• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Você pode ligar o PBO mas personalizar os limites ao invés de usar os limites da placa mãe.

Quanto mais você estiver disposto a alimentar a CPU, maior será o boost, a temperatura e o consumo.

Os limites são PPT (potência do socket ), TDC (corrente contínua), EDC (pico de corrente).

O processador aumenta o boost até o momento que ele esbarrar em um desses 3 limites.

Brinque com esses valores até descobrir o equilíbrio que te agrade de clock e consumo/temps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não to no PC agora, senão me engano você preenche a frequência e a latência desejada.

Acho que 240 a 250ns deve ser o limite para Hynix C.

Certo, foi o que eu fiz entao hehehe. Com lagencka 250ns nao deu boot. Precisaria preencher os outros valores tambem de trfc2, trfc4, etc? Ou é desnecessário? Vou tentar 255ns agora.
 
IF sempre metade da frequência da memória.

Se não conseguir estabilidade tem que baixar o IF e consequentemente a memória.

O IF pode ser configurado automático ou manual, depende da BIOS.
sempre deixei o IF em AUTO..
alguma possibilidade ser meu fator limitante dos 3533@CL16?? meus chips são UNKNOWN ahhahaha , são aquelas memorias risemode xmp 3200@16... Nenhum app reconhece qual chip é. Porem já me deixa muito surpresa em conseguir esse resultado.
apenas usa-lo em manual irá mudar alguma coisa ?
 
IF sempre metade da frequência da memória.

Se não conseguir estabilidade tem que baixar o IF e consequentemente a memória.

O IF pode ser configurado automático ou manual, depende da BIOS.
Entendi.

Configurado o IF manual, essa regra de ser metade da frequência pode ser alterada? Ou alterar o IF altera indiretamente a frequência?
 
Certo, foi o que eu fiz entao hehehe. Com lagencka 250ns nao deu boot. Precisaria preencher os outros valores tambem de trfc2, trfc4, etc? Ou é desnecessário? Vou tentar 255ns agora.

Vai subindo, esse é um timing que pela minha experiência não tem meio termo. Ou funciona ou não funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi.

Configurado o IF manual, essa regra de ser metade da frequência pode ser alterada? Ou alterar o IF altera indiretamente a frequência?

Se você quebrar a regra (1:1) vai ter penalidade na latência e perda de desempenho.

Por isso a melhor opção é baixar a memória junto com o IF e apertar ao máximo os timings da memória.
 
Vai subindo, esse é um timing que pela minha experiência não tem meio termo. Ou funciona ou não funciona.
255ms deu boot, trC consegui reduzir pra 56 também. Vou deixar o memtest rolando por uma horinha aqui enquanto faço algumas coisas fora do PC pra ver como ta.
 
sempre deixei o IF em AUTO..
alguma possibilidade ser meu fator limitante dos 3533@CL16?? meus chips são UNKNOWN ahhahaha , são aquelas memorias risemode xmp 3200@16... Nenhum app reconhece qual chip é. Porem já me deixa muito surpresa em conseguir esse resultado.
apenas usa-lo em manual irá mudar alguma coisa ?

Acho improvável, mas eu por segurança sempre configuro manualmente pra não correr o risco da BIOS configurar errado, fora do 1:1.
 
Bom pessoal,

Peguei o 5800x por 2950 na Kabum.

Agora eu paro de chorar de bottleneck aqui :D

Quando chegar testo na x470 e coloco o relato aqui.
 
Acho improvável, mas eu por segurança sempre configuro manualmente pra não correr o risco da BIOS configurar errado, fora do 1:1.
sempre que mudo frequencia/latencias , confirmo no cpuz se esta correto , e sempre esta certinho ( deixando em auto na bios )
 
Aqui com meu 5600x faço 663 no single e 5120 multi no cpu-z, da pra dar uma melhorada ai ainda
No meu caso o pbo vai até 4.925ghz, no curve optimizer to com -15 e -19 nos melhores núcleos e as memórias estão em @3866 cl16
Compartilha uns print ai do setup
Você pode ligar o PBO mas personalizar os limites ao invés de usar os limites da placa mãe.

Quanto mais você estiver disposto a alimentar a CPU, maior será o boost, a temperatura e o consumo.

Os limites são PPT (potência do socket ), TDC (corrente contínua), EDC (pico de corrente).

O processador aumenta o boost até o momento que ele esbarrar em um desses 3 limites.

Brinque com esses valores até descobrir o equilíbrio que te agrade de clock e consumo/temps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não to no PC agora, senão me engano você preenche a frequência e a latência desejada.

Acho que 240 a 250ns deve ser o limite para Hynix C.


tô pra lá de satisfeito já. haha
 
Estou usando só uma memória da Crucial chip Micron 3200 @ 3600 mhz com 16-18-18-36-72 e no Aida64 a latência da 69.6 ns

Será que consigo diminuir apertando os timings? Ou é pouca diferença? Não aumento a frequência porque meu cpu não consegue, 3700 ele já cai pela metade o IF
E outra, será que em dual channel mudaria a latência? Futuramente vou colocar
 
É bem comum algumas atualizações de AGESA alterar o comportamento de um overclock no FLCK.

Acima de 1600MHz no FLCK é considerado overclock.

Quando o FLCK está no limite do chip, e 1900MHz costuma ser o limite para os Zen 2, um ajuste de 0.02v pode ser a diferença entre estabilidade e crash.

@dayllann , falando de FLCK, atualizei para o AGESA 1.2.0.0.

Essa é a versão que traz overclock melhorado no FLCK.

E já adianto que consegui com meu 5900X dar boot e carregar o sistema operacional com 4000MHz / 2000MHz 1:1 :vish:

No final de semana devo ajustar para estabilizar 100% e eliminar os erros WHEA.

Mas já adianto que não estou convencido que vou usar 4000MHz / 2000MHz no dia a dia, 24x7. Foi bem custoso, tive que subir a tensão do PLL de 1.8v para 2.1v.

2.1v é o padrão do PLL da Crosshair VIII quando você liga o modo nitrogênio líquido.... Nessas condições 2000MHz vai ser algo "exclusivo" das placas mãe mais caras.

Usar 2.1v de PLL numa placa mãe de baixo padrão, pelo que li, é no mínimo arriscado.
putz isso tudo pros 2000mhz ou mais não compensa mesmo, acho que o marketing de 2000mhz no if da amd vai ficar só propaganda mesmo, pq eles prometeram que no agesa 1.1.9.0 funcionaria já e nada nem no 1.2.0.0

aqui eu consigo os 5.1ghz no single e 4.6ghz no multi setando a curva de -30 nos 2 melhores núcleos, -20 em 4 deles e -10 no resto, pbo override clock em 125mhz, offset voltage do vcore pra -0.500

assim bate 1.41v no single e 1.28v no multi, assim que consegui os 700/10100 no cpu-z mas já aviso que as temps subiram 5 graus mas é o esperado né

todos seus post são uma Aula.. muito bom 👏👏

"PBO + otimizador de curva é perfeito. Você aumenta o all core, aumenta o single core, faz undervolt ou aumenta tensão e mantém o comportamento stock quando o pc estiver ocioso."

desde que vc comentou isso a páginas atrás, fiquei curioso para brincar, principalmente pelo fato do (undervolt) , pois preso muito pelo consumo/temp/ruido.
Se um dia tiver um tempinho e puder fazer uma "RECEITA DE BOLO" com prints e passo a passo , acho que uns 90% aqui do grupo , desde o mais leigo ao mais expert , aprenderia algo ou somaria ao que ja conhece.

eu ainda sou do TEAM UV/FIX core , pois o resultado ingame é 100% , meu idle é 30-34w , full <105w e temperaturas são excelentes, Games 62c , Benchs 78c.
mas dessa forma que vc faz , parece uma mistura de tudo isso e com possíveis ganhos, mesmo que em aplicações que não sejam o foco diário.

:bat::bat::bat:
é esse o over que to te falando pra fazer há 5 páginas atrás :morre:
 
Vai subindo, esse é um timing que pela minha experiência não tem meio termo. Ou funciona ou não funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Se você quebrar a regra (1:1) vai ter penalidade na latência e perda de desempenho.

Por isso a melhor opção é baixar a memória junto com o IF e apertar ao máximo os timings da memória.

Com aqueles times de tRC 56 e tRFC em 484 (255ns) e também aumentando o tCWL de 14 para 16 (acredito que esse nao seja o problema, né?) o memtest parou com uns 4 min de teste acusando erro, seguido de tela azul. Nesse caso você acha que eu subo um pouco do tRC em conjunto com o tRFC ou vou procurando o problema em cada um deles? Qual jeito mais fácil e eficaz? Valeu!!!
 
Com aqueles times de tRC 56 e tRFC em 484 (255ns) e também aumentando o tCWL de 14 para 16 (acredito que esse nao seja o problema, né?) o memtest parou com uns 4 min de teste acusando erro, seguido de tela azul. Nesse caso você acha que eu subo um pouco do tRC em conjunto com o tRFC ou vou procurando o problema em cada um deles? Qual jeito mais fácil e eficaz? Valeu!!!
O jeito mais fácil é vc estabelecer um baseline estável sem errors e refinar grupos de timings um de cada vez, senão vc vai ficar baixando 1 por 1 tentando descobrir o que é.
 
É bem comum algumas atualizações de AGESA alterar o comportamento de um overclock no FLCK.

Acima de 1600MHz no FLCK é considerado overclock.

Quando o FLCK está no limite do chip, e 1900MHz costuma ser o limite para os Zen 2, um ajuste de 0.02v pode ser a diferença entre estabilidade e crash.

@dayllann , falando de FLCK, atualizei para o AGESA 1.2.0.0.

Essa é a versão que traz overclock melhorado no FLCK.

E já adianto que consegui com meu 5900X dar boot e carregar o sistema operacional com 4000MHz / 2000MHz 1:1 :vish:

No final de semana devo ajustar para estabilizar 100% e eliminar os erros WHEA.

Mas já adianto que não estou convencido que vou usar 4000MHz / 2000MHz no dia a dia, 24x7. Foi bem custoso, tive que subir a tensão do PLL de 1.8v para 2.1v.

2.1v é o padrão do PLL da Crosshair VIII quando você liga o modo nitrogênio líquido.... Nessas condições 2000MHz vai ser algo "exclusivo" das placas mãe mais caras.

Usar 2.1v de PLL numa placa mãe de baixo padrão, pelo que li, é no mínimo arriscado.
1.8v para 2.1v foi muita coisa, mas foram 200MHz no FCLK e 1:1, nossa, finalmente a AMD corrigiu isso, tava na hora.
Agora é manter um 1900MHz ai estável com timmings apertados que será só sucesso :3


Tu é top nas explicações, apesar que às vezes não entendo uma coisa ou outra. Kkkkkk

Valeu mesmo!
O que não entender é só perguntar, se a notificação aparecer aqui eu respondo sem problemas, só precisa ter paciência que nem sempre respondo rápido xD

Agora partindo para notícias, esta é a última que todo mundo leu: AMD fala (quase anda) sobre o Zen4 e RDNA3.

Mas esta aqui é a última que quase ninguém viu: Nova patente sobre uma nova abordagem de IOD, interessantíssima diga-se de passagem.

Como não tem sobre o que falar da primeira notícia, todo mundo aqui está careca de saber que o Zen4 e RDNA3 vão ser melhores que o Zen3 e RDNA2, vou me esticar um pouco na patente: Ela aborda a quebra de um processador em três estágios de processamento, onde um processador muito simples (GPIO, entrada/saída de propósito geral) e de baixíssimo consumo cuidará do IO e tarefas de primeira ordem, caso essa tarefa seja complexa de mais ou requeira um poder computacional maior esse GPIO acorda o fabric (conexão entre uma unidade e outra) e manda essa tarefa para um mini-processador, que tem unidades computacionais mais fortes e opera uma gama maior de instruções, com acesso a cache do CPU princpipal. Caso esse mini-processador não consiga dar conta da tarefa ele acorda o CPU e manda para ele resolver o problema, e este é o CPU que todos conhecemos. Com essa quebra em três estágios o consumo se CPU seria reduzido vertiginosamente, e vale ressaltar que tanto o GPIO quanto o mini-processador podem ser ARM, FPGA ou CPU x86 simplificado (apenas no caso do MPU).

image.png


Traduzindo esta patente para a plataforma Zen, que é o que importa, o IOD teria um CPU ARM (ou FPGA) que cuidaria de monitorar e processar dados leves, além de colocar as partes do IOD que não estão funcionando "para dormir", fazendo com que este finalmente o IOD entre em modo de repouso/idle. Caso a tarefa exigida pelo usuário seja complexa de mais, esse GPIO "acordaria" o IF e o CCD, e mandaria os dados para serem processados por um outro processador dentro do CCD, o MPU (mini unidade de processamento). Este aqui poderia ser um FPGA ou um um CPU x86 de instruções simples (aka, sem SIMD/FP32) que cuidaria de todo e qualquer tarefa menos complexa e que não exija grande poder computacional, isso sem que precise acordar os núcleos do CPU mas ao mesmo tempo estaria utilizando a LLC dele (cache L3, no caso) para ajudar no processamento. Caso a tarefa seja complexa ou pesada demais para este MPU, ele acordaria os demais núcleos do CCX e ai o processador como conhecemos entraria em operação.

patent.png


O interessante dessa abordagem que é todos estes três processadores (GPIO, MPU e CPU) podem funcionar de forma paralela, então não necessariamente porque a tarefa complexa esta no CPU que o GPIO estará esperando ele concluir para pegar a próxima, e o mesmo vale para o MPU. Percebam também que isto não é um sistema big.LITTLE, é uma outra abordagem e nem pode ser considerada híbrida, já que existe a possibilidade do MPU e GPIO serem FPGAs (ou seja, eles podem ser customizados para tarefas específicas a pedido de alguma empresa, vulgo semi-custom), então não necessariamente eles cuidarão de tarefas leves, a patente apenas garante que eles serão despertados antes do CPU principal e apenas isso, eles podem muito bem fazer tarefas distintas.

Por fim, a AMD tem uma patente de abordagem híbrida, vulgo big.LITLE, e esta patente aborda uma forma diferente de funcionamento da presente do Alderlake (que é a mesma do Lakefield) e nos ARMs existentes, no caso esta patente que eu falei seria complementar tanto a os CPUs existentes hoje quanto a um possível híbrido futuro. Ah, esta patente não vale apenas para CPUs não, ela também se aplica a GPUs, CPU+GPU, SoCs, NPUs, XPUs e afins. Marcar o @igormp por que... porque sim xD
 
putz isso tudo pros 2000mhz ou mais não compensa mesmo, acho que o marketing de 2000mhz no if da amd vai ficar só propaganda mesmo, pq eles prometeram que no agesa 1.1.9.0 funcionaria já e nada nem no 1.2.0.0

aqui eu consigo os 5.1ghz no single e 4.6ghz no multi setando a curva de -30 nos 2 melhores núcleos, -20 em 4 deles e -10 no resto, pbo override clock em 125mhz, offset voltage do vcore pra -0.500

assim bate 1.41v no single e 1.28v no multi, assim que consegui os 700/10100 no cpu-z mas já aviso que as temps subiram 5 graus mas é o esperado né


é esse o over que to te falando pra fazer há 5 páginas atrás :morre:

Interessante.

Eu ainda não brinquei de misturar undervolt no otimizador de curva com undervolt direto no VCore VID.

A princípio reduzir o VCore VID reduz o pico do boost curto/momentâneo e também o boost single core se for muito agressivo.

Mas talvez ele esteja atuando na frequência alta que é o "pior cenário" de oportunidade de redução de tensão para o otimizador de curva.

Enfim, tem que testar e validar, mas quanto mais variáveis se coloca, mais demorado os testes e validações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

1.8v para 2.1v foi muita coisa, mas foram 200MHz no FCLK e 1:1, nossa, finalmente a AMD corrigiu isso, tava na hora.
Agora é manter um 1900MHz ai estável com timmings apertados que será só sucesso :3

Não conheço as implicações de se usar 2.1v no PLL em 24x7.

Tem BIOS que ao configurar o IF acima de 1600, se a tensão do PLL estiver no modo automático, a BIOS vai configurar em 2.1v automaticamente.

Sei que aumentar a tensão do PLL é um macete conhecido há anos, usado para estabilizar overclock no BLCK.

O comportamento do sistema com IF a 2000MHz com 2.0v no PLL (0.1v a menos) é simplesmente horrendo, a BIOS parece que funciona a 2fps, obviamente nessas condições o boot do sistema operacional é impossível.

*especulação minha* Talvez o IF elevado interfira de alguma forma com o BLCK. O BLCK precisa de mais do que os tradicionais 1.8v PLL para permanecer estável, mesmo operando no padrão 100MHz.
 
Última edição:
Hoje é ritmo de festa, pois adivinhem o que aconteceu? A AMD passou a Intel em marketshare (desktop), depois de 14 anos!
Mas não se animem muito, o melhor é que fique assim ou até 60-40 no máximo, mais que isso não é bom para ninguém ;)

image.png


Vamos ver como a Intel irá contra-atacar, pois o CEO mudou não foi só para esquentar o banco não, e esse novo é da velha guarda, braço firme e já chutou um CEO da AMD no passado :)

Agora é partir para reduzir um pouco estes outros aqui: Mobile e Server xD
 
Última edição:
Com aqueles times de tRC 56 e tRFC em 484 (255ns) e também aumentando o tCWL de 14 para 16 (acredito que esse nao seja o problema, né?) o memtest parou com uns 4 min de teste acusando erro, seguido de tela azul. Nesse caso você acha que eu subo um pouco do tRC em conjunto com o tRFC ou vou procurando o problema em cada um deles? Qual jeito mais fácil e eficaz? Valeu!!!

O ideal é voltar na configuração que estava estável, esse é seu porto seguro / referência.

Modifique um dos dois e faça o teste, para então isolar o culpado.

Se eu tivesse que dar um palpite eu aponto o dedo para o tRC.

Lembro que tu estava com GDM ligado, ele pode subir seus timings primários ímpares para o próximo valor par.

A recomendação do tRC é não ser menor do que tRP + tRAS, no seu caso 20 + 38 = 58, enquanto o valor que você utilizou é 56.

Se for o tRC você tem potencialmente duas soluções.

1: Subir / afrouxar o tRC (obviamente).

2: Diminuir o tRP ou tRAS de forma que a soma dos dois não seja superior a 56. Nesta abordagem eu sugiro colocar 36 no tRAS.

Essa segunda abordagem só vai funcionar com duas condições, se não estiver no limite do chip e se houver tensão suficiente.
 
AMD tem algum game bundle pra quem compras os 5000?
 
O ideal é voltar na configuração que estava estável, esse é seu porto seguro / referência.

Modifique um dos dois e faça o teste, para então isolar o culpado.

Se eu tivesse que dar um palpite eu aponto o dedo para o tRC.

Lembro que tu estava com GDM ligado, ele pode subir seus timings primários ímpares para o próximo valor par.

A recomendação do tRC é não ser menor do que tRP + tRAS, no seu caso 20 + 38 = 58, enquanto o valor utilizado é 56.

Perfeito então, mais tarde farei mais testes. Tenho o perfil da configuração estavel salva na bios. Quanto ao gdm li em alguns lugares recomendando deixar ligado e até no próprio dram. Acha que eu deva deixar desabilitado mesmo então? Valeu cara, ta me ajudando e ensinando demais!!!
 
AMD tem algum game bundle pra quem compras os 5000?

Os que compraram no Brasil com nota em 2020, recebem um código e cadastram no AMD Rewards, estes vão receber o Far Cry 6 no lançamento.

Não sei se todas as lojas participam, precisa ler o regulamento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Perfeito então, mais tarde farei mais testes. Tenho o perfil da configuração estavel salva na bios. Quanto ao gdm li em alguns lugares recomendando deixar ligado e até no próprio dram. Acha que eu deva deixar desabilitado mesmo então? Valeu cara, ta me ajudando e ensinando demais!!!

GDM pelos testes a fora é equivalente a um Command Rate "1.5T".

Na prática ele pode ajudar a estabilizar o overclock com um impacto leve na performance.

Ele faz isso subindo os timings ímpares sem afetar a configuração salva na BIOS.

Ex: Se teus timings primários são 16-19-19-39, o GDM na prática executa 16-20-20-40.

Desativando o GDM, e colocando o Command Rate em 1T, você vai ganhar mais um pouco de performance, mas pode perder estabilidade e causar mais erros. Esse tipo de ajuste fino é tentativa e erro.

A calculadora do 1usmus é uma referência do que e como você provavelmente vai conseguir, mas tem que lembrar que existe loteria do silício, cada chip é único. Você pode conseguir um resultado melhor ou pior do que está na calculadora.
 
Última edição:
1.8v para 2.1v foi muita coisa, mas foram 200MHz no FCLK e 1:1, nossa, finalmente a AMD corrigiu isso, tava na hora.
Agora é manter um 1900MHz ai estável com timmings apertados que será só sucesso :3



O que não entender é só perguntar, se a notificação aparecer aqui eu respondo sem problemas, só precisa ter paciência que nem sempre respondo rápido xD

Agora partindo para notícias, esta é a última que todo mundo leu: AMD fala (quase anda) sobre o Zen4 e RDNA3.

Mas esta aqui é a última que quase ninguém viu: Nova patente sobre uma nova abordagem de IOD, interessantíssima diga-se de passagem.

Como não tem sobre o que falar da primeira notícia, todo mundo aqui está careca de saber que o Zen4 e RDNA3 vão ser melhores que o Zen3 e RDNA2, vou me esticar um pouco na patente: Ela aborda a quebra de um processador em três estágios de processamento, onde um processador muito simples (GPIO, entrada/saída de propósito geral) e de baixíssimo consumo cuidará do IO e tarefas de primeira ordem, caso essa tarefa seja complexa de mais ou requeira um poder computacional maior esse GPIO acorda o fabric (conexão entre uma unidade e outra) e manda essa tarefa para um mini-processador, que tem unidades computacionais mais fortes e opera uma gama maior de instruções, com acesso a cache do CPU princpipal. Caso esse mini-processador não consiga dar conta da tarefa ele acorda o CPU e manda para ele resolver o problema, e este é o CPU que todos conhecemos. Com essa quebra em três estágios o consumo se CPU seria reduzido vertiginosamente, e vale ressaltar que tanto o GPIO quanto o mini-processador podem ser ARM, FPGA ou CPU x86 simplificado (apenas no caso do MPU).

image.png


Traduzindo esta patente para a plataforma Zen, que é o que importa, o IOD teria um CPU ARM (ou FPGA) que cuidaria de monitorar e processar dados leves, além de colocar as partes do IOD que não estão funcionando "para dormir", fazendo com que este finalmente o IOD entre em modo de repouso/idle. Caso a tarefa exigida pelo usuário seja complexa de mais, esse GPIO "acordaria" o IF e o CCD, e mandaria os dados para serem processados por um outro processador dentro do CCD, o MPU (mini unidade de processamento). Este aqui poderia ser um FPGA ou um um CPU x86 de instruções simples (aka, sem SIMD/FP32) que cuidaria de todo e qualquer tarefa menos complexa e que não exija grande poder computacional, isso sem que precise acordar os núcleos do CPU mas ao mesmo tempo estaria utilizando a LLC dele (cache L3, no caso) para ajudar no processamento. Caso a tarefa seja complexa ou pesada demais para este MPU, ele acordaria os demais núcleos do CCX e ai o processador como conhecemos entraria em operação.

patent.png


O interessante dessa abordagem que é todos estes três processadores (GPIO, MPU e CPU) podem funcionar de forma paralela, então não necessariamente porque a tarefa complexa esta no CPU que o GPIO estará esperando ele concluir para pegar a próxima, e o mesmo vale para o MPU. Percebam também que isto não é um sistema big.LITTLE, é uma outra abordagem e nem pode ser considerada híbrida, já que existe a possibilidade do MPU e GPIO serem FPGAs (ou seja, eles podem ser customizados para tarefas específicas a pedido de alguma empresa, vulgo semi-custom), então não necessariamente eles cuidarão de tarefas leves, a patente apenas garante que eles serão despertados antes do CPU principal e apenas isso, eles podem muito bem fazer tarefas distintas.

Por fim, a AMD tem uma patente de abordagem híbrida, vulgo big.LITLE, e esta patente aborda uma forma diferente de funcionamento da presente do Alderlake (que é a mesma do Lakefield) e nos ARMs existentes, no caso esta patente que eu falei seria complementar tanto a os CPUs existentes hoje quanto a um possível híbrido futuro. Ah, esta patente não vale apenas para CPUs não, ela também se aplica a GPUs, CPU+GPU, SoCs, NPUs, XPUs e afins. Marcar o @igormp por que... porque sim xD
Queria fazer textão e discutir bem a fundo, porém meio cansado pra isso :(

Só irei deixar dois questionamentos: será q isso vai impactar muito na latência das trocas de contexto? Será que ao invés de ARM eles não usariam algum RISC-V? A nvidia já mostrou uns cases bem legais de dumb coprocessors em Risc-V.
 
com undervolt via pbo comecei a ter crashs no cod... O que faço? volto a memoria pra stock e vejo se é culpa delas, ou tento habilitar outras opções do precision boost? pensei em por o load line calibration 4.
 
Todos Zen 3 suportam PBO2, mas o PBO2 até onde sei está inclusivo no AGESA 1.1.8.0 ou mais novo.

Embora na minha experiência, o PBO2 só ficou utilizável a partir do 1.1.9.0.

Na versão 1.1.8.0 era cagado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sim, tô usando o AGESA 1.2.0.0 que liberaram para testes (não está nem no site da Asus ainda).

Consegui utilizar 4000MHz (FLCK 2000MHz).

Mas o Infinity fabric não está 100% estável, está apresentando erros WHEA. Talvez seja a bios beta, talvez seja eu burro que não configurou direito, talvez é o chip / silício que não é capaz de rodar de forma estável um FLCK tão alto.
creio que minha AGESA esteja ainda bem defasada ( se é que virá atts para b450 ).
dai não acha interessante o pbo+curve+under ??
 
Instalei o 5800X que chegou ontem do Ali na Taichi X470 (bios 4.60) e aparentemente, está tudo certo! As temperaturas estão ok (tenho wc custom), agora é começar a brincar com o over nas memórias!

Vi o pessoal usando o PBO negativo pra melhorar a performance e baixar a voltagem, é só isso mesmo ou tem algum outro ajuste?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo