[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Resultado tá muito bom!

Se posso opinar, segue meus timings com 1.35v, também uso 2x16GB Micron rev.E, provavelmente tu conseguirá timings similares, os meus timings secundários/terciários estão bem apertados.

Sugiro você apertar os seguintes timings para maximizar seu 1% low nos jogos e reduzir ao máximo as quedas/oscilações de FPS:

tRC (deve ser no mínimo tRP + tRAS)
tRRDS
tRRDL
tFAW (recomendo usar tRRDS x 4)
tRFC

u96VQYq.png


Obs: Não sei porque o zen timings não leu a power table (as tensões estão com N/A), depois eu atualizo a print quando reiniciar o PC.

Obs 2: Mantenha o hwinfo64 rodando em plano de fundo e olhe ocasionalmente se está correndo erros WHEA, estes causam corrupção de dados na memória e podem indicar um OC de RAM ou FLCK instável.
tive que voltar
Trc de 54 pra 60
TrrdS 5 pra 6
TrrdL7 pra 8

pq começou crashar no cod, recomenda "subir alguma coisa pra arredondar" ?
Só relembrando minha base atual estável
rz83ZTF.jpg
 
com undervolt via pbo comecei a ter crashs no cod... O que faço? volto a memoria pra stock e vejo se é culpa delas, ou tento habilitar outras opções do precision boost? pensei em por o load line calibration 4.
Aqui se eu for mto longe no curve optimizer o over na memória fica totalmente instável, começo a ter erros e erros no testmem5.. da uma conferida
 
creio que minha AGESA esteja ainda bem defasada ( se é que virá atts para b450 ).
dai não acha interessante o pbo+curve+under ??

Um dia deve vir, a AMD não estava planejando atualizar as MB da série 400 quando projeto e lançou o Zen 3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tive que voltar
Trc de 54 pra 60
TrrdS 5 pra 6
TrrdL7 pra 8

pq começou crashar no cod, recomenda "subir alguma coisa pra arredondar" ?
Só relembrando minha base atual estável
rz83ZTF.jpg

Segue com o que estava estável e vá alterando 1 de cada vez afim de descobrir o culpado.

Obs; recomendo colocar LLC2 nas fases da CPU e nas fases do SoC. Na Asus LLC1 é o que menos deixa derrubar a tensão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou usando só uma memória da Crucial chip Micron 3200 @ 3600 mhz com 16-18-18-36-72 e no Aida64 a latência da 69.6 ns

Será que consigo diminuir apertando os timings? Ou é pouca diferença? Não aumento a frequência porque meu cpu não consegue, 3700 ele já cai pela metade o IF
E outra, será que em dual channel mudaria a latência? Futuramente vou colocar

Acho que o melhor que você pode fazer é colocar em dual channel, a diferença será grande em jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

putz isso tudo pros 2000mhz ou mais não compensa mesmo, acho que o marketing de 2000mhz no if da amd vai ficar só propaganda mesmo, pq eles prometeram que no agesa 1.1.9.0 funcionaria já e nada nem no 1.2.0.0

Alguns conseguiam 2000 de IF nas bios mais antigas, pode ser minha CPU específica que pede essa quantidade absurda no PLL.
 
Última edição:
Estou usando só uma memória da Crucial chip Micron 3200 @ 3600 mhz com 16-18-18-36-72 e no Aida64 a latência da 69.6 ns

Será que consigo diminuir apertando os timings? Ou é pouca diferença? Não aumento a frequência porque meu cpu não consegue, 3700 ele já cai pela metade o IF
E outra, será que em dual channel mudaria a latência? Futuramente vou colocar

Meu 3700x quando eu setava a memória em 3800mhz o IF também caia pela metade, tive que manualmente setar ele em 1900mhz e ficou bem estável (tinha um bom chip).
 
Um dia deve vir, a AMD não estava planejando atualizar as MB da série 400 quando projeto e lançou o Zen 3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Segue com o que estava estável e vá alterando 1 de cada vez afim de descobrir o culpado.

Obs; recomendo colocar LLC2 nas fases da CPU e nas fases do SoC. Na Asus LLC1 é o que menos deixa derrubar a tensão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Acho que o melhor que você pode fazer é colocar em dual channel, a diferença será grande em jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Alguns conseguiam 2000 de IF nas bios mais antigas, pode ser minha CPU específica que pede essa quantidade absurda no PLL.
o meu 5900x pegava os 2000mhz de IF mas o desempenho caía bem e crashava (tela preta) após 1 hora de gameplay, em 2d ficava normal, isso na agesa 1.1.8.0, na 1.1.9.0 já dá whea errors logo de cara, saiu hj a 1.2.0.0 beta pra minha placa mãe hj e não to afim de meter outro beta ainda não, vou esperar pacientemente pra não correr risco de passar o susto que tomei na última

acompanhar update de bios na asus é sensacional hein, tem bios que lança na asus US, outras só na asus GLOBAL, e a asus BR recebe só dias depois de uma ou de outra e várias que lançam lá fora nem aparecem, mesmo a placa nem tendo modelo br pra dizer que a bios teria que ser br pra servir pra ela
 
Última edição:
Comprei uma RTX 3060ti, agora devo ver um pouco mais.jpg do poder de fogo do 5600X (que já deu um salto enorme mesmo com a GTX 1070).

Eu não imaginava... Death Stranding com o i7 4770K tinha partes que sofria para entregar 60 frames. CPU em 100%, caia para 50, 55. Jogável, mas perceptível. Troquei de CPU e é 60 FPS o tempo todo. Esses dias, por curiosidade, destravei e a mínima era de 75 nos trechos mais pesados.

Idem Horizon Zero Dawn. Eu preferia travar o game em 30 FPS tamanhas as oscilações. Estava crente que era a VGA, mas foi trocar de CPU que cravou em 60; bem verdade com a VGA em 99% de uso. :coolface:

Agora as coisas ficarão mais equilibradas. Curiosamente, saí da fase dos sete (i7, Z87, 1070) para os seis (5600, 3060). :haha:
 
o meu 5900x pegava os 2000mhz de IF mas o desempenho caía bem e crashava (tela preta) após 1 hora de gameplay, em 2d ficava normal, isso na agesa 1.1.8.0, na 1.1.9.0 já dá whea errors logo de cara, saiu hj a 1.2.0.0 beta pra minha placa mãe hj e não to afim de meter outro beta ainda não, vou esperar pacientemente pra não correr risco de passar o susto que tomei na última

acompanhar update de bios na asus é sensacional hein, tem bios que lança na asus US, outras só na asus GLOBAL, e a asus BR recebe só dias depois de uma ou de outra e várias que lançam lá fora nem aparecem, mesmo a placa nem tendo modelo br pra dizer que a bios teria que ser br pra servir pra ela
Pra mim esses 2000MHz de IF é meme e uma puta pegadinha de mau gosto da AMD ou eles são incompetentes pra cacete com o próprio software.
 
Um dia deve vir, a AMD não estava planejando atualizar as MB da série 400 quando projeto e lançou o Zen 3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Segue com o que estava estável e vá alterando 1 de cada vez afim de descobrir o culpado.

Obs; recomendo colocar LLC2 nas fases da CPU e nas fases do SoC. Na Asus LLC1 é o que menos deixa derrubar a tensão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Acho que o melhor que você pode fazer é colocar em dual channel, a diferença será grande em jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Alguns conseguiam 2000 de IF nas bios mais antigas, pode ser minha CPU específica que pede essa quantidade absurda no PLL.
PC do meu irmão tem a mesma memória, coloquei no meu pra ver. Não senti diferença pois nenhum jogo que eu tenho o processador limita o desempenho. Cinebench não faz diferença também. O resto nem testei

Meu 3700x quando eu setava a memória em 3800mhz o IF também caia pela metade, tive que manualmente setar ele em 1900mhz e ficou bem estável (tinha um bom chip).
Tentei fazer isso, nem deu boot

Meu irmão tem uma placa mãe e memória igual a do meu pc, só muda que é um 5600x. Estava lá brincando no PBO2, achei incrível! Consegui deixar ele com temperatura e limites de TDP originais, mas pegando 4.5~4.6 ghz no cinebench, 4.8 single e rodando o stress do cpu Z (100% CPU) ficou a 4.7 ghz

Nem afinei muito, se ficar fuçando com certeza da pra melhorar, mas já achei tão bom que deixei
 
Pra mim esses 2000MHz de IF é meme e uma puta pegadinha de mau gosto da AMD ou eles são incompetentes pra cacete com o próprio software.

Não é meme, é a loteria do silício.

Realmente acho que não deviam ter liberado aquele slide.

flck 2000 no Zen 3 é muito mais raro e trabalhoso do que flck 1900 no Zen 2.

A única mudança que notei, flck 1900 no Zen 3 é bem direto e reto, poucos ajustes necessários, raramente configurações de 2 pentes de baixa/média densidade não vão atingir flck 1900.

Tinha um colega aí em outra página com FLCK 1900 usando VDDG automático em 0.7v, apesar dos erros WHEA estava funcionando bem, por isso que ficou fácil até os 1900.

Mas só pra deixar aquela água na boca...



ZkT7YUQ.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PC do meu irmão tem a mesma memória, coloquei no meu pra ver. Não senti diferença pois nenhum jogo que eu tenho o processador limita o desempenho. Cinebench não faz diferença também. O resto nem testei


Tentei fazer isso, nem deu boot

Meu irmão tem uma placa mãe e memória igual a do meu pc, só muda que é um 5600x. Estava lá brincando no PBO2, achei incrível! Consegui deixar ele com temperatura e limites de TDP originais, mas pegando 4.5~4.6 ghz no cinebench, 4.8 single e rodando o stress do cpu Z (100% CPU) ficou a 4.7 ghz

Nem afinei muito, se ficar fuçando com certeza da pra melhorar, mas já achei tão bom que deixei

Respondendo sua pergunta anterior sobre valer a pena fazer OC na sua memória 3200MHz.

Se você não sentiu diferença indo de single channel para dual channel, você não vai sentir diferença subindo de 3200 para qualquer que seja o clock.
 
Última edição:
Não é meme, é a loteria do silício.

Realmente acho que não deviam ter liberado aquele slide.

flck 2000 no Zen 3 é muito mais raro e trabalhoso do que flck 1900 no Zen 2.

A única mudança que notei, flck 1900 no Zen 3 é bem direto e reto, poucos ajustes necessários, raramente configurações de 2 pentes de baixa/média densidade não vão atingir flck 1900.

Tinha um colega aí em outra página com FLCK 1900 usando VDDG automático em 0.7v, apesar dos erros WHEA estava funcionando bem, por isso que ficou fácil até os 1900.

Mas só pra deixar aquela água na boca...



ZkT7YUQ.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Respondendo sua pergunta anterior sobre valer a pena fazer OC na sua memória 3200MHz.

Se você não sentiu diferença indo de single channel para dual channel, você não vai sentir diferença subindo de 3200 para qualquer que seja o clock.

4600 pontos no r20 é bastante, do meu irmão faz 4200 @ 4.6 ghz, memória 3600
Não sei até que ponto daria diferença de IF a 1900 pra 2000 (que justificasse a dificuldade de conseguir)

Meu to deixando em 3600 com o profile de timings XMP, diferença não fez, mas se dá pra colocar, eu coloco
 
4600 pontos no r20 é bastante, do meu irmão faz 4200 @ 4.6 ghz, memória 3600
Não sei até que ponto daria diferença de IF a 1900 pra 2000 (que justificasse a dificuldade de conseguir)

Meu to deixando em 3600 com o profile de timings XMP, diferença não fez, mas se dá pra colocar, eu coloco

Se conseguir fazer 3800 com os mesmos timings de 3600 vale a pena. Se tiver que subir os timings, normalmente não vale a pena (falando de latência).

4000MHz é complicado, precisa conhecer em grandes detalhes não só OC de memória mas o funcionamento do IF da AMD e da BIOS da sua placa mãe. O
 
Pra mim esses 2000MHz de IF é meme e uma puta pegadinha de mau gosto da AMD ou eles são incompetentes pra cacete com o próprio software.

Começo de dezembro teve um AGESA que dava de ir IF2000 fácil. Foi retirado do microcode. Vai voltar agora na 1.1.9.0. Não é pegadinha, é absurdamente possível, eu sei pois testei pessoalmente aqui. Eles lançaram a plataforma completamente crua, consequência da pandemia provavelmente.

Pra você ter uma idéia, rolaram tão pra trás o microcode que até 1900 está capando em algumas placas/marcas/bios.

Tem que ter paciência, TODAS as fabricantes estão a mil trabalhando em ambas as plataformas, vai mais algumas semanas pra começar a estabilizar essa loucura de agesa e bios nova...
 
Começo de dezembro teve um AGESA que dava de ir IF2000 fácil. Foi retirado do microcode. Vai voltar agora na 1.1.9.0. Não é pegadinha, é absurdamente possível, eu sei pois testei pessoalmente aqui. Eles lançaram a plataforma completamente crua, consequência da pandemia provavelmente.

Pra você ter uma idéia, rolaram tão pra trás o microcode que até 1900 está capando em algumas placas/marcas/bios.

Tem que ter paciência, TODAS as fabricantes estão a mil trabalhando em ambas as plataformas, vai mais algumas semanas pra começar a estabilizar essa loucura de agesa e bios nova...

Deve ser um inferno trabalhar na Asus, MSI, Gigabyte, na parte de bios AMD.

Pra piorar ainda a AMD "inventou" de lançar o reBAR e agora vai ter atualização de bios até nas placas de vídeo NVIDIA hahahah
 
Pessoal, minha placa mãe chegou agora e veio com um selo dizendo AMD RYZEN 5000X DESKTOP READY
Isso indica que tá pronta pra colocar (no meu caso) o 5600x, né ?
Questão óbvia, eu acho, mas, só perguntando pra saber de vocês que estão muito mais atualizados e pra que eu não faça besteira.
Já tava indo baixar a BIOS mais recente pra placa, no Pc de um amigo.

Camera do Cel não é tá boa
IMG-20210115-162843.jpg
 
Pessoal, minha placa mãe chegou agora e veio com um selo dizendo AMD RYZEN 5000X DESKTOP READY
Isso indica que tá pronta pra colocar (no meu caso) o 5600x, né ?
Questão óbvia, eu acho, mas, só perguntando pra saber de vocês que estão muito mais atualizados e pra que eu não faça besteira.
Já tava indo baixar a BIOS mais recente pra placa, no Pc de um amigo.

Camera do Cel não é tá boa
IMG-20210115-162843.jpg
minha também veio com esse adesivo "colado". Eu acredito que quem comprou recentemente, está vindo já atualizado pela fábrica, foi o que a terabyte me respondeu tmb. Não precisei atualizar.
 
Bem que a ASROCK poderia lançar esse AGESA 1.1.9.0 para a b450m steel legend, to doido para ver se as memórias aguentam subir até 3800/4000mhz. @3733 está de boa
 
Não sei se eu fiz alguma merda na BIOS ou no windows, mas meu clock de cpu não passa mais de 3.6 em jogos. Pq será
Com ryzenmaster overclock de 4.2 funciona normal, mas com perfil de energia não passa de 3.6 mais.
 
Bem que a ASROCK poderia lançar esse AGESA 1.1.9.0 para a b450m steel legend, to doido para ver se as memórias aguentam subir até 3800/4000mhz. @3733 está de boa

Série 500 já está no AGESA 1.2.0.0 a MSI e ASUS liberaram faz 2 dias.

Existe alguma placa mãe série 400 com AGESA superior ao 1.1.0.0?

Suspeito que a AMD não fez nenhum AGESA mais novo compatível com a série 400. O foco da AMD no momento deve ser a série 500, deu só um suporte "beta" para a série 400.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se eu fiz alguma merda na BIOS ou no windows, mas meu clock de cpu não passa mais de 3.6 em jogos. Pq será
Com ryzenmaster overclock de 4.2 funciona normal, mas com perfil de energia não passa de 3.6 mais.

O "Core performance boost" precisa estar habilitado na BIOS para a CPU realizar boost além do clock base.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, minha placa mãe chegou agora e veio com um selo dizendo AMD RYZEN 5000X DESKTOP READY
Isso indica que tá pronta pra colocar (no meu caso) o 5600x, né ?
Questão óbvia, eu acho, mas, só perguntando pra saber de vocês que estão muito mais atualizados e pra que eu não faça besteira.
Já tava indo baixar a BIOS mais recente pra placa, no Pc de um amigo.

Camera do Cel não é tá boa
IMG-20210115-162843.jpg

Se veio com o selo, pode por a CPU e atualizar a BIOS normalmente pela interface UEFI. Sem stress com bios flashback.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

minha também veio com esse adesivo "colado". Eu acredito que quem comprou recentemente, está vindo já atualizado pela fábrica, foi o que a terabyte me respondeu tmb. Não precisei atualizar.

Até onde sei, B550 foi lançado junto com AGESA 1.0.8.0 que é o primeiro AGESA a suportar boot nos Ryzen 5000, portanto não deve existir nenhuma placa mãe B550 que não suporte os Ryzen 5000.
 
Última edição:
AMD afirma que seu enfoque nas CPUs Zen 4 e Zen 5 será extremamente competitivo, e as GPUs RDNA 3 oferecerão maior desempenho por watt


O uso de um mini processador dentro do complexo do núcleo para maximizar o desempenho e economia de energia do AMD SoC será uma virada de jogo no Zen4







CES 2021: Mais de 150 sistemas comerciais e de consumo incluirão processadores mobile AMD Ryzen série 5000



 
Última edição:
AMD afirma que seu enfoque nas CPUs Zen 4 e Zen 5 será extremamente competitivo, e as GPUs RDNA 3 oferecerão maior desempenho por watt


O uso de um mini processador dentro do complexo do núcleo para maximizar o desempenho e economia de energia do AMD SoC será uma virada de jogo no Zen4







CES 2021: Mais de 150 sistemas comerciais e de consumo incluirão processadores mobile AMD Ryzen série 5000



A questão do RDNA3 não é novidade, funcionários da AMD já haviam dito que para RDNA3 eles tem o mesmo objetivo (+50% de perf/watt) em relação a arquitetura anterior (RDNA2).

Eu acredito que a AMD entregará outro monstro com +50% de performance em 2022.

Tanto que já apareceram rumores da NVIDIA usar N5 (5nm) na próxima arquitetura dela. NVIDIA terá que soltar o monstro para não "perder a coroa".
 
Até onde sei, B550 foi lançado junto com AGESA 1.0.8.0 que é o primeiro AGESA a suportar boot nos Ryzen 5000, portanto não deve existir nenhuma placa mãe B550 que não suporte os Ryzen 5000.
A minha B550 Steel Legend veio com uma versão mais antiga, tanto que tive de atualizar (por motivos relacionados ao UEFI em si). Vale lembrar que as B550 lançaram antes de sairem os Zen 3.
 
A questão do RDNA3 não é novidade, funcionários da AMD já haviam dito que para RDNA3 eles tem o mesmo objetivo (+50% de perf/watt) em relação a arquitetura anterior (RDNA2).

Eu acredito que a AMD entregará outro monstro com +50% de performance em 2022.

Tanto que já apareceram rumores da NVIDIA usar N5 (5nm) na próxima arquitetura dela. NVIDIA terá que soltar o monstro para não "perder a coroa".

Interessante

 
Qual o melhor chipset custo x benefício com todas opçoes de over para AMD atualmente? (se já indicarem uma MB melhor ainda)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo