[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Foi confirmado que teremos um chipset X670 pra AM4? Tava achando que ia terminar em X570 mesmo.
 
Tô com medo da minha X370 Taichi não ter suporte para os Ryzen 4000 msm tendo todas as características para suportá-los em termos de VRMs e nível. O que fode é ela ter apenas 16MB de Flash ROM.
 
Alguem sabe me dizer se na Asus X370 Prime Pro pode atualizar direto de qualquer versão da bios pra ultima?
Estou usando a 0807 de 2017 ainda e preciso atualizar pra versão que suporta Ryzen 3000.
O suporte da Asus confirmou que pode atualizar direto, estou em dúvida pq outros fabricantes pedem bios intermediarias antes da ultima que suporta ryzen 3000.
 
Alguem sabe me dizer se na Asus X370 Prime Pro pode atualizar direto de qualquer versão da bios pra ultima?
Estou usando a 0807 de 2017 ainda e preciso atualizar pra versão que suporta Ryzen 3000.
O suporte da Asus confirmou que pode atualizar direto, estou em dúvida pq outros fabricantes pedem bios intermediarias antes da ultima que suporta ryzen 3000.
Qlqr coisa instala a intermediária e dps a final pra não passar perrengue.
 
AMD não vai permitir bios na série 300 pros Ryzen 4000, quem acha que vai rolar podem esquecer, foi uma guerra pras 400 suportar... SE rolar, não será de forma oficial .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguem sabe me dizer se na Asus X370 Prime Pro pode atualizar direto de qualquer versão da bios pra ultima?
Estou usando a 0807 de 2017 ainda e preciso atualizar pra versão que suporta Ryzen 3000.
O suporte da Asus confirmou que pode atualizar direto, estou em dúvida pq outros fabricantes pedem bios intermediarias antes da ultima que suporta ryzen 3000.

Se as specs da BIOS não fala nada, então pode.
 
Bom dia. Recebi uma proposta boa hoje na minha B450M da assinatura...uma Steel Legend da Asrock. No meu caso não faço over, teria alguma B450 de melhor qualidade para pegar, ou teria que subir mesmo para uma X570 ?
 
Eu acho que não colega, só refinamentos e mais slots PCIe 4.0 para SSDs NVMe. Só espero que as mobos tops de linha X370/X470 sejam compatíveis, pois ainda são parrudas e guentam o tranco.

X470 ja foi confirmada, agora as X370 acho que vão ficar de fora devido ao código que a AMD não quer repassar as fabricantes, mas vamos aguarda quem sabe ela volta atrás.
 
@ Rodrigo Buscapé

Como você disse no outro fórum que não gosta da bios e do áudio da sua Steell Legend, eu recomendaria então uma X570 porque pegar outra B450 seria meio que trocar seis por meia dúzia. A única B450 que eu indicaria, fora a Steell Legend, seria a Tomahawk Max (aqui) mas o áudio dela provavelmente não seria do seu agrado. Minha sugestão seria a X570 ASUS TUF:



Boa placa, bom áudio e a melhor bios (minha opinião) são das Asus. As X570 terão suporte garantido aos Ryzen 4000, as B450 terão suporte mas deve haver demora e provavelmente perda de suporte a processadores da 1ª geração por limitações dos chips da bios 16MB.

[]'s
 
Bom dia. Recebi uma proposta boa hoje na minha B450M da assinatura...uma Steel Legend da Asrock. No meu caso não faço over, teria alguma B450 de melhor qualidade para pegar, ou teria que subir mesmo para uma X570 ?

Eu pegava a grana e dava uma segurada, as B550 estão sensacionais, inclusive melhores que a maioria das X570 e irão lançar em menos de 1 mês.

pra tu ter noção, a B550 Steel legend tá no nível de uma X570 Taichi.
 
@ Rodrigo Buscapé

Como você disse no outro fórum que não gosta da bios e do áudio da sua Steell Legend, eu recomendaria então uma X570 porque pegar outra B450 seria meio que trocar seis por meia dúzia. A única B450 que eu indicaria, fora a Steell Legend, seria a Tomahawk Max (aqui) mas o áudio dela provavelmente não seria do seu agrado. Minha sugestão seria a X570 ASUS TUF:



Boa placa, bom áudio e a melhor bios (minha opinião) são das Asus. As X570 terão suporte garantido aos Ryzen 4000, as B450 terão suporte mas deve haver demora e provavelmente perda de suporte a processadores da 1ª geração por limitações dos chips da bios 16MB.

[]'s

Acho que vou ficar com essa minha mesmo....o cara queria pagar 700 na minha....mas para pegar uma X570 TUF na Kabum com frete pagando a vista vai sair 1400 reais...seria o dobro do valor da minha...e acho que já que não faço over...o ganho não seria tão significativo....estou certo ?
 
Uma dúvida a respeito de compatibilidade de memórias e dual channel nos Ryzen: se eu tiver 2 pentes de memória de 3200 mhz e CL16 de uma marca X e comprar mais 2 pentes idênticos com mesma frequência e latência, porém de uma marca Y o dual channel funcionará normalmente? Ou é ideal mesmo é que os 4 pentes sejam da mesma marca e modelo?

Pergunto porque atualmente tenho o seguinte kit de memórias de 16GB, 3200 mhz e CL16 e, como precisei de mais memória RAM por mexer frequentemente com VMs, no dia 12/05 tentei comprar pela Pichau outro kit igual com mais 16GB para ficar com 32GB de RAM, estava aqui aguardando o pedido ser entregue, porém hoje simplesmente me ligaram falando que não têm a memória em questão em estoque.

Como está bem difícil encontrar um kit idêntico a esse e da mesma marca para comprar, pensei em comprar outro kit de memórias igual a esse de outra marca, porém com as mesmas especificações, como esse ou esse, por exemplo.

O que vocês acham, funcionaria de boa ou não seria uma boa ideia arriscar?
 
Acho que vou ficar com essa minha mesmo....o cara queria pagar 700 na minha....mas para pegar uma X570 TUF na Kabum com frete pagando a vista vai sair 1400 reais...seria o dobro do valor da minha...e acho que já que não faço over...o ganho não seria tão significativo....estou certo ?
Ganho mesmo seria apenas na melhor qualidade geral da placa e o PCI Express 4.0 mas o desempenho é praticamente o mesmo.

[]'s
 
Roda um memtest ai pra ver se são as memórias.
Rodei os testes e não deu nenhum erro. Fui lá na pasta minidump pra ver os logs das telas azuis e todas apontavam pra esse mesmo arquivo "ntoskrnl.exe". Dei uma pesquisada e parece ser algo que tem a ver com drivers ou algo do tipo, vou formatar o PC de novo e posto aqui se acontecer mais alguma vez.
 
Acho que vou ficar com essa minha mesmo....o cara queria pagar 700 na minha....mas para pegar uma X570 TUF na Kabum com frete pagando a vista vai sair 1400 reais...seria o dobro do valor da minha...e acho que já que não faço over...o ganho não seria tão significativo....estou certo ?
Valerá a pena trocar p/ uma x570 caso vc fizesse mta mas mta questão msm de fazer o upgrade p/ os ryzen's 4xxx, do contrário se o seu 3600 te atende bem, então mantenha a sua Steel Legend atual.
 
AMD não vai permitir bios na série 300 pros Ryzen 4000, quem acha que vai rolar podem esquecer, foi uma guerra pras 400 suportar... SE rolar, não será de forma oficial .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Se as specs da BIOS não fala nada, então pode.

Nem diria que é a AMD, pois pra ela seria interessante, pois venderia a CPU, agora quem vai barrar isso é a fabricante da MB que quer que o usuário adquiria novas.

Eu tive as MB conforme as linhas Ryzen (B350 + R5 1400 ; B450 + R5 2600X, X570 + R7 3800X). Agora só pretendo fazer upgrade de processador, se der certo pra um R9 4xxx.
 
Galera, no sábado troquei de processador e placa mãe, um ryzem 3900x + x470 tudo plus gaming, e toda vez que mudo algo na bios e salvo ao renuncia r a tela fica preta e não dá sinal de vídeo, e até mexendo no amd ryzem master tá dando esse problema, o computador reinicia e não dá imagem, só volta ao normal quando eu tiro a bateria da placa mãe o que pode ser ??
 
galerinha alguma sugestão sobre como melhorar estabilidade de memoria, sei que é um topico infinito e é possivel ate mesmo q nunca fique estável

mas o que acontece, fiz over numa 2400 1.2v para 3200 1.36v seguindo o DRAM calc (importei os timings) e usei a configuração SAFE, bootou e consigo usar o pc "normalmente" mas ao fazer o mem test o mesmo em cerca de 10% ja encontra 1 erro, não sei ao certo o que mexer para tentar ajustar, estou ainda aprendendo sobre o assunto, qualquer sugestão é bem vinda
 
Os benchmarks da AMD Ryzen 9 3900XT vazaram: mais rápido que o Core i9-10900K, o Ryzen 5 3600XT supera o Core i9-10900 e 10700K da Intel




--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Rapaz, se esses XT forem tudo isso mesmo, é um soco na cara da Intel hein. Tem que ver o real mesmo e qual valor chegarão aqui.

Sobre o roadmap, eu particularmente trocarei de kit quando as DDR5 estiverem estáveis e acessíveis. Provavelmente lá nos Ryzen 6000.
 
galerinha alguma sugestão sobre como melhorar estabilidade de memoria, sei que é um topico infinito e é possivel ate mesmo q nunca fique estável

mas o que acontece, fiz over numa 2400 1.2v para 3200 1.36v seguindo o DRAM calc (importei os timings) e usei a configuração SAFE, bootou e consigo usar o pc "normalmente" mas ao fazer o mem test o mesmo em cerca de 10% ja encontra 1 erro, não sei ao certo o que mexer para tentar ajustar, estou ainda aprendendo sobre o assunto, qualquer sugestão é bem vinda
eu soh acho que esta muito forcado esse OC - 800 mhz de over? testa em 2800 antes e veja se fica estavel..
 
Tenta 3000 também.
 
AMD Ryzen 9 3900XT para aumentar até 4,8 GHz


Os primeiros rumores sobre as especificações da série AMD Ryzen 3000 XT estão começando a aparecer.

AMD Ryzen 3900 XT com aumento de até 4,8 GHz
As alegadas velocidades do relógio foram publicadas nos fóruns da Chiphell. A série AMD Ryzen XT teria um aumento de 200 a 300 MHz em relação às séries existentes, de acordo com o boato. Nenhuma mudança na contagem principal é esperada, embora essa parte ainda não esteja confirmada.

Se o boato for verdadeiro, o Ryzen 9 3900XT verá um aumento de 4,8 GHz, que é um aumento de 200 MHz em relação ao modelo 3900X. Mais importante, porém, o relógio base também seria modificado para 4,1 GHz e isso é 300 MHz mais rápido que o modelo existente.

O AMD Ryzen 7 3800XT também veria as mesmas alterações no clock base e boost (200 e 300 MHz, respectivamente).

Por outro lado, o Ryzen 3 3600XT teria esses valores revertidos. O clock base seria 200 MHz mais rápido que o modelo “X”, enquanto o clock de impulso aumentaria 'apenas' em 200 MHz.

AMD-Ryzen-9-3900XT-Clocks-Chiphell.jpg


A série AMD Ryzen 3000 XT (também conhecida como Matisse 2 ou Matisse Refresh) deve ser anunciada em 16 de junho. A AMD planeja vender novos processadores em 7 de julho, sugerem rumores anteriores .

7HwNz78.png


AMD Matisse 2
A série AMD Ryzen 3000XT é uma atualização da pilha existente. Os novos processadores foram confirmados pela Gigabyte pela primeira vez através do painel de imprensa das placas-mãe B550. Inicialmente, esperava-se que a série apresentasse novos nomes como Ryzen 7 3850X, mas mais tarde foi confirmado que os processadores usarão o moniker XT.
PBO ainda vai ter margem de ganho de 100~200mhz?

Qual a chance de ultrapassar a Intel 10a gen?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo