• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Tentei usar o fast aqui, mas nem rolou. Talvez precise mexer em alguma outra tensão ou ajuste fino, mas tem alguns subtimings que ficaram muito agressivos pra memória mesmo rodando a 1.4V, então acabei ficando só no safe mesmo. Verei depois se consigo reduzir alguns subtimings do safe pra tentar melhorar um pouco mais a performance.

Teus resultados ficaram bons até, considerando que tua latência está maior que a minha. Teu 3600 tá em OC all cores pra 4200 MHz? Talvez seja isso a justificar a diferença nas latências e nas velocidades dos caches em comparação com meu resultado.



Sim, dá trabalho mesmo, pois não é simplesmente copiar os valores e colar nos respectivos campos lá na BIOS. Tem alguns realmente que não ficam estáveis e, como você não sabe qual que causou a instabilidade devido o fato de você ter alterado vários de uma vez, teria que ajustar de um em um para descobrir o culpado. Tive um tempo livre hoje, mas não tive saco de tentar algo mais agressivo (como o próprio perfil fast).

A minha foi só também carregar o perfil XMP que meu 3600 reconheceu tudo de boa, exceto o tCL que subiu pra 18 ao invés de ficar em 17. Porém, consegui manter a frequência original dela e reduzi as latências aumentando ligeiramente a tensão, algo que gostaria de fazer desde o começo. Antes eu tinha reduzido a frequência pra 3600, usando as mesmas latências, e se manteve estável por um bom tempo, mas como perdi o perfil que havia feito graças à atualização de BIOS que fiz recente, fui obrigado a refazer e acabei descobrindo que podia rodar em 3733 MHz, com as mesmas latências, bastando aumentar um pouco o VDIMM da memória. Porém, se eu quiser algo mais arrochado do que isso, ai terei que partir para um aumento significativo nas tensões, algo que não estou disposto a fazer.

Falouws :cool:

Aqui acho que ficou legal, depois vou ver modo fast com a ram em 3600mhz.
Até que ficou legal mesmo já que em 3200 a latencia ficou acima de 70
Até 1.4v é safe pelo que dizem
 
Olha as diferenças aqui no benchmark, 3800 com 1.4v + CL18-19-19 tava fechando o pubg sozinho.

3200 CL14 porque apertei os timmings
3733
3800
TPLff1o.jpg

s8q2uNM.jpg

CRpzjrJ.jpg

Timming pelo dram calculator modo fast:
l7VFKgP.jpg

Z0f1VHF.jpg
Não sei se eu fiz alguma cagada aqui, mas meu north bridge não fica redondo, sempre fica um a mais um a menos
 
Aqui acho que ficou legal, depois vou ver modo fast com a ram em 3600mhz.
Até que ficou legal mesmo já que em 3200 a latencia ficou acima de 70
Até 1.4v é safe pelo que dizem

Até queria testar o modo fast em 3600 MHz, mas acho que precisaria por mais que 1.4V na RAM pra estabilizar, já que eu só consegui estabilizar a minha em 16-16-16 nessa tensão em 3600 MHz. Qualquer coisa acima disso dava erro, por mais que fosse apenas 1 no MemBench do DRAM Calc :feelbad:

Como está estável, acho que vou deixar assim por enquanto, até pelo fato de eu não precisar tanto assim dessa performance extra fornecida pela RAM (pelo menos até o Cyberpunk chegar matando).

Falouws :cool:
 
Até queria testar o modo fast em 3600 MHz, mas acho que precisaria por mais que 1.4V na RAM pra estabilizar, já que eu só consegui estabilizar a minha em 16-16-16 nessa tensão em 3600 MHz. Qualquer coisa acima disso dava erro, por mais que fosse apenas 1 no MemBench do DRAM Calc :feelbad:

Como está estável, acho que vou deixar assim por enquanto, até pelo fato de eu não precisar tanto assim dessa performance extra fornecida pela RAM (pelo menos até o Cyberpunk chegar matando).

Falouws :cool:
Acho que eu vou descer para 3600 e ver se consigo estabilizar com melhores timmings mesmo com 1.4v que dizem ser safe. Então creio que 3800 também não iria degradar a memória

Quando eu ponho clock fixo, a opção do spread spectrum some

Eu hein, mas eu desativei o spread antes de fazer o over, pelo menos na steel legend ele não some, com ele ativo fica em 99,98mhz
 
Galera alguém tem algum tutorial para fazer um OC simples em um 3600 em uma AsrockB450?

Talvez seja mais interessante ativar o PBO e deixar que ele lide com o OC de forma automática. Forçar todos os núcleos a trabalhar numa determinada frequência pode comprometer a performance single thread em determinados cenários, e o Precision Boost da AMD é muito eficiente em tirar praticamente 100% da performance que o chip consegue entregar, então não vejo muita necessidade em fazer OC no processdor. Na RAM, entretanto, aí são outros 500.

Falouws :cool:
 
Acho que eu vou descer para 3600 e ver se consigo estabilizar com melhores timmings mesmo com 1.4v que dizem ser safe. Então creio que 3800 também não iria degradar a memória



Eu hein, mas eu desativei o spread antes de fazer o over, pelo menos na steel legend ele não some, com ele ativo fica em 99,98mhz
Vó dar mais uma olhada e tentar arrumar
 
Tava consultando uns modelos de mobos de curiosidade e me reaparece uma Gigabyte ab350 gaming 3 ressuscitada do "mundo dos mortos" q não havia disponibilidade fazem uns 2 anos kkkkkk.

Deve ser queima de estoque das fabricantes e podem ter feito preço melhor para os logistas, pois esse preço não está ruim em relação ao dólar atual. Tenho uma placa dessas e estou utilizando com um Ryzen 3600 e uma RX 5700 XT.
 
Deve ser queima de estoque das fabricantes e podem ter feito preço melhor para os logistas, pois esse preço não está ruim em relação ao dólar atual. Tenho uma placa dessas e estou utilizando com um Ryzen 3600 e uma RX 5700 XT.
e depois povo reclama de eu pedir 400 na minha b350 pro-vdh kkkkk ta tudo caro
 
é triste ver uma mobo que era vendida por 328 agora custando 600 :okay:
Sério? :putz: :putz: Mentira q já custou isso. Lembro de ver direto em torno dos 600~650 contos por aí no final do ano de lançamento da 1ªG q foi qnd comprei minha Asus prime b350 plus, dps nem consultava + os preços.
 
e depois povo reclama de eu pedir 400 na minha b350 pro-vdh kkkkk ta tudo caro

Pois é eletrônicos novos aumentam os preços logo os usados também.

é triste ver uma mobo que era vendida por 328 agora custando 600 :okay:

A que você se refere não seria a GA-AB350M-Gaming 3? Esta que o amigo postou é a GA-AB350-Gaming 3, pode parecer que são a mesma placa são diferentes. O modelo com o M sempre foi mais barato em relação ao sem M. Acho que o modelo com M é mais compacto que o outro.
 
Pois é eletrônicos novos aumentam os preços logo os usados também.



A que você se refere não seria a GA-AB350M-Gaming 3? Esta que o amigo postou é a GA-AB350-Gaming 3, pode parecer que são a mesma placa são diferentes. O modelo com o M sempre foi mais barato em relação ao sem M. Acho que o modelo com M é mais compacto que o outro.
A versão com M no final é a micro-ATX (menor tamanho), enquanto a sem M é a versão ATX normal.
 
Sério? :putz: :putz: Mentira q já custou isso. Lembro de ver direto em torno dos 600~650 contos por aí no final do ano de lançamento da 1ªG q foi qnd comprei minha Asus prime b350 plus, dps nem consultava + os preços.
Pois é eletrônicos novos aumentam os preços logo os usados também.



A que você se refere não seria a GA-AB350M-Gaming 3? Esta que o amigo postou é a GA-AB350-Gaming 3, pode parecer que são a mesma placa são diferentes. O modelo com o M sempre foi mais barato em relação ao sem M. Acho que o modelo com M é mais compacto que o outro.
A versão com M no final é a micro-ATX (menor tamanho), enquanto a sem M é a versão ATX normal.
sim, vcs estão corretos, confundi com a versão micro-atx com a versão atx.
 
Última edição:
meu 3800x com uma B450 Gaming pro carbon AC devem chegar amanhã, estive pesquisando a questão das memórias e me parece que B-Die ainda são as melhores memórias para overclock e diminuir os timings né? problema que vi pouquissimas B-Die pra vender aqui no Brasil, achei uma Trident Z Royal na kabum e pichau que é 3600mhz CL17 e é B-Die, vcs acham que ela chegaria a 3800mhz (1:1) com CL16 ou é sonhar muito alto?
 
meu 3800x com uma B450 Gaming pro carbon AC devem chegar amanhã, estive pesquisando a questão das memórias e me parece que B-Die ainda são as melhores memórias para overclock e diminuir os timings né? problema que vi pouquissimas B-Die pra vender aqui no Brasil, achei uma Trident Z Royal na kabum e pichau que é 3600mhz CL17 e é B-Die, vcs acham que ela chegaria a 3800mhz (1:1) com CL16 ou é sonhar muito alto?
A diferença de preço da b die pra mícron e die não vale nenhum pouco a pena. Vai ganhar 1 ou 2% de performance pagando 100% a mais.
 
Seria lindo se realmente atingissem os clocks anunciados. Isso nos Zen 2 é raro.
o boost clock anunciado é de um núcleo, nunca foi prometido esse clock em todos os nucleos em nenhuma gen ryzen.
O zen 2 bem no incio estavam tendo dificuldade de alcançar o boost máximo era coisa de 25-50 mhz abaixo do prometido , isso foi corrigido com updates de bios , em questão a clocks allcore a primeira leva era relativamente ruim de subir em overclock , poucos CPUs passavam em 4.3ghz all core estáveis, hoje a ultima leva de CPU esta chegando em 4.525 estáveis , isso ocorre devido amadurecimento do processo de fabricação, os ryzen 3000xt basicamente serão a nata do silício atual ,seleção dos melhores chiplets ,tera um leve aumento de clock já vazado em todas as faixas de base/boost , talvez um pouco melhores em overclocks acredito que algumas unidades chegaram mais facilmente em 4.550 /4600 , outras muito gold 4.7 all core , mas nada absurdo em overclock esqueçam 5ghz .
 
Seria lindo se realmente atingissem os clocks anunciados. Isso nos Zen 2 é raro.
Só aumentar os clocks nesses ryzen's XT acho não q serão suficientes p/ se igualarem aos Comet Lake, pelo - nos jogos. Já q A AMD lançará uma versão revisada, deveria de alguma maneira (se fosse/for possível) reduzir a latência dos CCX, junto c/ aumento dos clocks é claro. Ainda q ela tenha melhorado bastante essa questão da latência na 3ªG, está bem alta frente aos cpu's da Intel q é onde são bem penalizados.
Esse vídeo de testes do 3800x em OC a 5.0 ghz dá pra se ter uma ideia:
 
Só aumentar os clocks nesses ryzen's XT acho não q serão suficientes p/ se igualarem aos Comet Lake, pelo - nos jogos. Já q A AMD lançará uma versão revisada, deveria de alguma maneira (se fosse/for possível) reduzir a latência dos CCX, junto c/ aumento dos clocks é claro. Ainda q ela tenha melhorado bastante essa questão da latência na 3ªG, está bem alta frente aos cpu's da Intel q é onde são bem penalizados.
Esse vídeo de testes do 3800x em OC a 5.0 ghz dá pra se ter uma ideia:

Acho que intenção nem é bater a intel em todos os cenários em games ,com esses cpus ela vai estreitar a diferença e dar uma limpada no estoque enquanto o zen 3 amadurece , sobre esse video ele pegou basicamente os piores games se tratando em resultados com cpus AMD.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo