[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Nos vídeos que eu vi estava gargalando no Warzone, e BFV usa mais CPU que Warzone ainda, mas o fps já estava bem alto, mas não significa que não estava gargalando, o uso de GPU caindo pra menos de 90%
ok
Mas não troco o 5600x por um 3700x
Agora 3700x sim gargala a rtx 3080 Posso falar pois usei a minha rtx 3080 com 3700x e depois troquei pelo 5600x falo e bruto essa cpu 5600x
 
ok
Mas não troco o 5600x por um 3700x
Agora 3700x sim gargala a rtx 3080 Posso falar pois usei a minha rtx 3080 com 3700x e depois troquei pelo 5600x falo e bruto essa cpu 5600x
Não falo do 3700x, falo do 5800x msm
 
Não falo do 3700x, falo do 5800x msm
Assim pra quem só jogo 5600x vai dá conta sim agora se tiver grana sobrando pra pegar um 5800x aí sim sem problema

Mas pegar um 5800x com uma rtx 3070 sou mais 5600x com rtx 3080 pois como falei ele dá conta sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Bfv não dá pra comparar amigo teto dele e 200 fps aí não tem como comparar pois limitador e o próprio jogo
 
Acho que estabilizei aqui, processador está stock, estava querendo primeiro acertar a memória @3800CL16 IF 1900

Agora tentar se esse chip consegue 4.4GHz com ~1.3v, deu Silver no ClockTuner.

2x8GB


4x8GB


@yurizinho182


R23 e as temps;

Tu modificou tudo o que mandou o DRAM calculator?
aqui o soc ele sempre pede para deixar em 1.1mv no máximo, vddp, iod e ccd em 1.075mv, procodt em 53.3 também e lá o DRVSTR em 24/20/24/24 respectivamente e não sobe
ta osso aqui depois dessa bios 3.60

Aqui ta assim e ainda ta instável, o pubg as vezes crasha
u8Oz5ci.jpg
 
Caso não esteja 100% estável tente o seguinte, as configs abaixo eu alterei manualmente seguindo a dica e reports de alguns usuários do overclock.net, esses ajustes de impedância são bem significativos para estabilizar o overclock de memória.

ProcODT: 48 ohms ou 43.6 ohms.
RttNon: Off
RttWr: RZQ/3
RttPark: RZQ/1

ClkDrvStr: 24 ohms
AddrCmdDrvStr: 24 ohms
CsOdtDrvStr: 24 ohms
CkeDrvStr: 24 ohms

Obs: Acho que seu VDDP está um pouco alto, 0.95v é ok, mas via de regra 0.90v é o necessário para OC comum.

Obs 2: A tensão do SoC tá no limite do "ok" para 24x7, eu ficaria muito mais confortável se desse para abaixar para 1.08~1.12v

Eu tinha um perfil com vários tweaks nos timings secundários e terciários pro 3300X (Zen 2).

No 5900X (Zen 3), por hora só alterei minha frequência para 3800 e to rodando com o resto igual o XMP de 3600.

Está estranho acusar o VSOC tão alto, eu setei 1,050v, no momento está 1,000v na mobo e acusa os mesmos 1,1875v, vou ver o por que.

Eu usava 48ohms e 24ohms no resto @3200 no 2600, vou ver agora aqui. Queria pelo menos testar os timing e depois ir afinando voltagens e afins,

Faço overclock desde a época do Athlon XP 2000+, era tão mais simples huehuehuehueh, saudades pinmod






Essa é boa mas indicaria mais a Anta Extreme, seus pentes possuem sensor de temperatura? É bom checar tbm a média que fica durante o stress, pois normalmente quando jogamos o ar da GPU esquenta bem os pentes e pode causar erros durante a jogatina, atingindo uma temp maior do que no stress test e que vc nem saiba e vai silenciosamente corrompendo seu OS. Sem contar com as variações de temperatura ambiente que temos aqui no BR.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui por exemplo meu OC foi testado até 52 graus cada pente, desativei os coolers e fiz a RAM aquecer de propósito, então minha estabilidade até 52 graus está segura, tem dias muito quentes aqui e eu sempre jogo monitorando a temperatura dos pentes, já teve casos de ficar bem próximo dos 52 graus em dias quentes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E claro, quanto mais alta a temperatura dos pentes, maior a probabilidade de OC instável, antes eu tinha o OC da assinatura estável 100% em todos softwares que vc pensar com 1.45v, mas até 45 graus cada pente, acima disso começava a ter erros, eu subi pra 1.48v com isso ganhei estabilidade até 52 graus (testado).


Aqui quando está muito quente eu já ligo o ar condicionado, por isso que acho que o PrimaBoss está dando conta do PBO ainda, mas vou tentar hoje 4.4GHz allcores. Gostei que a memória está ainda em 1,35v


Tenho uma TUF B450M Plus Gaming aqui, não sei se vale o trabalho de testar depois nela se consigo algo melhor, trabalhera do carai heuehuehueh
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tu modificou tudo o que mandou o DRAM calculator?
aqui o soc ele sempre pede para deixar em 1.1mv no máximo, vddp, iod e ccd em 1.075mv, procodt em 53.3 também e lá o DRVSTR em 24/20/24/24 respectivamente e não sobe
ta osso aqui depois dessa bios 3.60

Aqui ta assim e ainda ta instável, o pubg as vezes crasha
u8Oz5ci.jpg

Sim, acabei modificando tudo manualmente os timings, mas as voltagens to tentando deixar mais baixas e testando impendancias alternativas, mais baixas pra ver se muda algo.
 
olha eu não pegaria um 6/12 hj de jeito nenhum, já tem jogo que o 5600x bate 80 a 90% de uso com uma rtx 3070

Por enquanto, estou apenas cogitando... Gostaria de um dessa geração x8, mas em jogos pelos diversos testes que vi, ele se da bem melhor
 
Qual jogo amigo ? sai de um 3700x para 5600x não me Arrependo esta Levando de boa rtx 3080 10gb FTW3
OBS: Bem melhor que 3700x nos games


bf5 no multi aí levando entre 80 a 90% da cpu, ás vezes bate acima disso até

Sério? 😲

Se for jogo da ubisoft, eu não levo nem em consideração.
bom o assassins creed odyssey bate isso tb mas é ubi né hehehe
 
Não deu @4500MHz 1,325 VID, consegui @4425MHz 1,325 VID, VSOC 1,05, jogando fica 50~60ºc

Tô testando vcore menor, 1.26v 4.4 foi, amanha tento o menor vcore possível em 4.4, com 1.26 já caiu pra 66°c R23.


 
Última edição:
Orra, eu vendo ocês falarem que o 5600X bate 80~90% de uso num BFV da vida. Vou ver o vídeo e mais de 130 FPS.

Eu travo tudo aqui em 60. :haha:

E nem penso em trocar de monitor tão cedo. Provavelmente meu Dell U2414H vai para a geração toda; se trocar, devo trocar por um de mesma linha, mas talvez maior.

---

Tá aconteceno, agendei o boleto da Strix B550-F WiFi e 32 GB pra amanhã.

Falta cooler e CPU. Essa ainda vou me decidir por mais tempo.
 
Está estranho acusar o VSOC tão alto, eu setei 1,050v, no momento está 1,000v na mobo e acusa os mesmos 1,1875v, vou ver o por que.

Eu usava 48ohms e 24ohms no resto @3200 no 2600, vou ver agora aqui. Queria pelo menos testar os timing e depois ir afinando voltagens e afins,

Faço overclock desde a época do Athlon XP 2000+, era tão mais simples huehuehuehueh, saudades pinmod









Aqui quando está muito quente eu já ligo o ar condicionado, por isso que acho que o PrimaBoss está dando conta do PBO ainda, mas vou tentar hoje 4.4GHz allcores. Gostei que a memória está ainda em 1,35v


Tenho uma TUF B450M Plus Gaming aqui, não sei se vale o trabalho de testar depois nela se consigo algo melhor, trabalhera do carai heuehuehueh
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sim, acabei modificando tudo manualmente os timings, mas as voltagens to tentando deixar mais baixas e testando impendancias alternativas, mais baixas pra ver se muda algo.
Depois vou te mandar uma mp para não poluir o tópico 😁
 
tava pensando em pegar o ml240mm a bomba é muito barulhenta? como vou pegar o 5800x tava querendo pegar um mais parrudo que o 212black

ai vc me deixou na dúvida
já tive 212Black, troquei pois na época tinha 4 módulos de memória, e não dava para instalar a fan do lado correto...
já tive também ML120 e ML240, os dois são bem +-, bomba tem sempre um grilinho, até mais silencioso que as fans e indle, mas por ser agudo é mais irritante...
agora estou com 2 módulos de memória apenas, então acho que o 212Black vai ficar mais bonito, mas fácil de limpar e mas fácil de manter o silencio e indle...
fora que o 5600x deve ser mais frio que o 3800x no meu caso...
 
já tive 212Black, troquei pois na época tinha 4 módulos de memória, e não dava para instalar a fan do lado correto...
já tive também ML120 e ML240, os dois são bem +-, bomba tem sempre um grilinho, até mais silencioso que as fans e indle, mas por ser agudo é mais irritante...
agora estou com 2 módulos de memória apenas, então acho que o 212Black vai ficar mais bonito, mas fácil de limpar e mas fácil de manter o silencio e indle...
fora que o 5600x deve ser mais frio que o 3800x no meu caso...

Saquei, ontem acabei comprando o 212 black pro 5800x que chega essa semana, depois de algumas reviews vi a galera falando bem dele! e se não for fazer overclock deve tankar suave
 
Saquei, ontem acabei comprando o 212 black pro 5800x que chega essa semana, depois de algumas reviews vi a galera falando bem dele! e se não for fazer overclock deve tankar suave
caramba fera o 5800x é muito mais quente que os outros modelos, ele consegue ser mais quente até que o 3900x, sinceramente eu acho que não vai dar não

Orra, eu vendo ocês falarem que o 5600X bate 80~90% de uso num BFV da vida. Vou ver o vídeo e mais de 130 FPS.

Eu travo tudo aqui em 60. :haha:

E nem penso em trocar de monitor tão cedo. Provavelmente meu Dell U2414H vai para a geração toda; se trocar, devo trocar por um de mesma linha, mas talvez maior.

---

Tá aconteceno, agendei o boleto da Strix B550-F WiFi e 32 GB pra amanhã.

Falta cooler e CPU. Essa ainda vou me decidir por mais tempo.
ah sim pra 60hz/60fps sinceramente vc nem precisa de um ryzen 5000, penso eu que quem pega um 5600x pra cima vai de pelo menos uma rtx 3060ti o que na próxima geração já vira uma 4060 ou 4060ti que teria desempenho de uma 3080 atual, e aí é que as coisas começam a complicar pro 5600x até pq até lá imagina um bf6 se não vai puxar mais ainda de cpu né
 
caramba fera o 5800x é muito mais quente que os outros modelos, ele consegue ser mais quente até que o 3900x, sinceramente eu acho que não vai dar não


ah sim pra 60hz/60fps sinceramente vc nem precisa de um ryzen 5000, penso eu que quem pega um 5600x pra cima vai de pelo menos uma rtx 3060ti o que na próxima geração já vira uma 4060 ou 4060ti que teria desempenho de uma 3080 atual, e aí é que as coisas começam a complicar pro 5600x até pq até lá imagina um bf6 se não vai puxar mais ainda de cpu né
como assim mais quente que um 3900x?
olha o tdp dos processadores, é como se vc estivesse falando que um 10700k é mais quente que um 9900k................ isso é possível?
 
caramba fera o 5800x é muito mais quente que os outros modelos, ele consegue ser mais quente até que o 3900x, sinceramente eu acho que não vai dar não


ah sim pra 60hz/60fps sinceramente vc nem precisa de um ryzen 5000, penso eu que quem pega um 5600x pra cima vai de pelo menos uma rtx 3060ti o que na próxima geração já vira uma 4060 ou 4060ti que teria desempenho de uma 3080 atual, e aí é que as coisas começam a complicar pro 5600x até pq até lá imagina um bf6 se não vai puxar mais ainda de cpu né

Não foi o que eu pesquisei e vi várias fontes gringas conhecidas falando...
Bom descobrirei quando tudo chegar... No pior dos casos revendo o 212 e pego um WC, mas tenho 99% de ctz que vai ta safe
 
Se eu optar por um 3700X vou perder muito para um 5600X?

De VGA, futuramente vou de 3060ti ou 2070/80 em um super preço quem sabe. Sou exigente para 60 frames em 1080p. Acima disso é lucro. Ok, confesso que um 1440p pode ser interessante para se jogar na TV, ou mais.
 
Se eu optar por um 3700X vou perder muito para um 5600X?

De VGA, futuramente vou de 3060ti ou 2070/80 em um super preço quem sabe. Sou exigente para 60 frames em 1080p. Acima disso é lucro. Ok, confesso que um 1440p pode ser interessante para se jogar na TV, ou mais.
Para 60 FPS até um R5 3600 está ótimo.
 
como assim mais quente que um 3900x?
olha o tdp dos processadores, é como se vc estivesse falando que um 10700k é mais quente que um 9900k................ isso é possível?
não se guie por número estipulado de tdp pra se basear nisso, não é uma lógica, não é preciso e existem muitas variáveis

Não foi o que eu pesquisei e vi várias fontes gringas conhecidas falando...
Bom descobrirei quando tudo chegar... No pior dos casos revendo o 212 e pego um WC, mas tenho 99% de ctz que vai ta safe
vou deixar o teste do tom hardware sobre ele pra vc ter uma idéia usando um corsair H115i de 280mm


We recorded all-core boosts that generally landed in the 4.5 to 4.55 GHz range, and temperatures peaked (albeit for a short period) right at 90C, the maximum allowed temperature for AMD's 105W processors. Power consumption peaked at 140W, which is close enough to the 142W PPT limit (given expected variance) to say the processor, at stock settings, has the capability to extract the utmost power potential from the socket. That comes with the caveat that thermal conditions have to allow the chip to operate within that range - temperatures peaked at 90C, the limit, during the same time frame, indicating the chip was constrained by both thermal and power limits.


We recorded higher temperatures during our tests than we've seen with previous-gen Ryzen chips, but don't get too excited about the higher stock temperatures. AMD tuned its boost algorithms to fully leverage every last bit of the thermal headroom available, resulting in higher chip temperatures – even during comparatively lighter workloads. This doesn't pose any danger to chip longevity and ultimately results in better performance.

se quiser tb tem uns relatos no reddit da galera tendo dificuldades em refrigerá-lo
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo