aqui não foi.. Não sei se não soube fazer ou se dei azar no controlador de memória.


Sim, consigo FCLK 1900, mas o que estava em dúvida era o motivo do GMP se comportar de forma estranha com relação aos timings ou mesmo influenciar no ligamento do pc, mesmo sem over propriamente dito, já que estava citando na situação de apenas ativar o XMP e ele influenciar ou no CL ou no CR

Pessoal que tem o 3700X,
Não sou de ficar fazendo Benchmarks etc.. mas por curiosidade rodei aqui o R20 e achei estranho que os clocks ficaram em 3915mhz.
Não é muito pouco?

No teste singlecore chegou bater 4350mhz

Será que pode ser alguma configuração na BIOS? Eu sei que não chega no clock máximo porém 3915 já é demais, não?

Se estiver com PBO desativado é isso mesmo, pelo menos aqui também fica assim ao rodar o R20, com o PBO ativado fica em 4.175 mas cai o single aqui. Logo prefiro deixar tudo desativado e em testes mult pegar ali 4.0Ghz e single sempre batendo 4.4Ghz
 
Se estiver com PBO desativado é isso mesmo, pelo menos aqui também fica assim ao rodar o R20, com o PBO ativado fica em 4.175 mas cai o single aqui. Logo prefiro deixar tudo desativado e em testes mult pegar ali 4.0Ghz e single sempre batendo 4.4Ghz
Então é isso.
Obrigado pelo retorno.
 
Bom dia pessoal, tenho um I5 4690 e estou considerando talvez fazer um upgrade para um Ryzen 5 3600, como está a questão de estabilidade e desempenho do processador ? vi alguns relatos de bugs de reiniciação constante, demora para boot e alguns problemas com BIOS entre outros.

Agradeço desde já.
 
Bom dia pessoal, tenho um I5 4690 e estou considerando talvez fazer um upgrade para um Ryzen 5 3600, como está a questão de estabilidade e desempenho do processador ? vi alguns relatos de bugs de reiniciação constante, demora para boot e alguns problemas com BIOS entre outros.

Agradeço desde já.

Do processador em si não vi problemas. Mas é bom dar uma pesquisada na placa mãe antes de comprar.

Eu uso uma Asus TUF X570-PLUS WIFI e não tive nenhum tipo de problema de inicialização e nem nada.

O que você vai encontrar bastante é o processador não chegar exatamente no boost anunciado em SingleCore.. alguns atingem, outros ficam 50mhz abaixo etc.
 
Sim, consigo FCLK 1900, mas o que estava em dúvida era o motivo do GMP se comportar de forma estranha com relação aos timings ou mesmo influenciar no ligamento do pc, mesmo sem over propriamente dito, já que estava citando na situação de apenas ativar o XMP e ele influenciar ou no CL ou no CR



Se estiver com PBO desativado é isso mesmo, pelo menos aqui também fica assim ao rodar o R20, com o PBO ativado fica em 4.175 mas cai o single aqui. Logo prefiro deixar tudo desativado e em testes mult pegar ali 4.0Ghz e single sempre batendo 4.4Ghz

E deixando o PBO desativado o boost sobe? Pensei que não subia.
 
Do processador em si não vi problemas. Mas é bom dar uma pesquisada na placa mãe antes de comprar.

Eu uso uma Asus TUF X570-PLUS WIFI e não tive nenhum tipo de problema de inicialização e nem nada.

O que você vai encontrar bastante é o processador não chegar exatamente no boost anunciado em SingleCore.. alguns atingem, outros ficam 50mhz abaixo etc.

Quanto a MB estava olhando alguma da série B450 ( Msi Gaming plus, Asrock Steel legend ou Gigabyte Aorus Elite) pois as X570 estão um pouco salgadas no momento.
Em relação a não alcançar os 4.2 ghz há uma perda significativa no desempenho dos games ? E vi também algumas pessoas tendo que desabilitar e habilitar alguns itens para normalizar o funcionamento do Processador, no meu caso só vou instalar na MB e jogar, não tenho interesse em overclock desde que o desempenho esteja bom.
 
@alfas e ae mano, sim, eu sei que é só por alguns segundos, mesmo assim não acho que isso seja "normal", durante jogos ta fica constante em 1,43v. Essa AGESA 1.0.0.3 da Asus TUF ainda não está legal.

Por qual razão você definiu que não é normal ficar em 1.43v se foi projetado dessa maneira?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

To meio atrasado aqui nas bios, queria saber,...tenho a AB-350M GAMING 3 ,to com a BIOS F23. Compensa, terei grandes mudanças se instalar a F25 ou a 31?..Vlww

Pode colocar até a F31
F40 em diante é para geração 3000 e não está estável,
 
Quanto a MB estava olhando alguma da série B450 ( Msi Gaming plus, Asrock Steel legend ou Gigabyte Aorus Elite) pois as X570 estão um pouco salgadas no momento.
Em relação a não alcançar os 4.2 ghz há uma perda significativa no desempenho dos games ? E vi também algumas pessoas tendo que desabilitar e habilitar alguns itens para normalizar o funcionamento do Processador, no meu caso só vou instalar na MB e jogar, não tenho interesse em overclock desde que o desempenho esteja bom.

Ideal é pesquisar o modelo exato da placa mãe que você deseja e pesquisar sobre possíveis características/bugs.
Com relação a performance em games já tem diversos comparativos e o 3600 se sai bem diante da concorrência. E muito bem em relação a gerações passadas.

Esse negócio de desabilitar e habilitar opções na BIOS vai depender se existem bugs na placa mãe ou não.. Na maioria dos casos é só iniciar, entrar na BIOS e setar o XMP da memória e pronto.

Mas é sempre inteligente pesquisar antes sobre possíveis bugs, para não se decepcionar.
 
Ideal é pesquisar o modelo exato da placa mãe que você deseja e pesquisar sobre possíveis características/bugs.
Com relação a performance em games já tem diversos comparativos e o 3600 se sai bem diante da concorrência. E muito bem em relação a gerações passadas.

Esse negócio de desabilitar e habilitar opções na BIOS vai depender se existem bugs na placa mãe ou não.. Na maioria dos casos é só iniciar, entrar na BIOS e setar o XMP da memória e pronto.

Mas é sempre inteligente pesquisar antes sobre possíveis bugs, para não se decepcionar.

Entendi, vi que muitas MB's da MSI tem apresentado estes bugs e complicações. Estou olhando mais entre a B450m steel legend, MSI B450 gaming plus e a Gigabyte B450 aorus Elite, dentre estas qual seria uma melhor escolha sabe me dizer ?
 
@demonzinho @jabiroba e para quem mais acha que está com problemas de tensão:

"It is perfectly okay if your CPU is periodically using 1.4-1.5V to achieve boost frequencies, and you should see dips into sub-1.0V as the CPU goes into idle. These dips may be brief, and that's okay. Load voltages of around 1.2-1.3V are perfectly okay also. This is the processor working as expected. Ryzen is a highly dynamic system, with up to 1000 voltage and clockspeed changes every second. You will see a lot of bouncing around as you work with your system.

I anticipate that many people are now trying Ryzen processors for the first time (because they're awesome), and may not understand what to expect versus whatever CPU they had previously. You want to know if what you're seeing is "normal," but may not know what "normal" looks like. I get it! I want to assure you that the CPU needs voltages to boost, and voltages of 1.2-1.5V are perfectly ordinary for Ryzen under load conditions (games, apps, whatever). Even at the desktop, Windows background tasks need love too! You'll see the CPU reach boost clocks and voltages, too. But if your voltage is well and truly stuck, that's what I'm trying to troubleshoot."


fonte: https://www.reddit.com/r/Amd/comments/cbls9g/the_final_word_on_idle_voltages_for_3rd_gen_ryzen/?utm_source=amp&utm_medium=&utm_content=post_body
citação "//EDIT @ 07/12/2019, 00:14 UTC", do link acima.


PS: o autor do tópico @AMD_Robert trabalha na AMD.

Seria útil se todo mundo lesse isso antes de comprar o Ryzen 3000 e achar que está com problemas.
 
@demonzinho @jabiroba e para quem mais acha que está com problemas de tensão:

"It is perfectly okay if your CPU is periodically using 1.4-1.5V to achieve boost frequencies, and you should see dips into sub-1.0V as the CPU goes into idle. These dips may be brief, and that's okay. Load voltages of around 1.2-1.3V are perfectly okay also. This is the processor working as expected. Ryzen is a highly dynamic system, with up to 1000 voltage and clockspeed changes every second. You will see a lot of bouncing around as you work with your system.

I anticipate that many people are now trying Ryzen processors for the first time (because they're awesome), and may not understand what to expect versus whatever CPU they had previously. You want to know if what you're seeing is "normal," but may not know what "normal" looks like. I get it! I want to assure you that the CPU needs voltages to boost, and voltages of 1.2-1.5V are perfectly ordinary for Ryzen under load conditions (games, apps, whatever). Even at the desktop, Windows background tasks need love too! You'll see the CPU reach boost clocks and voltages, too. But if your voltage is well and truly stuck, that's what I'm trying to troubleshoot."


fonte: https://www.reddit.com/r/Amd/comments/cbls9g/the_final_word_on_idle_voltages_for_3rd_gen_ryzen/?utm_source=amp&utm_medium=&utm_content=post_body
citação "//EDIT @ 07/12/2019, 00:14 UTC", do link acima.


PS: o autor do tópico @AMD_Robert trabalha na AMD.

Seria útil se todo mundo lesse isso antes de comprar o Ryzen 3000 e achar que está com problemas.
cara, ontem testei a cpu em 100% por 5 minutos e a temperatura com gabinete aberto e watercooler foi até 93C.
 
cara, ontem testei a cpu em 100% por 5 minutos e a temperatura com gabinete aberto e watercooler foi até 93C.
Essa parece uma temperatura de cooler box. Para ser sincero, talvez alta demais até pro BOX. Realmente parece ter algo errado aí. Se tiver oportunidade, teste o processador em outro computador. Pode ser que esteja realmente esquentando tanto assim ou que seja um bug no sensor. Em ambos os casos, RMA.
 
cara, ontem testei a cpu em 100% por 5 minutos e a temperatura com gabinete aberto e watercooler foi até 93C.

O que você rodou? O prime 95 small FFT com AVX ligado por exemplo leva qualquer ryzen 3000 para 95°C instantaneamente, seja com Noctua NH-D15 ou AIO de 360mm.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo