• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Pois é, estou na dúvida tbm. Vou pegar um Ryzen 5 3600X e estou entre essas duas tbm, Aorus M R$600,91 (GKInfo) e Steel Legend R$620,00. (Terabyte). Ainda tem a opção da Gigabyte B450 por R$497,50 (Terabyte). Tbm não vou fazer OC. Olhei só nessas 2 lojas pois sei que elas mandam as MOBOS atualizadas.
Aonde achou esse preço da Aorus?


Todo mundo fala dessa steel legend e recomenda ela.. então devo acabar comprando essa mesmo haha.

Eu tava dando uma olhada em cabos extensores e achei um kit sleevad da pichau por 105.. Tô pensando em pegar esse kit, porém, minha fonte é uma CM 600W silent pro full modular, alguém sabe me dizer se existe alguma restrição no uso desses cabos extensores pra fonte modular? Tenho essa fonte pelo menos uns 5/6 anos e acredito que ela leva de boa O novo kit com Ryzen 3600 + mobo + 1660 ti ou RX 5600

 
Última edição:
Todo mundo fala dessa steel legend e recomenda ela.. então devo acabar comprando essa mesmo haha.

Eu tava dando uma olhada em cabos extensores e achei um kit sleevad da pichau por 105.. Tô pensando em pegar esse kit, porém, minha fonte é uma CM 600W silent pro full modular, alguém sabe me dizer se existe alguma restrição no uso desses cabos extensores pra fonte modular? Tenho essa fonte pelo menos uns 5/6 anos e acredito que ela leva de boa O novo kit com Ryzen 3600 + mobo + 1660 ti ou RX 5600

Fui de steel legend mesmo.
 
Todo mundo fala dessa steel legend e recomenda ela.. então devo acabar comprando essa mesmo haha.

Eu tava dando uma olhada em cabos extensores e achei um kit sleevad da pichau por 105.. Tô pensando em pegar esse kit, porém, minha fonte é uma CM 600W silent pro full modular, alguém sabe me dizer se existe alguma restrição no uso desses cabos extensores pra fonte modular? Tenho essa fonte pelo menos uns 5/6 anos e acredito que ela leva de boa O novo kit com Ryzen 3600 + mobo + 1660 ti ou RX 5600

Nenhuma, é só extensão, afinal.

Se fosse cabo custom ele teria que ter a pinagem igual a da fonte, mas não é o caso.
 
Nenhuma, é só extensão, afinal.

Se fosse cabo custom ele teria que ter a pinagem igual a da fonte, mas não é o caso.

Esses cabos custom são usados pra que, exatamente? No meu caso, eu queria cabos extensor pois ele aparenta ser mais maleável que os cabos da fonte.. como vou deixar os cabos todos atrás, o cabo da fonte de 24 ia forçar MT a placa mãe, eu acho
 
Esses cabos custom são usados pra que, exatamente? No meu caso, eu queria cabos extensor pois ele aparenta ser mais maleável que os cabos da fonte.. como vou deixar os cabos todos atrás, o cabo da fonte de 24 ia forçar MT a placa mãe, eu acho
Estética.
 
Todo mundo fala dessa steel legend e recomenda ela.. então devo acabar comprando essa mesmo haha.

Eu tava dando uma olhada em cabos extensores e achei um kit sleevad da pichau por 105.. Tô pensando em pegar esse kit, porém, minha fonte é uma CM 600W silent pro full modular, alguém sabe me dizer se existe alguma restrição no uso desses cabos extensores pra fonte modular? Tenho essa fonte pelo menos uns 5/6 anos e acredito que ela leva de boa O novo kit com Ryzen 3600 + mobo + 1660 ti ou RX 5600


Recomendo utilizar os cabos da Titan. Excelentes!

 
Ainda acho aorus M ou a steel legend placas muito caras só pra usar com o 3600, olhando videos no youtube até as a320 com vrm fracos são suficientes pra ele. Sei lá, me arrependi de ter comprado a b450 gaming plus (mesmo vrm que a tomahawk). Queria pegar o dinheiro que vou receber do rma da gaming plus e investir em uma vga melhor do que nessas mobos de 600 reais.
 
alguem sabe quando sai a bios nova am4? que ai corrigir boost e tudo mais? por enquanto a gigabyte só lançando bios lixo... ta tenso
 
Pessoal, acabei de comprar um 3800x e uma Gigabyte x570 Aorus Elite, agora faltam as memórias, eu li que esses processadores e bom ter memórias de 3600mhz e algo sobre os timings 16-18-18-xx, mas as melhores memórias que encontrei foram G skill 3600 16-19-19-39 e corsair dominator na msm configuração, queria saber se essas memórias são adequadas pra esse processador.
 
alguem sabe quando sai a bios nova am4? que ai corrigir boost e tudo mais? por enquanto a gigabyte só lançando bios lixo... ta tenso

Na minha humilde opinião nunca.
Para ser sincero não entendi o seu "tudo mais", quais problemas você esta tendo?

Com relação ao Boost cada processador se comporta de um jeito e não vai ter BIOS que resolva isso. Espero que eu esteja errado.

Vide alguns user aqui do fórum que tem 3600 passando do clock máximo em todos os núcleos, outros não conseguindo (ou conseguindo por pouco tempo) em um único núcleo e por ai vai.

Veja como se comporta o meu (3700x):
CPU-Z Bench
Single Core: 4.240
Multicore: 4022
R20 Bench
Single Core: 4340 (picos)
Multi: 3890

Mas o processador não deixa de ser bom, fato.

Bios 1405
Agesa 1.0.0.4
Drivers Chipset atualizado
 
Última edição:
Pessoal, acabei de comprar um 3800x e uma Gigabyte x570 Aorus Elite, agora faltam as memórias, eu li que esses processadores e bom ter memórias de 3600mhz e algo sobre os timings 16-18-18-xx, mas as melhores memórias que encontrei foram G skill 3600 16-19-19-39 e corsair dominator na msm configuração, queria saber se essas memórias são adequadas pra esse processador.
vai na fé, 3600 ta otimo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na minha humilde opinião nunca.
Para ser sincero não entendi o seu "tudo mais", quais problemas você esta tendo?

Com relação ao Boost cada processador se comporta de um jeito e não vai ter BIOS que resolva isso. Espero que eu esteja errado.

Vide alguns user aqui do fórum que tem 3600 passando do clock máximo em todos os núcleos, outros não conseguindo (ou conseguindo por pouco tempo) em um único núcleo e por ai vai.

Veja como se comporta o meu (3700x):
CPU-Z Bench
Single Core: 4.240
Multicore: 4022
R20 Bench
Single Core: 4340 (picos)
Multi: 3890

Mas o processador não deixa de ser bom, fato.

Bios 1405
Agesa 1.0.0.4
Drivers Chipset atualizado
tem a correção em que ele fica aumentando o processamento e diminuindo drasticamente... mesmo em idle... isso era algo que AMD estava corrigindo.
agora esperando essas bios né...
 
Ainda acho aorus M ou a steel legend placas muito caras só pra usar com o 3600, olhando videos no youtube até as a320 com vrm fracos são suficientes pra ele. Sei lá, me arrependi de ter comprado a b450 gaming plus (mesmo vrm que a tomahawk). Queria pegar o dinheiro que vou receber do rma da gaming plus e investir em uma vga melhor do que nessas mobos de 600 reais.

B450 Gaming Plus não tem o mesmo VRM da Tomahawk: apesar de usar os mesmos componentes, o dissipador de calor é diferente, o que faz com que o VRM da Tomahawk aguente OC extremo no 3900X/3950X (200A de corrente) SE você dedicar um fluxo de ar intenso ao mesmo, já na Gaming Plus isso não é possível.

Pra quem vai passar a vida toda apenas com o 3600, talvez possa ser considerado exagero, mas quem pensa em fazer upgrade futuramente para outra CPU, ou necessita de certos recursos que só existem em placas mais caras, investir numa placa-mãe melhor não é uma ideia ruim, especialmente se ela for feita com componentes de melhor qualidade, com um PCB contendo mais camadas, etc., já que isso por si só garante uma maior expectativa de vida para o equipamento e, consequentemente, para o PC.

Pessoal, acabei de comprar um 3800x e uma Gigabyte x570 Aorus Elite, agora faltam as memórias, eu li que esses processadores e bom ter memórias de 3600mhz e algo sobre os timings 16-18-18-xx, mas as melhores memórias que encontrei foram G skill 3600 16-19-19-39 e corsair dominator na msm configuração, queria saber se essas memórias são adequadas pra esse processador.

Será que vale mesmo à pena gastar tudo isso num kit de memória por alguns míseros FPS?



O dinheiro é seu, logo a decisão de comprar também, mas no teu lugar eu só gastaria se quisesse extrair a última gota do sugo do bagaço.

Na verdade, eu até gastei, mas foi porque eu queria Samsung B-Die obrigatoriamente (pela maior compatibilidade com Ryzen e melhor capacidade de overclock também) e esse kit que comprei foi o mais barato e rápido que consegui encontrar na época. Se hoje eu pudesse voltar no tempo, provavelmente teria pego uma 3000 CL15 ou 3200 CL16, que também tivesse boa capacidade de OC.

Falouws :cool:
 
Última edição:
B450 Gaming Plus não tem o mesmo VRM da Tomahawk: apesar das similaridades, o VRM da Tomahawk ainda aguenta OC extremo no 3900X/3950X (200A de corrente) SE você dedicar um fluxo de ar intenso ao mesmo, já na Gaming Plus isso não é possível.
De acordo com essa lista tem o mesmo vrm
Unica diferença é o disspador
 
De acordo com essa lista tem o mesmo vrm
Unica diferença é o disspador


Pois bem, mesmo tendo o mesmo VRM (mesmos componentes), a diferença no dissipador de calor faz com que a Gaming Plus não comporte uma corrente tão alta, algo que a maioria não vai tentar fazer.

Falouws :cool:
 
Pois bem, mesmo tendo o mesmo VRM (mesmos componentes), a diferença no dissipador de calor faz com que a Gaming Plus não comporte uma corrente tão alta, algo que a maioria não vai tentar fazer.

Falouws :cool:
Ambas requerem airflow para mais de 150A olha a tabela cara, para com o achismo

Falouws :cool:
 
Ambas requerem airflow para mais de 150A olha a tabela cara, para com o achismo

Falouws :cool:

Cara, até 150A elas são idênticas na exigência de fluxo de ar. Agora, quando você passa para 200A, a Gaming Plus não consegue tal feito, independente da quantidade de fluxo de ar que você sopre sobre o VRM, e essa diferença em relação à Tomahawk se dá exatamente por conta daquilo que você mesmo disse: dissipadores diferentes.
É sério que você não está vendo a célula pintada de vermelho, com um X preto, indicando isso? :serious:

Falouws :cool:
 
Vale trocar minha Asus rog x470-f strix por uma ASROCK X570 EXTREME4 gastando nada ?
 
Vale trocar minha Asus rog x470-f strix por uma ASROCK X570 EXTREME4 gastando nada ?

Em termos de VRM, não, já que ambas são similares na capacidade de atender até 150A de corrente sem necessitar de refrigeração ativa, mas no que diz respeito à recursos, com certeza: você vai ter 2 conexões M.2 que pode trabalhar em PCI-E 3.0 ou 4.0 x4, você vai ter também mais portas USB 3.0, suporte ao WiFi (mesmo que esse modelo não tenha, você pode comprar uma plaquinha que funciona no slot M.2 específico para esse fim na placa), mais portas SATA, e por aí vai.

Falouws :cool:
 
Em termos de VRM, não, já que ambas são similares na capacidade de atender até 150A de corrente sem necessitar de refrigeração ativa, mas no que diz respeito à recursos, com certeza: você vai ter 2 conexões M.2 que pode trabalhar em PCI-E 3.0 ou 4.0 x4, você vai ter também mais portas USB 3.0, suporte ao WiFi (mesmo que esse modelo não tenha, você pode comprar uma plaquinha que funciona no slot M.2 específico para esse fim na placa), mais portas SATA, e por aí vai.

Falouws :cool:
entendi, entao as 2 placas em qualidade de construcao e termos tecnicos de protecao, etc.... sao iguais, sao 2 placas tops.
Fiquei assim porque a Rog tem mto nome, e essa outra nao tinha ouvido falar.
 
Beleza pessoal? Podem me ajudar nesse problema?

PROCESSADOR: Ryzen 7 2700x
PLACA MÃE: Gigabyte AB350m ds3h v2
MEMÓRIA: 2x8 Hyperx Fury 2666 CL16
VÍDEO: RX 580 8gb
SSD: Corsair LX Force 256gb
HD: Barracuda 1tb
FONTE: EVGA 600b

Fiz a montagem do PC e comecei fazer a formatação do SSD para colocar o Windows 10 (Versão 1909). Ele formatou normalmente e fez a instalação do Windows, porém, ai começou a dor de cabeça.
Só de abrir pastas e o navegador (chrome) ele simplesmente congela todo o sistema e volta depois de 15/20 segundos (isso quando não demora mais), ai consigo mexer em coisas básicas por mais 1 minutos e volta a congelar novamente. Esta impráticavel mexer no computador.

O Windows é o 10 com a versão 1909. O Chipset esta atualizado e estou usando o Plano de Energia RYZEN. Bios também atualizada para F50.

Abri o Hwinfo64 pra tentar analisar o que poderia ser e como esta se comportando. O que percebi de diferente é que o CLOCK fica variando bastante a todo momento (Desce pra 2 depois sobe pra 4.1, depois desce pra 2.5 depois sobe pra 4.2 e assim por diante. E a temperatura, sem eu mexer em absolutamente nada fica oscilando o tempo inteiro de 55 a 75º (Achei um valor bem alto). Porém, eu ainda estou sem nenhuma FAN no gabinete (apenas o do próprio processador), por isso deixei a tampa aberta pra "amenizar". Comecei fazer um teste básico de Bench no Cine15 e em 5 segundos a temperatura já estava em 92º, ai parei na hora.

Vi alguns vídeos recomendando a Placa Mãe pelo Custo-Benefício e que aguentaria o 2700x (Não tenho intenção de fazer Overclock nela). Apenas para o uso de edição e renderização 3D.

Alguém tem alguma luz do que poderia estar ocorrendo ou já passou por algo semelhante?

Não fiz alteração alguma na BIOS.

Esses congelamentos será que tem relação com essas oscilações de clock e temperaturas? Percebi que o Clock e a Temperatura ficam variando de segundo em segundo pra valores bem grandes (de 40 a 70º em 3 segundos sem abrir programa nenhum) e de 2.2 pra 4.1 também sem abrir programa nenhum. Hoje chegam os 6 Fans que comprei pra colocar.
 
entendi, entao as 2 placas em qualidade de construcao e termos tecnicos de protecao, etc.... sao iguais, sao 2 placas tops.
Fiquei assim porque a Rog tem mto nome, e essa outra nao tinha ouvido falar.

Pode-se dizer que sim. A Extreme4 não é a série mais top da Asrock hoje, mas também não é a série de entrada deles (que é a Pro4). A Asus tem muita placa ROG STRIX, então algumas prestam, outras nem tanto. Nesse caso, as duas são bem similares no VRM, talvez trazendo alguma diferença no tipo de dissipador usado (e na temperatura registrada pela placa-mãe), mas em termos de construção não há nada que me fizesse não escolher a Extreme4, ainda mais pelo preço de R$ 999.
 
Olha ele :wub:


Pena que não é pro meu bolso, não vai ser dessa vez que eu vou mudar de plataforma :/

Já esgotou! :chan:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Beleza pessoal? Podem me ajudar nesse problema?

PROCESSADOR: Ryzen 7 2700x
PLACA MÃE: Gigabyte AB350m ds3h v2
MEMÓRIA: 2x8 Hyperx Fury 2666 CL16
VÍDEO: RX 580 8gb
SSD: Corsair LX Force 256gb
HD: Barracuda 1tb
FONTE: EVGA 600b

Fiz a montagem do PC e comecei fazer a formatação do SSD para colocar o Windows 10 (Versão 1909). Ele formatou normalmente e fez a instalação do Windows, porém, ai começou a dor de cabeça.
Só de abrir pastas e o navegador (chrome) ele simplesmente congela todo o sistema e volta depois de 15/20 segundos (isso quando não demora mais), ai consigo mexer em coisas básicas por mais 1 minutos e volta a congelar novamente. Esta impráticavel mexer no computador.

O Windows é o 10 com a versão 1909. O Chipset esta atualizado e estou usando o Plano de Energia RYZEN. Bios também atualizada para F50.

Abri o Hwinfo64 pra tentar analisar o que poderia ser e como esta se comportando. O que percebi de diferente é que o CLOCK fica variando bastante a todo momento (Desce pra 2 depois sobe pra 4.1, depois desce pra 2.5 depois sobe pra 4.2 e assim por diante. E a temperatura, sem eu mexer em absolutamente nada fica oscilando o tempo inteiro de 55 a 75º (Achei um valor bem alto). Porém, eu ainda estou sem nenhuma FAN no gabinete (apenas o do próprio processador), por isso deixei a tampa aberta pra "amenizar". Comecei fazer um teste básico de Bench no Cine15 e em 5 segundos a temperatura já estava em 92º, ai parei na hora.

Vi alguns vídeos recomendando a Placa Mãe pelo Custo-Benefício e que aguentaria o 2700x (Não tenho intenção de fazer Overclock nela). Apenas para o uso de edição e renderização 3D.

Alguém tem alguma luz do que poderia estar ocorrendo ou já passou por algo semelhante?

Não fiz alteração alguma na BIOS.

Esses congelamentos será que tem relação com essas oscilações de clock e temperaturas? Percebi que o Clock e a Temperatura ficam variando de segundo em segundo pra valores bem grandes (de 40 a 70º em 3 segundos sem abrir programa nenhum) e de 2.2 pra 4.1 também sem abrir programa nenhum. Hoje chegam os 6 Fans que comprei pra colocar.

Apostaria que o problema tem relação com essa variação de clock e temperatura (com certeza a voltagem do CPU também está variando imensamente).
Verifique a instalação do cooler (aproveite para verificar a instalação geral da máquina, em especial os cabos da fonte ao PC) e também restaure as configurações da BIOS para a padrão.
 

Acho que só cadastraram no sistema mas não colocaram em estoque ainda, não? Pichau e Kabum nem cadastrado tem ainda. Ou tinha alguma coisa em estoque já?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo